Autor Tópico: Ateísmo é ignorâcia  (Lida 9386 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Ateísmo é ignorâcia
« Resposta #75 Online: 23 de Abril de 2006, 05:44:42 »
Vejo o ateísmo como um atestado de ignorância, a capacidade de acreditar piamente em algo.

Ateísmo significa “não acreditar na existência de Deus”. Tá vendo algum “piamente” aí? Mesmo agnósticos, os que mais assumem que é impossível ter certeza de algo, podem ser ateus.

Isso é porquê o ateísmo não tem nenhuma crença, mas sim dúvidas.

Portanto sua afirmação não procede.

Ateus acreditam piamente e colocam a mão no fogo por um ideal que nunca provarão.

Depende. Se você tratar do Deus cristão, temos inúmeros motivos para não acreditar em Deus. Motivos concretos, que provam que ele não existe. Agora, se for um Deus panteísta fica mais difícil. ;)

Fiés também podem ser considerados ignorantes por este ponto de vista, mas no caso dos fiéis, existe um fator externo muito poderoso e influente: a sociedade. Ela impulsiona o ser humano a partir do momento que ele nasce a seguir uma série de normas e princípios, dentre eles, a religião.

Falou e disse. As pessoas crescem ouvindo essas idéias religiosas e, quando ficam adultas, acreditam piamente nelas. Não só isso: passa essas idéias para suas crianças, para que crescam ouvindo essas mesmas idéias religiosas, formando um círculo que aumenta a crença geral da população.

Se as crianças fossem instruídas a buscar a verdade somente quando adultas, dificilmente elas acreditariam em coisas como um Deus que precisou se encarnar na forma de uma pessoa, nascer de uma virgem e morrer crucificado para tirar uma maldição jogada por ele mesmo.

O fato de um ateu acreditar piamente em algo que nem ele não tem certeza é uma burrice muito maior que a do fiel.

Isso é burrice para qualquer um. Todas as pessoas estão sujeitas à crença. Ateus não possuem nenhuma em relação á Deus e, por isso, são ateus, mas se tiverem crença em Astrologia ou Alquimia, vão fazer papel de tontos mesmo.

No entanto, em relação ao Deus pregado pela Bíblia, temos motivos de sobra para não acreditar nele. Motivos não são crenças.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #76 Online: 23 de Abril de 2006, 05:46:34 »
Ateísmo refere-se à descrença em qualquer deus. Não significa necessaraimente que a pessoa acredite "piamente" que não exista nenhum deus.

Contraditório...
Vai querer ensinar o padre a rezar a missa? :tease: :histeria:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #77 Online: 23 de Abril de 2006, 05:48:52 »
O acreditar piamente que deuses não existem é bem real, conheço gente que nem cogita a possibilidade de um deus existir, o que na minha opinião, é uma atitude bastante preciptada.

Eu não cogito a existência de nenhum Deus de nenhuma religião. Não tenho motivos para cogitar. Tenho motivos para negar. Quer que eu minta pra mim mesmo e insista na idéia?

Cogitar não é bem uma atitude precipitada, a menos que pra mim essa palavra signifique outra coisa do que significa pra você.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #78 Online: 23 de Abril de 2006, 05:51:20 »
O acreditar piamente que deuses não existem é bem real, conheço gente que nem cogita a possibilidade de um deus existir, o que na minha opinião, é uma atitude bastante preciptada.
Você acredita em doendes, fadas e outros seres elementais?

Não, mas não tenho provas que eles não existem. Você tem?

OK. Se você não acredita neles, e não tem provas de que existem ou não, porque acha ignorância uma pessoa ser ateísta? Um ateu não acredita em Deus e geralmente não tem provas nem de que ele exista ou não.

Explica essa, por favor.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #79 Online: 23 de Abril de 2006, 05:56:51 »
Se não tem provas não quer dizer que eles existem... Meio que me decepcionei, o fórum parecia mais sério. Mas percebi que os membros não todos, aliás poucos, não têm maturidade suficiente para dicernir um suposto Deus de uma lenda criada para distrair crianças.

Leia o que acabou de escrever. Você acha que Deus deve ser levado a sério só por ser Deus e não uma crença infantil? Você acha que a crença em Deus difere da do Papai Noel, sendo que ambas não possuem provas de que seus personagens exista, só porque Deus… é Deus?

Quem é você para falar em maturidade? Você nem sabe o que é ceticismo e tá querendo ensinar a gente aqui de que sua crença torta é a certa!

Aqui é o Clube Cético. Nele se encontra céticos. E céticos exigem provas para acreditarem em algo. Se algo não tem prova, um cético não acredita. Isso é ignorância? Isso é imaturidade?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #80 Online: 23 de Abril de 2006, 05:58:57 »
O teísta vem afirmar a existência de algo. Diangte da inexistência de provas evidências, o ateu simplesmente nega.

Nega, porém assim como algum teísta não pode provar sua ideologia.

Não é obrigação do ateu provar nada. É obrigação do teísta provar ao ateu que  está certo. Assim como você não tem motivos para provar a inexistência da Mula Sem Cabeça que habita a Floresta Amazônica. É quem diz que existe que precisa mostrar!

Chama-se Ônus da Prova.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #81 Online: 23 de Abril de 2006, 06:04:49 »
Eu não vim aqui discutir lendas cara, apenas tenho mentalidade o suficiente pra não me apegar a uma coisa que nunca será provada. Mas é perda de tempo discutir com pessoas de ensino médio que não sabem a diferença entre uma religião e folclore.

Qual a diferença? Diz aí! Ambos são mitos!

A diferença é que um é acreditado por poucos e o outro é acreditado por muitos, acertei? E por isso não podemos falar mal das religiões, por serem acreditadas por muitos, mesmo sendo elas uma pilha de mentiras, é isso?

E pessoas de ensino médio é o seu fiofó. O administrador do fórum é um geneticista, uma moderadora faz doutorado e vários dos membros aqui são doutores, professores, etc. E mesmo assim, não é isso que faz a diferença, pois o que vale aqui é o argumento.

Você só soltou um monte de falácias, mostrando sua incapacidade de dizer algo concreto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #82 Online: 23 de Abril de 2006, 06:07:28 »
Não acredito que li uma coisa assim hauahaauhauahauaahau...
É por comentários assim que os foristas acabam sendo chutados do fórum. Se não tem nada pra falar, sugiro ficar calado e responder outro post.

E a pessoa da qual você riu possui um excelente argumento. A sua recusa em responder só lhe dá mais mérito.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #83 Online: 23 de Abril de 2006, 06:10:02 »
Fiquei sabendo disso depois dessa mensagem...

Puta merda de moderador desinformado que eu sou.. :lol:

Só faltou eu abrir tópico "acho que o Ícaro é o Led Zepellin" na área da moderação...
Do jeito que ia a coisa, ele ia ser expulso por mau comportamento.

De qualquer forma, não é bom deixar suas perguntas sem respostas. Vai que tem gente fuçando nesses arquivos?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #84 Online: 23 de Abril de 2006, 10:21:38 »
Eu não vim aqui discutir lendas cara, apenas tenho mentalidade o suficiente pra não me apegar a uma coisa que nunca será provada. Mas é perda de tempo discutir com pessoas de ensino médio que não sabem a diferença entre uma religião e folclore.
E aonde você está discutindo com essas pessoas ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #85 Online: 23 de Abril de 2006, 10:37:07 »
Vejo o ateísmo como um atestado de ignorância, a capacidade de acreditar piamente em algo. Ateus acreditam piamente e colocam a mão no fogo por um ideal que nunca provarão. Fiés também podem ser considerados ignorantes por este ponto de vista, mas no caso dos fiéis, existe um fator externo muito poderoso e influente: a sociedade. Ela impulsiona o ser humano a partir do momento que ele nasce a seguir uma série de normas e princípios, dentre eles, a religião. O fato de um ateu acreditar piamente em algo que nem ele não tem certeza é uma burrice muito maior que a do fiel.

Sei que o Led não está mais aqui, mas gostaria de pôr minhas considerações.

Ausência de crença não é crença de ausência. Esse é um erro comum em muitos religiosos, talvez ávidos de justificarem suas próprias convicções pessoais taxando tudo e todos que não pensam como eles como, quem diria, pensarem como eles de fato. Deve ser algum subterfúrgio para obter auto-validação no que creêm ou uma forma de lidarem com a própria ingenuidade que devem ter se apercebido ao serem confrontados com as opiniões dessas pessoas.

Isso não interessa muito. O que interessa é que ausência de crença não é crença de ausência.

Mas se tal for insistido, creio que podemos cair num loop infinito e dizer que, na verdade, é apenas quem pensa assim que crê que descrença é uma crença. Aí ele revida que isso é uma crença na descrença da crença da crescrença. Ai dizemos que isso é uma crença na descrença da crença da descrença da crença da descrença. Ad infinitum.

Ou seja, um argumento inviável.

O melhor mesmo é aceitar que tem gente que não acredita em deuses.

Agoooooora... isso é por ignorância?

Aí já é outra história. Ateísmo não é questão de saber, é questão de não acreditar. Não se é ateu por saber que deuses não existem. Nesse caso, pode-se dizer que se é ateu na ignorância.

Igualmente, ser teísta é acreditar em algo também sem saber se esse algo existe. É também algo feito na ignorância.

Nesse ponto, seriam baseadas na ignoância, mas não seriam iguais por isso. Ter pontos em comum não implica em serem a mesma coisa ou em uma ser uma versão oposta da outra, uma imagem no espelho. Ateísmo é uma constatação de ausência, enquanto teísmo é uma proposta que a ausência é uma presença, ou tem uma presença.

Mas se o usuário desse tipo de argumento quiser ser levado a sério, não pode fugir de questões como algumas postas aqui, com referências à coisas absurdas. Sei que parecem inferiores aos deuses, mas são questões sérias. Se tenta nivelar teísmo e ateísmo como sendo atestados de ignor6ancia, ora, então descrença em duendes azuis no reino mágico do gigante de Vega da 5ª dimesão bipolarizada, agora em sabor morango, é também e necessariamente, um atestado de ignorância.

Ou nos declaramos todos como perfeita e absolutamente ignorantes, ou temos de criar um meio de lidar com essas e outras questões. E me parece que ficar pensando se ao esperar o sinal fechar antes de atravessar a rua estaremos sendo ignorantes, me parece que tal "lógica" seria imprática e perigosa à saúde.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 23 de Abril de 2006, 10:38:29 »
Você acredita em doendes, fadas e outros seres elementais?

Não, mas não tenho provas que eles não existem. Você tem?

OK. Se você não acredita neles, e não tem provas de que existem ou não, porque acha ignorância uma pessoa ser ateísta? Um ateu não acredita em Deus e geralmente não tem provas nem de que ele exista ou não.

Explica essa, por favor.
É isso que eu estou pedindo a ele faz tempo. Mas como sua própria resposta derruba seu posicionamento de que todo ateísta acredita "piamente" na inexistência de deus, ele se recusa a comentar.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #87 Online: 23 de Abril de 2006, 10:57:16 »
Citação de: Hendrik Van Dingenen
O que interessa é que ausência de crença não é crença de ausência.
Falou tudo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 23 de Abril de 2006, 11:03:05 »
Existe algum "Deus" completamente desvinculado de alguma religião?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #89 Online: 23 de Abril de 2006, 11:11:26 »
Religião organizada ?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #90 Online: 23 de Abril de 2006, 11:44:57 »
Nunca ouvi falar... e não creio que exista

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 23 de Abril de 2006, 14:05:22 »
Religião organizada ?

Defina organizada.  :wink:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #92 Online: 23 de Abril de 2006, 14:15:24 »
Religião organizada ?
Defina organizada. :wink:
Com classe monástica e normas.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #93 Online: 23 de Abril de 2006, 14:19:18 »
Eu cresci num ambiente em que é natural acreditar em anjos, profecias, milagres e intervenção Divina. Sempre acreditei nisso. Vivia esperando presenciar algo sobrenatural na minha igreja.

Para acreditar nessas coisas, eu investia muito tempo e fé, muita fé.

Sobre o ateísmo, nunca precisei acreditar, nem ter fé e nem esperar nada sobrenatural. Eu não acredito que Deus não existe.

Eu concluo racionalmente que Deus é uma hipotese que carece de evidências.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #94 Online: 23 de Abril de 2006, 14:26:28 »
Você é ateu ou agnóstico?

Os dois. Além de ser cético.
Perfeito!
:ok:

Vc pode ser tudo, menos Café-com-Leite!

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #95 Online: 23 de Abril de 2006, 15:04:45 »

E eu ajunto que, por isso, não acredito nele.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #96 Online: 23 de Abril de 2006, 15:09:11 »

E eu ajunto que, por isso, não acredito nele.
:lol: :lol: :lol:

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #97 Online: 23 de Abril de 2006, 15:13:57 »
Apesar existem certas vantagens em ir a igreja. Muitas garotas solitárias, por exemplo.  :D
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #98 Online: 23 de Abril de 2006, 15:15:35 »
Também existem vantagens nas garotas menos religiosas: menos tabus.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Abril de 2006, 15:19:26 »
Sim, é verdade. A questão é que eu fiquei tanto tempo frequentando igrejas que parece que todas as minhas referências são religiosas.

Está sendo dificil me livrar de todos os dogmas, receitas de sucesso, emoções, música gospel, citações biblícas, etc...
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!