Se a menina engravidou é porque (...) tudo necessário para que ela pudesse engravidar. Ou seja, o corpo dela estava preparado, sim.
Bem, nao exatamente.
Fora as adaptações fisiológicas que você citou, existem ainda adaptações biomecânicas fundametais tanto para a gestação quanto para o parto - especialmente para o periodo expulsivo.
Em miúdos, durante a gestação as doses de relaxina (proteína fundamental de um hormônio que relaxa ligamentos, cartilagens interarticulares, tendões - enfim, praticamente todo tecido conjuntivo) aumenta progressivamente. Os objetivos principais (conhecidos) são,
Para a Gestação
a) aumento da lordose lombar (adaptação postural para o novo centro de gravidade);
b) reorganização das articulações de apoio de carga (joelhos, tornozelos...)
Para o Parto: aumentar diâmetro do canal de parto para a expulsão
a) desviando o cóccix posteriormente;
b) permitindo o alargamento da sínfise púbica - junção dos ossos do quadril palpada acima do clitóris;
Quando essas adaptações ocorrem de maneira ineficiente, o resultado é sobrecarga especialmente da coluna lombar da mulher, resultando em lesão e dor.
Como a gestação ocorreu, foi bem lembrado que os hormônios necessários estavam presentes, portanto também a relaxina e as alterações biomecânicas citadas. Contudo, comparando as proporções existentes entre uma gestante adulta e um feto a termo (8 a 9 meses) com a de uma menina de 5 anos e o mesmo feto, é possível imaginar que a estrutura da menina, muito provavelmente, teve maiores dificuldades de se adaptar aos cerca de 11 kilos do feto e seus anexos.
Assim sendo, acho complicado dizer que o corpo de uma menina de 5 anos estava preparado para a gestação. Talvez fisiologicamente, mas parece certo que o grau de lesão mecânica ao qual ela foi submetida deve ter sido bastante maior do que o normal. É um caso muito interessante, gostaria de saber detalhes a respeito. Vou tentar achar. [...]
Grifo meu.
Eu acho que talvez não se possa dar como certo nem todos os requerimentos hormonais regulares, e as adaptações biomecânicas... mesmo que eles sejam normalmente desengatados por gatilhos fisiológicos fiéis, correlatos precisos de uma gestação a caminho, é um caso excepcional. Talvez seja uma espécie de "curto circuito" hormonal, que pulasse estágios que, normalmente, deveriam vir junto, numa determinada ordem.
Acho que só se pode saber que houve a fecundação*, e coisas muito inevitavelmente decorrentes dela, sem muitas garantias de tudo que se esperaria de "certo".
Como comentado mais para o fim da mensagem, a adaptação não é uma coisa toda perfeita, como se fosse "projeto inteligente", então pode-se esperar dessas trapalhadas das geringonças evolutivas.
* [mais da minha obsessão obscura com partenogênese humana natural
] me pergunto. Será que necessariamente teria ocorrido a ovulação? Será que não poderia a fecundação de um oócito primário fazer ele se maturar, ou mesmo se desenvolver como está, talvez sem genes do espermatozóide?