Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289105 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: O que estás lendo?
« Resposta #1200 Online: 31 de Outubro de 2008, 10:36:08 »
E o Machado de Assis?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #1201 Online: 31 de Outubro de 2008, 10:40:48 »
Também.

Deve ser trauma dos livros que obrigavam a ler na escola.
Existe tantos autores bons no mundo inteiro e só passam livros nacionais que são chatérrimos.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #1202 Online: 31 de Outubro de 2008, 12:18:29 »
Não concordo que livros de literatura brasileira são chatérrimos, alguns são muito bons.

Gosto muito de Álvares de Azevedo por exemplo. :)

Mas concordo que esse é um quesito que a educação brasileira deixa a desejar, ela deveria fazer um apanhado de alguns autores estrangeiros também, como Kafka e Dostoiévski.  :(

Offline Magnata do imperfeito

• Contas Excluídas
  • Nível 01
  • *
« Resposta #1203 Online: 31 de Outubro de 2008, 13:45:02 »
Olá Diego! Olá a todos!

Entendo ser subjetivo. Isso vai depender do conhecimento sobre literatura brasileira que o indivíduo carrega. Porém, penso que todo texto, por pior que seja, tenha algo de bom a nos oferecer. E a forma é muito importante para a construção literária, ela também possui expressão. Na forma reside a identidade e a competência artística - artesanal - do escritor/poeta. Tenho Machado de Assis como um excelente escritor. Seu estilo, sutilmente irônico, e a maneira inovadora com que quebra a linearidade da narrativa me causaram fascínio. Já leu o seu conto: "A Igreja Do Diabo"? (Genial o seu trabalho sobre a narrativa). Se não leu, eu recomendo.  :ok: 

Só um adendo: Disse ser complicado o acesso a boa literatura no Brasil. Não disse ser, especificamente, a literatura brasileira, ok?

Saúde e sabedoria a trilharmos as nossas vidas da maneira mais produtível... Sucesso!

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #1204 Online: 31 de Outubro de 2008, 13:58:06 »
Falei ironicamente pelo fato de eu não considerar que o Brasil tenha algum bom autor.

é possível encontrar literatura boa e barata em quantidades muito boas, como por exemplo os livros da Martin Claret onde clássicos da literatura mundial saem por até 10 reais.
Inclusive o "Irmão Karamazov" (que não terminei) e o "Crime e Castigo" são desta edição.

O problema não é a disponibilidade dos livros,  mas que o brasileiro não lê mesmo.
Mesmo um universidades são pouquíssimos estudantes que lêem livros que não são do seu curso.
Estudantes de engenharia então... são os mais bitolados (falo por experiência própria)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1205 Online: 31 de Outubro de 2008, 15:32:13 »
O Exército de Cavalaria, do Isaac Bábel e Poeira das Estrelas do Marcelo Gleiser!

Bábel é muito bom! Estou com os Contos de Odessa na fila de próximas leituras.

E quanto à literatura brasileira , que o Diego levantou a questão: na escola é que tive contato com a literatura e fiquei fã de Machado desde então ( além de desenvolver uma birra irremovível por José de Alencar). Não sei como está agora , mas apresentar alguns autores mais atuais como Rubem Fonseca , Patricia Melo , certamente seria interessante.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #1206 Online: 31 de Outubro de 2008, 15:59:22 »
Não só autores nacionais.

Poderiam passar Orwell, Aldous Huxley, Gabriel Garcia Marquez, H. G. Wells...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1207 Online: 31 de Outubro de 2008, 18:57:52 »
O problema é que a ênfase da literatura é a literatura brasileira e sua história e, infelizmente, esses livros marcaram a história da literatura brasileira.

E os elaboradores das questões de vestibular pensam assim. Então os colégios pensam assim.

Só espero que ninguém pense isso de Paulo Coelho daqui a 50 anos.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #1208 Online: 31 de Outubro de 2008, 19:01:52 »
Material para a OAB

Até a data da prova só isso mesmo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1209 Online: 01 de Novembro de 2008, 14:31:07 »
Lendo "Fantasmas do Século XX" de Joe Hill. Bons contos.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #1210 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:40:06 »
Existe boa leitura brasileira???
HEREGE!!!!!

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1211 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:35:56 »
Existe boa leitura brasileira???
HEREGE!!!!!

É!!!

Tem Paulo Coelho...

:|

Gente, que é isso?? Tava só brincando, calma... por favor, baixem as tochas... Nããããããããããoooo... :medo:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1212 Online: 01 de Novembro de 2008, 18:01:50 »
Estou lendo Ao Sul de Lugar Nenhum, de Charles Bukowski.

Quanto a literatura nos colégios, eu tive sorte. Os professores passavam a história da literatura brasileira como matéria mesmo, liam trechos dos livros etc, mas não nos obrigavam a ler os livros. Ou quando muito, obrigavam a ler um livro qualquer e fazer uma ficha de leitura.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1213 Online: 03 de Novembro de 2008, 19:01:05 »
é possível encontrar literatura boa e barata em quantidades muito boas, como por exemplo os livros da Martin Claret onde clássicos da literatura mundial saem por até 10 reais.
É, mas esses livros têm uma tradução e revisão de qualidade inferior também. Acho que editora herói nesse quesito é a L & PM Pocket.
_______

Quanto aos autores brasileiros, tem o Moacyr Scliar que eu acho uma leitura bem leve e engraçada e o Érico Veríssimo, além do velho Machadão.

Agora, autor que eu não entendo o quanto insistem no ensino é o tal o José de Alencar.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #1214 Online: 03 de Novembro de 2008, 23:04:37 »
Erico Veríssimo é, na minha humilde opnião, o melhor autor brasileiro. Não li nenhum livro dele que não tenha gostado, meu favorito é "Incidente em Antares".

Também gosto muito de Ariano Suassuna ("A pedra do Reino" é muito bom) e Graciliano Ramos ("Vidas secas", claro, e "Alexandre" são muito bons).

Do Machado gosto muito de algumas coisas e detesto outras, adoro "Quincas Borba" e "Esaú e Jacó" mas não suporto "Dom Casmurro" nem "Memórias Póstumas".

De escritores mais recentes, mais populares, gosto do Jorge Luiz Calife e do Bráulio Tavares, dois escritores de Ficção Científica, e do Ivan Sant'Anna. Nenhum deles escreve obras primas, mas eles têm histórias bem interessantes.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #1215 Online: 11 de Novembro de 2008, 12:33:18 »
É, mas esses livros têm uma tradução e revisão de qualidade inferior também. Acho que editora herói nesse quesito é a L & PM Pocket.
_______

Quanto aos autores brasileiros, tem o Moacyr Scliar que eu acho uma leitura bem leve e engraçada e o Érico Veríssimo, além do velho Machadão.

Agora, autor que eu não entendo o quanto insistem no ensino é o tal o José de Alencar.

Fiquei com desconfianca dos livros da Martin Claret quando percebi que Huberto Rohden tinha traduzido/comentado alguns deles...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #1216 Online: 11 de Novembro de 2008, 13:28:37 »
_______

Você já leu "Exército de um homem só"? É o primeiro livro do Moacyr Scliar que estou lendo.

Fiquei com desconfianca dos livros da Martin Claret quando percebi que Huberto Rohden tinha traduzido/comentado alguns deles...
Quem é realmente esse figura? Eu, desavisadamente, comprei há uns anos um livro da Martin Claret "sobre" Gandhi. Consegui ler até a metade do livro, mas quase vomitando. Huberto Rohden era o autor da desobra
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1217 Online: 11 de Novembro de 2008, 13:40:01 »
Eu tenho um asco insuperável a essas coisas indianas/hindus/sanscritas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #1218 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:58:29 »
Bábel é ótimo mesmo! Tô numa fase de literatura russa... Pretendo começar Fathers and Sons do Ivan Turgenev esse fds! :D

Agora estou lendo Dublinenses do James Joyce. Não é nenhum Ulisses mass... heheheh
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1219 Online: 13 de Novembro de 2008, 19:38:03 »
As Origens do Totalitarismo - Hannah Arendt
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #1220 Online: 13 de Novembro de 2008, 21:01:23 »
Bábel é ótimo mesmo! Tô numa fase de literatura russa... Pretendo começar Fathers and Sons do Ivan Turgenev esse fds! :D

Agora estou lendo Dublinenses do James Joyce. Não é nenhum Ulisses mass... heheheh

Considero o "Pais e Filhos" do Turgeniev um bom livro. Tem uma passagem da obra neste tópico: ../forum/topic=9580.0.html
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #1221 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:02:30 »
Material para a OAB

Até a data da prova só isso mesmo.

No meu caso é Descartes, Chalmers, Kant, Sartre e Merleau-Ponty até dia 25 quando terminam as semestrais na faculdade.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1222 Online: 14 de Novembro de 2008, 22:19:48 »
Muito longe de casa
Ishmael Beah
Não deseje.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #1223 Online: 15 de Novembro de 2008, 15:31:27 »
Acabei de leer: As Veias Abertas Da America Latina de Eduardo Galeano. Estou lendo: Mundo Sem Fim de Ken Follet. E não sei qual sera meu proximo livro, o que sugerem?
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1224 Online: 15 de Novembro de 2008, 15:47:07 »
Acabei de leer: As Veias Abertas Da America Latina de Eduardo Galeano. Estou lendo: Mundo Sem Fim de Ken Follet. E não sei qual sera meu proximo livro, o que sugerem?
É bom esse livro? Me recomendaram faz um tempinho mas acabei não lendo...

Eu estou lendo Memorial de Aires, de Machado de Assis.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!