Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289197 vezes)

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
Re:O que estás lendo?
« Resposta #3500 Online: 21 de Agosto de 2013, 09:03:32 »
No momento leio A Criação Literária de Massaud Moises ( grande , algo prolixo mas instrutivo) (...)

Esse eu tenho, edição de 67, graças à minha mãe que fez Letras :) mas não achei prolixas as partes de história dos gêneros literários, somente a parte de definição de literatura (por necessidade da definição). O destrinchamento de cada gênero eu ainda não li. :)
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 09:10:46 por Digão »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3501 Online: 21 de Agosto de 2013, 12:00:39 »
Um livro sobre livros que já li alguns trechos pela net e tenho vontade de ler é o Como funciona a ficção do James Wood.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #3502 Online: 21 de Agosto de 2013, 16:10:11 »
Um livro sobre livros que já li alguns trechos pela net e tenho vontade de ler é o Como funciona a ficção do James Wood.

Parece bom. :) Vocês não sentem uma comichão de escrever que motiva a ler essas coisas (ou ao contrário por tê-las lido)?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3503 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:41:28 »

Parece bom. :) Vocês não sentem uma comichão de escrever que motiva a ler essas coisas (ou ao contrário por tê-las lido)?

Eu sinto. Talvez um dia eu comece a escrever ficção, mas por enquanto fico só nos textos técnicos, que botam dinheiro em casa. :)

A propósito: dizem que um livro muito bom sobre a arte da escrita é o do Stephen King. Não li ainda, mas encontrei este blog que comenta sobre ele:
http://dicasdoalexandrelobao.blogspot.com.br/2011/11/dicas-para-escrever-de-stephen-king.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3504 Online: 21 de Agosto de 2013, 19:58:16 »
Eu sinto também, mas a vontade passa quando penso na quantidade de tempo que terei que dispor para escrever bem. A regra de ouro é que você precisa de 10 anos para ficar pica em alguma coisa. Talvez a única coisa que eu vá escrever quando ficar banguela é crítica, mas no estilo bem pessoal, sem grandes pretensões.

Quando era adolescente eu costumava escrever contos. Era tudo uma porcaria, mas me divertia muito pensando nos argumentos.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3505 Online: 21 de Agosto de 2013, 19:59:17 »
Ah, e comecei Os Despossuídos da Ursula Le Guin ontem.

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #3506 Online: 21 de Agosto de 2013, 22:42:09 »
Clarissa de Erico Verissimo... Um livro cheio de bonitezas
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3507 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:14:52 »
(...)
Quando era adolescente eu costumava escrever contos. Era tudo uma porcaria, mas me divertia muito pensando nos argumentos.

Eu também, tenho alguns deles hoje, principalmente os que ficaram eletrônicos (ou seja, foram da máquina de escrever para o computador).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3508 Online: 24 de Agosto de 2013, 13:27:02 »
Lendo "Hume" de Anthony Quinton - Coleção Grandes Filósofos - Editora Unesp

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #3509 Online: 26 de Agosto de 2013, 16:29:18 »
Iniciando Por um fio (Dráuzio Varella) e A Fabricação da ciência (seguindo sugestão do forista Martuchelli;
A Fabricação da Ciência é mais ou menos uma continuação deste livro - ele escreveu em resposta aos que acharam "O que é ciência afinal?" relativista demais, se me lembro bem. Se você gostar desse, provavelmente compensa ler a "sequência".
Na fila: Como e Porque Ler (Harold Bloom). é um livro sobre livros, como procura o Digão.
Muito boas as sugestões. Também busco algo como livros/autores sobre autores, como o próprio "Por que ler os clássicos", ou material de Teoria da Literatura.
Nesse estilo de crítica literária sugiro Crítica (José guilherme Merquior) e A dança das Letras (Franklin de Oliveira): nele, você encontrará excelentes críticas das literaturas nacional e universal: bandeira, drummond, rosa, hermann hesse, thomas mann, dostoievski, robert musil, cervantes...

ambos tão fora de catálogo, mas podem ser encontrados na estante virtual.
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Jos%E9%20Gilherme%20Merquior+Critica%201964-1989%20Ensaio%20Sobre%20Arte%20e%20Literatura&fdesconto_frete=&ffrete_gratis=&paginar=40&fadded=&showptit=0
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Franklin%20de%20Oliveira+A%20Dan%E7a%20das%20Letras%20Antologia%20Cr%EDtica&fdesconto_frete=&ffrete_gratis=&paginar=40&fadded=&showptit=0

"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #3510 Online: 26 de Agosto de 2013, 16:45:19 »
Obrigado!  :ok:

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #3511 Online: 26 de Agosto de 2013, 17:10:13 »
Eu sinto também, mas a vontade passa quando penso na quantidade de tempo que terei que dispor para escrever bem. A regra de ouro é que você precisa de 10 anos para ficar pica em alguma coisa. Talvez a única coisa que eu vá escrever quando ficar banguela é crítica, mas no estilo bem pessoal, sem grandes pretensões.

Dependendo do que você chama de escrever bem, dá pra obter ótimos resultados já no primeiro livro. Autocrítica você já tem, capacidade para escrever bem também; não apenas os best sellers, mas também boa literatura tem também muito de artifício, e tirar um livro do forno é um processo lento, que pode passar por feedback de terceiros, releituras após um período de distanciamento, e outras formas de se melhorar o conteúdo escrito. Tenho visto ótimas dicas de gente escolada por aí. Se você tem vontade de escrever pelo prazer da coisa em si, pode atingir níveis bastante satisfatórios e com qualidade mesmo não sendo o próximo Proust. :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3512 Online: 26 de Agosto de 2013, 18:11:05 »
As dicas do João me lembraram do História da Literatura Ocidental do Otto Maria Carpeaux. Costumava ler alguns trechos da História quando matava tempo na biblioteca. Mas ler o livro inteiro? É uma bíblia de três mil páginas! :P

Dependendo do que você chama de escrever bem, dá pra obter ótimos resultados já no primeiro livro. Autocrítica você já tem, capacidade para escrever bem também; não apenas os best sellers, mas também boa literatura tem também muito de artifício, e tirar um livro do forno é um processo lento, que pode passar por feedback de terceiros, releituras após um período de distanciamento, e outras formas de se melhorar o conteúdo escrito. Tenho visto ótimas dicas de gente escolada por aí. Se você tem vontade de escrever pelo prazer da coisa em si, pode atingir níveis bastante satisfatórios e com qualidade mesmo não sendo o próximo Proust.

É aí que tá a coisa: cada vez mais fico satisfeito com o que leio/vejo, e acho o prazer de ler/assistir maior do que o de escrever. Lembro de escrever como se lembra às vezes de uma ex-namorada: lembro dos momentos bons, mas com consciência que não há mais volta.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 18:13:37 por Martuchelli »

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #3513 Online: 26 de Agosto de 2013, 21:32:48 »
As dicas do João me lembraram do História da Literatura Ocidental do Otto Maria Carpeaux. Costumava ler alguns trechos da História quando matava tempo na biblioteca. Mas ler o livro inteiro? É uma bíblia de três mil páginas! :P

É bom? Tenho o Uma Nova História da Música dele. Achei chatíssimo. :P

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3514 Online: 27 de Agosto de 2013, 01:52:59 »
É bom. O Otto é um cara de opiniões interessantes. Literatura é mais a praia dele do que música, também.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3515 Online: 27 de Agosto de 2013, 12:40:48 »
Jupiter à Venda, de Isaac Asimov.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dubcek

• Nível 06
  • *
« Resposta #3516 Online: 30 de Agosto de 2013, 08:39:39 »
A problemática do analfabetismo no Brasil, do Sergio da Costa Borba.

Terminei, recentemente, o Las coordenadas de la alfabetizacion, do sociólogo cubano Felipe de Jesús Perez Cruz, que é ótimo.
Ich bin ein bisschen müde.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #3517 Online: 03 de Setembro de 2013, 14:27:10 »
"Metro 2033" - Dmitry Glukhovsky
"Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá" - Lewis Carroll
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Skorpios

• Visitante
« Resposta #3518 Online: 03 de Setembro de 2013, 14:28:52 »
O Talismã, Stephen King.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3519 Online: 03 de Setembro de 2013, 22:58:56 »
Niétotchka, do Dostoiévski. Comecei há um tempinho, mas só li algumas páginas. Faltando tempo pros velhos vícios :|
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3520 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:39:43 »
(1) Dirceu - A Biografia de Otávio Cabral
(2) 1889 - Laurentino Gomes
(3) How to think about weird things - Critical Thinking for a new age - Theodore Schick, Jr. (EXCELENTE)

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3521 Online: 07 de Setembro de 2013, 07:50:33 »
Comecei a ler Freakonomics. Assisti ao filme. Achei muito interessante as declarações dos policiais japoneses que disseram que a unica razão para terem uma taxa tão alta de solução de crimes é por eles escolherem quais crimes vão investigar, jogando os outros como "suicídio", "corpo abandonado". É a versão japonesa do "Oito tiros na praia? Afogamento..." :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3522 Online: 07 de Setembro de 2013, 09:21:59 »
Li o freakonomics faz um tempo, muito legal!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3523 Online: 07 de Setembro de 2013, 11:55:42 »
Alguém leu "O polegar do violinista" de Sam Kean ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3524 Online: 09 de Setembro de 2013, 11:22:43 »
"História da China" - Stephen G, Haw, edições tinta-da-china, Lisboa, 2008 (escrito em 2005)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!