Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289239 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4550 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 22:51:38 »
O Babuino de Madame Blavatsky
Impressionante como estes gurus se cercam de individuos credulos, tolos e manipulaveis.  Em alguns casos, a ficha nao caia nem depois de descobrirem as trapacas do guru e nao uma, mais muitas vezes... no fim nem a madame se dava mais ao trabalho de desmentir a tramoia: em uma passagem dando uma piscadela marota ou tentando justificar o teatro dizendo ser necessario.
Alguns crentes dela chegaram a admitir que ela trapaceava mas continuava a acreditar piamente nos mestres que somente a madame tinha acesso...

onde você encontrou? me vende depois que ler?
Nao tenho impresso
Achei no libgen.io

Madame Blavatsky’s Baboon: A History of the Mystics, Mediums and Misfits Who Brought Spiritualism to America
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, 22:54:01 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #4551 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 23:45:36 »
CARALHO

PUTA QUE PARIU

FINALMENTE

ESSA MERDA DESSE LIVRO

CHEGOU EM MINHAS MÃOS!!!

ESSE SITE CAIU DO PLEROMA

OBRIGADO FENRIR

Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4552 Online: 01 de Março de 2018, 01:47:44 »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #4553 Online: 01 de Março de 2018, 08:03:45 »
CARALHO

PUTA QUE PARIU

FINALMENTE

ESSA MERDA DESSE LIVRO

CHEGOU EM MINHAS MÃOS!!!

ESSE SITE CAIU DO PLEROMA

OBRIGADO FENRIR

hehehe
o libgen é foda - consegui muita coisa boa lá
de tudo quanto é assunto
tambem procurava este livro ja ha algum tempo
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4554 Online: 10 de Março de 2018, 11:35:11 »
O Babuino de Madame Blavatsky
Impressionante como estes gurus se cercam de individuos credulos, tolos e manipulaveis.  Em alguns casos, a ficha nao caia nem depois de descobrirem as trapacas do guru e nao uma, mais muitas vezes... no fim nem a madame se dava mais ao trabalho de desmentir a tramoia: em uma passagem dando uma piscadela marota ou tentando justificar o teatro dizendo ser necessario.
Alguns crentes dela chegaram a admitir que ela trapaceava mas continuava a acreditar piamente nos mestres que somente a madame tinha acesso...

onde você encontrou? me vende depois que ler?
Nao tenho impresso
Achei no libgen.io

Madame Blavatsky’s Baboon: A History of the Mystics, Mediums and Misfits Who Brought Spiritualism to America

Eu li esse livro, devo ter em PDF. Achei bastante descritivo mas depois da metade só fica reunindo provas e provas e mais provas contra uma mulher que se agarrou ao ocultismo para evitar ser prostituta ou morta.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4555 Online: 10 de Março de 2018, 11:35:44 »
Claro que as brigas internas da teosofia são divertidas, mas acho que hoje já passaram de moda, hehehehe
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4556 Online: 22 de Março de 2018, 18:58:45 »
Alǵuem já comprou pelo Estante Virtual? Recomendam?

https://www.estantevirtual.com.br/

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #4557 Online: 22 de Março de 2018, 20:56:44 »

Já comprei diversas vezes. Recomendo.

Tô lendo O Tribunal de Nuremberg do Bradley Smith. Direito faz cada vez menos sentido para mim. Até parece que tudo tem uma lógica, mas no fundo é tudo muito estranho.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4558 Online: 22 de Março de 2018, 21:09:12 »

Já comprei diversas vezes. Recomendo.

Tô lendo O Tribunal de Nuremberg do Bradley Smith. Direito faz cada vez menos sentido para mim. Até parece que tudo tem uma lógica, mas no fundo é tudo muito estranho.

Muito obrigado.  :ok:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4559 Online: 23 de Março de 2018, 18:35:43 »
Também já comprei muito pela Estante Virtual. Repare sempre na reputação do vendedor. E os fretes são muito mais baratos que os absurdos cobrados pelo Mercado Livre.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4560 Online: 23 de Março de 2018, 19:08:44 »
Também já comprei muito pela Estante Virtual. Repare sempre na reputação do vendedor. E os fretes são muito mais baratos que os absurdos cobrados pelo Mercado Livre.

:ok:

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #4561 Online: 29 de Março de 2018, 23:51:32 »
Fazendo um update:

O que eu li? The Rise of Western Christendom do Peter Brown e The Fall of the Roman Empire: A New History do Peter Heather.

O que estou lendo? Who We Are and How We Got Here do David E. Reich. Acabou de ser lançado, de autoria de um dos grandes geneticistas populacionais da última década e após uns 20 anos do The History and Geography of Human Genes, enfim um livro de história demográfica humana largamente informado pela (nascente) arqueogenética.

"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4562 Online: 04 de Abril de 2018, 10:00:25 »

... Na idade em que se deve reler as grandes obras de que se gostou, voltei a esta... :)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4563 Online: 04 de Abril de 2018, 21:50:18 »
Terminando finalmente o último livro da série do Gaspari sobre a ditadura. A Ditadura Acabada. Muito bom. Junto dela, ele liberou todos os documentos que não deixava ninguém acessar (uma coisa que os historiadores viviam encrespando com ele) e vai digitalizando um monte de coisa. São bem interessantes.

http://arquivosdaditadura.com.br/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4564 Online: 30 de Abril de 2018, 10:21:29 »

O autor já está quase me convencendo que Jesus (como personagem histórico de carne e osso) realmente existiu.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #4565 Online: 30 de Abril de 2018, 18:25:27 »
Qual a linha de argumentação dele, Skeptikós?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4566 Online: 30 de Abril de 2018, 18:56:56 »
O Diário de Anne Frank.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4567 Online: 30 de Abril de 2018, 19:34:30 »
Qual a linha de argumentação dele, Skeptikós?
Vamos por partes, segundo Erhman, não há dúvida entre os estudiosos do cristianismo primitivo e do novo testamento de que Jesus tenha existido, está dúvida surgiu apenas nos últimos séculos e é compartilhada apenas por um grupo irrisório de estudiosos, a  maioria deles, sem especialização em temas relacionados com o cristianismo primitivo ou ao período em que Jesus supostamente viveu. Segundo ele, apenas dois dos misiticistaa atuais, aqueles que alegam que Jesus é apenas um mito criado pelos cristãos primitivos, possuem especialização com temas relacionados a época em que Jesus supostamente viveu.

No entanto ele expõe os motivos para a quase unanimidade a respeito da existência de Jesus na academia, apontando por quais motivos as críticas dos  misticistas  não se  sustentam.

Os miticistas alegam que não há provas materiais da existência de Jesus (ele não deixou nada escrito, nenhum pertence, restos mortais e nem seu túmulo foi encontrado). Ehrman alega que o mesmo pode ser dito de Pôncio Pilatos, Josefo (o único historiador judeu próximo a época em que  Jesus viveu que deixou escritos que chegaram até os dias atuais) e outras figuras importantes da região que tem sua existência reconhecida.

os miticistas, alegam que não há nenhum registro feito por qualquer historiador ou intelectual não cristão e contemporâneo de Jesus a respeito de sua existência. Ehrman contra-argumenta alegando que não há também relatos feito nem se quer por gregos nem por romanos a respeito de Pôncio Pilatos, a pessoa mais importante da época, se não há registros feitos por historiadores romanos a respeito de um prefeito de uma região remota do império, por que falariam de um judeu camponês desta mesma região, auto-titulado o messias, mas que era rejeitado pelos fiéis da própria religião e contava apenas com um punhado de seguidores?

Os miticistas alegam que o único relato judeu feito por  historiador ou intelectual que viveu próximo da época em que Jesus morreu (Josefo) foi fruto de uma interpolação de escribas cristãos, que adicionaram a passagem em que Jesus é citado na obra de Josefo. Erhman argumenta que é reconhecido pelos estudiosos que houve uma interpolação, mas que não precisamos recorrer a Josefo para admitir a existência de Jesus.

No fim das contas ele recorre aos próprios textos bíblicos e a outras fontes independentes posteriores a morte de Jesus para defender sua existência, ele aponta os motivos para usar fontes primárias ou que não sejam isentas na historiografia, e mostra como há na bíblia ao menos 7 fontes independentes entre si que mencionam a existência de Jesus. Ele alega que os judeus que escreveram sobre Jesus décadas depois criticando a crença de que ele era o messias esperado pelos Judeus jamais negaram a possibilidade de sua existência como pessoa real de carne e osso, o que para Ehrman, é prova de que eles reconheciam a sua existência, já que se sua existência fosse questionada pelos judeus antigos, essa seria uma ótima estratégia para atacar os fiéis de uma seita judaica que acreditavam que o Messias já tinha vindo.

Estou na metade do livro, é isso foi o que eu (resumidamente) li até agora.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4568 Online: 30 de Abril de 2018, 20:10:46 »
Meio fraco então isso tudo.

Fontes bíblicas? Contraditórias e misturam um ser mítico com um real, fica difícil.

Sobre Pôncio Pilatos é mais difícil porque era alguém denominado numa província, mas sobre os vários Herodes sim há.
E sobre Flavio Josefo sabe-se pela revolta em Jerusalem.

Também nunca entendi qual seria o motivo de tentar provar a autenticidade de uma estória que mistura milagres com um ser real. Como esse ser poderia ser real? Em quais circunstâncias?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4569 Online: 30 de Abril de 2018, 21:06:00 »
Olha, ele é convincente, Jesus era apenas um camponês com um punhado de seguidores, por isso ninguém se interessou em escrever sobre ele enquanto ainda ainda era vivo. Ehrman argumenta que a própria Bíblia ou demais fontes cristãs são suficientes para atestar a existência dele com base na tese de que há fontes independentes suficientes na bíblia, os textos não são baseados em uma única fonte (como o evangelho de Marcos), e as contradições entre os livros seria uma prova disso, já que se todos os livros viessem da mesma fonte as contradições não existiriam ou seriam menores. No entanto ele defende a existência de fontes não cristãs, escritas décadas depois da morte de Jesus, no entanto elas são muito breves. Ele começou a me convencer mesmo quando começa a analisar as cartas de Paulo e ao aludir para o fato dos próprios judeus nunca terem questionado a existência de Jesus, mesmo criticando a teoria de que ele seria o Messias previsto pelos profetas. Eu também ainda não estou inteiramente convencido mas reconheço que são bons argumentos apresentados pelo autor, vamos ver se o ele consegue me convencer até o final do livro.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #4570 Online: 01 de Maio de 2018, 00:02:25 »
Os evangelhos não foram escritos uns 200 anos depois da suposta morte de Jesus?

Mas eu não acho tão improvável que uma figura histórica de Jesus tenha de fato existido naquela época.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #4571 Online: 01 de Maio de 2018, 01:55:40 »

De forma alguma - os fragmentos arqueológicos mais antigos associados aos Evangelhos (Papiros P52, 90 e 104) são datados do começo até a metade do século II (100-150 EC), e a data de autoria dos Evangelhos 'Canônicos" (e talvez o Evangelho de São Tomé) é entre a metade e o fim do século I (50-100 EC), colocando a autoria dos Evangelhos entre uma a duas gerações após a morte de Jesus. A mais antiga Bíblia praticamente completa que se tem acesso é o Codex Vaticanus, datada do século IV.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4572 Online: 01 de Maio de 2018, 02:35:41 »
Além disso, segundo Ehrman, com base em métodos historiográficos é possível concluir com certa segurança que esses textos bíblicos foram baseados em fontes mais antigas que não chegaram até nós, e que comprovam que a existência de Jesus já era mencionada muito tempo antes dos evangelhos canônicos serem escritos. Ele apresenta argumentos que indicam que parte dessas fontes eram transmitidas inicialmente de forma falada apenas, na linguagem original na qual falavam Jesus e seus discípulos, já que algumas palavras em aramaico foram mantidas nos evangelhos mais antigos escritos em grego, e que o fato desses evangelhos terem vindo de partes geográficas diferentes do império é um argumento a favor da independência das fontes (mas ele não se limita apenas a este fato, ele inúmera uma série de fatores para defender a tese da independência das fontes e da antiguidade das mesmas).

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4573 Online: 01 de Maio de 2018, 02:47:04 »
E um detalhe, Bart D. Ehrman é segundo suas próprias palavras, um agnóstico com inclinações ateístas, e segundo ele, essa segurança de que Jesus como um personagem histórico (um camponês judeu, que viveu na Palestina durante o século l e foi crucificado pelos romanos por ordem do prefeito da Judeia a pedido de autoridades judaicas) realmente existiu é aceito tanto por estudiosos teístas fundamentalistas ou moderados como por ateus e agnósticos. Ele repete diversas vezes que a teoria do Jesus como uma figura mítica apenas, inventada pelos cristãos, é uma teoria nova e que conta com pouquíssimos defensores na academia, sendo a maioria deles pessoas que não possuem especialização no assunto ou em temas relacionados a ele.
« Última modificação: 01 de Maio de 2018, 02:49:28 por Skeptikós »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4574 Online: 02 de Maio de 2018, 09:43:22 »

Mas eu não acho tão improvável que uma figura histórica de Jesus tenha de fato existido naquela época.

Sim, foram escritos muito depois, inclusive por pessoas que sequer conheceram Jesus em vida.
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!