Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289236 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4475 Online: 25 de Outubro de 2017, 15:13:30 »
Você gosta mesmo desse assunto não é, Pagão?

Estive este ano, em Julho, 8 dias em Roma e fiz o mesmo em 2016... Isso fez aumentar um interesse que vinha de "sempre"...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #4476 Online: 26 de Outubro de 2017, 08:57:31 »
Pagão, você conhece o livro História da Vida Privada? O volume 1 é dedicado principalmente aos costumes romanos, comprei recentemente. Tenho também aqui a coleção de Plutarco, Vidas Paralelas, obra imperdível sobre as maiores personalidades romanas.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4477 Online: 26 de Outubro de 2017, 09:05:15 »
Pagão, você conhece o livro História da Vida Privada? O volume 1 é dedicado principalmente aos costumes romanos, comprei recentemente. Tenho também aqui a coleção de Plutarco, Vidas Paralelas, obra imperdível sobre as maiores personalidades romanas.

Não tenho ideia de ter visto esse livro, e de Plutarco apenas possuo a "Vida de Alexandre" em versão portuguesa traduzida diretamente do texto grego.
Vou ver na biblioteca pública se há as "Vidas Paralelas".
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4478 Online: 06 de Novembro de 2017, 16:15:26 »
O Velho e O Mar, de Ernest Hemingway.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4479 Online: 06 de Novembro de 2017, 18:15:10 »
1889 - Laurentino Gomes

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4480 Online: 06 de Novembro de 2017, 19:03:51 »
Eu achei muito tedioso a leitura deste livro, depois me diz ae o que você achou.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4481 Online: 06 de Novembro de 2017, 19:05:05 »
1889 - Laurentino Gomes
Leu a sequência inteira (1808, 1822 e 1889)? Gostei muito dessa sequência de livros.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #4482 Online: 06 de Novembro de 2017, 19:25:35 »
Quem é mesmo que comentou que estava lendo "Sapiens, Uma Breve História da Humanidade"? Levante a mão, por favor!
Opa, era eu, alguma pergunta?
Eu tenho. Tem um bom embasamento científico? Estou pensando em comprar pra minha biblioteca pessoal.
Todas as informações estão referenciadas por livros e artigos acadêmicos, com base na teoria mais aceita dentro da comunidade cientifica no assunto tratado. É um livro de caráter muito abrangente, não se limitando apenas em evolução da espécie, mas abordando também linguagem,  sistemas de governo, jurídicos e econômicos, o que resulta numa abordagem ampla mais superficial. Além disso, o texto dispensa termos ou jargões muito técnicos, o que deixa a leitura mais leve. É um dos livros sobre ciência que mais gostei de ler.
Legal, bom saber! Já tinha lido um poucoa respeito do livro, e parecia ser realmente bom. Comprarei e lerei! :ok:

Sobre o sucesso de 'Sapiens':
http://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/sem-marketing-livro-de-editora-gaucha-e-o-mais-vendido-do-brasil/
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #4483 Online: 06 de Novembro de 2017, 19:26:32 »
É um livro muito agradável de ler. Recomendo.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #4484 Online: 06 de Novembro de 2017, 19:39:08 »
Quando eu comecei a ler Sapiens eu pensei que fosse ser realmente uma "breve história da humanidade". Na verdade o livro é mais sobre os mecanismos que estiveram por trás dos fatos históricos. Nós temos uma visão de história (eu pelo menos tinha) de que é só um monte de fatos um atrás do outro. Não é bem assim.

A tal da reserva fracionada que foi tão esculachada nos filmes "zeigeist", por exemplo, foi um dos fatores que permitiram o ocidente explodir e deixar o resto do mundo para trás.

O livro é um best seller merecidamente.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4485 Online: 06 de Novembro de 2017, 19:56:09 »
1889 - Laurentino Gomes
Leu a sequência inteira (1808, 1822 e 1889)? Gostei muito dessa sequência de livros.

Apenas 1822 e agora 1889, infelizmente não tive a oportunidade de ler o 1808. Porém li um muito interessante, "1961 - o Brasil Entre a Ditadura e a Guerra Civil" de Paulo Markun e Duda Hamilton. É bem parecido a maneira de contar os fatos como os do Laurentino (1822/1889), vale a pena lê-lo. Caso eu tenha a oportunidade lerei 1808, os outros dois também me agradaram muito.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4486 Online: 07 de Novembro de 2017, 20:39:43 »
Sobre o período da ditadura li o "Ditadura à brasileira: 1964-1985: A Democracia Golpeada à Esquerda e à Direita", de Marco Antônio Villa. Estou querendo ler agora algum que narre a história do Brasil do descobrimento à vinda da família real portuguesa pro Brasil em 1808, que somado ao período pós ditadura são os períodos que não li nenhum livro ainda.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4487 Online: 07 de Novembro de 2017, 20:47:42 »
Iniciei hoje:

« Última modificação: 07 de Novembro de 2017, 20:53:27 por Skeptikós »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #4488 Online: 07 de Novembro de 2017, 21:06:10 »
Os dois em uma tacada? Impressionante. Eu me perco se leio mais de um ao mesmo tempo. Acabo misturando um com outro.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4489 Online: 07 de Novembro de 2017, 22:06:21 »
Eu também não costumo ler mais de um livro de uma vez, mas quando possuem assuntos muito distintos (tipo neste caso, onde um é romance e o outro é divulgação científica) eu não me enrolo tanto.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4490 Online: 07 de Novembro de 2017, 23:43:17 »

Não gostei dessa capa. Não tem spoilers como antigamente:

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4491 Online: 09 de Novembro de 2017, 12:21:41 »
Eu achei muito tedioso a leitura deste livro, depois me diz ae o que você achou.

Eu gostei. Ele explora bem mais a psicologia do personagem do que o suspense ou a aventura, embora as ultimas 30 páginas sejam mais tensas. O pescador estabelece uma relação fraternal com o o peixe embora não negue o desejo de matá-lo. Quando estava na oitava série quase peguei esse livro para um trabalho da escola. Se o tivesse feito provavelmente teria detestado, já que naquela época eu só gostava de histórias de aventuras.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4492 Online: 09 de Novembro de 2017, 16:57:00 »

Eu gostei. Ele explora bem mais a psicologia do personagem do que o suspense ou a aventura, embora as ultimas 30 páginas sejam mais tensas. O pescador estabelece uma relação fraternal com o o peixe embora não negue o desejo de matá-lo. Quando estava na oitava série quase peguei esse livro para um trabalho da escola. Se o tivesse feito provavelmente teria detestado, já que naquela época eu só gostava de histórias de aventuras.
:ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4493 Online: 12 de Novembro de 2017, 00:16:00 »
Eu também não costumo ler mais de um livro de uma vez, mas quando possuem assuntos muito distintos (tipo neste caso, onde um é romance e o outro é divulgação científica) eu não me enrolo tanto.

Li subliminar e gostei muito. Recomendo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4494 Online: 12 de Novembro de 2017, 22:06:54 »
Também estou gostando. Leitura recomendada.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4495 Online: 13 de Novembro de 2017, 11:57:28 »
Lidos: 
e

Lendo: Fausto I

Próximas leituras: andei comprando num ritmo bem maior do que consigo ler, mas fiquei querendo incluir esse Subliminar, recomendado pelos foristas acima.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 12:08:54 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4496 Online: 13 de Novembro de 2017, 12:08:49 »
Li o primeiro volume de Fausto. Qual é a editora da versão que você está lendo? A que li me pareceu a mais completa. Era a edição da editora 34. Bilíngüe, com uma introdução extensa que contextualizava a obra e a sua repercussão e ainda contava com diversas notas explicativas.

Este Subliminar é muito bom mesmo, me surpreendi já que ele abordou o tema muito pela perspectiva da neurociência, o inconsciente por exemplo é explicado com base nas áreas do cérebro que se ativam quando determinado comportamento ocorre, e não com base em pressupostos psicanaliticos de repressão ou traumas de infância por exemplo. Na verdade a abordagem dele é baseada na moderna neurociência cognitiva e social, que seria uma unificação dos principais campos que estudam este fenômeno do inconsciente, que seria a psicologia cognitiva, a psicologia social e a neurociência. E o livro consta obviamente com diversas fontes sobre estudos científicos que dão respaldo as afirmações do autor, diferentemente de obras psicanalíticas, que mais parecem hipóteses ou especulações filosóficas do que postulados científicos. Apesar disso ele reconhece a importância de Freud em alguns momentos, não chega a ser um ataque a psicanálise.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 12:13:08 por Skeptikós »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4497 Online: 13 de Novembro de 2017, 12:11:44 »
A Amazon está com um monte de promoção, a versão digital de "Homo Deus", do mesmo autor se "Sapiens" por exemplo está custando menos de R$ 10,00. Por ter falado em "Subliminar" acima, um outro bom livro que está em promoção e que tem como tópico a psicologia é o livro "O poder do Hábito" best seller muito interessante sobre como os hábitos se formam, como funcionam, qual o seu propósito e etc.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4498 Online: 13 de Novembro de 2017, 13:01:20 »
Li o primeiro volume de Fausto. Qual é a editora da versão que você está lendo? A que li me pareceu a mais completa. Era a edição da editora 34. Bilíngüe, com uma introdução extensa que contextualizava a obra e a sua repercussão e ainda contava com diversas notas explicativas.

É esse mesmo, o da Editora 34. Tô gostando bastante, tanto que já comprei o Fausto II, da mesma editora, mas no formato de "bolso" (só caberia no bolso de um Golias). A edição de bolso tem texto e notas integrais. A diferença é que não é bilíngue nem tem ilustrações. Mas eu não sei mesmo nada de alemão :P, então só perco mesmo as ilustrações.
A Editora 34 trabalha com excelência, O Dom Quixote, p. ex, bilingue (esse sim, dá pra ficar cotejando com o texto original), com gravuras de Gustave Doré, é um primor.

Este Subliminar é muito bom mesmo, me surpreendi já que ele abordou o tema muito pela perspectiva da neurociência, o inconsciente por exemplo é explicado com base nas áreas do cérebro que se ativam quando determinado comportamento ocorre, e não com base em pressupostos psicanaliticos de repressão ou traumas de infância por exemplo. Na verdade a abordagem dele é baseada na moderna neurociência cognitiva e social, que seria uma unificação dos principais campos que estudam este fenômeno do inconsciente, que seria a psicologia cognitiva, a psicologia social e a neurociência. E o livro consta obviamente com diversas fontes sobre estudos científicos que dão respaldo as afirmações do autor, diferentemente de obras psicanalíticas, que mais parecem hipóteses ou especulações filosóficas do que postulados científicos. Apesar disso ele reconhece a importância de Freud em alguns momentos, não chega a ser um ataque a psicanálise.
Nunca tinha ouvido falar nesse autor. Ele tem outros livros que parecem interessantes: Ciência X espiritualidade, O andar do bêbado, De primatas a astronautas...

Foda, tinha me prometido não comprar livros até, senão zerar, pelo menos reduzir ao máximo os livros da fila de espera...
Ficar visitando esse tópico não ajuda mesmo a cumprir a promessa.

A Amazon está com um monte de promoção, a versão digital de "Homo Deus", do mesmo autor se "Sapiens" por exemplo está custando menos de R$ 10,00. Por ter falado em "Subliminar" acima, um outro bom livro que está em promoção e que tem como tópico a psicologia é o livro "O poder do Hábito" best seller muito interessante sobre como os hábitos se formam, como funcionam, qual o seu propósito e etc.

Os e-books da amazon não são compatíveis com outros e-readers, como kobo, né?
« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 13:19:20 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4499 Online: 13 de Novembro de 2017, 13:39:44 »
Citação de: João da Ega
Os e-books da amazon não são compatíveis com outros e-readers, como kobo, né?

Não, mas existem programas que convertem (eu já usei o calibre, funciona bem, mas no meu caso eu convertia de epub para mobi, que é o formato do kindle. Mas o contrário também deve funcionar).
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!