Autor Tópico: Grandes ateus.  (Lida 14750 vezes)

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
Re: Grandes ateus.
« Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2006, 23:10:55 »
Freud? Nunca vií cara mais pseudocientífico. Ele só fala asneiras e achismos. É uma vergonha para os ateus. Mas sinceramente, duvido que ele fosse ateu.

Que isso! Cada coisa que escutamos depois de velhos!
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2006, 23:13:02 »
Hegel, Marx, David Hume e Augusto Comte também eram ateus.
« Última modificação: 11 de Maio de 2006, 23:15:43 por Led Zeppelin »
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Maio de 2006, 00:59:36 »
  Já ouvi boatos de que Sartre teria se convertido no leito de morte.É verdade ?

se se converteu, não muda nada do que disse...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Maio de 2006, 22:56:27 »

Não é muito sensato julgar, o que ele disse na beira da morte como a conclusão final de anos dedicados à filosofia. Não é muito diferente de usar a pressão psicológica da tortura para fazer alguém confessar um crime que não cometeu. E, afinal, somos todos humanos com medos, necessidades, dúvidas entre outras coisas; não vejo nada de errado, estando na condição quase morte, mesmo que tenha sido uma conversão sincera.

Quem sabe ele não resolveu arriscar, o que tinha a perder, né? :hihi: hehe! (risos)

Sinceramente, penso que é apenas um grande boato que só interessa ser divulgado por quem deseja atacar o ateísmo. Penso que para um ateu é irrelevante se ele se converteu ou não estando próximo da morte: não muda o conhecimento que ele produziu.
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #29 Online: 13 de Maio de 2006, 00:14:24 »

Não é muito sensato julgar, o que ele disse na beira da morte como a conclusão final de anos dedicados à filosofia. Não é muito diferente de usar a pressão psicológica da tortura para fazer alguém confessar um crime que não cometeu. E, afinal, somos todos humanos com medos, necessidades, dúvidas entre outras coisas; não vejo nada de errado, estando na condição quase morte, mesmo que tenha sido uma conversão sincera.

Quem sabe ele não resolveu arriscar, o que tinha a perder, né? :hihi: hehe! (risos)

Sinceramente, penso que é apenas um grande boato que só interessa ser divulgado por quem deseja atacar o ateísmo. Penso que para um ateu é irrelevante se ele se converteu ou não estando próximo da morte: não muda o conhecimento que ele produziu.

Concordo plenamente.

E outra coisa, por que Sartre desperdiçaria uma vida inteira ateísta para no final se tornar teísta?

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

scatman

• Visitante
« Resposta #30 Online: 27 de Maio de 2006, 16:37:25 »
Enver Hoxha foi um grande ateu.

scatman

• Visitante
« Resposta #31 Online: 27 de Maio de 2006, 16:38:50 »
Freud? Nunca vi cara mais pseudocientífico. Ele só fala asneiras e achismos. É uma vergonha para os ateus. Mas sinceramente, duvido que ele fosse ateu.

Essa é a sua opinião.

Saiba que tem muitas pessoas que pensam ao contrário.

http://brazil.skepdic.com/psicanalise.html
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 17:14:59 por Alenônimo »

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #32 Online: 27 de Maio de 2006, 16:42:35 »
Roger Baicon.
"Adoro tudo que eu não conheço."

ukrainian

• Visitante
« Resposta #33 Online: 27 de Maio de 2006, 18:26:45 »
Karl Heinrich Marx
Vladimir Ilyich Lenin

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #34 Online: 27 de Maio de 2006, 19:40:59 »
Freud? Nunca vií cara mais pseudocientífico. Ele só fala asneiras e achismos. É uma vergonha para os ateus. Mas sinceramente, duvido que ele fosse ateu.
Não vejo tantos achismos! Os impulsos sexuais têm muita importância no comportamento humano, mais do que se imagina! E as idéias dele sobre o mecanismo de sinapse (quando essa estava longe de ser descoberta), são geniais. Ele teve também importância no avanço da farmacologia!!

Cuidado com os estereótipos, Freud não se resume a um divã! Não sei muito sobre ele, mas o pouco que li foi o suficiente pra não perceber somente os pontos negativos!

Acho ele horrível como psicanalista. As teorias deles parecem até comédia. Claro que na época, foi um avanço, mas hoje estão totalmente defasadas. Mas meu julgamento diz respeito a sua teoira da personalidade. De outras coisas não tenho conhecimento. Claro que o impuslo sexual é muito pertinente a personalidade, mas não da forma que ele pôs. Ele aduziu por exemplo que meninos tem vontades sexuais em relação a mãe e vê o pai como adversário, da mesma forma que o teme por medo de ser castrado pelo pai. Sinceramente, quem aqui quando era pequeno tinha desejo pela mãe e medo de ser castrado pelo pai, alguém???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #35 Online: 27 de Maio de 2006, 22:14:13 »
O agnóstico é aquele que sabe que o homem não pode provarse Deus existe ou não.

Sou agnóstico e ateu.

Sagan e Darwin são ateus e agnósticos.

Olha a contradição!...

Ateus têm ABSOLUTA certeza que não existem deus ou deuses (não sei como, heheheh), ao passo que agnósticos afirmam que o homem não tem capacidade de saber se deus ou deuses existem ou não.

"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #36 Online: 27 de Maio de 2006, 22:22:59 »
Ateu ~= ausência de deus.
Pressunho que além disso é vontade sua.
« Última modificação: 27 de Maio de 2006, 22:25:21 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Maio de 2006, 12:47:15 »

Concordo plenamente.

E outra coisa, por que Sartre desperdiçaria uma vida inteira ateísta para no final se tornar teísta?

Tem razão! Seriam anos de reflexão contra apenas alguns instantes. Mesmo que nesses poucos instantes ele tivesse uma conversão sincera em teísta, eu poderia aceitar isso como uma conclusão precipitada. :)
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #38 Online: 28 de Maio de 2006, 14:03:25 »
Tem um ateu de 2,15 m que mora aqui perto de casa.

Serve?

hauhauahuahauahu! Boa! :histeria:
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Maio de 2006, 17:04:18 »
Concordo plenamente.
Tem razão! Seriam anos de reflexão contra apenas alguns instantes. Mesmo que nesses poucos instantes ele tivesse uma conversão sincera em teísta, eu poderia aceitar isso como uma conclusão precipitada. :)

E além disso,parece que não há testemunhas no acontecido.Alguém já leu alguma biografia dele?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #40 Online: 12 de Julho de 2006, 11:11:56 »
O agnóstico é aquele que sabe que o homem não pode provarse Deus existe ou não.

Sou agnóstico e ateu.

Sagan e Darwin são ateus e agnósticos.

Olha a contradição!...

Ateus têm ABSOLUTA certeza que não existem deus ou deuses (não sei como, heheheh), ao passo que agnósticos afirmam que o homem não tem capacidade de saber se deus ou deuses existem ou não.

Não creio em Deus mas não tenho a CERTEZA ABSOLUTA de que ele não existe, como tambem não tenho a certeza absoluta de que: Papai Noel, Peter Pan, Mula Sem Cabeça não existem.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Julho de 2006, 12:08:04 »
Entre os brasileiros:

Machado de Assis
Augusto dos Anjos
Graciliano Ramos
Raquel de Queirós
João Cabral de Melo Neto
Oscar Niemayer
Caetano Velloso
Fernando Henrique Cardoso

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Julho de 2006, 12:10:46 »
acho que não é preciso fazer um tópico com os grandes ateus.. uma grande parte da intelectualidade o era/é. agora, militantes, aí são poucos...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #43 Online: 12 de Julho de 2006, 12:18:36 »
Nunca me liguei nas abordagens de Nietzsche em questões religiosas, como ele faz no Anti-Cristo, mas vocês tem certeza que ele era ateu? Não que eu veja alguma contradição das grandes em Nietzsche ser ateu fraco, mas seria algo novo no contexto.

Na verdade eu achava que ele só criticava as instituições religiosas e seus princípios nas abordagens das mesmas heh.
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 12:25:09 por Tarcísio »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Julho de 2006, 12:20:24 »
O ateísmo sempre foi uma posição solitária, principalmente porque costumava ser um tabu na Civilização Ocidental (e ainda o é em lugares mais tradicionalistas). Mas o principal motivo para não terem havido muitos ateus militantes no passado é que os ateus sempre estiveram no seio das elites econômicas de suas épocas. E a elite não precisa militar por direitos, na verdade é ela quem escolhe os direitos que quer ter. Por isso na constituição americana, cujo principal redator foi o livre-pensador Thomas Jefferson, está garantida a liberdade de crença e consciência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #45 Online: 12 de Julho de 2006, 12:34:14 »
Ué fui pesquisar sobre Nietzsche e a maioria das fontes disse que ele terminou niilista e ateu militante. Que viagem é essa? Alguém aqui tem trechos de livros dele que passem essa idéia?

Luz

• Visitante
« Resposta #46 Online: 12 de Julho de 2006, 16:12:11 »
Ué fui pesquisar sobre Nietzsche e a maioria das fontes disse que ele terminou niilista e ateu militante. Que viagem é essa? Alguém aqui tem trechos de livros dele que passem essa idéia?

Tarcísio,

Ao que tudo indica ele era mesmo niilista e ateu militante. Pelo menos é o que seus textos afirmam. Tenho o "Ecce Homo - Como Tornar-se O Que Se é (1881-1888)" onde há um cápítulo que se chama "niilismo" e é bastante esclarecedor e no capítulos seguintes, O eterno retorno, sem usar o termo ateísta, ele defende veementemente a descrença em deus.

Se quiser, depois posso postar algumas passagens a respeito.

Estou lendo uma coleção de 44 pensadores, mas ainda não cheguei nesse livro, dei apenas uma olhada no conteúdo para poder fazer a citação.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #47 Online: 12 de Julho de 2006, 17:14:05 »
Leo Vines.  :hihi:
Porra! Tamo falando sério aqui!  :hmph:

Se é para citar alguém do Brasil, que cite… er… Dráuzio Varella?  :vergonha:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #48 Online: 12 de Julho de 2006, 18:16:07 »

Tarcísio,

Ao que tudo indica ele era mesmo niilista e ateu militante. Pelo menos é o que seus textos afirmam. Tenho o "Ecce Homo - Como Tornar-se O Que Se é (1881-1888)" onde há um cápítulo que se chama "niilismo" e é bastante esclarecedor e no capítulos seguintes, O eterno retorno, sem usar o termo ateísta, ele defende veementemente a descrença em deus.

Se quiser, depois posso postar algumas passagens a respeito.

Estou lendo uma coleção de 44 pensadores, mas ainda não cheguei nesse livro, dei apenas uma olhada no conteúdo para poder fazer a citação.

Coleção grandes pensadores? Acho que ficaria massante ter que rescrever todo um capítulo, por mais que pequeno. Se for encomodo posso procurar o tal capítulo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Julho de 2006, 18:26:02 »
No caso de Sartre é verdade, mas não foi no leito de morte, foi durante os seus últimos anso de vida. Abraham Lincoln tem história semelhante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!