Ele é sunita por que ele é sunita? Ou ele é sunita por que ele mandou massacrar curdos (com armas químicas)?
Ele é sunita
e mandou matar curdos com armas químicas. Sunismo é um ramo da religião islâmica ao qual pertencem cerca de 85% dos muçulmanos. No Iraque, entretanto, eles correspondem a somente 30% da população. Saddam Hussein ao chegar ao poder e tentou modernizar o país, criando um sistema legal inspirado no modelo Ocidental, expandindo as liberdades das mulheres e abolindo a lei islâmica, a Sharia. Apesar de seu secularismo ele perseguiu principalmente os líderes religiosos xiitas, proibiu festas religiosas xiitas e fechou mesquistas xiitas. Os sunitas, por outro lado, só ganhavam cargos em seu governo. Não me espantaria nada que esse favorecimento aos sunitas e a perseguição aos xiitas criasse nesses últimos um sentimento maior de repulsa ao ditador, incluindo acusações de ele ser ateu.
Os curdos, por outro lado, não são um grupo religioso, mas uma etnia. O povo curdo está distribuído principalmente no Iraque e na Turquia e lutam pela sua independência com o objetivo de criar a nação curda. Tanto no Iraque quanto na Turquia os separatistas são perseguidos a tal ponto que na Turquia até o idioma curdo é proibido. Saddam Hussein, por outro lado, é acusado de genocídio ao descarregar sobre vilas curdas armas químicas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Saddam_husseinA única coisa que posso falar dele: provavelmente ele deve ter recebido formação mulçumana mas não dá pra afirmar o que ele é, e tentando dar um único rótulo pra ele, somo radicais... ele tem fama de ateu, principalmente pelo seu povo, de não acreditar em deus, que provavelmente vem do seu caráter cruel. E provavelmente é de onde vem a fama do Hitler também: na visão teísta tudo mundo que é mal não acredita em deus, todo ateu é adorador do diabo... (he he he... não acreditamos em deus mas adoramos o diabo... he he he)
Pois então, será que eles são ateus mesmo - isto é, será que não acreditam/acreditavam em Deus, ou será que eles foram simplesmente xingados de ateus?
Já falei: o termo “ateu” foi criado na idade média, até então praticamente quase não havia esse conceito.
Não, o termo ateu vem da antigüidade e foi criado na Grécia antiga. Entre os ateus do período clássico temos Epicuro, Demócrito, Anaxágoras e Protágoras na Grécia e Lucrécio e Sêneca em Roma.
http://en.wikipedia.org/wiki/Atheisthttp://en.wikipedia.org/wiki/List_of_atheists#ClassicalUm bom exemplo é o Da Vinci, vc vê um cara na época do Renascimento, inserido em um mundo voltado totalmente pra Deus, ele não parou e disse “ah! sou ateu!”, ou as pessoas diziam isso dele. Ele fez um mundo de coisas que um homem temente a deus não faria: cortou e estudou vários corpos, ele recebia pra fazer um quadro “santo” e entregava com tudo mundo humano, então era /repreendido punido e tinha que refazer, então colocava asa e aréolas nas pessoas, fazia alquimia, tinha relações com homens... o melhor da estória é que a igreja sabia das práticas dele e fazia vista grossa porque interessava pra ela... Assim sendo, na época ele não recebeu nenhum rótulo, mas atualmente, analisando esses fatos, afirma-se que ele era ateu... naquela época isso não importava, esse termo não passava pela cabeça das pessoas, não fazia sentido pra elas... é tipo usar o termo “virgem” para uma criança de 5 anos, isso não faz sentido pra ela...
Alexsandra, dissecar pessoa não faz de ninguém ateu, nem hoje e nem no Renascimento. Não importa se dissecar corpos não era coisa que um bom cristão fizesse no século XVI, ateu é que não crê em Deus. O mesmo vale para transar com homens ou estudar alquimia, nada disso importa, a questão é somente "Da Vinci cria em Deus?". E não pense você que eles não sabiam o que era um ateu, como eu disse esse termo vem da Antigüidade Clássica, e mesmo que tivesse vindo da Idade Média, como diz você, o Renascimento veio depois da Idade Média, eles sabiam muito bem o que significava não crer em Deus e em Jesus Cristo, e eles tinham outras palavras para isso também: Herege, ímpio, infiel... E naquela época dava fogueira dizer coisas como "Deus não existe". Talvez Da Vinci até tenha sido ateu e tenha guardado isso para si, mas o fato é que ele nunca disse explicitamente que não acreditava em Deus.
os termos mudam muito com o decorrer dos tempos, imagina séculos... e nós já estamos usando muito algumas variações para o termo ateu: “agnóstico” ou “niilista” por exemplo... acho que isso ta me irritando... como posso afirmar que alguém é algo sendo que eu não sei o que eu sou...
Bom, isso depende de como a pessoa se defini. A única maneira de saber se Da Vinci era ateu é encontrar uma citação dele em que ele deixa claro que não crê na existência de Deus. Os termos agnóstico e niilista é que não existiam nessa época, eles foram criados no século XIX, mas baseado nas citações dessas personalidades pode-se especular sobre suas crenças. Mas não se pode levar isso tudo a ferro e fogo também, como você mesma reconheceu que nem sabe direito o que você é, para muitas personalidades históricas isso também pode valer, talvez alguém não tenha se decidido, ou alguém não considerasse esse assunto importante a ponto de se preocupar em se rotular como isso ou aquilo.
eu era temente a deus, depois atéia temente (não acreditava mas tinha medo de ser punida), depois atéia praticante (adorava blasfemar e pregar contra deus), e agora, pra dizer que não sou nada e não quero saber, acho que sou ateia / agnóstica...
Eu também estou por aí, ora me defino como ateu e ora como agnóstico. É que o meu conceito de ateu é bem frouxo, para mim ateu é quem não tem crença na existência de Deus (o que não é o mesmo que "quem crê na inexistência de Deus", como querem alguns), logo, um agnóstico também é ateu.
Cada caso é um caso, pegam argumentos diferentes para afirmações sobres pessoas diferentes, mas falar que Jesus era ateu é foda! srsrs
Claro que eu só estava brincando, mas é que como você deu a entender que alguém que vai contra a religião estabelecida em sua época é ateu eu usei Jesus como um contra exemplo.
Pq será que falam do Disney? Acho que tem haver com os primeiros desenhos que foram considerados hereges...
Na verdade era a mulher de Disney que o chamava de ateu porque ele não freqüentava a igreja e não parecia ter o menor interesse por religião. Claro que isso não quer dizer que a pessoa não acredita em Deus, afinal, por mais que suponhamos que a mulher de Walt Disney o conhecesse muito bem, podemos considerar a hipótese de as suas acusações quanto ao ateísmo dele fossem produto de ressentimento contra a pouca espiritualidade demonstrada por seu marido.
“vítimas de calúnia” he he he ... meio forte esse termo...
Infelizmente o ateísmo não é bem visto aos olhos da sociedade. E se hoje é assim, imagine algumas gerações atrás? Inclusive, eu não sei se você está a par disso, mas para ilustrar o que eu quero dizer, numa pesquisa feita nos Estados Unidos foi perguntado a várias pessoas que minoria social aos olhos delas era menos confiável e os ateus foram os "vencedores". Os americanso confiam menos em ateus do que em outras minorias vítimas de preconceito, como imigrantes, muçulmanos, negros, latinos e homossexuais. Sendo assim, em muitos meios chamar alguém de ateu é sim uma ofensa pesada.