Autor Tópico: Grandes ateus.  (Lida 14751 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Grandes ateus.
« Resposta #50 Online: 12 de Julho de 2006, 18:31:12 »
http://www.maldonado.squarespace.com/livros-e-textos/

Pdf do Ecce Homo. Vou ler para recordar o tal capítulo e já posto algo sobre.

Tarcísio,

Ao que tudo indica ele era mesmo niilista e ateu militante. Pelo menos é o que seus textos afirmam. Tenho o "Ecce Homo - Como Tornar-se O Que Se é (1881-1888)" onde há um cápítulo que se chama "niilismo" e é bastante esclarecedor e no capítulos seguintes, O eterno retorno, sem usar o termo ateísta, ele defende veementemente a descrença em deus.

Se quiser, depois posso postar algumas passagens a respeito.

Estou lendo uma coleção de 44 pensadores, mas ainda não cheguei nesse livro, dei apenas uma olhada no conteúdo para poder fazer a citação.

Nada... Ele simplismente fala dos niilistas tão em terceira pessoa quanto se refere aos cristãos.
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 19:57:10 por Tarcísio »

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 12 de Julho de 2006, 20:49:00 »
Nada... Ele simplismente fala dos niilistas tão em terceira pessoa quanto se refere aos cristãos.

Certamente, você deve saber mais que eu, pois como disse, não li o livro, mas apenas alguns trechos só para citar o tópico.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 12 de Julho de 2006, 23:38:05 »
Entre os brasileiros:

Machado de Assis
Augusto dos Anjos
Graciliano Ramos
Raquel de Queirós
João Cabral de Melo Neto

Todos eram ateus declarados? Existe algum material em que Machado de Assis, por exemplo, fale sobre sua descrença?

Érico Veríssimo, a certa altura de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias, deixa bem claro o seu ateísmo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Julho de 2006, 00:02:09 »
Os três últimos se declaravam comunistas e ateus. Quanto a Machado, apesar da fama que ele tem de ser ateu, eu não encontrei na Internet uma declaração clara saída da boca dele. Eu sei que no antigo site da STR havia uma lista em que constava Machado entre os ateus brasileiros.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 13 de Julho de 2006, 00:04:12 »
:ok:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #55 Online: 13 de Julho de 2006, 08:36:06 »

Certamente, você deve saber mais que eu, pois como disse, não li o livro, mas apenas alguns trechos só para citar o tópico.

Ontem encucado fui discutir com um amigo sobre o ateismo e Nietzsche. Segundo ele isso foi tema de trabalho de um filósofo da UFRJ ou UERJ( era uma festa não espere que eu lembre muita coisa :P ) e que ele pode provar pela matéria de uma edição especial da revista "Discutindo filosofia". Então nos próximos dias estarei postando o trabalho do carinha que provou que Nietzsche é ateu e após isso começarei a bolar minha contra-tese.

Veremos...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 22 de Julho de 2006, 22:49:54 »
Bjork.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 24 de Julho de 2006, 21:12:52 »
Pelo que eu sei não há nenhuma confissão de Disney sobre ser ateu. A questão é que ele não ia à igreja e a sua mulher se ressentia bastante disso, por isso o 'xingava' de incrédulo, infiel, herege e ateu.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #59 Online: 25 de Julho de 2006, 00:40:32 »
Ja ouvi boatos de que ele era ateu e se converteu no leito de morte.

Sempre tenho um pé atrás nessas estorinhas.
Há uma sobre o Darwin assim, conhece?

[]'s

Ouvi dizer que Darwin tornou-se ateu no fim da vida devido a morte da filha.
Quanto a Voltaire, quem leu qualquer obra dele repara o quanto seu teísmo transparece. Obviamente, a acusação de que ele seja um ateu que se converteu no leito de morte só pode ter partido de pessoas cujas mentes estão (ou estavam) infestadas de obscurantismo e intolerância, duas coisas que Voltaire sempre criticou.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #60 Online: 25 de Julho de 2006, 06:11:08 »

[]'s

Quanto a Voltaire, quem leu qualquer obra dele repara o quanto seu teísmo transparece. Obviamente, a acusação de que ele seja um ateu que se converteu no leito de morte só pode ter partido de pessoas cujas mentes estão (ou estavam) infestadas de obscurantismo e intolerância, duas coisas que Voltaire sempre criticou.

Você já leu "O Ingênuo"? Aquele padre no cárcere sempre me passou um ateismo escondido pela necessidade de uma muleta. Em que óbras de Voltaire deixa mais explícito o teismo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Julho de 2006, 13:31:17 »
Voltaire era anti-clerical, o que não quer dizer que ele era ateu. Assim como Tom Paine, Voltaire era contra a religião organizada, mas acreditava em Deus.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Julho de 2006, 14:39:08 »
Um videozinho legal com várias celebridades ateístas, a maioria contemporâneas:

Versão em português (mas com muitos erros de tradução)
Versão original em inglês, algumas celebridades a mais
« Última modificação: 25 de Julho de 2006, 14:45:26 por Willy Nilly »

Offline Xiru

• Nível 01
  • *
« Resposta #63 Online: 25 de Julho de 2006, 15:52:09 »
Pessoal,estou entrando na discussão para contestar a validade dessas listas de ateus famosos.Não seria apelo à autoridade?Além disso só é citado os exemplos positivos.pergunto se o maníaco do parque se declarasse ateu ou se descobrissem que Jack o estripador também era se seriam lembrados.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #64 Online: 25 de Julho de 2006, 16:01:20 »
Pessoal,estou entrando na discussão para contestar a validade dessas listas de ateus famosos.Não seria apelo à autoridade?

Não. Apelo a autoridade é quando eu faço uma argumentação baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprová-la .
Ex:"Se Aristóteles disse isto , é verdade " ou "Se a Bíblia diz isto ,isto necessariamente é a verdade ".
Além disso só é citado os exemplos positivos.pergunto se o maníaco do parque se declarasse ateu ou se descobrissem que Jack o estripador também era se seriam lembrados.

Porque o propósito do tópico é listar grandes ateus.
 Do mesmo jeito que eu poderia fazer um lista dos "grandes santistas" ou "grandes corinthianos"(humm...não...esse seria difícil...).

"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #65 Online: 25 de Julho de 2006, 16:55:25 »
mas acreditava em Deus.

Você repetiu tudo haha. Gabriel a dúvida é "Onde ele deixa claro que acredita em Deus?" entendeu.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #66 Online: 25 de Julho de 2006, 16:59:13 »
Pessoal,estou entrando na discussão para contestar a validade dessas listas de ateus famosos.Não seria apelo à autoridade?Além disso só é citado os exemplos positivos.pergunto se o maníaco do parque se declarasse ateu ou se descobrissem que Jack o estripador também era se seriam lembrados.

Não. Nâo é uma falácia de Apelo a Autoridade porque não estamos argumentando. Não estamos usando o nome deles para provar qualquer ponto de vista. É só uma curiosidade mesmo.

Se vir algum ateu usando esses nomes em um argumento, aí sim pode descer a lenha nele.

E se quiser fazer a lista dos piores ateus, fique à vontade. Não duvido que existam, apesar de nunca ter ouvido falar em nenhum.

Se bem que seria interessante fazer a lista dos piores religiosos, pois poderia servir para a argumentação de que a religião não necessariamente torna uma pessoa boa. Muitos religiosos com quem me deparo acham que são melhor do que os outros só por terem uma religião e que somente pessoas sem religião cometem crimes. Não seria um Apelo a Autoridade na medida em que não se generalizasse.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 25 de Julho de 2006, 17:04:25 »

E se quiser fazer a lista dos piores ateus, fique à vontade. Não duvido que existam, apesar de nunca ter ouvido falar em nenhum.

Fácil, fácil, é só fazer uma lista dos líderes comunistas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #68 Online: 25 de Julho de 2006, 20:25:11 »

Fácil, fácil, é só fazer uma lista dos líderes comunistas.

Verdade né? Nem me passou pela cabeça pensar sobre o comunismo. Stalin mesmo era ateu e um grande filho da p%ta.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #69 Online: 26 de Julho de 2006, 15:03:36 »
Entre os brasileiros:

Machado de Assis
Augusto dos Anjos
Graciliano Ramos
Raquel de Queirós
João Cabral de Melo Neto
Oscar Niemayer
Caetano Velloso
Fernando Henrique Cardoso

Vale lembrar o saudoso Mário Quintana.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #70 Online: 26 de Julho de 2006, 22:45:48 »

[]'s

Você já leu "O Ingênuo"? Aquele padre no cárcere sempre me passou um ateismo escondido pela necessidade de uma muleta. Em que óbras de Voltaire deixa mais explícito o teismo?

Cara, em todas obras de Voltaire chega a ser panfletário o teísmo dele.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #71 Online: 27 de Julho de 2006, 11:44:20 »
até achei o tópico interessante até ver que vocês estragam tudo com seus rótulos...

quem é o que?

ateísta, teísta, niilista... ateu assumido? ba!!! quando complicou tanto?

até a idade média não existia o termo “ateu”, então não existia nenhuma pessoa ateia?

vocês são radicais demais!!! ou é ou não é e pronto!!!

Darwin é considerado ATUALMENTE um ateu pelas idéias que pregava na época!
E da mesma forma Da Vinci!

Saddam Hussein também tem uma grande fama de ateu. Quem prova que sim ou não?

O Cazé Peçanha da MTV é ateu assumido...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 27 de Julho de 2006, 16:49:21 »
Alexsandra, por que nós somos radicais? Por que tentamos colocar os pingos nos i's? Nós procuramos ser cautelosos antes de afirmar que certo fulano era ateu para não cair nos mesmos erros em que muitas pessoas, a busca de argumentos de autoridade, incorrem. Quantas vezes você já não ouviu um teísta dizer que Einstein acreditava em Deus e que Hitler era ateu? A primeira afirmação é imprecisa e a segunda é totalmente falsa, mas ambas são fruto de um juízo apressado.

Como assim Darwin "atualmente" é considerado ateu? Um ateu é quem não crê em Deus, e essa definição é a mesma desde a antigüidade, se alguém podia ou não ser considerado ateu no século XIX, o mesmo vale sem mudanças para hoje. O fato de a teoria da Evolução de Darwin ter ido contra as opiniões da Igreja não fazem de Darwin ateu, se fosse por isso poderíamos considerar Jesus Cristo ateu também, já que suas idéias desafiavam as religiões de sua época! Na verdade não apenas e possível crer na evolução e mesmo assim crer em Deus, como existem milhões de pessoas, cientistam ou não, que aceitam a evolução e a religião. O próprio Vaticano reconhece que a Teoria da Evolução é "mais do que apenas uma teoria".

Quanto a Saddam Hussein, ele é muçulmano não praticante, é um dos raros exemplares de ex-chefe de estado islâmico laico. Numa sociedade ultra-religiosa como a iraquina é natural que ele receba acusações de ateísmo - lembre-se que se na Civilização ocidental o ateísmo ainda é um tabu, imagine como é na Civilização Muçulmana! Tom Paine e Thomas Jefferson, Pais da Pátria americanos, apesar de acreditarem em deus, eram acusados de ateísmo pelos seus inimigos simplesmente porque aos olhos de muita gente chamar alguém de ateu é uma forte ofensa. Eu lembro que pouco depois do 11 de setembro alguns líderes muçulmanos "xingaram" os terroristas que tomaram parte nos ataques de ateus, disseram que eles não acreditavam em Alá de verdade (afinal, quem não crê em Deus não tem medo do inferno, e portanto é mal...) Muitas outras pessoas possivelmente também foram vítimas de calúnia ao terem entrado para a história com fama de ateus, entre eles possivelmente também Walt Disney e Oskar Schindler (aquele do filme "A Lista de Schindler").

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #73 Online: 27 de Julho de 2006, 16:59:42 »
Sadam Hussein gostava das idéias de Stalin, mas não era ateu. Tava mais para muçulmano não-praticante (era meio cético quanto à religião), e mantinha a imagem de um bom islamita. E se não me engano, ele era curdo e oprimia os xiitas. Que eu saiba, esse conflito éde caráter religioso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 27 de Julho de 2006, 17:07:42 »
Saddam é sunita. Elem mandou massacrar curdos com armas químicas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!