Autor Tópico: O suicídio e a religião.  (Lida 15891 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
O suicídio e a religião.
« Online: 11 de Maio de 2006, 11:47:28 »
Estou construindo uma tese sobre o suicídio nas religiões.

Por que o suicídio, por exemplo, na religião protestante, é considerado um ato SEM PERDÃO?

Isto é, o indivíduo que se suicida irá para o inferno direto.

Opiniões, por favor...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: O suicídio e a religião.
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2006, 12:00:24 »
Penso que seja pela questão deles acreditarem que seja de competência exclusiva de Deus governar sobre nossa hora de morrer. O interessante é que este tipo de pensamento daria legitimidade a eutanásia (sob o ponto de vista exclusivamente religioso e não ético/moral).
Quando a pessoa, pelo livre arbítrio, opta por morrer, tira a autoridade de Deus sobre a hora de nossa morte... algo muito parecido com "nossa missão na Terra ainda não estava completa e Deus ainda teria mais tarefas para cumprirmos".
« Última modificação: 11 de Maio de 2006, 12:04:08 por Spitfire »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2006, 12:25:58 »
Porque contradiz o que deus quis pra você já que você nao cumpriu os planos de deus o que deus planejou pra você não pode ser descumprido porque deus é infálivel...:lol:

Essa é a resposta dos cristão...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2006, 12:37:54 »
Um Kardecista me disse que se uma pessoa suicidar ela reencarnará com problemas mentais. Somente após umas 5 encarnações de muito aprendizado que a pessoa volta a reencarnar normalmente.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2006, 12:56:07 »
Hugo,
E se a pergunta for outra? Não deveriamos entender as causas de um suicidio, para saber porque exatamente ele é punido pela religiões? Será que as religiões não condenam apenas algo que já está grafado na humanidade como incorreto?

Night,
Quem te disse isso, com certeza não conhece o Espiritismo (se bem que você relatou sobre o kadercismo, deve ser uma religião diferente do Espiritismo).
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2006, 13:07:13 »
O que existe de incorreto de tu seres soberano absoluto da sua vida? Incorreto é delegar a uma entidade inexistente estes atributos.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2006, 13:19:52 »
Eu não queria ter utilizado a expressão "incorreto", porém não lembrei de outra melhor (se eu lembrar de um termo mais apropiado volto aqui e acerto). Mas a idéia é esta. Parece-me que a questão maior é que a humanidade considera isto um ato, bizarro, incorreto, abominável e as religiões de certa forma incorporaram este ensinamento. E não são somente as religiões. Acredito que a psicologia, a psiquiatria não concordem com o ato, será? Quem não ficou chocado quando recebeu a noticia do suicidio do Zibs?

Lembre-se que você é um dos que considera, esta "entidade" inexistente. Existem pessoas, na qual me incluo, que não pensam desta forma.
www.apologiaespirita.org

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2006, 13:33:19 »
Eu não queria ter utilizado a expressão "incorreto", porém não lembrei de outra melhor (se eu lembrar de um termo mais apropiado volto aqui e acerto). Mas a idéia é esta. Parece-me que a questão maior é que a humanidade considera isto um ato, bizarro, incorreto, abominável e as religiões de certa forma incorporaram este ensinamento. E não são somente as religiões. Acredito que a psicologia, a psiquiatria não concordem com o ato, será? Quem não ficou chocado quando recebeu a noticia do suicidio do Zibs?

Lembre-se que você é um dos que considera, esta "entidade" inexistente. Existem pessoas, na qual me incluo, que não pensam desta forma.

V/ conseguem provar a existência desta entidade?

Se não conseguem, pelo menos para fins de debate, ela deve ser considerada como inexistente até que fornece evidências convincentes da sua existência
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2006, 13:38:35 »
Hugo,
E se a pergunta for outra? Não deveriamos entender as causas de um suicidio, para saber porque exatamente ele é punido pela religiões? Será que as religiões não condenam apenas algo que já está grafado na humanidade como incorreto?

Aí é que está a questão. Por que as religiões "punem" o suicida?

Voce faou que a humanidade considera isso bizarro, porém, no Japão, em determinados casos, o suicídio é um ato de bravura. E aí?

A pergunta pode ser essa, agora:

" Por que as religiões "punem" o suicida?"
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2006, 14:01:38 »
Aí é que está a questão. Por que as religiões "punem" o suicida?

Voce faou que a humanidade considera isso bizarro, porém, no Japão, em determinados casos, o suicídio é um ato de bravura. E aí?

A pergunta pode ser essa, agora:

" Por que as religiões "punem" o suicida?"

E os muçulmanos até têm recompensas pra quem "morre pela causa"...
O Haraquiri dos japoneses é cometido em razão de uma mancha na honra da pessoa e é cometido em um momento de razão, sem desespero nem nada, todo uma cerimônia de preparo. É questão de cultura mesmo... o ato de tirar a própria vida nessas culturas, é razão de extrema coragem, e não de vergonha ou censura...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2006, 14:13:39 »
Todo suicidio é fácil? Ou seja, as pessoas não hesitam antes, não sofrem, não incorrem a ele várias vezes? Mesmo que os japoneses ou outras culturas o considerem um ato de bravura, na "hora" do ato, não deve ser algo extremamente fácil, e mesmo com rituais, mesmo que a pessoa não demonstre, acredito que não se possa afirmar que é um ato "normal".

As religiões não "punem" os suicidas, me desculpem por ter utilizado o termo "punir" anteriormente. Elas podem no máximo condenar a ação. Me fiz a pergunta: "Como pode-se punir um suicida?" e cheguei a conclusão que o termo punir é incorreto.

Sem querer provocar um "apelo emocional", gostaria de saber algo apenas para motivo de estudos. Como vocês encarariam um suicidio de um ente ou pessoa próxima e querida?

P.S.: Como é um estudo sobre a abordagem dos suicidios pelas diversas religiões, ai vai a minha contribuição por parte do Espiritismo.Memórias de um Suicida - Clique Aqui
« Última modificação: 11 de Maio de 2006, 14:31:01 por Douglas »
www.apologiaespirita.org

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2006, 14:39:12 »
Todo suicidio é fácil? Ou seja, as pessoas não hesitam antes, não sofrem, não incorrem a ele várias vezes? Mesmo que os japoneses ou outras culturas o considerem um ato de bravura, na "hora" do ato, não deve ser algo extremamente fácil, e mesmo com rituais, mesmo que a pessoa não demonstre, acredito que não se possa afirmar que é um ato "normal".

Com todo o respeito, acho que te falta um pouco mais de flexibilidade de pensamento antropológico.  Na cultura e nas circunstâncias adequadas o suicídio é algo bastante normal e fácil.  O Japão é apenas um dos exemplos.

Sem querer provocar um "apelo emocional", gostaria de saber algo apenas para motivo de estudos. Como vocês encarariam um suicidio de um ente ou pessoa próxima e querida?

Depende completamente do efeito desse suicídio sobre a qualidade de vida dos outros, bem como da qualidade de vida que o próprio suicida tivesse antes.  Eu poderia sentir desde pesar pelos entes queridos dele até alívio pelo tormento pessoal dele ter chegado ao fim.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2006, 14:47:22 »

Uma escolha que, mesmo em deixando triste, compete exclusivamente a ela a decisão... é dela o direito de reinar sobre o destino da sua propria vida... não a terceiros e/ou inexistentes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2006, 14:50:02 »
Respondendo à pergunta do Hugo:

o suicídio é um ato que quebra ou pelo menos altera fortemente a relação entre o indivíduo e a comunidade religiosa, por isso as religiões tem de ter uma opinião sobre esse assunto.  Afinal, uma das principais finalidades da religião é administrar a troca de valores morais e emocionais entre o indivíduo e a sociedade.

Só que algumas enfatizam a busca de autenticidade e da felicidade do indivíduo, enquanto que outras (particularmente as abraâmicas) preferem convidar o indivíduo a se identificar com a comunidade e fazer sacrifícios pessoais.

Existem, é claro, situações em que a auto-aniquilação é de fato o melhor rumo para o próprio indivíduo e para a sociedade.  Mas como é um ato tão irreversível, é apenas natural que se tenha muito cuidado antes de chegar a essa conclusão.

Ainda mais para o Cristianismo, que já no berço fala tanto sobre a beleza do sacrifício e a necessidade de pensar no bem-estar do próximo.  Se não houvesse uma condenação clara do suicídio, qualquer depressão poderia virar um convite ao suicídio.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2006, 14:55:56 »
Douglas

Queira ou não, as religiões (algumas) punem sim, o suicida. Afirmam categoricamente que ele não herdará o reino dos céus.

A punição é, na verdade, um exemplo para os que ficam, dando um claro recado para não encorrerem no mesmo erro.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2006, 14:59:39 »
"Erro"?   :hein:

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2006, 15:05:17 »
Respondendo à pergunta do Hugo:

o suicídio é um ato que quebra ou pelo menos altera fortemente a relação entre o indivíduo e a comunidade religiosa, por isso as religiões tem de ter uma opinião sobre esse assunto.  Afinal, uma das principais finalidades da religião é administrar a troca de valores morais e emocionais entre o indivíduo e a sociedade.

Só que algumas enfatizam a busca de autenticidade e da felicidade do indivíduo, enquanto que outras (particularmente as abraâmicas) preferem convidar o indivíduo a se identificar com a comunidade e fazer sacrifícios pessoais.

Existem, é claro, situações em que a auto-aniquilação é de fato o melhor rumo para o próprio indivíduo e para a sociedade.  Mas como é um ato tão irreversível, é apenas natural que se tenha muito cuidado antes de chegar a essa conclusão.

Ainda mais para o Cristianismo, que já no berço fala tanto sobre a beleza do sacrifício e a necessidade de pensar no bem-estar do próximo.  Se não houvesse uma condenação clara do suicídio, qualquer depressão poderia virar um convite ao suicídio.

Certo. A condenação clara é para inibir o ato. Mas, acredito que há algo implícito nessa condenação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2006, 16:25:35 »
Certo. A condenação clara é para inibir o ato. Mas, acredito que há algo implícito nessa condenação.

Talvez seja a percepção de que o suicida não tem fé na graça e sabedoria do plano divino.  Vide o Livro de Jó e Tiago 5;7-11, por exemplo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2006, 16:47:42 »
é, há de ter alguma explicação teológica.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2006, 17:07:13 »
Lembro que li (no Livro dos médiuns, se não me engano, ou seria no Céu e Inferno? Não lembro) sobre um suicida que pulou de um precipício, e seu espírito ficou se jogando do precipício por séculos, segundo a mitologia espírita.

[]'s

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2006, 17:09:40 »
é, há de ter alguma explicação teológica.

Bom... vou dizer qual seria minha tese sobre essa "condenação" das religiões ao suicida.

A vida cristã começa pela conversão. O indivíduo se converte e a partir daí começa uma nova vida - "sereis um novo homem" - o passado não importa mais, pois seus pecados foram justificados por cristo quando o mesmo se converte.

O mundo é visto de outra forma. O cristão já não pertence a esse mundo e vive em consequência do "além-mundo" (Nietzsche). Já não importa mais as suas obras e essa vida fica completamente "sem sentido".

Ora, esse indivíduo já está "salvo". Viver para que, então? Cai-se em um paradoxo: viver nesse mundo do diabo ou morrer para viver no mundo de deus?

Aí é que entra a teologia e afirma o pecado do suicídio. Se não fosse colocado essa condição, o suicídio seria a mais rápida forma de entrada nos céus. A religião perderia o controle e decretaria seu prórpio óbito.

Quando a religião cristã viu que suas doutrinas levariam o indivíduo á um niilismo mundano, ela mesma tratou de corrigir, impondo um pecado irreversível. Sim, por que todos os pecados podem ser reparados, mesmo depois da morte do cristão (vide o purgatório). O único que foge a regra é o pecado do suicídio.

P.s.: Minha tese é baseada na religião cristã.
P.s.: Como se trata de uma tese, supõe-se ineditismo. Se alguém tiver lido algo semelhante, favor me indicar.

« Última modificação: 11 de Maio de 2006, 17:16:25 por Hugo »

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2006, 21:52:00 »
Eu posso tbm ser tao maquiavelica quanto o hugo e adicionar que um suicida queima o filme de uma comunidade que supostamente estah em estado de graca. Gente em estado de graca nao sofre, ou sabe lidar com o sofrimento. Isso vale para todas as comunidades religiosas.

Mas se eu puder, quero colocar uma pergunta: JESUS SE SUICIDOU?

Porque cristao faz uma diferenca entre tirar a propria vida e permitir deliberadamente que outrem o faca. O que eu aprendi na catequese eh que eh deus que da a vida, e so ele tira. Isso se estende ao assassinato tbm. Acidentes funcionam como se fosse causa natural. Se se tem a INTENCAO de matar, ai ja eh pecado.
Se a pessoa tira a vida deliberadamente, eh suicida. Se ela cede a vida em nome de um bem maior (deus, a religiao, a revolucao social), aih ja eh martir.
Nao sei se esta eh a terminologia correta, porem.

achei os seguintes links aparentemente bons, mas soh bati o olho:
http://www.christianitytoday.com/ct/2000/127/42.0.html
http://www.suicidereferencelibrary.com/
http://www.med.uio.no/ipsy/ssff/engelsk/menuculture/Retterstol1.htm

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2006, 22:55:10 »
Eu posso tbm ser tao maquiavelica quanto o hugo e adicionar que um suicida queima o filme de uma comunidade que supostamente estah em estado de graca. Gente em estado de graca nao sofre, ou sabe lidar com o sofrimento. Isso vale para todas as comunidades religiosas.

Não entendi a expressão maquiavélica.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #23 Online: 12 de Maio de 2006, 00:09:50 »
Lá vai minha humilde opinião,

Eu penso que em determinadas situações,

o suicídio é um ato de coragem; porque matar alguém é fácil.

Por mais que vc seja perseguido, provavelmente continuará vivo.

Com o sucídio é difente, as religiões interpretam como uma afronta

ao destino pré-estabelecido pela divindade e um ato de rebeldia extremo.

Po outro lado, na maioria dos casos, quem faz isso está apenas

respondendo a algum isolamento/preconceito da sociedade, portanto,

a sociedade exerce enorme influêcia em sua decisão e já não é um ato de coragem ou independência....
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Maio de 2006, 01:01:38 »
Lá vai minha humilde opinião,

Eu penso que em determinadas situações,

o suicídio é um ato de coragem; porque matar alguém é fácil.

Por mais que vc seja perseguido, provavelmente continuará vivo.

Com o sucídio é difente, as religiões interpretam como uma afronta

ao destino pré-estabelecido pela divindade e um ato de rebeldia extremo.

Po outro lado, na maioria dos casos, quem faz isso está apenas

respondendo a algum isolamento/preconceito da sociedade, portanto,

a sociedade exerce enorme influêcia em sua decisão e já não é um ato de coragem ou independência....

coragem é o suicida ficar vivo apesar do que o faz querer se suicidar. quebrar o ímpeto ao pensar no sofrimento que causaria aos outros.
se agüentar alguém próximo morrer já é quase o fim do mundo, ter um filho suicida é motivo pra se matar também. se já não basta pensar que o sujeito não estará mais por aqui, ainda se leva em consideração tudo que o levou àquilo, todo o sofrimento, etc.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!