Autor Tópico: Louvor nas Cedulas de Real: Hora de Agir?  (Lida 14537 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Louvor nas Cedulas de Real: Hora de Agir?
« Resposta #25 Online: 14 de Maio de 2006, 00:52:39 »
Eu acho uma boa a frase no dinheiro... alias, não vejo outro lugar onde ela pudesse ser melhor utilizada. Afinal, religião como instrumento de elevação moral e espíritual é so desculpinha esfarrapada... ela quer é controle e poder. Na verdade a existência desta frase no dinheiro foi um dos motivos que me levou a ver, ainda na juventude,  a religião com olhos  mais críticos... logo ela tem duas finalidades distintas,a primeira, que não me incomoda nem um pouco, é de deixar os carolas de plantão mais mansos e a segunda de revelar a verdadeira intenção da religião(ões).

Quantos agora ateus já não tiveram seu primeiro impulso em repudiar a religião(ões) baseados nesta frase?
Eu, como agnóstico "quase" ateu, vejo nesta frase mais um instrumento de propaganda do ateísmo.  :wink:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Maio de 2006, 01:34:14 »
acho essa questão da nota uma bobagem sem tamanho... lutar por isso só vai servir para fazer um "movimento ateu", ou mesmo movimento a favor do laicismo - que é no que verdadeiramente deveria-se pensar, em vez de movimento pró-ateus - parecer um bando de bobos se importando com coisas tão sem importância quanto uma frase numa nota. Só serve para ser motivo de chacota, para que um político pense três vezes antes de falar em laicismo para não remeter a esse tipo de prioridade na cabeça das pessoas.

Devem haver coisas bem mais importantes para se ir atrás. Sei lá, coisas como apenas os TJs poderem se esquivar de servir o exército por desculpa religiosa, ensino religioso nas escolas, critérios de religião em seleção de empregos, coisas assim.

Acho que essa frase, do nosso ponto de vista, não deveria incomodar mais do que a frase "que o Curupira proteja nossas matas". Lutar contra isso é tão inútil como uma parada do orgulho ateu ou pedir para algum político criar o dia do ateu.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Maio de 2006, 01:36:57 »
Mas será que não vale a pena nem o rebuliço?
Eu não vi o tópico da AB. Mas isso daria visibilidade à ela? Talvez seria até interessante, nem se fosse pra "perder" a discussão e lançar a AB na mídia.

Como grupo humorístico?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Maio de 2006, 02:53:48 »
Como grupo humorístico?
Uma coisa dessas só se consegue se aparecer na mídia, grupinhos pequenos e desorganizados não conseguem nada se ficarem anônimos.

Não sei se vale a pena se importar com esse tipo de coisa. Mas não acho que seja motivo de chacota ir atrás disso. Não houve estardalhaço, e respeito, tanto que cumpriram o desejo, para voltar a frase quando tiraram? Porque haveria chacota por haver estardalhaço, agora, para retirar a frase?

Não que isso seja realmente importante (eu mesmo só descobri a tal frase depois de velho, e não me importo com ela), mas esse me pareceu um ótimo meio para fazer a AB emergir.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Maio de 2006, 14:13:19 »

http://ateusdobrasil.com.br/forum/topic=1647.0.html

Como pode isso incomodar TANTO ?
 lOUVAR DEUS  a partir do DINHEIRO que é a desgraca da humanidade já não suficiente ?
 Por favor ...

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 15 de Maio de 2006, 01:44:41 »
Esse tópico foi aberto na Ateus do Brasil. O tema é antigo, e gerador de ao menos uma dúzia de tópicos. Parece que, enfim, está na hora de fazer alguma coisa de concreto com relação a isso. A solução não parece tão complexa.

http://ateusdobrasil.com.br/forum/topic=1647.0.html

ESTE eh o tipo de acao que a AB esta querendo fazer?!?

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Faz favor garotada, vamos crescer.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Pra eles talvez ate precisasse explicar, mas a mocada do CC eh mais esperta. Eu espero.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 15 de Maio de 2006, 09:17:25 »
Eu disse... é só o preâmbulo...:?

A Constituição é totalmente laica. Por isso as notas também deveriam ser...

Só que fazer um movimento a favor dessa mudança ia ser muito chato e poderia chamar uma atenção errada sobre os ateus...

Pelo menos eu acho...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Maio de 2006, 13:14:03 »
Se fossemos analisar a situação sob o ponto de vista da coerência, quem deveria encabeçar o movimento para retirar a frase das cédulas de dinheiro deveriam ser justamente os crentes.
São eles que abdicam do materialismo em prol do espiritual... e nada é mais representativo do materialismo do que o dinheiro.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #33 Online: 15 de Maio de 2006, 15:45:12 »
Isso é tão bobo! Uma ONG que defenda essa idéia será eternamente ridicularizada!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Maio de 2006, 15:47:41 »
Toda aquela violencia em São Paulo e tudo mais, e vocês vão gastar tempo em dinheiro montando ONG pra tirar o "Deus Seja Louvado" do dinheiro?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #35 Online: 15 de Maio de 2006, 16:56:25 »
Tirar o "Deus seja louvado" não vai mexer nas bases da nossa sociedade cristã. Torço para que um dia isso aconteça, mas que seja a causa de uma sociedade mais evoluída e não algo imposto por uma minoria, que provavelmente só geraria polêmica e talvez ainda mais fundamentalismo religioso.
Who cares?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #36 Online: 15 de Maio de 2006, 16:59:35 »

lOUVAR DEUS a partir do DINHEIRO que é a desgraca da humanidade já não suficiente ?
 Por favor ...
Claro, tava faltando...
Imagine então que estivesse escrito "Deus é uma farsa", você não se importaria, Videomaker.

Toda aquela violencia em São Paulo e tudo mais, e vocês vão gastar tempo em dinheiro montando ONG pra tirar o "Deus Seja Louvado" do dinheiro?
Um problema não exclui o outro.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Maio de 2006, 20:56:06 »

Deus seja louvado , te agredi tanto assim ?
 Mas o cara nem existe !!!!
 Talvez fosse a mesma coisa que dizer , papai noel é gente fina ...
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #38 Online: 15 de Maio de 2006, 22:30:51 »
¬¬

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Maio de 2006, 22:35:31 »

Deus seja louvado , te agredi tanto assim ?
 Mas o cara nem existe !!!!
 Talvez fosse a mesma coisa que dizer , papai noel é gente fina ...

A do papai noel, pelo menos seria divertida!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Maio de 2006, 00:56:54 »
Tirar o "Deus seja louvado" não vai mexer nas bases da nossa sociedade cristã. Torço para que um dia isso aconteça, mas que seja a causa de uma sociedade mais evoluída e não algo imposto por uma minoria, que provavelmente só geraria polêmica e talvez ainda mais fundamentalismo religioso.

Acho interessante isso... ao mesmo tempo que um comuna já tenha dito algo no sentido de "a religião é o ópio do povo"... ou essa frase seja comumente atribuida a ele... imagino se, ao mesmo tempo, pessoas teoricamente sem religião no sentido estrito... também não seriam suscetiveis a algum populismo análogo... a votar empolgados em alguém que simplesmente hasteasse essa bandeira...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Maio de 2006, 01:12:47 »
 lOUVAR DEUS a partir do DINHEIRO que é a desgraca da humanidade já não suficiente ?
 Por favor ...
Claro, tava faltando...
Imagine então que estivesse escrito "Deus é uma farsa", você não se importaria, Videomaker.
Acho que teístas ficariam indignados com isso, mas principalmente por, ao menos teoricamente, ou em alguns casos, ser uma coisa bem distinta de ateísmo... então não se esperaria normalmente comportamentos ateus "fanáticos"... coisas como ateus promovendo boicote ou mesmo proibição a algum filme como "paixão de cristo"...

Um problema não exclui o outro.
Claro que não, mas tem que ter prioridades. Acha que essa questão deve ter prioridade máxima como defesa do laicismo na sociedade?

rizk

• Visitante
« Resposta #42 Online: 16 de Maio de 2006, 01:47:52 »
Montando ONG? Quem? Faz quase um ano que nos reunimos, e AINDA nao se fez o registro da organizacao.

Se a AB quer criar uma imagem publica, e uma boa imagem a proposito, tem que acabar com aquela palhacada de a lei do silencio paulistana nao valer pra igreja. Isso sim eh o tipo de coisa que toda pessoa de bom-senso, religiosa ou nao, veria com bons olhos. Um abaixo-assinado resolveria.

Mas nao, eles preferem virar o mundo contra eles.

Ai de vcs, adolescentes da AB. Feliz sou eu que sai antes.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #43 Online: 16 de Maio de 2006, 10:22:29 »
Sem mais.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 16 de Maio de 2006, 12:50:40 »
acabar com aquela palhacada de a lei do silencio paulistana nao valer pra igreja.
?
Uma informaçãozinha, para um pobre alienado, pelamor dedeuuuuuus!!!

Excesso de barulho nos templos.
Gritaria, histeria..., sem nenhum respeito aos vizinhos e ao horário.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 16 de Maio de 2006, 13:21:13 »
  Alguns defendem riscar a frasezinha das cédulas...

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

:nojo:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 16 de Maio de 2006, 17:12:24 »
acabar com aquela palhacada de a lei do silencio paulistana nao valer pra igreja.
?
Uma informaçãozinha, para um pobre alienado, pelamor dedeuuuuuus!!!

Excesso de barulho nos templos.
Gritaria, histeria..., sem nenhum respeito aos vizinhos e ao horário.

ah tá, inclusive mais tarde pensei nisso, mas é que "lei do silêncio" também tem outro significado e era esse outro que me veio em mente e deixou totalmente confuso...

rizk

• Visitante
« Resposta #48 Online: 16 de Maio de 2006, 21:55:56 »
nah, nao eh lei do silencio tipo os 3 macaquinhos.

Eh uma coisa que tem em Sao paulo chamada PSIU-programa de silencio urbano. Serve pra controlar os niveis de ruido da cidade, e a maioria das pessoas o conhece porque seus fiscais fecham as nossas baladas. POREM o Carlos Apolinario passou em 2001 uma revisao da lei que diferenciava o nivel de ruido permitido para os locais de culto.

No ultimo outubro, porem, acabaram com todas as instiracoes da Ateus do Brasil vir a ser util.

"O princípio jurídico da isonomia expressa que todos são iguais perante a lei (Constituição Federal, Art. 5o). Portanto, não é possível que qualquer tipo de poluição (ruído urbano) tenha legislação específica que seja mais leniente para determinado tipo de fonte que aquela aplicada às demais fontes do mesmo tipo de poluição. Isto decorre do simples fato que os atingidos por esta forma de poluição estarão sofrendo danos à saúde física e psíquica, independentemente do tipo de atividade geradora do desconforto acústico.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decreta:

Art.1o.: Os Templos de Culto Religioso, organização sem fins lucrativos e de atividade intermitente, deverão observar os níveis de ruído e vibração de ordem sonora estabelecidos pela NBR 10.151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. (...)"
http://www2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/cades/resolucoes/0064

Aparentemente isso ja esta em vigor.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 17 de Maio de 2006, 07:32:52 »
  Finalmente alguém concluiu que as igrejas causam danos físicos e psiquicos. :hihi:.Ou pelo menos o barulho delas. :grito:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!