Nightmare, eh bom falar disso com vc. Fico contente que me entendeu. Eu realmente nao sei como acabar com o loop e conto com os competentes colegas juristas pra faze-lo. Mas sempre achei que funcao da cadeia era isolar o elemento patogenico da sociedade e trabalhar na sua reabilitacao; o nosso sistema nao faz nenhum dos dois.
Rizk,
Realmente a função das penas privativas de liberdade deveria ser a da ressocialização do condenado. Mas, a verdade é que nenhum sistema cumpre esta função... Isto não é um mal apenas do Brasil.
Não apenas isso... Começo a dar ouvidos à tese de que o sistema penal/penitenciário (como um todo) é um dos instrumentos da manutenção de poder (mundialmente falando). O que eu vejo é um sistema esquisofrênico; um sujeito furta/rouba meia-dúzia de coisas insignificantes e passa metade da sua "vida útil" na cadeia; do outro lado, outro sujeito engravatado desvia milhões do erário e sequer sente o cheiro da cela. A eqüidade continua e continuará por muito tempo sendo um conceito metafísico.
Todavia, as soluções que vislumbro são impraticáveis em qualquer sistema capitalista. Mas, maldito loop, o fim do sistema capitalista me inspira um cenário pós-armagedônico.
Eu nao gosto muito da ideia de exercito nas ruas, porque o lugar dele eh na fronteira. Mas caralho ne, nao da muito pra negar que existem fronteiras aqui na cidade. Que venha, mas que nao os percamos de vista.
Uma das funções do Exército é zelar pela soberania do Estado, defendendo-o também deste tal de "poder paralelo".
Talvez o receio rizkiano seja referente ao passado obscuro que, feliz ou infelizmente, não chegamos a vivenciar de forma memorável (viva a História!). Não gosta de dar espaço ao Exército por causa disso? Acha que dar a ele o gostinho do comando pode incentivar golpes? Não sei se é este o motivo; por muito tempo pensei assim também (talvez ainda haja vestígios em mim deste temor). Se for esta a razão, indago-lhe:
Ser negligente com relação à segurança e soberania nacional não pode ser igualmente ou mais perigoso do que usar o exército para intervir? Quando os governantes demonstram fraqueza, isto não incentiva mais o pensamento golpista?
Não menos relevante: qual a função do Exército, se não pudermos usá-lo por temermos golpes de poder?