Autor Tópico: Ataques contra bases policiais em SP  (Lida 7736 vezes)

rizk

• Visitante
Re: Ataques contra bases policiais em SP
« Resposta #75 Online: 16 de Maio de 2006, 22:37:53 »
Todavia, as soluções que vislumbro são impraticáveis em qualquer sistema capitalista. Mas, maldito loop, o fim do sistema capitalista me inspira um cenário pós-armagedônico.
Eu estou tendendo para esse lado tbm. Queria mais detalhes do que vc imaginou como solucao; eu aqui nao consegui encontrar nada.

A relacao de poder entre o exercito e a sociedade civil eh desigual o suficiente pra gente ter medo de que eles abusem. E as pessoas sao assim, a gente dah a mao e eles tomam o braco. Isso talvez se enquadre em "medo de golpe". Mas isso eh neura minha, vc sabe.

Tentei pensar no especifico do PCC em sao paulo, e fui contra do mesmo jeito. Lugar de exercito eh na fronteira e o da policia civil eh na cidade. As pessoas dizem que a nossa policia nao tem preparo; nem o nosso exercito. E pior que tudo, as instituicoes de seguranca publica nao compartilham informacoes: um milico nao saberia o que fazer aqui. Tipo "quero ver esses caras virem do meio do mato e se meter em Heliopolis", entende? Eles nao tem conhecimento nem vivencia de como as coisas se organizam na cidade, muito menos nessa coisa gigantesca que eh sao paulo, eh uma cidade que funciona sob uma logica toda sua, etc.

Tbm eh de conhecimento geral que o PCC nao quer a revolucao nem nada. Eu achava que nao ia durar muito porque eles tbm tem os negocios deles para cuidar. Dizem que o registro de BO caiu uns 60% na cidade ontem - agora nao sei se era falta de crime ou medo de a pessoa entrar na delegacia, mas enfim. Imaginei que nao passaria de 1 semana a serio, e um ou outro ataque depois. Parece que eh isso que esta acontecendo agora. O exercito ia chegar depois de tudo ja ter acabado e o PFL e PSDB ainda iam ficar devendo favor pro PT. Se bem que minha mae me disse que essas forcas especiais que o Lula queria mandar so vao acabar o treinamento na epoca dos Jogos Panamericanos - eh verdade?

Portanto, eu acho que nesse caso nao tinha que vir exercito porcaria nenhuma. Nao achei motivos nem teoricos nem praticos pra concordar com isso.

Mas e ai, vcs acham que o Mr. Burns fez acordo com os bandidos? Eh o boato que corre.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #76 Online: 16 de Maio de 2006, 22:42:13 »
O exército tem preparo sim Risk. Provaram isso no Haiti e a pouco tempo aqui no Rio (onde era em sua maioria soldado raso mesmo, ao contrario dos que foram pro Haiti), onde tiveram um sucesso invejoso em suas ações.
"The patient refused an autopsy."

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #77 Online: 17 de Maio de 2006, 01:10:53 »

O GTA. :p

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #78 Online: 17 de Maio de 2006, 14:29:00 »
E a policia agora mete bala:

Em 12 horas, policia mata 33 suspeito e prende 24. Total de bandidos mortos 71.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #79 Online: 17 de Maio de 2006, 14:38:51 »
Tem que ser assim. Se não matar morre.
Vale lembrar que foram 44 mortos entre civis, policiais e bombeiros mortos pelos terroristas.
91 suspeitos detidos 113 armas apreendidas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #80 Online: 17 de Maio de 2006, 14:44:40 »
Funcionou direitinho a campanha de recolhimento das armas de fogo, hein?:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #81 Online: 17 de Maio de 2006, 14:47:19 »
Mais uma vez estou sozinho, ou quase, nesta.Mas não consigo me comover com os CONTRA-ATAQUES dos criminosos paulistas, que andam a matar desde a semana passada um bando de criminosos iguais a eles e alguns possíveis, e não tão prováveis, inocentes.

Me choca, isto sim, sintonizar na Rede TV e descobrir que Paulo Maluf, Fleury e Agnaldo Timóteo(vejam bem o naipe deste trio) entre outros do mesmo nível foram convidados para dar "dicas" de como atacar a criminalidade: redução da maioridade penal, pena capital e outros bichos.O pior de tudo é que a "jornalista" que mediava o "debate" não teve nem ao menos a presteza de perguntar:"Redução de maioridade penal pra que tipos de crime?:Homicídio?Latrocínio?Desvio de verbas públicas?Estelionato?"

Me choca saber que as mesmas imprensa e sociedade fingem aceitar cegamente que as dezenas de policiais eram indivíduos honestos.E fingem mais hipocritamente ainda, acreditar que todas as dezenas de SUSPRETOS assassinados desde então eram criminosos.

Na verdade, nesta história são muito poucas as vítimas e em demasia os vilões.Os criminosos do PCC são bandidos da pior espécie, as "vítimas" em sua grande maioria também o são.Estamos assistindo uma banal e corriqueira guerra de quadrilhas e não uma guerra do crime organizado contra os cidadãos de bem, como repetem por aí.
« Última modificação: 17 de Maio de 2006, 14:56:44 por Daniel Reynaldo »

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #82 Online: 17 de Maio de 2006, 14:56:13 »
Eu sempre parto do pressuposto(acho que tenho fé na humanidade) de que policiais são honestos. Umt errorista qua ataca uma base policial, está atakando um pedaço da democracia, da nossa proteção. Pra mim, cada policial morto é alguem a menos pra proteger a população.

Quanto a maioridade penal: Eu posso votar desde os 16. Se eu tenho direito de decidir o futuro do pais, também devo ter o dever se decidir o meu futuro. Se alguem tem maturidade para escolher um candidato tem perfeitamente capacidade de distinguir certo de errado, ou pelo menos deveria ter.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #83 Online: 17 de Maio de 2006, 15:09:23 »
Citação de: Floko
Eu sempre parto do pressuposto(acho que tenho fé na humanidade) de que policiais são honestos. Umt errorista qua ataca uma base policial, está atakando um pedaço da democracia, da nossa proteção. Pra mim, cada policial morto é alguem a menos pra proteger a população.

Eu partiria deste pressuposto se eu fosse cego.Mas eu não sou...Eu vejo policiais extorquindo viciados em drogas em cada saída de favela por qual eu passo, eu assisti ao documentário do MV Bill e não encontrei nenhuma novidade quando os traficantes falavam sobre os arregos pagos aos policiais.Outro dia mesmo eu estava passando em uma movimentada avenida do Rio e uma patrulhinha estava estacionada na frente de uma favela.Estranhei a forma com os policiais estavam posicionados, como se esperassem alguém,alguns minutos depois desceram duas mulheres e entregaram um bolo de notas pra eles.

Ontem o comércio de um bairro do subúrbio carioca(Honório Gurgel) foi fechado.A ordem partiu de um grupo de policiais em represália a circulação de um vídeo que mostrava trocas de tiros entre a polícia e traficantes.Dentre as cenas:execuções de indivíduos rendidos, espancamentos de crianças...

Para mim, que enxergo, é mais fácil acreditar em deus do que na honestidade da polícia.Sim, eu também acredito que haja policiais honestos, mas representam uma minoria inexpressiva.A imensa maioria é composta de criminosos.

Quanto à maioridade penal, eu não tinha intenção de discutí-la, e sim o fato de quem a estava exigindo era um reconhecido criminoso, que já matou muito mais gente do que todo o PCC junto, e dois de seus comparsas.A não ser que você ache que desviar dinheiro de hospitais públicos ou da merenda escolar de crianças miseráveis não deva ser considerado homicídio.
« Última modificação: 17 de Maio de 2006, 15:12:17 por Daniel Reynaldo »

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #84 Online: 17 de Maio de 2006, 15:22:35 »
Certo. Temos péssimos policiais. Mas penso que o PCC não mataria seus aliados e sim seus inimigos. Não que a ideia de bandido matando bandido não seja boa, mas o caso não indica, ao meu ver, uma richa entre policiais corruptos e o PCC.

Segundo sua teoria de policiais estorquindo drogados, o PCC tem mais é que apoiar esses policiais que deixam eles fazerem o que querem mediante uma pequena parte. Não sou cego, mas eu prefiro ser otimista e pensar que há muito mais bons policiais do que imaginar que estes são exeção.

Quanto ao caso de desvio de verbas, são mais que homicídios, mas não vejo ninguém com menos de 18 anos no poder. Sei quem são as 3 figurinhas marcadas que você citou, mas eu concordo com a idéia de redução da maioridade penal pelo simples fato de poder votar com 16 e não poder ser preso como homicida, já que menor comete ato infracional(alguma coisa assim) e não crime e portanto não pode ser preso em cadeias comuns. Não concordo com a ação de nenhum dos 3, mas concordo com uma das idéias deles.

Offline AllanCMM

• Nível 04
  • *
« Resposta #85 Online: 17 de Maio de 2006, 17:58:52 »

:ordem: :|

Molecada, calem a boca.
Querer que se saia matando bandido a torto e a direito eh querer que uma hora a bala acabe na sua cabeca. Nao pode dar licenca pra policia e pra exercito desse jeito. A gente ja deu suficiente chance de abusar para os bandidos, e olha no que deu.

Mas que tbm nao me venham falar da desigualdade social: desigualdade social nao atira na policia, mas rouba a carteira alheia. Se estah esse pampeiro todo, eh problema no sistema carcerario. Por menos que eu goste do governador Burns, eh isso ai. A nossa cadeia nao cumpre com a funcao dela.
O exercito sair pras rua de fuzis nas mãos evidentemente não resolvera o problema da segurança em São Paulo mas permitirá que homens e mulheres de bem saim de suas casas pra trabalhar acreditando que voltaram vivos e não em um caixão. Você é contra uma incursão nas favelas e onde for necessario para acabhar com essa onda de terrorismo? Se for é por que nunca viu uma arma de fogo apontando para a sua cabeça e do outro lado uma pessoa que não dá a mínima para a sua vida e que até teria prazer em tirá-la  :no:

Offline AllanCMM

• Nível 04
  • *
« Resposta #86 Online: 17 de Maio de 2006, 18:15:34 »
s
Citação de: Floko

Eu partiria deste pressuposto se eu fosse cego.Mas eu não sou...Eu vejo policiais extorquindo viciados em drogas em cada saída de favela por qual eu passo, eu assisti ao documentário do MV Bill e não encontrei nenhuma novidade quando os traficantes falavam sobre os arregos pagos aos policiais.Outro dia mesmo eu estava passando em uma movimentada avenida do Rio e uma patrulhinha estava estacionada na frente de uma favela.Estranhei a forma com os policiais estavam posicionados, como se esperassem alguém,alguns minutos depois desceram duas mulheres e entregaram um bolo de notas pra eles.

Ontem o comércio de um bairro do subúrbio carioca(Honório Gurgel) foi fechado.A ordem partiu de um grupo de policiais em represália a circulação de um vídeo que mostrava trocas de tiros entre a polícia e traficantes.Dentre as cenas:execuções de indivíduos rendidos, espancamentos de crianças...

Para mim, que enxergo, é mais fácil acreditar em deus do que na honestidade da polícia.Sim, eu também acredito que haja policiais honestos, mas representam uma minoria inexpressiva.A imensa maioria é composta de criminosos.

Quanto à maioridade penal, eu não tinha intenção de discutí-la, e sim o fato de quem a estava exigindo era um reconhecido criminoso, que já matou muito mais gente do que todo o PCC junto, e dois de seus comparsas.A não ser que você ache que desviar dinheiro de hospitais públicos ou da merenda escolar de crianças miseráveis não deva ser considerado homicídio.

Moro em uma cidadezinha de Minas e mesmo aqui não é preciso esforço para se saber da atuação criminosa da policia, se te prendem e vc tem algum dinheiro para lhes pagar o "café" é solto na hora, sem problema, quem acredita que a maioria dos policiais são honestos, deveria sair mais de casa pra ver que o mundo é um pouco maior e mais complicado do que se imagina. Uma vez eu escrevi isso numa redação da faculdade e vou repetir aqui, nesse país e em qualquer lugar do mundo onde a corrupção é fácil e lucrativa sem dúvida nenhuma ela estará lá. Não adianta, o ser humano é desonesto e pronto, contra isso a ´´unica coisa que pode ser feita é criar mecanismoa que dificultem o surgimento da corrupção e que puna os corruptores com todo o vigor da lei  :twisted:

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
Corrupção dos agentes penitenciários
« Resposta #87 Online: 17 de Maio de 2006, 18:29:47 »
Eu concordo com o Daniel.

O detalhe faz a diferença: como os aparelhos celulares entram nos presídios? O próprio Cel da PM, Elizeu Eclair, disse ao Carlos Nascimento, no SBT Notícias, que a única resposta possível é: corrupção de certos policiais e de agentes penitenciários.

Claro que isso não desqualifica toda a corporação, mas dá uma idéia da complexidade do problema. Se os presos fazem de um presídio uma central de comando do PCC, será que os agentes penitenciários não sabem?

Outra questão: todo mundo incentiva a polícia para ir pra cima da bandidagem, mas a pergunta é com o que? paus e pedras? Enquanto o governo gasta milhões em um referendo inútil, a polícia trabalha com armas que já não servem para o confronto armado com bandidos.

"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #88 Online: 17 de Maio de 2006, 20:24:02 »
allancmm, não digo que não há corrupção. Já por duas vezes, durante as férias que sempre passo em Campinas - SP, fui parado pela policia, revistado e tudo mais, mas por meu pai ser militar eles nem fizeram a revista no carro. Sei que existe corrupção e sempre vai existir, enquanto as punições não forem executadas com a severidade nescessária.

O que acho é que pensar: "é policial logo é bandido." é um raciocínio um pouco deturpado. Há muitos honestos, rabalhando pra proteger o povo, e tenho para mim que nesses ataques o PCC não teria motivo algum de matar or corruptos, e sim os honestos. Mas, mesmo cogitando a possibilidade de todos os 24 policiais e o bombeiro mortos serem corruptos, o ataque só faz aumentar nossa insegurança, se nem a policia está segura imagine nós, os cidadãos.

E sempre vou preferir, quando encontrar um policial na rua, pensar que é um honesto e não um bandido. Não esqueço a possibilidade, mas diminuo sua relevância.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 17 de Maio de 2006, 20:30:19 »
Me choca saber que as mesmas imprensa e sociedade fingem aceitar cegamente que as dezenas de policiais eram indivíduos honestos.
Não sei se é questão de aceitar cegamente que os policiais eram todos honestos, mas me parece mais plausível que o /PCC estivesse matando policiais a esmo, honestos ou não, do que execuções seletivas de policiais corruptos e popupando os honestos por bondade...

E fingem mais hipocritamente ainda, acreditar que todas as dezenas de SUSPRETOS assassinados desde então eram criminosos.
Há algum indício real de que tenham havido crimes de racismo nesse caso, ou é pura especulação, porque são negros ou mestiços? Deveria-se supor que os policiais não teriam em qualquer instância a necessidade de matar para se defender, ou que haveriam iguais chances dos suspeitos serem negros, brancos, asiáticos, índios e mestiços?

Na verdade, nesta história são muito poucas as vítimas e em demasia os vilões.Os criminosos do PCC são bandidos da pior espécie, as "vítimas" em sua grande maioria também o são.Estamos assistindo uma banal e corriqueira guerra de quadrilhas e não uma guerra do crime organizado contra os cidadãos de bem, como repetem por aí.
Sei lá, atiraram em escolas, queimaram ônibus (ainda que as empresas de ônibus tenham lá suas mamatas, nem sei se tem algo a ver com qualquer "negociação" com o PCC, acho que a maior parte do tempo é mais com o governo), fecharam comércio em geral... no meu modo de ver isso tem mais a ver com crime organizado contra cidadãos de bem sim.

rizk

• Visitante
« Resposta #90 Online: 17 de Maio de 2006, 20:44:01 »

:ordem: :|

Molecada, calem a boca.
Querer que se saia matando bandido a torto e a direito eh querer que uma hora a bala acabe na sua cabeca. Nao pode dar licenca pra policia e pra exercito desse jeito. A gente ja deu suficiente chance de abusar para os bandidos, e olha no que deu.

Mas que tbm nao me venham falar da desigualdade social: desigualdade social nao atira na policia, mas rouba a carteira alheia. Se estah esse pampeiro todo, eh problema no sistema carcerario. Por menos que eu goste do governador Burns, eh isso ai. A nossa cadeia nao cumpre com a funcao dela.
O exercito sair pras rua de fuzis nas mãos evidentemente não resolvera o problema da segurança em São Paulo mas permitirá que homens e mulheres de bem saim de suas casas pra trabalhar acreditando que voltaram vivos e não em um caixão. Você é contra uma incursão nas favelas e onde for necessario para acabhar com essa onda de terrorismo? Se for é por que nunca viu uma arma de fogo apontando para a sua cabeça e do outro lado uma pessoa que não dá a mínima para a sua vida e que até teria prazer em tirá-la  :no:

Seu argumento eh apelar pra experiencia pessoal?!?!

Ainda assim, SIM eu ja tive arma apontada pra minha cabeca, dentro da minha propria casa. Sim, todos os membros do meu nucleo familiar tbm. Sim, ja tive meu melhor amigo sequestrado e o outro deixado no meio da estrada depois de levarem o carro. Sim, dois primos meus foram assassinados. Pior que isso so na Africa. E isso nao tem nada a ver com a minha opiniao. E vc, malufista mirim, o que me diz?

Vc esta confundindo justica com vinganca, meu bem. Isso faz mal pra pele.

rizk

• Visitante
« Resposta #91 Online: 17 de Maio de 2006, 20:48:15 »
Quanto a maioridade penal: Eu posso votar desde os 16. Se eu tenho direito de decidir o futuro do pais, também devo ter o dever se decidir o meu futuro. Se alguem tem maturidade para escolher um candidato tem perfeitamente capacidade de distinguir certo de errado, ou pelo menos deveria ter.

Pelo contrario, a lei eleitoral devia subir o limite pra 18. Eles abusam de nos jovens idealistas, a gente vota nesses pilantras, e passa achar que baixar a maioridade penal eh uma coisa saudavel. .

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #92 Online: 17 de Maio de 2006, 20:52:54 »
Rizk, eu sou contra voto com menos de 20 anos. Principalmente para pessoas de baixa escolaridade. Mas se me é permitido decidir por um candidato a presidência, devo ter maturidade para assumir meus atos como cidadão. Pelo menos minha lógica funciona assim. Baixar a maioridade penal de nada adianta já que tem crianças com 12 anos(as vezes menos) andando com fuzis em favelas. Apoio a diminuição da maioridade para 16 anos apenas para nivelar um pouco os direitos e deveres.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #93 Online: 17 de Maio de 2006, 22:44:11 »
Eu ouvi dizer que os ataques cessaram porque foi feito um acordo entre o governo e o PCC.Será verdade???
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #94 Online: 17 de Maio de 2006, 22:58:41 »
É claro que é péssimo esse tipo de concessão,

mas sejamos realistas, foi o que aconteceu.

A verdade é que o governador nega, mas os ataques cessaram depois de uma reunião

de uma comitiva do governo e advogados da faccção.

Eu sou pragmático e se era o único jeito de cessar os ataques, penso que fizeram a coisa certa.

É terrível ter que fazer concessões desse tipo, mas pessoas estavam morrendo.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #95 Online: 17 de Maio de 2006, 23:27:16 »
As tais TV's foram instaladas, mas o estado nega ter comprado, e não sabe(?) quem comprou.
Deixou instalar as TV's para firmar o tal pacto que teria acontecido(e acredito que houve).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #96 Online: 18 de Maio de 2006, 01:13:29 »
Todavia, as soluções que vislumbro são impraticáveis em qualquer sistema capitalista. Mas, maldito loop, o fim do sistema capitalista me inspira um cenário pós-armagedônico.
Eu estou tendendo para esse lado tbm. Queria mais detalhes do que vc imaginou como solucao; eu aqui nao consegui encontrar nada.
Utopia... Utopia... Utopia... O começo de tudo já é utópico, mas, não perde em ser dito:

Há pouco tempo vi um congresso sobre Direito do Trabalho, em que e discutia, numa espécie de "mesa redonda" os atuais paradigmas/problemas deste contexto... Havia todo o tipo de "especialista" lá, menos um... O mais relevante de todo o congresso, para mim, foi constatar, num lapso, que não havia um proletário naquele lugar. Pessoas de realidades distintas discutindo uma realidade desconhecida.

Passando isso para o Direito Penal/Criminal, em todas as "mesas redondas" que já assisti sobre o tema, todos os congressos, não lembro de nenhum "interessado" ter sido ouvido.

Este é o problema base de tudo: engravatados bundinhas perfumadas fazendo leis a seu bel prazer para pessoas que vivem numa realidade ignorada (não estou justificando a criminalidade; longe disso). A partir daí é que concebo a importância que teria a Sociologia se ela fosse aplicada ao que realmente importa, ao invés de se preocupar com estatísticas estúpidas.

Não é fácil pensar nisso, olhar para o atual sistema completamente falido, e constatar a quase impossibilidade de mudá-lo, porque a sociedade ainda está presa a dogmas medievais.

Então, o segundo passo da "minha utopia" seria mudar essa porcaria de mentalidade acrítica... Enquanto o sujeito continuar vendo a pena como uma vingança/retribuição, essa merda continuará quente e fétida. Enquanto houver o "punir porque pecou", não há nada que se possa fazer.

Lembro-me de ter falado algo sobre isso num tópico antigo sobre pena de morte; não o achei. Depois de ouvirmos as pessoas certas (aplicando a Sociologia ao que ela deveria servir) e de mudarmos a mentalidade do "Punitur Quia Peccatum Est" (tão medieval), aí sim, há que se pensar num sistema "punitivo" voltado à ressocialização. E, para mim, nada mais ressocializador que o trabalho (para começar). Até dá para invocar Marx e Dürkheim, para corroborar isso, no tocante ao desemprego poder ser uma situação pior que a escravidão, em certo ponto, pois o escravo está incluído no sistema (ao menos como coisa), enquanto o desempregado é um completo excluído. Daí - também - a importância inicial do trabalho para a ressocialização.

...

Agora eu acordo para a realidade:

A relacao de poder entre o exercito e a sociedade civil eh desigual o suficiente pra gente ter medo de que eles abusem. E as pessoas sao assim, a gente dah a mao e eles tomam o braco. Isso talvez se enquadre em "medo de golpe". Mas isso eh neura minha, vc sabe.
Entendo seu receio... Deixando de lado o mérito da questão (exército nas ruas ou não), acho que, se é para ter medo do Exército, melhor não tê-lo. Golpes de poder não precisam de justificativas...

Tentei pensar no especifico do PCC em sao paulo, e fui contra do mesmo jeito. Lugar de exercito eh na fronteira e o da policia civil eh na cidade.
Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 142: As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

É função do Exército também...

A questão é, independente das nossas opiniões, o Presidente da República poderia ter interferido a qualquer momento.

Boatos e especulações à parte, o pessoal do PCC agiu com o intuito não só de demonstrar poder, mas de desestruturar a polícia; fizeram rebeliões para desviar o efetivo para os presídios, deixando outras instituições vulneráveis, para atacá-las e, enquanto tudo isso acontecia, outros grupos assaltavam bancos... no meio disso tudo, havia um "vestibular" para jovens que quisessem entrar no PCC, cuja prova era atirar contra delegacias...

Pareceu-me mais que motivo para botar os camulfados nas ruas...

As pessoas dizem que a nossa policia nao tem preparo; nem o nosso exercito. E pior que tudo, as instituicoes de seguranca publica nao compartilham informacoes: um milico nao saberia o que fazer aqui. Tipo "quero ver esses caras virem do meio do mato e se meter em Heliopolis", entende? Eles nao tem conhecimento nem vivencia de como as coisas se organizam na cidade, muito menos nessa coisa gigantesca que eh sao paulo, eh uma cidade que funciona sob uma logica toda sua, etc.
Não havia pensado a coisa por esta ótica. Mas o Exército recebe treinamento para agir em qualquer campo - do deserto, passando pela selva e chegando à zona urbana...

Se tem alguma instituição preparada (não estou discordando do que você disse sobre isso), esta é o Exército... Se vamos temer abuso por parte dele quando precisarmos usá-lo, melhor nem tê-lo.

Tbm eh de conhecimento geral que o PCC nao quer a revolucao nem nada.
Sim, é mais que evidente...

Quando me falam dessa "revolução", logo me vem à mente a imagem do chefe do PCC lendo Karl Marx para seus pupilos...

Eu achava que nao ia durar muito porque eles tbm tem os negocios deles para cuidar. Dizem que o registro de BO caiu uns 60% na cidade ontem - agora nao sei se era falta de crime ou medo de a pessoa entrar na delegacia, mas enfim. Imaginei que nao passaria de 1 semana a serio, e um ou outro ataque depois. Parece que eh isso que esta acontecendo agora. O exercito ia chegar depois de tudo ja ter acabado e o PFL e PSDB ainda iam ficar devendo favor pro PT. Se bem que minha mae me disse que essas forcas especiais que o Lula queria mandar so vao acabar o treinamento na epoca dos Jogos Panamericanos - eh verdade?
Partidarismo... Acho que o Alckmin perdeu a eleição com tudo o que aconteceu... Não há desculpa aceitável para iss, principalmente para o povão... Se o maior adversário dele for o Lula, já estou parafraseando Regina Duarte e estou com muito medo.

Mas e ai, vcs acham que o Mr. Burns fez acordo com os bandidos? Eh o boato que corre.
Fez sim... A prova disso é que os televisores entraram nas cadeias, independente de quem os comprou.
« Última modificação: 18 de Maio de 2006, 01:51:30 por Nigh†mare »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 18 de Maio de 2006, 09:26:28 »
Eu ouvi dizer que os ataques cessaram porque foi feito um acordo entre o governo e o PCC.Será verdade???
É claro que é péssimo esse tipo de concessão,

mas sejamos realistas, foi o que aconteceu.

A verdade é que o governador nega, mas os ataques cessaram depois de uma reunião

de uma comitiva do governo e advogados da faccção.
simples ad hoc ergo propter hoc, até que se saiba de mais detalhes.

Será que o PCC ficaria simplesmente atacando indefinidamente, sem que houvesse uma negociação secreta, até que o último deles caisse morto?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 18 de Maio de 2006, 09:31:12 »
O que acham dos presidiários destruirem tudo nas cadeias, até comida, enquanto tem gente passando fome, sem ter antes cometido crime algum para "merecer" essa comida e recursos públicos que eles destroem?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #99 Online: 18 de Maio de 2006, 09:36:57 »
Com relação ao exército, apoio o uso das forças armadas nesse tipo de situação. Eles estão aí pra isso... e possuem um conceito de hierarquia e obediência muito superior ao da Polícia Estadual e acho que o perigo de um golpe militar (que eu acho que é o que a Rizk teme) é nulo...

Agora, o que eu não entendo Night é que temos vários bons exemplos de como o trabalho pode funcionar para a ressocialização do detento... e por que não é amplamente implementada essa política?

Li algumas coisas a respeito da privatização dos presídios e achei muito interessante, acho que deveria ser aplicado...

Sei lá, pode parecer teoria de conspiração, mas na minha opinião é falta de vontade política e diversos interesses em manter a coisa como está...:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!