Não acho o holismo irreal. A meu entender o holismo em si é um ou uma série de mecanismos. Mecanismos estes que não teriam relação direta com o mundo newtoniano ou macroscópico, mergulhado no espaço-tempo, com o mundo onde imperam o mecanismo das partes. O holismo teria relação com diversas forças talvez ainda desconhecidas e que tornam o cosmo inteiro como uma coisa só. Experimentos quânticos mostram claramente o que estou dizendo. Um exemplo disso são partículas que mesmo à grande distância se comportam como se estivessem próximas, ou como se fossem uma só. Isso não é sinônimo de que os praticantes de atividades ligadas ao mundo místico estejam com a razão, mas pelo menos, para mim, o holismo é um fenômeno viável. Pelo menos no mundo quântico, sim.
Mas daí é que tá, pois que tudo se basearia no quântico, quer dizer, que provavelmente as leis físicas newtonianas/einsteinianas se originam da escala dos fenômenos quânticos. Todas as leis da natureza que conhecemos teria origem a partir do quântico, e ainda estamos começando a entender melhor esta ciência, ainda falta muito para se entender o porquê destes fenômenos, que pelo que vi num documentário, são aleatórios por causa da tal incerteza de Einsenberg. Isso seria uma prova de que a base de tudo seria o indeterminismo. O determinismo talvez seja uma ilusão, apesar de ser mensurável, assim como medimos sons e catalogamos cores. Porém ainda assim é em si um mecanismo, não algo mágico.