Autor Tópico: Profissão: Astrologia  (Lida 15359 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Céticos: já passou da hora de se mexerem
« Resposta #50 Online: 15 de Agosto de 2005, 23:10:06 »
Citação de: Res Cogitans
Citação de: Atheist

De qualquer forma tal critério deverá ser escondido, para não ser discriminatório.


Todo processo seletivo é por natureza discriminatório, a questão é que discriminações podem ser feitas: " A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho considera discriminação toda distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento em matéria de emprego ou profissão. Exclui aquelas diferenças ou preferências fundadas em qualificações exigidas para um determinado emprego."

A  parte em negrito é relevante quando tratamos de astrologia, pq a mesma daria um perfil psicológico do aspirante a vaga, sendo preferível aquele que melhor se encaixa no perfil.


Não importa que astrologia tenha status de profissão. Perfil psicológico é levantado por psicólogo ou psiquiatra!

Citação de: Res Cogitans
Ninguém será processado por preferir um vendedor de telemarketing extrovertido a um introvertido, o mesmo ocorreria com a astrologia.


Quem define isso é psicólogo. Se alguma empresa já tinha em mente tal tipo de serviço, não faz diferença que seja profissão regulamentada ou não.

Citar
Como disse anteriormente a regulamentação dá status. É o mesmo que ocorre, nas devidas proporções, com a homeopatia que é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina. Neste ano o SUS pretende aumentar a disponibilidade das terapias alternativas:

Citar
Em 2005, SUS adotará política de medicina natural
   
Foco será em fitoterapia, homeopatia e acupuntura

Gilse Guedes escreve de Brasília para o “Estado de SP”:

O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que o governo vai lançar no ano que vem a Política Nacional de Medicina Natural, com foco em fitoterapia, homeopatia e acupuntura.

A medida faz parte de uma política do governo para que todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) incorporem métodos naturais de tratamento. Em alguns municípios, o SUS já tem profissionais especialistas em medicina natural, mas o atendimento não está regulamentado.

Um grupo de trabalho criado no ano passado pelo Ministério da Saúde prepara uma proposta para que o SUS ofereça tratamento pela medicina natural em todo o país.

"Em breve, vamos apresentar nosso projeto. Em alguns municípios, já temos o atendimento em homeopatia, mas isso não está regulamentado, nem devidamente remunerado", afirmou o ministro.

Segundo Tatiana Sampaio, uma das coordenadoras do grupo, o objetivo é ampliar o acesso das pessoas ao tratamento, garantir a qualidade e estruturar o atendimento.

Ela disse que, desde 1980, a homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e afirmou ainda que a decisão do ministério segue uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2002, a entidade publicou um documento incentivando os países a desenvolver políticas públicas de medicinas alternativas.

Segundo o presidente da Liga Médica Homeopática Internacional, Corrado Giovanni Bruno, a pressão das pessoas mais pobres pelo atendimento médico-homeopático é cada vez maior.

"As pessoas estão chegando à conclusão de que para algumas doenças a homeopatia é mais eficaz que a alopatia", diz ele.

O presidente do 27.º Congresso Brasileiro de Homeopatia e presidente da Associação Médico-Homeopática do Distrito Federal, Divaldo Dias, diz que a aplicação da medicina natural no SUS será um temas da conferência, que vai reunir cerca de 600 profissionais.
(O Estado de SP, 30/10)


O Conselho Federal de Medicina considera a Homeopatia uma especialidade médica. De certa forma, o profissional homeopata deve ter diploma de médico.

Partindo do mesmo princípio, se o Conselho Federal de Psicologia aprovar que o mapa astrológico feito por qualquer um tem valor de perfil psicológico ou de personalidade, paciência. Duvido que isso aconteça.

Offline Res Cogitans

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Céticos: já passou da hora de se mexerem
« Resposta #51 Online: 18 de Agosto de 2005, 01:36:25 »
Citação de: Atheist

Não importa que astrologia tenha status de profissão. Perfil psicológico é levantado por psicólogo ou psiquiatra!

(...)
Quem define isso é psicólogo. Se alguma empresa já tinha em mente tal tipo de serviço, não faz diferença que seja profissão regulamentada ou não.


Cara vc falando assim até paresse que não conhece o uso habitual da astrologia. Acredita-se que a posição dos astros pode determinar traços importantes na personalidade de uma pessoa, ponto. A partir disso muitos podem se utilizarem da astrologia para fazer parte do processo seletivo, principalmente numa pré-seleção pq dispensaria até conhecer a pessoa, bastaria a data e hora de nascimento.
A matéria a seguir, exibida no Globo Repórter, mostra o nível de credibilidade que pode ser atribuída a astrologia por não céticos:

Citar
O poder da astrologia
 
 
Entre o Céu e a Terra há muito mais do que um imenso vazio. Ao redor de milhões de galáxias, suspeita-se, um mundo infinito e secreto exerce poderes sobre a Humanidade. A energia que equilibra o corpo e harmoniza a mente vem do Universo? Estaria dentro de nós mesmos o remédio para as doenças?

A ciência ocidental, que torcia o nariz para esses assuntos, começa a descobrir de que maneira esses fenômenos podem nos ajudar. A começar pela astrologia. Qual seria a influência cósmica sobre nós, os terrestres? São 12 os signos do Zodíaco e todos eles têm características marcantes.

Coragem e iniciativa são qualidades atribuídas a quem nasce sob a influência de Marte, que governa Áries. O libriano tem o dom do equilíbrio, da harmonia. É o signo do ar, dominado por Vênus. Urano governa Aquário e impõe a liberdade, a vanguarda. Netuno teria dado aos piscianos a intuição, a sensibilidade. E os nossos limites? Bom, isso é com Saturno, que tem fama de durão.

De acordo com os astrólogos, os astros e os planetas têm o poder de nos guiar. E tudo depende da posição do Sol na hora exata do nascimento. Mas estaria mesmo o destino de nossas vidas escrito nas estrelas?

"Existem indícios bem fortes e bem claros de que a posição dos planetas e dos astros, na hora do nascimento, influencia mesmo. Dá para tirar conclusões quanto à personalidade da pessoa", diz o coordenador da pesquisa, Paulo Celso Gomes.
Paulo Celso vivia desconfiando das previsões astrológicas. Mas, depois que coordenou uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), o professor passou a acreditar na influência dos astros.

"De todas as afirmações dos pesquisados que participaram, de 0 a 100, a nota média final foi 95", conta o pesquisador.

Sem saber os nomes e sem conhecer as pessoas. Foi assim que o astrólogo Francisco Seabra fez os mapas astrológicos dos cem voluntários da pesquisa. Data, local e hora exata do nascimento foram as únicas informações que os pesquisadores passaram para o astrólogo.
 
 
 
 
O professor Flamínio Levy que foi um dos pesquisados. O Globo Repórter convidou o astrólogo Francisco Seabra para rever o trabalho que ele fez há pouco mais de um ano. Eles não se conheciam na época e, pela primeira vez, conversaram sobre esse assunto.
“O índice de acerto foi muito grande, em torno de 96%. Um espanto”, ressalta o professor.

É como se o astrólogo tivesse feito uma leitura antecipada de tudo o que aconteceu com ele naquele período.

"Eu fiz duas afirmações. A primeira: do seu último aniversário para cá você sofreu algum acidente ou teve alguma notícia desagradável vinda de lugar distante. A segunda: emocionalmente, você está abatido por questões de trabalho, irmãos, parentes ou viagem. Eu gostaria de saber o que ocorreu naquela época?”, pergunta o astrólogo.

“Eu tinha um irmão que residia em São José dos Campos e trabalhava no projeto VLS, o foguete brasileiro. Ele participou da campanha de Alcântara e foi um dos 21 que faleceram no acidente da plataforma”, revela o professor que participou da pesquisa.

Mário Cesar Levy, o irmão do professor Flamínio, operava o sistema de balanceamento dinâmico do VLS, o Veículo Lançador de Satélite. Ele estava entre os 21 técnicos que morreram na Base de Alcântara, no Maranhão, em agosto do ano passado.

"Eu não sabia exatamente que o acidente era com o irmão dele. Eu sabia que existia possibilidade do acidente, com ele ou envolvendo seus irmãos", comenta o astrólogo.

Outra particularidade: não parece, mas o astrólogo também descobriu que o professor é também um atleta. A psicóloga que entrevistou os voluntários da pesquisa chegou a duvidar.

"Eu pensei: será? Quando ele acabou de pontuar, só de curiosidade, eu perguntei qual a luta marcial que ele praticava. Ele falou que era faixa preta em caratê", lembra a psicóloga Rosane Gama, da UnB.

"Já fui corredor, faixa preta de caratê, recordista de marcha atlética quando estava na universidade. Essa previsão me deixou de queixo caído", diz o professor Flamínio.

A vida profissional do músico Kiko Peres também foi vista com antecedência pelo astrólogo Francisco. O guitarrista estava desempregado quando resolveu consultar as previsões dos astros, em 1995.
 
 
 
 
"Ele deu uma olhada nos meus trânsitos futuros, ano a ano. O ano de 1996 estava bom; 1997 também. Mas o ano de 1998, em especial, seria de muito sucesso", conta o músico.
Não deu outra. Em 1998, Kiko era o guitarrista da banda Nativus, o reggae de Brasília que fez sucesso Brasil afora.

"A gente chegou a fazer mais de 200 shows naquele ano, viajamos o Brasil inteiro e ganhamos disco de ouro, por 100 mil cópias vendidas, no programa da Xuxa. O ano não poderia ter sido melhor”, avalia Kiko.

Para o astrólogo Francisco, os astros são uma espécie de guia da família. Ele consulta o mapa até para acompanhar os passos das filhas.

"Eu olho o mapa astrológico antes. Se tem um aspecto positivo para uma festa, eu deixo ela sair e me despreocupo totalmente. Se for o contrário, eu não permito", diz Francisco.

Najla tem 16 anos. Mas é Raíssa, de 10, o esteio da casa. A pequena leonina cuida até do dinheiro do pai.

"Ela controla a economia familiar e tira a gente do buraco. O meu mapa astrológico aponta dificuldade em dinheiro e o da Najla também. A gente nunca tem dinheiro e ela sempre tem, porque é organizada”, conta o astrólogo.

“Sou uma fortaleza, bonita e poderosa", gaba-se a menina.
 
 
 
http://redeglobo.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3497-2-54672,00.html
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #52 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:40:55 »
Alguém de vocês imagina alguma forma de obter os dados do teste mencionado ? Já estou com um material sobre o físico que 'supervisionou' o teste, o astrólogo líder é também professor da universidade, etc.

Lembrando que o projeto de lei está em andamento e no momento na espera de sugestões de modificações. Eu tenho um link para acompanhamento do projeto de lei, mais tarde posto ele aqui.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

APODman

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #53 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:06:45 »
Alguém de vocês imagina alguma forma de obter os dados do teste mencionado ? Já estou com um material sobre o físico que 'supervisionou' o teste, o astrólogo líder é também professor da universidade, etc.

Lembrando que o projeto de lei está em andamento e no momento na espera de sugestões de modificações. Eu tenho um link para acompanhamento do projeto de lei, mais tarde posto ele aqui.




A pesquisa e seus resultados podem ser lidos aqui:

- http://www.constelar.com.br/letiva/servico/pesquisaunb1.htm

É importante notara o carater de validação subjetiva do experimento:

Citar
A PESQUISA

Inicialmente foram selecionados 100 voluntários para participar da pesquisa. Eles forneceram à coordenação os seguintes dados: (i) nome; (ii) data de nascimento, (iii) local do nascimento; (iv) hora do nascimento; (v) telefone e (vi) endereço. Vale ressaltar que a coordenação da pesquisa repassou aos astrólogos apenas os dados referentes à hora, data e local do nascimento dos pesquisados, fornecendo um código de identificação dos mesmos, os quais possibilitam a construção dos mapas natais.

Os astrólogos, de posse dos dados dos pesquisados, elaboraram para cada um dos pesquisados seus mapas astrológicos contendo: (i) o mapa natal; (ii) a revolução solar para o ano de 2003; e (iii) os trânsitos e direções planetárias. Vale ressaltar que, em nenhum momento, os astrólogos tiveram contato com os pesquisados, apenas a seus dados.

Os astrólogos utilizaram softwares específicos para cálculos estatísticos e astrológicos e, com base nos mapas, fizeram descrições acerca da personalidade de cada pesquisado e, também previsões acerca dos acontecimentos nos 40 dias seguintes. Estes documentos foram entregues à coordenação da pesquisa que, após catalogá-los de forma a garantir sua autenticidade, guardou-os em um envelope lacrado.

Finalizada esta etapa de previsões dos astrólogos, cada um dos voluntários recebeu, da coordenação da pesquisa, um diário para ser preenchido. Neste diário deveriam ser anotados todos os acontecimentos significativos que acontecessem em sua vida durante 40 (quarenta) dias.

Como o diário e as previsões dos astrólogos referiam-se a vários assuntos de cunho íntimo e pessoal (como saúde, sexualidade, família, relacionamentos, psique etc.), os quais serão mantidos em sigilo, os pesquisadores do NEFP solicitaram uma autorização a Comissão de Ética na Pesquisa. Vale ressaltar que todos os voluntários assinaram um "Termo de consentimento livre e esclarecido" para participar da pesquisa.

Após os 40 dias, a coordenação da pesquisa disponibilizou, durante uma semana, um grupo de psicólogos para receber os diários dos voluntários. No momento em que o voluntário entregava o diário preenchido, o psicólogo lhe entregava seu mapa natal, com uma descrição sucinta de sua personalidade. O psicólogo solicitava, então, ao voluntário que avaliasse a congruência/veracidade das características descritas no mapa natal, e as pontuasse em um formulário próprio, utilizando uma escala que variava de zero a cinco. O valor zero deveria ser dado àquela característica que não correspondesse de forma alguma a sua personalidade e o valor cinco deveria ser dado àquela característica que correspondesse inteiramente a sua personalidade. Os valores intermediários serviriam para pontuar aquelas características que correspondessem apenas em parte à sua personalidade, de forma proporcional. Os psicólogos foram instruídos a não interferir na avaliação dos mapas natais, mas apenas se pronunciar quando fossem levantadas dúvidas quanto ao preenchimento desta avaliação. Após a avaliação, uma cópia do mapa natal foi fornecida aos voluntários.


Isto me recorda do teste do Randi. Seria interessante se os pesquisadores tb tivessem fornecido a um grupo controle mapas astrológicos trocados, ou seja, pertencentes a outro inidivíduo de "características astrais" diretamente opostas as suas e verificar se a pessoa tb teria a percepção do mapa "encaixar" a sua personalidade ao lê-lo. Posso apostar que sim !

De modo geral este teste foi enviezado, subjetivo demais, não o vejo como válido para nada.


[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #54 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:25:08 »
Vale lembrar que os mapas astrais atuais são feitos com base nas determinações astronônomicas do ponto vernal solar ( posição do Sol no céu no equinócio da primavera e que é considerado pela astrologia como o "ponto zero" do cálculo do mapa astral) de 2200 anos atrás quando ele foi primeiramente determinado ( o Sol estava na constelação de Aries ).  Porém existe a precessão e hoje o ponto vernal encontra-se na constelação de Peixes !

Isto muda tudo. Por exemplo, hoje ( baseado no ponto vernal em Aries ) os astrólogos dizem que alguém que nasceu entre 22 de dezembro a 20 de janeiro é do signo de Capricórnio. Porém se levarmos em consideração a precessão ( a modificação da posição do ponto vernal  ) nascidos dentro deste período de tempo seriam na verdade do signo de Sagitário !

Afora este aspecto tb existe a questão que, sem levarmos em consideração o planeta Plutão, não existem 12 cosntelações no Zodíaco ( constelações por onde o Sol "anda" ao longo de um ano ) mas 13 ! Isto pq o Sol atravessa a constelação de Ofiucus ( entre Escorpião e Sagitário )  por volta de Dezembro. Pq os astrólogos ignoram isto em sesu cálculos "precisos" ( vale lembrar que o Sol e os planetas, permanecem mais tempo atravessando Ofiucus do que Escorpião ) ? 

Se levarmos em cosnideração o Planeta Plutão a situação só piora pois devido a sua alta inclinação orbital Plutão atravessa cerca de 17 constelações ( com o Orion e a constelação da Baleia ). Pq isto é ignorado nos "precisos" mapas astrais ?

Astrologia é uma palhaçada.

[] ´s

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #55 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:17:17 »
O NEFP da UNB. Essa eu conheço bem de perto. Muito perto. =)
E seu eu não engano, esse Francisco Seabra já foi ejetado de lá.

Suyndara

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #56 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:30:19 »
Por essas e outras é que a UNB anda perdendo a moral  ::) ::)

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #57 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:37:00 »
Mas na próxima vez que alguém aparecer com algum estudo astrológico lá. Irei ver se consigo sugerir pelo menos um grupo de controle. Acho que é o mínimo para ser considerado algo cientifico.
 
Eu não vejo nada de errado estudar esse tipo de coisas. Eu apenas acho errado é fazer ciência ruim para  comprovar e justificar uma crença pessoal.

Suyndara

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #58 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:50:19 »
Mas na próxima vez que alguém aparecer com algum estudo astrológico lá. Irei ver se consigo sugerir pelo menos um grupo de controle. Acho que é o mínimo para ser considerado algo cientifico.
 
Eu não vejo nada de errado estudar esse tipo de coisas. Eu apenas acho errado é fazer ciência ruim para  comprovar e justificar uma crença pessoal.

Pois aqui no Mec, a universidade é que acaba levando o pato pela falta de credibilidade :ok:

Isso é que é o triste, e o reitor já foi advertido. Espero que não se repita.

Pq convenhamos, curso de extensão sobre "cura por cristais" entre outros em uma universidade pública é piada!

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #59 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:53:48 »
Serio??
Me conte melhor essa historia.

Suyndara

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #60 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:58:07 »
Ano passado a UnB encaminhou um pedido de abertura de curso novo (mestrado) em astrologia, o pedido foi negado e o relatório continha várias advertências contra a idéia.

O assunto acabou chegando ao reitor, na forma de um "puxão de orelha".

Mas o fato é que nos bastidores do Mec o assunto virou piada  ::)

Se bem que não é só na Unb, teve uma universidade de SP, uma dessas particulares evangélicas que abriu pedido pra mestrado em criacionismo  :histeria: (imagina submeter isso ao comitê de evolução?  :twisted:)


Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #61 Online: 12 de Dezembro de 2007, 13:17:18 »
Mas na próxima vez que alguém aparecer com algum estudo astrológico lá. Irei ver se consigo sugerir pelo menos um grupo de controle. Acho que é o mínimo para ser considerado algo cientifico.
 
Eu não vejo nada de errado estudar esse tipo de coisas. Eu apenas acho errado é fazer ciência ruim para  comprovar e justificar uma crença pessoal.

Pois aqui no Mec, a universidade é que acaba levando o pato pela falta de credibilidade :ok:

Isso é que é o triste, e o reitor já foi advertido. Espero que não se repita.

Pq convenhamos, curso de extensão sobre "cura por cristais" entre outros em uma universidade pública é piada!
...Tem até "nome cientifico": Litoterapia!!!  Agora, o que tem de cientifico é um misterio...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #62 Online: 12 de Dezembro de 2007, 14:15:18 »
Ano passado a UnB encaminhou um pedido de abertura de curso novo (mestrado) em astrologia, o pedido foi negado e o relatório continha várias advertências contra a idéia.

O assunto acabou chegando ao reitor, na forma de um "puxão de orelha".

Mas o fato é que nos bastidores do Mec o assunto virou piada  ::)

Se bem que não é só na Unb, teve uma universidade de SP, uma dessas particulares evangélicas que abriu pedido pra mestrado em criacionismo  :histeria: (imagina submeter isso ao comitê de evolução?  :twisted:)



Teria como eu ver esse relatório?

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #63 Online: 12 de Dezembro de 2007, 14:24:46 »
Mas na próxima vez que alguém aparecer com algum estudo astrológico lá. Irei ver se consigo sugerir pelo menos um grupo de controle. Acho que é o mínimo para ser considerado algo cientifico.
 
Eu não vejo nada de errado estudar esse tipo de coisas. Eu apenas acho errado é fazer ciência ruim para  comprovar e justificar uma crença pessoal.

Eu vi esse link e vi a reportagem do Globo, e como todos os envolvidos... são professores da faculdade ! Até o astrólogo! O que queria era ver o teste mesmo, ter acesso àsperguntas e respostas, metodologia, etc.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #64 Online: 12 de Dezembro de 2007, 14:26:56 »
É eu conheço boa parte deles. Mas o NEFP esta parado no momento.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #65 Online: 12 de Dezembro de 2007, 14:28:44 »
Mas na próxima vez que alguém aparecer com algum estudo astrológico lá. Irei ver se consigo sugerir pelo menos um grupo de controle. Acho que é o mínimo para ser considerado algo cientifico.
 
Eu não vejo nada de errado estudar esse tipo de coisas. Eu apenas acho errado é fazer ciência ruim para  comprovar e justificar uma crença pessoal.

Vc estuda lá?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #66 Online: 12 de Dezembro de 2007, 14:37:55 »
Na unb. sim.
O NEFP bem aberto. É só chegar lá e pedir as coisas. Se eles recusarem, é pq não têm ou perderam as informações. Algo bem comum lá =) Nunca foram muito organizados.

Mas lá tem de tudo. De professores com noção e bom senso para fazer uma pesquisa séria até gaiatos que só querem ter seu nome ligado a UNB para ganhar mais em suas palestras. O problema é que esses professores são normalmente da área de exatas e carecem de know how para fazerem pesquisa na área de humanas. Por isso a falta de teste de cego e duplo cego em suas pesquisas de astrologia, por exemplo.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 14:48:01 por darkshi »

Offline Wolfischer

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.330
  • Sexo: Masculino
  • Que sono!
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #67 Online: 12 de Dezembro de 2007, 23:18:09 »
Se bem que não é só na Unb, teve uma universidade de SP, uma dessas particulares evangélicas que abriu pedido pra mestrado em criacionismo  :histeria: (imagina submeter isso ao comitê de evolução?  :twisted:)


Essa "universidade" criacionista eu conheço, e a coordenadora da área de biologia é minha amiga. Eu nunca a perdoarei por ser criacionista  :no:

Uma vez fui convidado a dar um seminário sobre radioatividade, foi tudo bem até que falei do uso da radioatividade para datação, aí deixaram de aceitar que as taxas de decaimento são constantes.
Noutra ocasião dei uma palestra sobre genoma, podem imaginar no que deu  :hihi:

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #68 Online: 12 de Dezembro de 2007, 23:39:04 »
Na unb. sim.
O NEFP bem aberto. É só chegar lá e pedir as coisas. Se eles recusarem, é pq não têm ou perderam as informações. Algo bem comum lá =) Nunca foram muito organizados.

Mas lá tem de tudo. De professores com noção e bom senso para fazer uma pesquisa séria até gaiatos que só querem ter seu nome ligado a UNB para ganhar mais em suas palestras. O problema é que esses professores são normalmente da área de exatas e carecem de know how para fazerem pesquisa na área de humanas. Por isso a falta de teste de cego e duplo cego em suas pesquisas de astrologia, por exemplo.

Você faria isso por mim ? Ou me indicaria como fazer ? Estou falando sério... quero escrever um resumo da coisa toda para antes do projeto de lei ser votado, com direito a acionar jornalistas para lembrar do fato (o meu preferido seria Herodoto Barbeiro, na CBN, sim)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #69 Online: 12 de Dezembro de 2007, 23:55:41 »
Difícil reunir qualquer coisa nesse momento. Já que hj o NEFP é formado praticamente por uma unica pessoa. E estão em uma fase de reestruturação. Ja que perderam muita informação antiga.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 23:58:09 por darkshi »

Offline Rafno

  • Nível 02
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #70 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:48:22 »
Daqui a pouco aparece um pojeto de quotas nas universidades para os signos menos privilegiados....

lols

APODman

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #71 Online: 17 de Dezembro de 2007, 17:24:08 »
Na unb. sim.
O NEFP bem aberto. É só chegar lá e pedir as coisas. Se eles recusarem, é pq não têm ou perderam as informações. Algo bem comum lá =) Nunca foram muito organizados.

Mas lá tem de tudo. De professores com noção e bom senso para fazer uma pesquisa séria até gaiatos que só querem ter seu nome ligado a UNB para ganhar mais em suas palestras. O problema é que esses professores são normalmente da área de exatas e carecem de know how para fazerem pesquisa na área de humanas. Por isso a falta de teste de cego e duplo cego em suas pesquisas de astrologia, por exemplo.

Você faria isso por mim ? Ou me indicaria como fazer ? Estou falando sério... quero escrever um resumo da coisa toda para antes do projeto de lei ser votado, com direito a acionar jornalistas para lembrar do fato (o meu preferido seria Herodoto Barbeiro, na CBN, sim)

Catino, me recordo que o Zangari havia certa vez estudado a fundo esta pesquisa e até chegou a propor debater com seu elaborador sobre suas falhas metodologicas e resultados.

Procure se informar com ele se porventura possui o material completo, acredito que tenha.

[ ]´s

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #72 Online: 17 de Dezembro de 2007, 17:52:55 »
Eu ainda queria ver esse relatório, adoro ver nego metendo o pau na unb.

Suyndara

  • Visitante
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #73 Online: 20 de Dezembro de 2007, 09:27:28 »
Eu ainda queria ver esse relatório, adoro ver nego metendo o pau na unb.

:histeria:

A Unb não é ruim, só que as vezes a reitoria deixa as coisas muito a revelia né?

O relatório ficou uns tempos na página da capes, mas já saiu e agora só dá pra conseguir a cópia com o próprio pessoal do departamento :vergonha:

[]s

Offline Res Cogitans

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão: Astrologia
« Resposta #74 Online: 24 de Dezembro de 2007, 09:44:11 »
Com certeza algumas empresas já usam astrologia de forma velada, assim como usam numerologia e grafologia...

O livro "Não acredite em tudo que você pensa" de thomas Kida traz estimativas assustadoras do número de grandes empresas que usam grafologia na seleção de seus candidatos.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!