Autor Tópico: Vamos jogar xadrez?  (Lida 53879 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Vamos jogar xadrez?
« Resposta #475 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 21:07:21 »
Como assim jogabilidade boa? Não é só clicar na peça e clicar na casa de destino?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #476 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 21:15:59 »
Acho que sim, mas segundo ele tem vários recursos que outros não têm tipo, sons nas jogadas, aquele relógio que para quando uma pessoa faz o lance e que começa a correr para o outro competidor... coisas assim, mas não posso dar muita opinião porque o único que conheço é aquele que o  FZapp sugeriu. Talvez jogabilidade não seja a palavra correta, esse site tem mais recursos, é isso, recursos......

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #477 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 21:20:57 »
Ah sim. mas sonzinho é frescura, né?

Relógio já vi ate no yahoo games.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #478 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 21:24:18 »
É, mas não deixa de ser legal  :P
Fiz o cadastro e dei uma olhada na galera jogando... putz tem uma pá de espanhóis   

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #479 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 23:00:38 »
Além do pocket-monkey eu jogo neste: http://gameknot.com, realmente tem mais recursos, além de desafios e premios, tem 'turmas' que fazem campeonatos uns contra outros, sou um novato lá...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #480 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 04:45:51 »
Prefiro dama.
O jogo de damas  está virtualmente morto (tanto 8x8, quanto 10x10). Ele já foi resolvido matematicamente.  Xadrez vai demorar um pouco mais.

Ouvi num episódio do science saturday do blogging heads que o xadrez também já foi "resolvido".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #481 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 04:54:00 »
Bah, o fórum pode jogar aqui:

|♖|♘|♗|♕|♔|♗|♘|♖|
|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|
|    |    |    |    |    |    |    |    |
|    |    |    |    |    |    |    |♟|
|♟|♟|♟|♟|♟|♟|♟|    |
|♜|♞|♝|♚|♛|♝|♞|♜|

Legal, nem sabia que isso existia. Mas dá para usar só letras também. O ruim é que fica sem o tabuleiro em si e os tamanhos das casas com e sem peças são diferentes.

Bem que podia existir uma espécie de tag de bbcode, [chess] e [/chess] para isso. :D

Estou tão enferrujado que só jogo se meu lado for assim:

|♖|♘|♗|♖|♘|♗|♕|♕|♕|♗|♘|♖|♗|♘|♖|
|♖|♘|♗|♖|♘|♗|♕|♔|♕|♗|♘|♖|♗|♘|♖|
|♖|♖|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♙|♖|♖|

Rei poligâmico e com um exercito um pouco maior.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #482 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 04:59:43 »
Sobre esse tabuleiro alternativo e isso do xadrez ter sido resolvido, bem, essa é uma resposta. Poderiam usar essas configurações alternativas. Também poderiam ter quatro frontes ao mesmo tempo num tabuleiro maior :D

Um time com regras do xadrez convencional versus um com regras do japonês!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #483 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 12:41:00 »
Sobre esse tabuleiro alternativo e isso do xadrez ter sido resolvido, bem, essa é uma resposta. Poderiam usar essas configurações alternativas. Também poderiam ter quatro frontes ao mesmo tempo num tabuleiro maior :D
Existem outras formas alternativas de xadrez, como o xadrez de Capablanca, que possui duas peças a mais e é jogado em um tabuleiro de 10x8.

Quanto a quatro jogadores, um antigo jogo indiano predecessor do xadrez, chaturaji, era assim. Existem também, apenas para diversão, tabuleiros adaptados para quatro jogadores ao mesmo tempo. Nos torneios aqui em SP tem um senhor que vende material para xadrez que costuma levar um exemplar desse tabuleiro.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #484 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 13:09:37 »
O Capablanca chess parece interessamte, ams tem uns variantes que são meio viajadas, como o Omega Chess
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #485 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 16:00:15 »
Tinha visto hoje mais cedo sobre variantes já existentes além de xadrez japonês (também chamado de japodrêz). Uma que me pareceu interessante tinha as peças além dos peões organizadas quase que aleatoriamente, dentro de uns certos padrões, e com umas regras ajustadas para o "castle" naquela situação. Também tem um hexagonal. Antes de ter visto esses, só conhecia de alternativa o xadrez do star trek:

Será que alguém já "inventou" esse xadrez? Porque até manual da enterprise tem para comprar em livrarias.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #486 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 16:03:13 »
Que legal, nem imaginava que já existisse um xadrez de quatro jogadores ao mesmo tempo. A organização das peças que que eu tinha imaginado de qualquer forma era mais próximo do "clássico", só que com o tabuleiro expandido para caber todo mundo.

Hehe, o xadrez indiano tem elefantes.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #487 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 16:19:28 »
Uma variante de xadrez pra quatro jogadores ao mesmo tempo é o xadrez "australiano". Dois tabuleiros lado a lado, os jogadores jogam em duplas, um com as pretas e outro com as brancas, enfrentando a dupla adversária. A peça que um jogador captura pode ser colocada pelo parceiro em seu tabuleiro a qualquer momento, exceto se a colocação da peça causar um xeque-mate.

É bem divertido, a gente jogava bastante aqui nos primeiros anos.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2010, 16:28:34 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #488 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 21:07:55 »
Prefiro dama.
O jogo de damas  está virtualmente morto (tanto 8x8, quanto 10x10). Ele já foi resolvido matematicamente.  Xadrez vai demorar um pouco mais.

Ouvi num episódio do science saturday do blogging heads que o xadrez também já foi "resolvido".

Existem aperturas que tem movimentos quase obrigatórios, mas daí a resolver, sem chance ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Rhyan

• Visitante
« Resposta #490 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 01:09:55 »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #492 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 12:27:28 »
Nesse aí os (3!) bispos parecem ser "equivalentes" em vez de ficar cada um sempre preso numa cor.
Acho que é o contrário: os bispos só podem ir em casas da mesma cor em três direções, o que os impede de saltar para casas vizinhas. Minha maior dúvida aí seria o movimento do cavalo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #493 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 13:06:44 »
Nesse aí os (3!) bispos parecem ser "equivalentes" em vez de ficar cada um sempre preso numa cor.
Acho que é o contrário: os bispos só podem ir em casas da mesma cor em três direções, o que os impede de saltar para casas vizinhas. Minha maior dúvida aí seria o movimento do cavalo.

Cd1 na e3??????

Qual o nome? Tem na net pra jogar?

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #494 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 13:40:36 »
E o xadrez chinês? Alguém joga? 

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #495 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 17:00:12 »
Devo ter confundido mesmo, não encontrei mais nada.
"Resolver" o xadrez é impossível com o poder de processamento atual, as possibilidades de lances em uma partida são absurdamente gigantescas.

Além disso, o tamanho do arquivo resultante da análise de todas as posições possíveis seria imenso. Só para ter uma idéia, uma tabela de Nalimov (banco de dados com todas as posições possíveis em um final com determinado número de peças) para apenas 3, 4 e 5 peças (ou seja, os dois reis e até mais três peças) tem mais de 7 gigabytes. Adicionando mais uma peça o tamanho do banco de dados já sobe para 100 Gb.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #496 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 02:02:20 »
Uau. Tem até aquele caso meio famoso de um tipo de matemático que, ao ser perguntado quanto queria que lhe pagassem por qualquer coisa, falou qualquer coisa que parecia uma mixaria como colocar um grão numa casa do tabuleiro de xadrez, e ir dobrando isso de casa em casa, ou algo parecido, cujo número final é algo obsceno. Não é exatamente a mesma coisa, provavelmente ainda "melhor" do que as possibilidades de jogadas.

Não imaginava que fosse tanta diferença do xadrez para damas. Eu nunca consegui jogar damas, acho que tentei umas duas ou três vezes, e sempre tive que aprender de novo cada vez. Acho estranho que seja tão mais simples.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #497 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 02:53:28 »
Uau. Tem até aquele caso meio famoso de um tipo de matemático que, ao ser perguntado quanto queria que lhe pagassem por qualquer coisa, falou qualquer coisa que parecia uma mixaria como colocar um grão numa casa do tabuleiro de xadrez, e ir dobrando isso de casa em casa, ou algo parecido, cujo número final é algo obsceno. Não é exatamente a mesma coisa, provavelmente ainda "melhor" do que as possibilidades de jogadas.

Não imaginava que fosse tanta diferença do xadrez para damas. Eu nunca consegui jogar damas, acho que tentei umas duas ou três vezes, e sempre tive que aprender de novo cada vez. Acho estranho que seja tão mais simples.

Esse caso do matemático não é parte da lenda (?) da criação do xadrez?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #498 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 03:17:19 »
Legend has it that the game of chess was invented by a mathematician who worked for an ancient king.  As a reward for the invention the mathematician asked for the amount of wheat that would be determined by the following process: He asked the king to place 1 grain of wheat on the first square of the chess board, double this and put 2 grains on the second square, and continue this way, putting on each square twice the number of grains that were on the preceding square.  The filling of the chessboard is shown in Table I.  We see that on the last square one will place  263  grains and the total number of grains on the board will then be one grain less than  264. 

How much wheat is  264  grains?  Simple arithmetic shows that it is approximately 500 times the 1976 annual worldwide harvest of wheat?  This amount is probably larger than all the wheat that has been harvested by humans in the history of the earth!  How did we get to this enormous number?  It is simple; we started with 1 grain of wheat and we doubled it a mere 63 times!

É o que eu vi.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #499 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 20:32:45 »

Cd1 na e3??????

Qual o nome? Tem na net pra jogar?

Encontrei, chama-se Xadrez hexagonal de Glinki

http://64.233.163.132/search?q=cache:M5Po2BOzXQYJ:www.chessvariants.com/hexagonal.dir/hexagonal.html+play+hezagonal+chess&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!