Vi as partidas, uiliníli. O sujeito usou o mesmo golpe, um golpe comum para as pretas na variante das trocas na Ruy Lopes, que consiste em sacfrificar o bispo pelo peão na coluna h, sem rocar e depois do adversário ter feito o roque. Deixei um engine de xadrez analisar e sempre demorou muito para o engine desvalorizar posição de falsa vantagem material ( mate eminente para o adversário ). O que mais gostei foi o conselho nº 5: 5. Unless your end game is excellent avoid endgames whenever possible as Chess computers can do extremely large searches in the endgame.
Em finais com menos peças, o xadrez é atualmente um quebra cabeças resolvido.
Só se o programa estiver usando as tabelas de Nalimov, e ainda assim, apenas para finais com até 6 peças no tabuleiro (que aliás, necessitam de mais de 1TB de espaço para armazenar todas as combinações possíveis). Fora isso, avaliação de posição em finais, mesmo com poucas peças, ainda é a parte mais fraca dos programas de xadrez.
E quanto as táticas anti-programas, elas funcionavam bem contra as versões mais antigas, como Fritz 6, Shredder 5, Hiarcs 7.32, etc. Os programas atuais, como Deep Fritz 12, Deep Rybka 4, ou os recentes Firebird, IvanHoe, RobboLito são extremamente mais fortes e avaliam as posições em um grau de refinamento muito maior, mesmo sem usar um livro de aberturas. É extremamente improvável, se não impossível, vencer um programa atual com esses lances "exdrúxulos".