Autor Tópico: Guerra do Vietnã  (Lida 14039 vezes)

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Guerra do Vietnã
« Resposta #50 Online: 28 de Abril de 2012, 18:34:55 »
Realmente desejar que a pessoa se arrebente e morra é super didático ::)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 28 de Abril de 2012, 18:43:46 »
Realmente desejar que a pessoa se arrebente e morra é super didático ::)

Eu fico realmente muito indignado com  discursos que tendem a ver como normais  e aceitáveis as malditas e  infernais guerras.   :hmph:

Guerra é o inferno na Terra .

.

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #52 Online: 28 de Abril de 2012, 18:44:40 »
Você já participou de uma guerra?
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Abril de 2012, 18:53:38 »
Você já participou de uma guerra?

Não, felizmente não,  mas  já li um pouco sobre o assunto, e já tive parentes assassinados (não em guerras, mas em crimes comuns) , então se um homicídio já pode ser muito ruim ,  o que dizer de homicídios em larga escala ?  É um dos piores horrores imagináveis.

.

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #54 Online: 28 de Abril de 2012, 19:00:12 »
Eu já li relatos e vi vídeos de veteranos de guerra falando com muita nostalgia e até com saudade dos momentos vividos nos campos de batalha.
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 28 de Abril de 2012, 19:01:03 »
E se  alguém precisa de uma palavra  alguém que esteve numa coisa horrível dessa , seguem as palavras do Gen. Sherman:

"Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno."
(Gen. William T. Sherman)

Também achei esta citação atribuida a Einstein ( penso ser verdadeira) , e concordo plenamente com ela:

"Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio." (Albert Einstein)

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 28 de Abril de 2012, 19:04:25 »
Eu já li relatos e vi vídeos de veteranos de guerra falando com muita nostalgia e até com saudade dos momentos vividos nos campos de batalha.

Ao meu ver são uns doidos. Psicopatas. Sociopatas.

.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #57 Online: 28 de Abril de 2012, 19:10:15 »

Qualquer situação onde você "vê a vó pela greta" é divertida de ser lembrada... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 28 de Abril de 2012, 19:11:25 »
São bonecos comandados pelo governo.

Errado!

São homens que arriscam as suas vidas por ideais.

Homens com honra.

Ao meu ver , principalmente no caso de ataques , a maioria não passa de bucha de canhão , comandados como robôs via controle remoto.  Muitas vezes são apenas uns coitados azarados que vão dar suas vidas para que alguns barões  aumentem seu poder e suas riquezas.

Gurerras normalmente são motivadas pela ganância sem fim de um grupo/classe  que  tem o poder nas mãos ,  e que utilizam de coitados condicionados/manipulados/sem poder para atingirem satisfazerem sua ganância.

Sempre que vejo alguém defender/racionalizar  esse inferno chamado guerra, eu penso que seria muito didático  que essa pessoa tivesse sua casa atingida por uma bomba de 1000 kg , e que estivesse com os seus familiares dentro .  Também seria bastante didático que essa pessoa fosse para uma maldita frente de batalha e que levasse um estilhaço de granada nos intestinos .  Seria interessante ver a reação dessa pessoa nessa hora.
!!!

Só por curiosidade técnico-didática, "1000 kg" de que, exatamente? (Para que eu possa avaliar possíveis danos e baixas na vizinhança.)

Também, será que daria para tirar alguns familiares e parentes dessa? Minha pobre mãezinha, por exemplo, pensa até igualzinho a você, a coitadinha...

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #59 Online: 28 de Abril de 2012, 19:14:21 »

.

Sua opinião, mas não muda o fato desses serem pessoas comuns que após a guerra formaram família trabalharam o resto da vida integrados novamente à sociedade e provavelmente morrerão felizes.

O fato deles gostarem de 'guerrear' não os torna sociopatas desajustados.
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 28 de Abril de 2012, 19:15:11 »

Se você acha que uma desgraça dessas possa ser legal . Então eu sugiro que procure uma frente de batalha, onde você possa ter a saudosa experiêrncia de balas balas de uzil vindo em sua direção,  granadas explodindo perto de você , e como grande finale um pedaço de morteiro atingindo o seu abdomen em cheio. 

Duvido que você continuara achando que uma merda de guerra possa ser algo de dar saudade.

.

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #61 Online: 28 de Abril de 2012, 19:20:00 »

Se você acha que uma desgraça dessas possa ser legal . Então eu sugiro que procure uma frente de batalha, onde você possa ter a saudosa experiêrncia de balas balas de uzil vindo em sua direção,  granadas explodindo perto de você , e como grande finale um pedaço de morteiro atingindo o seu abdomen em cheio. 

Duvido que você continuara achando que uma merda de guerra possa ser algo de dar saudade.

.

Você quem cara pálida? Só relatei o que eu já ouvi por aí.

E obrigado pela consideração para com minha pessoa. Mas eu não discuto baseado nesses apelos à emoção. "Inté".
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 28 de Abril de 2012, 19:21:30 »
São bonecos comandados pelo governo.

Errado!

São homens que arriscam as suas vidas por ideais.

Homens com honra.

Ao meu ver , principalmente no caso de ataques , a maioria não passa de bucha de canhão , comandados como robôs via controle remoto.  Muitas vezes são apenas uns coitados azarados que vão dar suas vidas para que alguns barões  aumentem seu poder e suas riquezas.

Gurerras normalmente são motivadas pela ganância sem fim de um grupo/classe  que  tem o poder nas mãos ,  e que utilizam de coitados condicionados/manipulados/sem poder para atingirem satisfazerem sua ganância.

Sempre que vejo alguém defender/racionalizar  esse inferno chamado guerra, eu penso que seria muito didático  que essa pessoa tivesse sua casa atingida por uma bomba de 1000 kg , e que estivesse com os seus familiares dentro .  Também seria bastante didático que essa pessoa fosse para uma maldita frente de batalha e que levasse um estilhaço de granada nos intestinos .  Seria interessante ver a reação dessa pessoa nessa hora.
!!!

Só por curiosidade técnico-didática, "1000 kg" de que, exatamente? (Para que eu possa avaliar possíveis danos e baixas na vizinhança.)

Serve algum desses alto explosivos:

Nitropenta, Trotil, Tetril, Hexogênio, Nitroglicerina, Dinamite,TNT (Trinitrotolueno), PETN, RDX, picrato de amônio, ácido pícrico, DNT (dinitrotolueno).

Acho que não sobraria muita coisa da sua casa  e de seus parentes.   :P

.

« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 19:32:09 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Abril de 2012, 19:24:14 »

.

Você quem cara pálida? Só relatei o que eu já ouvi por aí.

E obrigado pela consideração para com minha pessoa. Mas eu não discuto baseado nesses apelos à emoção. "Inté".

Inté.

O absurdo é justamente querer racionalizar/justificar  essas desgraças chamadas guerras. 

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 28 de Abril de 2012, 19:30:32 »

.

Sua opinião, mas não muda o fato desses serem pessoas comuns que após a guerra formaram família trabalharam o resto da vida integrados novamente à sociedade e provavelmente morrerão felizes.

Sociopatas,  muitas vezes são muito bem integrados na sociedade. 

.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 28 de Abril de 2012, 19:33:21 »
JJ, você se mostra um cara muito violento para ser alguém que gosta de guerra. De fato, você não precisa racionalizar nada para justificar sua agressividade. Faz instintinvamente mesmo. Pessoas que respeitam a instituição evolutiva da guerra são o contrário disso. Elas, normalmente, não tendem à psicopatia...

Offline polilla

• Nível 00
  • *
  • nosce te ipsum
« Resposta #66 Online: 28 de Abril de 2012, 19:44:28 »

Não me admira que antigos combatentes relembrem de momentos na guerra de uma maneira nostálgica e poderíamos dizer até saudosa... Geralmente espera-se apenas o trauma e o medo... Mas, ora, não é possível e até muito coerente que o sujeito  tenha alguma lembrança boa da guerra? O lugar onde sua vida foi posta à prova, onde provavelmente seus sentimentos mais "brutos" e "irracionais" e todo seu histórico vieram à tona, onde ele deve ter se questionado sobre sua existência e duvidado da continuação desta, não seria uma fase de grande importância, principalmente para alguém que sobrevive a essa experiência? Extrair boas lembranças de uma experiência desumana e que testa os limites dos homens é, na minha opinião, admirável, sendo esta em relação não à situação, mas à pessoa e suas experiências, sua história...  Ela, em si. Imaginem quantas transformações internas e o quanto isso deve significar para ela... Não fico espantada.

Doidos, psicopatas, sociopatas? Postular de maneira superficial tais condições a esses homens parece-me um pouco ingênuo...   Meio reducionista... Talvez pessoal...
.

Concordo! Na verdade, a guerra, por mais desumana e contraditória que seja, não é fardo natural que os homens insistem em carregar?

Oi, gente.  :) Não sei se existe apresentações, se estou sendo invasiva em já sair postando... Mas não li nada relacionado a isso, então...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #67 Online: 29 de Abril de 2012, 00:25:40 »
JJ, nem sempre as pessoas vão a guerra, as vezes a guerra vem a elas. Quando falar mal de soldados, lembre-se de que sem algum dele o Nazismo teria tomado conta do mundo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Abril de 2012, 07:28:30 »
JJ, nem sempre as pessoas vão a guerra, as vezes a guerra vem a elas. Quando falar mal de soldados, lembre-se de que sem algum dele o Nazismo teria tomado conta do mundo.

Barata,

Concordo que no caso de ser atacado não resta outra opção. E é justamente pelo fato de haver  governos que acham que atacar os outros é uma coisa legal, que eu sou a favor de um governo mundial único, seguido logicamente de uma forte e efetiva união entre os atuais povos/nações, me parece que é a única forma de acabar com a anarquia entre as nações/países , e assim acabar com essas guerras.  Não vejo outra solução.

O que eu não concordo de jeito nenhum é com o discurso de normalização e até glamourização das infernais guerras. Isso é que não dá para aceitar como normal/legal. 

É interessante ver que só algumas palavras minhas já asssustaram algumas pessoas, se algumas palavras já fizeram isso , imagine o que estilhaços de morteiros e bombas fariam ?  :hihi:

É muito fácil glamourizar e normalizar  a guerra, desde que se esteja longe de uma.  :wink:

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 29 de Abril de 2012, 07:42:35 »

Concordo! Na verdade, a guerra, por mais desumana e contraditória que seja, não é fardo natural que os homens insistem em carregar?

polila, a aguerra não é um fardo natural (ou você por acaso sente vontade de ir para uma guerra real? Eu não sinto a mínima vontade , muito pelo contrário eu quero ficar o mais longe possível de um horror desses, balas voando  e bombas explodindo não me atraem nenhum pouco) ,  a guerra é uma atividade social . Ela é socialmente decidida e executada.

E quem insiste em carregá-la ? Você ? Alguém que você conhece ? Quem é que decide fazer guerras ?  Já reparou que quem decide começá-las fica bem longe da zona de perigo ?  Eles são muitos  escroques,  mandam os outros se ferrarem  enquanto ficam protegidos e abrigados a uma distância segura do inferno de balas, bombas, estilhaços de metal  e do fogo.  Assim é fácil .

.
« Última modificação: 29 de Abril de 2012, 08:12:56 por JJ »

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Abril de 2012, 07:57:04 »
É interessante ver que só algumas palavras minhas já asssustaram algumas pessoas, se algumas palavras já fizeram isso , imagine o que estilhaços de morteiros e bombas fariam ?  :hihi:

Essa aparentemente foi pra mim. Não meu caro, você e suas palavras não me assustaram, muito pelo contrário elas até me divertiram, pois é interessante ver alguém que faz um discurso todo pacifista e contra os sociopatas que participam de guerras falar exatamente como um. :wink:
Albert Einstein

Offline polilla

• Nível 00
  • *
  • nosce te ipsum
« Resposta #71 Online: 29 de Abril de 2012, 14:55:30 »
JJ,

Realmente, talvez eu tenha tomado uma perspectiva menos abrangente sobre o assunto e tenha refletido de maneira um pouco negligente.

Eu não sinto vontade de ir para guerra e não aleguei que as pessoas tinham gosto por matar ou sentirem-se ameaçados por balas voando. Talvez tenha considerado algo natural por uma banalização comum que exista na sociedade, mas gostaria de compartilhar a lógica que me levou a essa perspectiva.

Você mesmo expressou de maneira muito mais clara e imparcial o que a guerra é; uma atividade social, algo que é socialmente decidido e executado. Talvez eu mesma tenha considerado esse fator para acreditar a guerra tão comum dos homens. Agora é preciso que eu faça uma diferenciação para que eu seja compreendida... Não disse que todos nós queremos ir para a guerra e tentar matar outras pessoas. Não entenda isso como algo individual, pessoal... Até porque esses conflitos individuais, que seria uma guerra em outras escalas, se manifestam de outra maneira. Mas quando uma nação, uma religião, um grupo étnico sente-se ameaçado, e cria-se um conflito, de onde advém um ressentimento histórico, sedendo te vingança, não é "compreensível" que esse grupo (e não essas pessoas individualmente) busquem a guerra como modo de, na perspectiva deles, fazer justiça? (Não seria uma situação dotada de circunstâncias parecidas como daquele caso do PM? Me refiro a considerar ou, como alguns diriam, distorcer a maneira de justiça)

Talvez estejam interessados em defender um ideal que eles consideram mais importante do que a vida de algumas pessoas... A grupo inteiro talvez o considere. Não estou atribuindo juízo de valor, que isso fique bem claro. Vai dizer que eles estão errados? Certos? Eu não ousaria opinar, e talvez seja por isso que tenha essa tendência considerada absurda.

Quem insiste em carregá-la? Não são os homens? As sociedades? As culturas, religiões? Não insistem? Eu não digo individualmente... Muitas pessoas largariam qualquer identidade nesse sentido cultural para poder viver em paz sem ter que ser obrigado ou a matar ou a morrer. Mas existem pessoas que pensam diferente, e eu não ouso julgá-las, talvez por covardia, mesmo, porque nunca sofri as consequências de uma guerra.... Não desconsidero essa possibilidade.

Só estou levantando perspectivas. Os conflitos entre as tribos indígenas poderiam ser considerados guerras? As mitologias gregas, romanas, nórdicas... Nestas não existe um Deus da guerra? (Não é um reflexo de um traço cultural, de algo comum a sociedade?) No I-Juca-Pirama, do Gonçalves Dias, a morte na guerra não é motivo de honra? A guerra em si não é fundamental naquela sociedade? E em outras várias? Talvez seja uma questão cultural, não sei. Talvez seja por isso que eu considere natural.

Eu sei que nos guerras de mais destaque, atualmente, o sujeito que decide se haverá guerra ou não tira o seu de reta. Mas será que é sempre assim?

Sei lá...

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #72 Online: 29 de Abril de 2012, 20:54:40 »
Concordo que a nossa cultura[natureza(?)] é belicista e que a guerra ainda é considerada benéfica em muitos casos. Contudo, é extremamente irônico um cara aparentemente pacifista desejar a morte dos belicistas com uma lista extensa de explosivos. Ao meu ver, já basta a existência dos que justificam as guerras em nome da paz. Não precisamos de mais defensores de extremos que pensam que "o Inferno são os outros" e que em busca de um ideal é aceitável até a utilização dos instrumentos do suposto "inimigo". 
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline polilla

• Nível 00
  • *
  • nosce te ipsum
« Resposta #73 Online: 29 de Abril de 2012, 21:51:57 »
ReVo,

Concordo com você sobre a contrariedade dos argumentos apresentados pelos executadores da guerra... E quero deixar claro que não estou dizendo que em busca de um ideal é aceitável meios do próprio inimigo... Estava, na verdade, explicando minha linha de raciocínio para considerar a guerra uma coisa natural, instintiva dos homens. A diferença de perspectivas e a busca para justificá-lãs ou colocá-las em prática é um exemplo delas... Por mais que você considere absurdo o outro cara pode achar plausível... Não estou atribuindo juízo de valor, moral, dizendo que tem ou não esse direito; estou tentando ser imparcial nesse quesito, apenas analisando com essa visão.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #74 Online: 29 de Abril de 2012, 23:24:35 »
ReVo,

Concordo com você sobre a contrariedade dos argumentos apresentados pelos executadores da guerra... E quero deixar claro que não estou dizendo que em busca de um ideal é aceitável meios do próprio inimigo... Estava, na verdade, explicando minha linha de raciocínio para considerar a guerra uma coisa natural, instintiva dos homens. A diferença de perspectivas e a busca para justificá-lãs ou colocá-las em prática é um exemplo delas... Por mais que você considere absurdo o outro cara pode achar plausível... Não estou atribuindo juízo de valor, moral, dizendo que tem ou não esse direito; estou tentando ser imparcial nesse quesito, apenas analisando com essa visão.

No geral, considero as guerras terríveis, mas não sei até que ponto são evitáveis. Infelizmente, diante de perspectivas conflitantes, o Poder e a Força me parecem elementos mais universais do que, por exemplo, a Cooperação e a Comunicação. Não me referia a você no trecho sobre a concretização de ideais, mas sim ao JJ que clamou sobre o horror da guerra, mas que “didaticamente” gostaria de explodir os belicistas. Estou cansado de extremos que visando fazer o "Bem" destruindo um suposto "Mal", acabam criando outro. 
Você já teve a oportunidade de ler “Uma Breve História da Guerra” - John Keegan? Independentemente das críticas, é uma leitura bastante proveitosa sobre uma suposta natureza cultural das guerras.

"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!