Não pode mesmo deixar de ser. A emergência é mais que uma das prediletas vias de fuga da realidade, é uma das únicas, acho. Tenta-se emergir (visualizar emergência de, de fato) ordem, consciência, maravilhas, do caos da realidade, por todos os meios iludidos, em todos os níveis. Aparentando-se desistir da emergência da ordem sonhada em si mesmo, transfere-se a possibilidade dessa emergência para adiante nos sistemas complexos -- para a organização social. Mas a falha da porta dos fundos é que continua a realidade a ter que depender totalmente da vontade do solipsista. Se uma falha aleatória ocorrer num sistema de armas e território adversário for atingido acidentalmente (*só como UM exemplo*), "isso não desencadeia guerra" porque os homens são "políticos, racionais, compreensivos e prontamente crentes nas justificativas alheias... humanos enfim". De fato, nem mesmo podem ocorrer falhas físicas num universo em que existe uma organização social humana! QUEM DEU PERMISSÃO?!!! Nem mesmo os tilts que ocorreriam em cérebros de líderes ("cérebros não devem funcionar por princípios físicos; devem funcionar pelo "eu" "). Não, depois que a humanidade se organizou socialmente, a realidade ficou perfeita. Que doideira foi essa minha...
A contradição disso é que a emergência sobre-humana da coletividade tem o poder de construir a realidade perfeita da paz mas, ao não funcionar da coisa, volta-se a culpa ao pobre indivíduo isolado. "É porque ele não quer, é teimoso, não deixa..." Mas esse, coitado, não pode! Não tem esse poder todo diante da transcendente organização política da coletividade que emerge uma consciência própria autônoma divinamente perfeita. Não existe política de um só! Bom... talvez o problema sejam só os belicistas... Logo, é só exterminar todos eles! Enchamos suas tripas e demais vísceras de estilhaços e as lancemos ao lustre! Petardo neles! Mas não se deveria ter o cuidado cirúrgico de não explodir a vizinhança e familiares não belicistas inocentes? Ou isso poderia ser considerado efeito colateral e baixas aceitáveis de guer..extermínio?
HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!
Agora, um detalhe psicanalítico. Como eu poderia deixar de, instintivamente, traçar um perfil psicológico seu, JJ, diante do fato de que você deu detalhada atenção à minha pergunta referente a explosivos e não esclareceu nada para minha questão sobre se os "inocentes" (em estrita oposição ao que você considera "culpados") poderiam ser poupados? Minha conclusão: você não gosta de guerra, só dos horrores dela.