Sabe, HSette, não concordo com quem diz que "não existe culturas melhores que as outras, apenas culturas diferentes". Ao meu ver, a cultura indígena era inferior - e muito! - se comparada com a européia. Isso não significa que os pessoas são inferiores ou superiores, mas que as suas sociedades são assim.
na época, seria complicado falar em superioridade ou inferioridade cultural. mas os portugueses eram, sim, superiores. militarmente, tecnologicamente. tinham instituições sólidas, etc. claro, qualquer antropólogo que vier aqui vai achar que estou falando besteira, que ache. no caso de HOJE, sem dúvida a cultura ocidental é
superior à cultura, sei lá, somali. se o respeito pelo indivíduo, livre fluxo de idéias, vida humana, entre outros tantos, é tão assegurado aqui e por lá parece não existir, então...
como se mede isso? ora, é superior justamente por me agradar mais, por ser o modelo que eu escolheria por julgar mais justo. se o somali pensa diferente, azar o dele, eu prefiro não extirpar clitóris de menininhas e vou continuar a defender esse modelo apesar do que quer que antropólogo algum diga.