Não estou sacando pra onde a discussão está indo, então vou recomeçar daqui. A Gui disse MUITO BEM

1) portugal não invadiu o Brasil, porque não havia Brasil pra invadir, havia tribos espalhadas num pedaço de terra.
2) é CLARO que os problemas internos do Brasil só começaram depois de ter sido colonizado, ver (1).
DUH! Ou começa a conversar direito, ou vai ouvir duh, não tem como.
E é uma bobagem perguntar "e se". E se o Cabral tivesse 9 dedos, o Brasil teria dívida externa? Então. Dá na mesma.
Quanto ao que o Dantas disse, nãoa credito nos índios querendo aprender com outras culturas, eles querem plantar a mandioca deles na terra deles, como qualquer pessoa normal. SE eles são colocados em situação de confronto com um grupo mais avançado tecnologicamente, não costuma haver muito o que fazer.
Também acho que se Portugal não pegasse, alguém viria e pegaria. E DE FATO FOI ASSIM: Apesar de terem encontrado o brasil em 1500, só começaram a mandar padre e gente pra construir coisas uns 30 anos depois; não acharam que daqui ia se tirar muita coisa a princípio, já que estavam procurando ouro; aí começa a vir pirata cortar árvore e eles se ligaram. Não esqueçamos dos franceses na guanabara, ainda no XVI (acho - e franceses UNIDOS AOS ÍNDIOS contra a coroa de Portugal), e os holandeses em Pernambuco.
E acho bobagem também pensar que se não fosse por Portugal, a gente seria menos fodido. Colônia de exploração todo mundo fez do mesmo jeito. Serra Leoa foi ocupada pelos ingleses, o Haiti que era da espanha e depois da frança, então DEIXA DISSO.
p.s. editei porque saíram umas citações que não deviam ter saído.