Autor Tópico: LHC due for 2007 start  (Lida 40023 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Reacionamento do LHC é adiado mais uma vez
« Resposta #275 Online: 04 de Março de 2009, 16:13:11 »
Citar
Infelizmente, tudo na vida é pessoal não é?
Receio que sim...

=========================================
Run and Hide, asshole... kkkkkkkkkkkkk

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline EduardoCFF

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 651
  • Sexo: Masculino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #276 Online: 05 de Agosto de 2009, 15:03:23 »
Citar

Fracasso de LHC gera deserção de físicos para máquina rival
05 de agosto de 2009 • 11h18 • atualizado às 11h31


O Grande Colisor de Hádrons (LHC) - construído nas cercanias de Genebra - está cheio de conexões elétricas defeituosas


05 de agosto de 2009
The New York Times


Dennis Overbye


A maior e mais dispendiosa máquina já construída no mundo para o estudo da física está eivada de conexões elétricas defeituosas. Além disso, alguns físicos estão desertando do projeto europeu, ao menos temporariamente, para trabalhar em uma máquina rival, mas de menor porte, do lado oposto do oceano.

Muitos dos ímãs cujos objetivos seriam propelir partículas subatômicas de alta energia por um circuito subterrâneo de 27 km de extensão perderam misteriosamente sua capacidade de operar com altas energias. Depois de 15 anos, US$ 9 bilhões em investimentos e uma cerimônia de acionamento cheia de ostentação no ano passado, o Large Hadron Collider (LHC) - gigantesco acelerador de partículas europeu construído nas cercanias de Genebra - ainda não promoveu qualquer colisão entre partículas.

Mas deve fazê-lo em breve. Deve? Esta semana, os cientistas e engenheiros do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) vão anunciar quando e como planejam que sua máquina recomece a operar, no começo do ano que vem. O momento será de festa.

Mas os cientistas afirmam que pode demorar anos para que o colisor seja capaz de operar em plena força, se é que esse objetivo poderá ser atingido. E os problemas encontrados estenderão o prazo necessário a atingir os principais objetivos do colisor, tais como o de produzir a partícula conhecida como bóson de Higgs, que é considerada como responsável por dotar as demais partículas de massa, ou o de identificar a matéria escura que, de acordo com as teorias astronômicas, responde por até 25% do cosmos.

O déficit de energia no grande aparelho também poderia limitar a capacidade do colisor para permitir o teste de ideias ainda mais exóticas, tais como a existência de outras dimensões além das três espaciais e da quarta, o tempo, que caracterizam a vida. "O fato é que provavelmente vai demorar um pouco para que possamos conseguir os resultados que realmente desejamos", disse Lisa Randall, física da Universidade Harvard que é uma das principais proponentes da teoria das dimensões adicionais.

O colisor foi concebido com o objetivo de acelerar prótons a energias da ordem de sete trilhões de elétron-volts e forçá-los a colidir, na busca de partículas e forças que reinaram antes do primeiro trilionésimo de segundo de tempo do universo, mas é possível que, em seu primeiro ano de operação, a máquina funcione com apenas quatro trilhões de elétron-volts. Aperfeiçoamentos que elevariam essa velocidade talvez só possam ser realizadas um ou dois anos mais tarde.

Físicos dos dois lados do Atlântico se declaram confiantes em que a grande máquina europeia terminará por produzir resultados científicos sem precedentes - um dia -, e que não demorará a se equiparar a um equipamento rival construído nos Estados Unidos, ainda que funcionando com energia inferior à projetada.

Todos os grandes aceleradores de partículas passam por problemas iniciais. "São como os problemas pelos quais um bebê passa", disse Peter Limon, físico do Laboratório Nacional do Acelerador Fermi, em Batavia, Illinois, que ajudou a construir o colisor europeu.

Mas alguns físicos admitem certa impaciência. "Esperei por 15 anos, diz Nima Arkani-Hamed, um dos principais teóricos de partículas no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton. "Quero ver o colisor em funcionamento, rápido. Não podemos tolerar mais um desastre. De agora em diante, ele precisa funcionar sem tropeços".

Os atrasos incomodam mais aos físicos jovens, que podem precisar de dados que só o aparelho poderia obter para concluir uma tese ou uma cátedra. Os problemas no novo acelerador atenuaram a figa de cérebros dos Estados Unidos para a Europa, nesse ramo do conhecimento, porque alguns físicos decidiram trabalhar no Fermilab, onde o Tevatron, o rival norte-americano do LHC, está operando há cerca de uma década.

Os colisores ganham seu ímpeto devido à equivalência entre massa e energia apontada por Einstein - ambas expressas em elétron-volts. O colisor do Cern foi projetado para investigar o que acontece a energias e distâncias nas quais a atual teoria dominante, conhecida como Modelo Padrão, começa a falhar e fornecer respostas absurdas. O projeto recebeu aprovação em 1994, depois que o SuperColisor Supercondutor, que teria comprimento de 86 km e produziria 20 milhões de elétron-volts, foi cancelado pelo Congresso dos Estados Unidos.

As energias prodigiosas com as quais o colisor funciona são, de certa forma, seus piores inimigos. Em plena força, a energia armazenada em seus ímãs supercondutores equivaleria à de um Airbus A380 voando a 720 km/h, e o feixe de prótons gerado poderia perfurar 30 metros de cobre sólido.

A fim de carregar corrente suficiente, os ímãs do colisor são refrigerados por hélio líquido até uma temperatura 1,9°C superior ao zero absoluto, o ponto em que os cabos de nióbio e titânio que os equipam perdem toda a resistência elétrica e se tornam supercondutores. Qualquer perturbação, no entanto, tais como problemas nas soldas em uma junta entre duas seções, podem causar resistência e aquecer o cabo, fazendo com que ele perca sua supercondutividade.

Foi o que aconteceu em 19 de setembro, quando a junção entre dois ímãs se vaporizou em um chuveiro de fagulhas, fuligem e hélio liberado. Os técnicos dedicaram a maior parte do seu tempo, desde o acidente, a limpar e inspecionar os milhares de junções no colisor. Cerca de cinco mil delas terão de ser refeitas, declarou Steve Myers, diretor da divisão do acelerador no Cern, em entrevista.

A explosão das junções desviou a atenção dos engenheiros do mistério quanto ao desempenho insuficiente dos ímãs. Antes que os ímãs supercondutores sejam instalados, os engenheiros "treinam" cada um deles, elevando gradualmente a corrente elétrica que recebem até determinar o ponto em que falham. Dessa maneira, os ímãs se acostumam gradualmente a correntes cada vez maiores.

Todos os ímãs do colisor foram treinados a aceitar energias superiores a sete trilhões de elétron-volts antes de serem instalados, diz Myers, mas quando os engenheiros tentaram conduzir um dos oito setores do anel a uma energia mais alta, no ano passado, alguns dos ímãs falharam inesperadamente.

Em troca de e-mails, Lucio Rossi, diretor do departamento de ímãs do Cern, disse que 49 dos ímãs haviam perdido seu treinamento, nos setores testados, e que era impossível estimar quantos mais, em todo o colisor, estavam defeituosos. Ele disse que os ímãs em questão estavam todos de acordo com as especificações e que o problema talvez derive do fato de que tenham ficado por um ano expostos aos elementos antes que pudessem ser instalados.

Retreinar os ímãs é dispendioso e demorado, dizem os especialistas, e talvez não valha a pena esperar o tempo que seria requerido para elevar seu desempenho à meta de energia original. "Parece que poderemos chegar a 6,5 com alguma facilidade", disse Myers, mas sete trilhões de elétron-volts requereriam "muito treinamento".

Muitos físicos afirmam que, para eles, seria perfeitamente satisfatório que o colisor jamais ultrapassasse os cinco milhões de elétron-volts. Caso fosse esse o caso, diz Joe Lykken, teórico do Fermilab que faz parte de uma das equipes do colisor do CERN, "não seria o final do mundo. Não estou nada pessimista".

Para o futuro imediato, porém, os físicos não devem chegar nem perto desse nível de energia. Myers afirma que, em sua opinião, as junções no momento são capazes de suportar quatro trilhões de elétron-volts. "Poderíamos estar conduzindo trabalhos de Física no final de novembro", ele disse, em julho, antes que novos vazamentos nos tubos de vácuo tivessem forçado um adiamento de mais algumas semanas na retomada das operações do aparelho.

"Não é a energia para a qual a máquina foi projetada, mas ainda assim seria quatro vezes mais energia do que o Tevatron é capaz de propiciar", ele afirmou. Pauline Gagnon, física da Universidade de Indiana que trabalha no CERN, disse que aceitaria alegremente energia dessa ordem. "é o público que paga por isso", ela afirmou mensagem de e-mail, "e precisamos começar a produzir".

Tradução: Paulo Migliacci ME

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3908115-EI238,00-Fracasso+de+LHC+gera+desercao+de+fisicos+para+maquina+rival.html  
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #277 Online: 05 de Agosto de 2009, 16:07:00 »
Será que o Juscelino tem uma previsão para o LHC?

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #278 Online: 05 de Agosto de 2009, 16:24:35 »
Será que o Juscelino tem uma previsão para o LHC?

Vai ter. Uns 2 dias depois que sair em todos os jornais.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #279 Online: 05 de Agosto de 2009, 16:25:58 »
Vai ter. Uns 2 dias depois que sair em todos os jornais.

Hehehe... Pensei a mesma coisa.  :hihi:

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #280 Online: 05 de Agosto de 2009, 17:56:37 »
Citar
Internacional
Vaticano quer colaborar com a reativação do LHC na Suíça

O LHC, maior acelerador de partículas do mundo, foi colocado em funcionamento no dia 10 de setembro de 2008

O Estado de São Paulo

O Vaticano negocia uma parceria entre seu laboratório de astronomia, o La Specola, e o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), para reativar o acelerador de partículas LHC no segundo semestre deste ano.

 O cardeal Giovanni Lajolo, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, visitou o Cern, em Genebra, nos últimos dias. Ele se reuniu com o diretor-geral do centro, Rolf Heuer.

"O conhecimento sobre a origem do Universo não pode deixar de interessar também a quem lida com as relações entre a fé e a razão", explicou o sacerdote.

 O LHC, maior acelerador de partículas do mundo, foi colocado em funcionamento no dia 10 de setembro do ano passado, mas teve de ser desativado nove dias depois.

 O equipamento apresentou um problema em um de seus supercondutores, que tinha a função de conduzir as partículas ao longo de seus 27 quilômetros.

O custo final para reparar o defeito é estimado entre US$ 26 milhões e US$ 35 milhões, de acordo com a direção do projeto.

Calcula-se que o investimento feito ao longo dos 12 anos de construção do acelerador de partículas tenha sido de 3,76 bilhões de euros.

Fonte: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/0/vaticano-quer-colaborar-com-a-reativacao-do-lhc-na-suica-140831-1.asp
 

 ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Reacionamento do LHC é adiado mais uma vez
« Resposta #281 Online: 19 de Outubro de 2009, 21:45:45 »
LHC atinge temperatura próxima ao zero absoluto


Caminhão despeja hélio líquido, usado para resfriar as instalações do LHC até próximo ao zero absoluto, a temperaturas abaixo das encontradas no espaço profundo. [Imagem: CERN]

O LHC (Large Hadron Collider: Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, tornou-se novamente, na última sexta-feira, um dos lugares mais frios do universo.

O túnel de 27 quilômetros de circunferência onde está instalado o LHC é dividido em oito setores. Agora, todos os oito estão operando a uma temperatura de -271 ºC (ou 1,9 kelvin) - mais frio do que o espaço profundo.

A temperatura atingida pelo LHC é um pouco superior ao zero absoluto (-273,15 °C), a mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de -270°C.

Um outro experimento científico consegue ser ainda mais frio: os instrumentos científicos do Telescópio Espacial Planck funcionam a 0,1 K, certamente um dos pontos mais frios do universo.

Decepções

O LHC deveria ter começado a operar em setembro de 2008. Mas um curto-circuito interrompeu seu funcionamento antes que qualquer experimento científico pudesse ser feito. O defeito surgiu enquanto os cientistas testavam seu funcionamento, fazendo as partículas circularem numa e noutra direção, sem ter tido a oportunidades de fazê-las colidir.

Com o defeito, os equipamentos tiveram que ser novamente aquecidos à temperatura ambiente para que os técnicos pudessem consertar os magnetos supercondutores que se fundiram.

A maior decepção para os cientistas, contudo, ainda estava por vir. Depois de avaliarem as conexões entre os magnetos supercondutores, os responsáveis pela operação do LHC afirmaram que, em princípio, ele somente poderá funcionar com metade da potência para a qual ele foi projetado - veja maiores detalhes em LHC vai começar a funcionar com apenas metade da capacidade prevista.

Recriando o universo

O LHC foi projetado para colidir prótons uns contra os outros a uma velocidade próxima à da luz. A expectativa é que essas colisões simulem as condições existentes nos momentos imediatamente após o Big Bang, a grande explosão que acredita-se ter criado nosso universo.

No atual cronograma, a expectativa é que as primeiras colisões de partículas possam acontecer no início de Janeiro de 2010.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lhc-atinge-temperatura-proxima-zero-absoluto&id=020175091019

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)


Offline HFC

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.619
  • Sexo: Masculino
Re: Reacionamento do LHC é adiado mais uma vez
« Resposta #283 Online: 20 de Outubro de 2009, 14:08:35 »
Vão ficar adiando até finalmente ativá-lo em 2012.
Salve-se quem puder!!! Jesus vai voltar  !!! :D  :lol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Reacionamento do LHC é adiado mais uma vez
« Resposta #284 Online: 20 de Outubro de 2009, 19:32:13 »
Vão ficar adiando até finalmente ativá-lo em 2012.
Salve-se quem puder!!! Jesus vai voltar  !!! :D  :lol:

E a besta-fera quem eh? E o anti-cristo quem eh?  :P

Parece que ainda não existe consenso no meio crente a esse respeito.  :biglol:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline HFC

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.619
  • Sexo: Masculino
Re: Reacionamento do LHC é adiado mais uma vez
« Resposta #285 Online: 21 de Outubro de 2009, 17:56:56 »
[modo crente maluco on]

E a besta-fera quem eh? E o anti-cristo quem eh?  :P
Não é besta-fera, é anti-Cristo  :diabo: seu herege ignorante!!!! :bravo:

Parece que ainda não existe consenso no meio crente a esse respeito.  :biglol:

Não se enganem, o homem do 666 e da marca na testa é o Obama!

[modo crente maluco off]
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #286 Online: 20 de Novembro de 2009, 18:01:34 »
Para quem quiser acompanhar "ao vivo", os caras tão injetando prótons no colisor e mandando atualizações pelo twitter: https://twitter.com/CERN

Acabaram de fazer o feixe completar o anel no sentido horário e estão se preparando pra mandar o feixe no sentido anti-horário. \o/
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #287 Online: 20 de Novembro de 2009, 19:09:19 »
Citar
Internacional
Vaticano quer colaborar com a reativação do LHC na Suíça

O LHC, maior acelerador de partículas do mundo, foi colocado em funcionamento no dia 10 de setembro de 2008

O Estado de São Paulo

O Vaticano negocia uma parceria entre seu laboratório de astronomia, o La Specola, e o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), para reativar o acelerador de partículas LHC no segundo semestre deste ano.

 O cardeal Giovanni Lajolo, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, visitou o Cern, em Genebra, nos últimos dias. Ele se reuniu com o diretor-geral do centro, Rolf Heuer.

"O conhecimento sobre a origem do Universo não pode deixar de interessar também a quem lida com as relações entre a fé e a razão", explicou o sacerdote.

 O LHC, maior acelerador de partículas do mundo, foi colocado em funcionamento no dia 10 de setembro do ano passado, mas teve de ser desativado nove dias depois.

 O equipamento apresentou um problema em um de seus supercondutores, que tinha a função de conduzir as partículas ao longo de seus 27 quilômetros.

O custo final para reparar o defeito é estimado entre US$ 26 milhões e US$ 35 milhões, de acordo com a direção do projeto.

Calcula-se que o investimento feito ao longo dos 12 anos de construção do acelerador de partículas tenha sido de 3,76 bilhões de euros.

Fonte: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/0/vaticano-quer-colaborar-com-a-reativacao-do-lhc-na-suica-140831-1.asp
 

 ::)
Eu acho ótimo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #288 Online: 24 de Novembro de 2009, 18:53:26 »
LHC é religado

O maior experimento científico do mundo está de volta. Após uma pausa forçada de mais de um ano, o LHC (Large Hadron Collider, ou “grande colisor de hádrons”), maior acelerador de partículas do mundo, foi religado.

Na noite de sexta-feira (20/11), os cientistas envolvidos no projeto injetaram feixes de prótons nos dois sentidos do túnel circular de 27 quilômetros do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), instalado próximo a Genebra, na fronteira entre França e Suíça.

“Foi um momento muito emocionante que estávamos aguardando com grande expectativa”, disse Marco Aurelio Lisboa Leite, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, à Agência FAPESP. O cientista é responsável pela colaboração dos pesquisadores da USP no Atlas (A Toroidal LHC Apparatus), um dos principais experimentos do LHC.

Os feixes de partículas deram duas voltas no túnel em eventos chamados de “beam splash”. No teste, os feixes foram lançados contra um “colimador”, resultando em um grande número de partículas secundárias capazes de serem detectadas.

“É muito bom ver partículas novamente circulando pelo LHC. Ainda temos muito a fazer antes que a física possa começar, mas essa conquista mostra que estamos no caminho certo”, disse Rolf Heuer, diretor-geral do Cern.

Os cientistas esperam já para os próximos dias a primeira colisão entre partículas, que é justamente o propósito do LHC. Ou seja, lançar feixes de partículas em sentidos opostos em velocidade próxima à da luz para que se choquem.

O resultado, além de liberar uma enorme quantidade de energia, resultará na produção de grande quantidade de dados que poderão ajudar o homem a compreender a estrutura fundamental da matéria.

Após quase duas décadas de planejamento, o LHC foi ligado pela primeira vez em 10 de setembro de 2008, mas um grave problema em uma conexão elétrica levou a uma ruptura nove dias depois, em acidente que resultou na pausa de 14 meses.

“O LHC é uma máquina muito melhor compreendida hoje do que há um ano. Aprendemos a partir de nossa experiência e do desenvolvimento da tecnologia que permite que continuemos a caminhar. É assim que o progresso é feito”, disse Steve Myers, diretor de aceleradores do Cern.

Mais informações: http://public.web.cern.ch/public

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11394/lhc-e-religado.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
E agora crentes?
« Resposta #289 Online: 30 de Março de 2010, 18:06:46 »
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,superacelerador-de-particulas-colide-protons-e-recria-o-big-bang,531264,0.htm

GENEBRA - Os cientistas do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) conseguiram pela primeira vez nesta terça-feira, 30, colidir feixes de prótons dentro do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) a uma energia de 7 Tev (trilhões de eletronvolts), recriando uma situação similar a dos instantes posteriores do 'Big Bang', o início do Universo há 13,7 bilhões de anos.


O resultado, que se obteve após de duas tentativas frustradas, abre portas para uma nova fase da física moderna, pois permitirá dar respostas a diversas incógnitas do Universo e da matéria, segundo os cientistas do Cern.

Poucos minutos depois das 13h00 de Genebra (08h00 de Brasília), os quatro detectores gigantes do acelerador de partículas Cern, espalhados em pontos distintos do túnel de 27 km de extensão que forma o superacelerador, registraram os choques dos feixes de partículas lançados em direções opostas.

O diretor-geral do Cern, Rolf Heure, expressou muita alegria e excitação com o que classificou de "início de uma nova era para a física moderna", em declaração transmitida por videoconferência do Japão, onde está de passagem. "Esta experiência abre um horizonte para obtermos novos conhecimentos do Universo e dos microcosmos, porém isso não será imediato", afirmou Heure.




A satisfação dos cientistas nas salas de controle do Cern era notável. "É impressionante que o detector tenha conseguido ver as colisões. Sabíamos que era possível registrá-las, mas ver é algo magnífico. Agora o que nos preocupa é se o acelerador continuará funcionando corretamente, o que vamos verificar nos próximos dias", disse o cientista espanhol Juan Alcaraz, do Centro de Pesquisa Interdisciplinar Avançada em Ciências dos Materiais (Cimat, da sigla em espanhol), e um dos coordenadores do detector CMS do LHC. "Após a criação do 'mini Big Bang', vamos analisar os dados e informações obtidos na experiência."

Matéria escura

"Depois de quase 20 anos, agora vamos começar a explorar um novo território. Esperamos resolver o mistério em torno da matéria escura, que forma a maior parte do Universo", disse o cientista sueco Erik Johansson. A descoberta da matéria escura é considerada essencial para explicar porque as partículas elementares possuem massa e porque as massas são tão diferentes entre si.

O objetivo a curto prazo do feito alcançado pela colisão de prótons no LHC é alcançar, em dois anos, a colisão de 2,8 mil vezes em cada sentido para provocar milhões de choques, segundo o cientista Michael Barnett. Depois disso, segundo Barnett, haverá uma parada técnica de um ano no experimento.

Sete Tev é a metade da potência calculada do superacelerador. Somente após a parada técnica, na qual os cientistas revisarão minuciosamente todos os equipamentos, o LHC será religado para tentar alcançar a velocidade de 14 Tev, energia considerada mais próxima da produzida na criação do Universo.

Offline Mister B

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 299
  • Sexo: Masculino
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: E agora crentes?
« Resposta #290 Online: 30 de Março de 2010, 18:08:44 »
jucavini, vão dizer coisas que variam entre: "Foi deus que permitiu que o homem tivesse uma pequena amostra de seu poder" até "Tem que ter fé para acreditar no Big Bang". Mas claro, não vão oferecer nenhuma hipótese contrária além de "Foi Deus quem fez e o homem está querendo brincar de Deus".
Além, é claro, da manjada: "Foi Deus quem provocou o Big Bang. Isso em nada afeta minha crença, pois você também não tem como provar o que havia antes do início do Universo"
« Última modificação: 30 de Março de 2010, 18:41:00 por Mister B »
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Mister B

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 299
  • Sexo: Masculino
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: E agora crentes?
« Resposta #291 Online: 30 de Março de 2010, 18:10:50 »
Ah sim, e uma que leio sempre, quando olho os comentários sobre o LHC: "Quanto dinheiro gasto inutilmente. Poderiam construir XXXXXXXX casas para quem não tem onde viver", esquecendo, é claro, que não se mistura alhos com bugalhos, porque esse dinheiro teve esse fim específico e que as Igrejas devem ter, de longe, muito mais dinheiro do que o investido para ciência.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: E agora crentes?
« Resposta #292 Online: 30 de Março de 2010, 18:32:33 »
O crente médio, em geral, tem uma cognição pequena demais para perceber como o estudo de partículas subatômicas tão pequenas quanto sua cognição podem ser tão importantes para nosso entendimento do mundo.

Por vezes me pergunto quantos quarks cabem na cabeça do crente. :)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: E agora crentes?
« Resposta #293 Online: 30 de Março de 2010, 18:45:56 »
CERN: Poderemos avaliar algumas questões do Universo ocorridas há cerca de 13,7 bilhões de anos, após os momentos iniciais de sua súbita expansão.
Crentes: Isto é impossível porque o Universo só tem 6.000 anos.

CERN: Esta afirmação não encontra respaldo em nenhum dado teórico ou de laboratório.
Crentes: Não precisa porque a Bíblia assim afirma.

CERN: Não há qualquer menção na Bíblia para a idade do Universo.
Crentes: Há sim, basta ler com atenção e somar as genealogias.

CERN: Não. As genealogias servem apenas para fazer conexões textuais, e não são base para medição de idades absolutas da natureza.
Crentes: Parem com isto. Vocês são ateus?

CERN: Além disto este texto religioso faz um uso abundante de metáforas.
Crentes: Mentira, deus não iria mentir para o seu povo. Vocês são ateus e querem afastar o povo da salvação?

CERN: O que é que as condições após a súbita expansão inicial do Universo e a sua idade tem a ver com enganar o povo?
Crentes: Satanás, saia daí! Satanás, saia daí!

CERN: Não temos nenhum pesquisador com este nome aqui no CERN. Tem certeza que ele trabalha aqui?
Crente: ...
« Última modificação: 31 de Março de 2010, 00:44:36 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: E agora crentes?
« Resposta #294 Online: 30 de Março de 2010, 18:48:25 »
Por vezes me pergunto quantos quarks cabem na cabeça do crente. :)

Nenhum! :histeria:
Foto USGS

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: E agora crentes?
« Resposta #295 Online: 30 de Março de 2010, 18:48:35 »
Ãhã. Porque o CERN, como entidade, perderia seu precioso tempo assim.

Senhores, por favor. Abstenham-se de comentários desnecessariamente agressivos contra pessoas ou grupos de pessoas que não têm a ver diretamente com o tópico para evitarmos nos desviar demais do assunto.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: E agora crentes?
« Resposta #296 Online: 30 de Março de 2010, 18:54:36 »
Ãhã. Porque o CERN, como entidade, perderia seu precioso tempo assim.

Senhores, por favor. Abstenham-se de comentários desnecessariamente agressivos contra pessoas ou grupos de pessoas que não têm a ver diretamente com o tópico para evitarmos nos desviar demais do assunto.

SnowRaptor

Eu acho que esta foi para mim.

Peço desculpas a todos, crentes inclusive, pois eu acho que me excedi.

Mas é que o texto fluiu e... deu no que deu.
Foto USGS

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: E agora crentes?
« Resposta #297 Online: 30 de Março de 2010, 19:45:27 »
Também faço um "mea culpa". É que, infelizmente, nossa jocosidade tem suas causas.

Voltando: o LHC é tremendamente importante não apenas pelo programa de pesquisa a que se destina, como também pelas razões que nem sequer sabemos ainda quais são. Já faz algumas décadas que nosso conhecimento está a frente de nossa tecnologia, e relativamente estancado. O LHC traz uma oportunidade ímpar de mudar o quadro, fazendo os teóricos a voltar a "terem o que fazer", de fato. Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, se o LHC demonstrar que o Bóson de Higgs NÃO existe, isto será um grande momento para os teóricos voltarem às pranchetas e fazer a física tomar rumos impensados. E daí surge toda a gama de novas interpretações para o universo. Naturalmente, o contrário também será interessante, por mostrar como nossa física pode ser tão acurada. Mas os problemas que tornam a ciência algo fantástico perdurarão: o que diabos é a energia escura? A relatividade e a física quântica podem ser compatibilizadas por um tratamento teórico mais abrangente? Porque o coiote nunca consegue matar aquele desgraçado do papa-léguas?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: E agora crentes?
« Resposta #298 Online: 30 de Março de 2010, 19:51:10 »
Snow... desde quando humor é ser agressivo?  :hein:

É só uma pergunta, nada demais...  :ok:

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: E agora crentes?
« Resposta #299 Online: 30 de Março de 2010, 23:06:39 »
Uma piadinha de vez em quando vai bem, mas soltar sem mais nem menos que "não cabe nenhum quark na cabeça de um crente" é desnecessário.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!