Autor Tópico: Mais um texto ridículo do Olavo de Carvalho sobre religiões  (Lida 11888 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Mais um texto ridículo do Olavo de Carvalho sobre religiões
« Resposta #50 Online: 11 de Julho de 2006, 17:07:39 »
Marcelo, ser comunista é ser ateu. Logo, os comunistas matavam em nome do ateísmo.

Não. A relação não pode ser estabelecida dessa forma. É uma simplificação que induz ao engano.

A maioria dos genocídios em análise aqui nesse Tópico se deram ora por disputas políticas internas (vide stalinismo), ora por conflitos internacionais (vide sudeste asiático).
A questão religiosa, até onde sei, nunca foi relevante.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 11 de Julho de 2006, 17:09:12 »
Humpf! Pra que perder tempo?
Direito a ampla defesa... :lol:

Só estou vendo direito a amplo ataque.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #52 Online: 11 de Julho de 2006, 17:10:24 »
Marcelo, ser comunista é ser ateu. Logo, os comunistas matavam em nome do ateísmo.

Não. A relação não pode ser estabelecida dessa forma. É uma simplificação que induz ao engano.

A maioria dos genocídios em análise aqui nesse Tópico se deram ora por disputas políticas internas (vide stalinismo), ora por conflitos internacionais (vide sudeste asiático).
A questão religiosa, até onde sei, nunca foi relevante.

O seu cometário interessaria muito a alguém que estivesse disposto a argumentar, o que não é o caso, infelizmente.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Julho de 2006, 17:10:47 »
Seth...

Falácia do Escocês.
O erro você afirma ser ateu é esquerda. Não sou esquerda o segundo ideologia. Essa idéia ideologia. Como o exemplo tem ser muita fé o Marx. A definição ateísmo não tem isso.

Mas o Olavo. Pra mim ele é ignorante. Porque ele faz a grosseira no texto os históricos de regime esquerda são ateus.

Não acho que ele seja ignorante... penso que ele é mal intencionado mesmo.
Este tipo de confusão, descaradamente focada, não segue o padrão da ignorancia.... é milimetricamente costurada a argumentação.

Concordo plenamente. Chamo isso de desonestidade intelectual. Olavo é um caso clássico.
Usa de uma boa lógica interna em seus textos, mas que não resistem a uma análise externa e imparcial.
Criacionistas, por exemplo, são mestres nessa habilidade.
"Por quê?"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #54 Online: 11 de Julho de 2006, 17:36:05 »
Seth, defina logo o que você entende por ateísmo antes de ser expulso do fórum.
Humpf! Pra que perder tempo?
Porque sou “bonzinho” e acho que ele pode simplismente ter um conceito errado do que é ateísmo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #55 Online: 11 de Julho de 2006, 18:43:56 »
Seth, vem cá.

Você acha a idéia Marx o materialismo é mesmo o ateísmo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Julho de 2006, 19:30:27 »
A primeira frase é incorreta (existem comunistas teístas) e a conclusão é um non sequitur total. É como "nenhum comunista acreditava em Saci Pererê, logo matavam em nome da descrença no Saci Pererê".

Se você é ateu é de esquerda.
"Ah, mas e os capitalistas? Eles não acreditam em deus, acreditam no capital."
Verdade. Mas o deus do capitalista é o dinheiro. Logo, ele tem um deus!
O deus dos comunistas era Marx. Ou a utopia. Ou trabalhador. Ou a matéria. Logo comunistas não eram ateus. Dã.

É difícil sair dos estereótipos históricos.
Eu lhe recomendo deixar de ser ateu.
...até que alguém ofereça provas bastante consistentes da existência de deuses, acho que só a recomendação para qualquer ateu por aqui não vai valer muita coisa...

Offline Vendetta

• Nível 02
  • *
« Resposta #57 Online: 11 de Julho de 2006, 20:21:19 »
Sem dúvida. Mas basear-se no dicionário como verdade definitiva e completa é tão ruim quanto basear-se na Bíblia para ditar seu comportamento ou ideologia.
Dicionário é conselheiro e não mestre. Lembre-se disso.

Em momento algum eu dei a entender ou afirmei que o dicionario é a verdade definitiva. Como você disse é conselheiro, e achei que poderia ajudar a rever essas comparações e afirmações que você fez.

Por que não?
O que o comunismo lhe fez pra não gostar dele?

Apenas não simpatizo com ele...  :lol:

Sem mais...
“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” Albert Einstein

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Julho de 2006, 20:49:19 »
É extramamente difícil relacionar visão religiosa com visão política.
Pelo contrário. Política e religião sempre caminham de braços dados.
É preciso observar os ateus como um grupo muito, mas muito, heterogêneo. A única coisa que nos une é não acreditar em deuses, nada mais. Não dá para estabelecer um padrão de comportamento e pensamento entre os ateus.
Mas entre vocês dá.
Aliás, nem entre grupos mais fechados e homogêneos é possível estabelecer muitas generalizações. Entre os católicos, por exemplo, temos desde muito conservadores, defensores do "Deus, Tradição, Família e Propriedade" até grandes esquerdistas, basta observar a teologia da libertação, os movimentos sociais ligados aos freis brasileiros.
Faz sentido.
São duas coisas muito separadas, não existe vínculo entre elas.
Olha que existe e você não está se atinando...
Só porque Marx era ateu? Marx era alemão também. Todos os alemães são comunistas?
Você leu Marx?
Sério, o que você está falando não faz o mínimo sentido.
Não faz porque você não conhece nem Marx e nem a História.
Ser ateu é apenas não acreditar em deuses, só isso. Não existe nenhuma outra característica que possa ser generalizada para o grupo.
É interessante como você se apega a essa nomenclatura como se ela fosse um escudo para sua identificação pessoal.
Mas afirmo: historicamente o ateísmo está mais ligado ao comunismo.
O Olavão estava certo no que disse, ele não generalizou e o que vocês tentam é não se vincular aos massacres que ele apontou.
O que, convenhamos, é infantilidade.

Pois uma ideologia que adotamos pra gente sempre tem um vínculo com a História. E não tem como a gente rechaçar o que desgostamos nela só para nossa conveniência ou paz de Consciência.

"Ah, mas não são todos! Ah, mas o ateísmo deles é diferente do meu! Ah, mas eu não..."

Birra.
Você está falando sério?
Lógico que estou!
Ninguém acredita que o dinheiro criou o universo. Nenhum capitalista reza quando vê uma nota de cinquenta, concedendo um poder sobrenatural a ela.
De novo dicionário?
Eu não disse que a doutrina capitalista alega que o dinheiro criou o Universo.
Mas os capitalistas vêem o dinheiro como o objetivo maior, a causa máxima de tudo.
O capitalismo ergueu templos (bancos) aonde ha altares de penitentes (caixas), distribuição e recebimento dos dízimos (depósitos e saques), hordas e mais hordas de servos subservientes e bovinos...
E lá no alto tem um Papa (banqueiro) que guarda a chave do cofre (altar) aonde somente ele pode entrar e sair e, assim, ser feliz.

Lembra da cara de alegria que o Edir Macedo fazia naquela vídeo em que ele pegava os dólares dos fiéis dos EUA? É por aí.
O capitalismo é apenas um sistema de trocas baseado na propriedade privada e no lucro, utilizando o dinheiro como meio. Aliás, dentro do capitalismo pode-se encontrar defesa de diversos modelos econômicos, não dá pra ser simplista.
Creio que seria interessante vocês deixarem de lado os dicionários e olharem mais atentamente certas coisas.
Por favor, né?
É impressão minha ou vocês são incapazes de abstrair o pensamento um tiquinho que seja?
Deixar de ser ateu?
Sim. Mas percebo que não é preciso aconselhar tal coisa.
Você não é ateu.
Apenas banca o papagaio.
Currupaco!

Cara, eu estava tentando argumentar com você. Dava um debate legal, se ele fosse levado a sério. Mas não tem como conversar com alguém que fala "Você não é ateu. Apenas banca o papagaio. Currupaco!".

Sinceramente, não entendo quem escreve coisas assim num fórum. Aliás, não entendo quem faz ataques às pessoas e não aos seus argumentos. Quando leio isso, depõe de maneira tão forte contra quem está escrevendo... Perde toda a credibilidade, sabe?

Seria legal que justificasse as suas afirmações também. De vez em quando você faz isso, mas na maioria das vezes apenas afirma os seus pensamentos. Daí a discussão acaba se tornando "sim", "mas claro que não", "mas claro que sim", "não, já falei que não", "como não vê que é sim?"...

Enfim, desanimei de discutir com você. :|

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #59 Online: 12 de Julho de 2006, 00:25:54 »
[trolls]

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Julho de 2006, 01:21:11 »
Sim. Mas percebo que não é preciso aconselhar tal coisa.
Você não é ateu.
Apenas banca o papagaio.
Currupaco!
Zé, esse fórum tem regras e devo te alertar que elas devem ser seguidas.

Não é permitido ofender outros usuários e cometer sofismas. Se você não veio pra discutir de forma séria e civilizada, tenha em mente que receberá punições e provavelmente será expulso do fórum. Aliás, se você não veio pra discutir da forma supracitada, saia voluntariamente daqui.

Este é será meu único aviso.

As regras podem ser lidas aqui: ../forum/topic=31.0.html

Offline Seth

• Nível 03
  • *
  • Pode Ser, Como Pode Não Ser!
    • Pasto Coletivo
« Resposta #61 Online: 12 de Julho de 2006, 03:34:00 »
Mas entre vocês dá.
estabeleça, pois. como é, somos todos comunistas?
Na prática, não. Mas aliam-se a ele historicamente.
Diante de tamanha intolerância aqui presente, é melhor que eu me vá.
Fosse em tempos idos, eu teria ficado e discutido "ad nauseum". Porém, como diz aquela famosa imagem, "discutir com alguém na Internet é como competir na olimpíada dos excepcionais: você pode ganhar, mas ainda assim será um retardado".

Porém, seria interessante que os senhores se dedicassem um pouco mais ao exercício da busca do conhecimento de uma maneira mais compreensiva e, principalmente, mais tolerante.
Tudo bem que compreensão se aprende em casa mas tolerância é um exercício contínuo que busca principalmente buscar as semelhanças entre nós.

Lamento que os senhores buscam visualizar apenas as diferenças e ressalta-las. Visando, claro, reforçar suas próprias e tão tênues convicções.

A vocês, deixo um presente filosófico. Espero que, um dia, sejam homens: com dúvidas, claro, mas não partilhando de um pensamento comum de adolescentes que precisam se rotular:

"Reconsidera o seguinte: quem te injuria não te injuria; quem te agride não te agride; quem te ultraja não te ultraja.
Então quem te ultraja, agride e injuria?
O juízo, o julgamento, a sentença de quem assim procede contigo - e também a tua opinião sobre o acto de que foste vítima. Assim, pois, quando alguém provocar a tua ira, sabe que essa tua opinião é que irado te torna. Sendo assim as coisas, não te precipites e doma as tuas ideias. Porque segura é uma coisa: se ganhares tempo e pausa a fim de ponderares o acontecido - então, facilmente, serás senhor de ti mesmo.

Epicteto, in 'Manual' "

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #62 Online: 12 de Julho de 2006, 09:48:24 »
Tchau...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #63 Online: 12 de Julho de 2006, 09:49:31 »
Mas entre vocês dá.
estabeleça, pois. como é, somos todos comunistas?
Na prática, não. Mas aliam-se a ele historicamente.

Putz! Que asneira! Se fôssemos seguir esse argumento, estaríamos chamando alemães de nazistas até hoje.

Diante de tamanha intolerância aqui presente, é melhor que eu me vá.
Fosse em tempos idos, eu teria ficado e discutido "ad nauseum". Porém, como diz aquela famosa imagem, "discutir com alguém na Internet é como competir na olimpíada dos excepcionais: você pode ganhar, mas ainda assim será um retardado".

Se pensa assim, é melhor que se vá mesmo. Já estou de saco cheio de pessoas que querem redefinir melhor o que eu sou ou no que eu acredito. Creio que eu sou bem grandinho para saber sobre mim mesmo.

Você, por outro lado, é quem não demonstrou nem um pingo entender do assunto, e está provocando tumulto gratuito. Ou é extremamente ignorante, ou é extremamente encrenqueiro. E tem razão, é melhor que se vá se esse for o caso.

Porém, seria interessante que os senhores se dedicassem um pouco mais ao exercício da busca do conhecimento de uma maneira mais compreensiva e, principalmente, mais tolerante.

Olhe para o próprio umbigo antes de falar tal coisa. É você quem anda demonstrando que não entende bulhufas de ateísmo e fica insistindo em misturá-lo com comunismo como se houvesse algum vínculo obrigatório.

Aprenda sobre ateísmo antes de continuar nesta discussão.

Tudo bem que compreensão se aprende em casa mas tolerância é um exercício contínuo que busca principalmente buscar as semelhanças entre nós.

Infelizmente para você, não temos muito saco para conversar com pessoas que já vem tentando redefinir um conceito de um grupo filosófico inteiro, como se o conhecesse mais que seus próprios integrantes.

Lamento que os senhores buscam visualizar apenas as diferenças e ressalta-las. Visando, claro, reforçar suas próprias e tão tênues convicções.

Nós todos é que temos tênues convicções agora? Será que não passou pela sua cabeça que é você quem pode estar errado?

A vocês, deixo um presente filosófico. Espero que, um dia, sejam homens: com dúvidas, claro, mas não partilhando de um pensamento comum de adolescentes que precisam se rotular:

"Reconsidera o seguinte: quem te injuria não te injuria; quem te agride não te agride; quem te ultraja não te ultraja.
Então quem te ultraja, agride e injuria?
O juízo, o julgamento, a sentença de quem assim procede contigo - e também a tua opinião sobre o acto de que foste vítima. Assim, pois, quando alguém provocar a tua ira, sabe que essa tua opinião é que irado te torna. Sendo assim as coisas, não te precipites e doma as tuas ideias. Porque segura é uma coisa: se ganhares tempo e pausa a fim de ponderares o acontecido - então, facilmente, serás senhor de ti mesmo.

Epicteto, in 'Manual' "

Não vejo relevância no texto. E creio que as críticas a você aqui são bem fundamentadas, não sendo meros acessos de raiva.

A sua insistência em manter um conceito errado sobre ateísmo é chamada por nós carinhosamente de Falácia do Espantalho. E, caso tenha lido as regras, não toleramos o mal uso da lógica.

Então vou perguntar mais uma vez: O que você entende por ateísmo? Bate com o conceito que os próprios ateus têm do ateísmo?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 12 de Julho de 2006, 11:10:24 »
não tenho nada contra a arrogância, contanto que ela tenha em que se apoiar..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #65 Online: 12 de Julho de 2006, 11:34:25 »
Xinga a minha mãe mas não me chama de comunista...............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Julho de 2006, 14:32:53 »
Errr... o ateísmo surgiu somente após a formulação dos conceitos comunistas?
Não existia ateísmo antes de Carl Marx?

E eu vivo muito bem com o regime capitalista... não trocaria jamais pelo comunismo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Julho de 2006, 16:50:10 »
Vero!

Se comunismo = ateu, então nascemos todos comunistas.  :hihi:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Julho de 2006, 21:42:10 »
Então aqueles gregos primeiros ateus eram comunas?
"The patient refused an autopsy."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Julho de 2006, 22:49:42 »
Sempre tem um comunista pentelhando, na origem do universo não seria diferente.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Julho de 2006, 22:57:40 »
Sempre tem um comunista pentelhando, na origem do universo não seria diferente.

:histeria: :histeria: :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Eriol

• Visitante
« Resposta #73 Online: 15 de Julho de 2006, 12:56:29 »
o único país com Ateísmo de estado foi a Albania, por 2 anos.

Olavo de Carvalho é um McCarthista paranoíco que nasceu 30 mais tarde o resto de sua corja. "Refutou" até Newton não faz muito...

E sim, nós seguimos em frente ao Socialismo ou à auto-destruição...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 16 de Julho de 2006, 19:43:16 »
E sim, nós seguimos em frente ao Socialismo ou à auto-destruição...

Está falando sério?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!