Bom, como voluntário da comunidade GNU/Linux, vou dar algumas dicas e sugestões práticas para quem quiser aprender usar este sistema operacional e o porquê seria interessante usar e conhecer este sistema operacional. (Espero não ser religioso). Pretendo colocar aqui tudo que o usuário precisa usar e migrar para este sistema operacional que vem crescendo muito, a história do Unix, diferenças importantes entre Windows, Linux e outros sistemas operacionais, pesquisas que mostram benefícios do uso deste sistema, etc.. (Em hipótese alguma quero fazer um texto com caráter "Linux vs Windows").
O Linux é um sistema operacional feito do 0 em 1991 por Linus Torvalds, na Finlândia. Na verdade, o Linus começou fazer este sistema por hobbie, objetivo pessoal, com o propósito de fazer um sistema Unix grátis, baseado no Minix porém mais potente que o Minix (pequeno sistema Unix não-comercial da época). Após isto o Linus distribuiu o código fonte do Linux na internet, e com a ajuda e o suor de vários programadores espalhados pelo mundo, temos este sistema operacional grátis, livre, robusto eseguro que está crescendo cada vez mais.
Para que exista uma compreensão do Linux, primeiro é preciso conhecer a história do Unix e suas características, pois o Linux é um sistema baseado no Unix, um clone de Unix.
Até mesmo para os amantes do Windows é importante conhecer a história do Unix, já que até hoje a Microsoft praticamente nunca criou nada próprio, apenas copiou idéias e códigos de projetos do Unix e de outros sistemas operacionais.
A Microsoft não somente copiou e copia apenas idéias fruto do trabalho alheio, mas também copia código fonte de outros sistemas operacionais:
http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1316Poucos sabem que a pilha tcp/ip do Windows NT é copiada do FreeBSD, e vários códigos da implementação de VM (Virtual Memory) do Windows NT também foi copiado do FreeBSD.
Quase toda e qualquer tecnologia que a Microsoft usa em seus sistemas nasceram no Unix, quase tudo veio de Unix, (quase TUDO mesmo) queira ou não. Por isto, conhecendo-se este sistema operacional você é capaz de compreender qualquer outro, pois quase tudo que existe hoje nos sistemas operacionais atuais são cópia dos projetos, imitações e implementação de tecnologias que nasceram nos sistemas Unix.
A internet por exemplo é fruto do que foi criado no Unix, ou seja, o protocolo tcp/ip que internet usa foi criada nos sistemas BSD:
http://www.openit.com.br/?module=displaystory&story_id=655&format=htmlSimplificando e antecipando um pouco a história:
"O Unix de Berkeley introduziu inúmeros melhoramentos no sistema, merecendo destaque
o mecanismo de memória virtual, C shell, Fast File System, sockets e o protocolo TCP/IP. Em função dessas facilidades, vários fabricantes passaram a utilizar o BSD como base para seus próprios sistemas, como a Sun Microsystems e a Digital. Para dar continuidade ao desenvolvimento do Unix de Berkeley, foi criada a Berkeley Software Design que, posteriormente, lançaria o sistema FreeBSD."
fonte:
http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=266Um resuminho da história do Unix:
O UNIX foi criado em 1969 por Ken Thompson inicial, baseado em um projeto teórico ideal de sistemas operacionais criado nos laboratórios Bell Labs: o Multics. Inicialmente, Ken Thompson criou este sistema para que pudesse rodar alguns que gostava e programas pessoais, porém Thompson se baseou este sistema no teórico Multics. Os conceitos do Multics eram muito arrojados na época, seu principal ideal era ser multiusuário (vários usuários usando a mesma máquina), consequentemente, multitarefa. (Perceba que isto aconteceu em 1969, a Microsoft praticamente em 1982 investiu em um sistema monotarefa, o DOS. Em vez de evoluir, regrediu).
Retomando a história, Thompson criou este sisteminhas baseado para fins pessoais, e escreveu este sistema em linguagem Assembly para um computador PDP-7, inicialmente. Em 1970, Dennis Ritchie reescreveu este sistema para a linguagem C (linguagem criada por ele, e é a linguagem mais usada atualmente e que influenciou e deu origem para outras linguagens de programação: c++, java, perl, php, c#, etc), a partir daí, nascia o UNIX.
A linguagem C, por ser tão poderosa e flexível, tornou o Unix muito poderoso (muito mesmo), e o sistema pode ser portado para várias plataformas de hardware. Lembrando que quando o Dennis Ritchie reescreveu o Unix em C, o Unix se tornou efetivamente multitarefa e multiusuário. Em 1975 foi lançada a primeira versão do UNIX amplamente disponível fora dos Domínios da Bell Laboratóries, uma divisão da AT&T que até então era a responsável pelo projeto, este foi o inicio da diversidade e popularidade do UNIX, especialmente em universidades.
No período de 1977 a 1981, a AT&T mexeu no sistema, fazendo algumas modificações particulares e lançou o System III. Em 1983, após diversas modificações, novidades e otimizações do sistema, foi lançado o famoso UNIX System V, comercial. Porém, como o Unix já tinha sido distribuído para várias faculdades, todas as faculdades desenvolveram versões modificadas deste Unix, adicionando melhorias e novas tecnologias. Uma que se destacou MUITO foi a faculdade de Berkeley, na Califórnia, que desenvolveu o BSD Unix. Como a AT&T decidiu comercializar o Unix, todas as faculdades e organizações que desenvolveram este sistema à apartir do código fonte do Unix original criado nos Bell Labs, todas as faculdades foram obrigadas à desistir deste sistema, e se quisessem usar o Unix, teriam que comprá-lo ou desenvolver algo baseado no mesmo do 0. Isto gerou um trabalho imenso, porém a faculdade de Berkeley foi um exemplo, e reescreveu o sistema do 0 baseando-se nos conceitos do Unix.
A história é muito comprida, porém aqui está um resuminho. Aqui estão algumas características do Unix:
-Multitarefa (realiza diferentes tarefas simultaneamente).
-Multiusuário (mais de um usuário pode estar conectado a um mesmo computador).
-Gerencia e atribui prioridades quando duas ou mais pessoas querem usar o mesmo arquivo ou impressora ao mesmo tempo.
-Portabilidade (HP, IBM, Silicon Graphics, Sun, etc.).
-Redes. (O DOS nunca teve um protocolo de rede em si)
-Segurança (Sistema de arquivos em forma de árvore baseado em permissões à arquivos e diretórios. O conceito de segurança também se deve à rede, tornando o Unix um sistema ideal para servidores).
Falar toda a característica e implementação do Unix eu levaria horas, e acabaria escrevendo um livro, Links podem ajudar:
http://www.laureano.eti.br/ensino/puc/asu/caracteristicas.htmlMigrar de um sistema operacional não é fácil, principalmente de um sistema como o Windows: requer um pouco de tempo, leitura, praticar os conceitos e comandos aprendidos, aprender novos conceitos (o que as pessoas não querem, elas não são obrigadas). O problema da migração de sistemas operacionais se deve ao fato de que o Unix foi um sistema feito de programador para programador, e 95% dos usuários de Windows sequer sabem o que é compilação ou conceitos de programação. O problema é que o Linux é um sistema baseado do Unix, e herdou praticamente todas as características do mesmo. Todavia, entre os sistemas Unix, o Linux é o mais fácil e simples de usar, portanto, não se preocupem.
Eu trabalho com Linux vai fazer 4 anos este ano, já dei treinamento na Microlins aos 15 anos (meu primeiro emprego), e não adiantaria eu dar uma aula aqui, pois já existem ótimos materiais que vou disponibilizar aqui: O Guia Foca Linux.
Antes de disponibilizar o material, é necessário que o usuário entenda primeiramente o que é Linux:
Linux é um sistema operacional. ("Ohhhhh, não me diga!), a diferença é que ele não é um sistema como os outros, Linux é só o kernel do sistema, o núcleo do sistema operacional, e não um sistema completo. Eis o conceito simplificado de um sistema operacional:
Sistema = (Kernel) + (Programas essenciais, aplicativos)
O Linux é só o kernel do sistema, e é disponibilizado em:
www.kernel.org. "Perae, se o Linux é só o núcleo do sistema operacional, então EU VOU TER QUE FAZER UM SISTEMA LINUX MEU?" Não, por isto existem as empresas que distribuem o Linux, empresas comerciais como a Red Hat, e empresas não comerciais como a Debian, e o Slackware.
Portanto, existem VÁRIAS distribuições Linux no mercado, você as pode comprar na banca de revistas ou baixar da internet.
Vamos à prática:
Escolha uma distribuição de sua preferência, eu recomendo Slackware. O Slackware pode ser baixado em
www.slackware.com, ou em
www.superdownloads.com.br. O slackware é a distribuição ideal (em minha opinião) para quem quer aprender a trabalhar com Linux, pois ele exige leitura e dedicação. Quem não quiser aprender usar Linux e só quiser conhecê-lo superficialmente, escolha outra distribuição. Eu só recomendo Slackware para quem quer aprender usar Linux? Não, Debian é excelente e Gentoo também, só que Gentoo exige muita leitura antes.
Manual de instalação do Slackware:
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=107Material de estudo:
Depois de instalado, aqui estão os materiais que mencionei. Livros podem ser comprados em
www.linuxmall.com.br e vários outros sites, porém para quem não quer gastar dinheiro, o Guia Foca Linux foi considerado o melhor guia gratuito e em português da internet para quem quer aprender Linux. Saudações ao Gleydson Mazioli da Silva pelo excelente material.
O site:
http://focalinux.cipsga.org.br/ Comece pelo guia Básico, depois vá ao Intermediário e Avançado.
O autor começa bem do básico, explicando o básico de hardware, diferenças iniciais entre DOS/Windows e Linux, compara o Linux com outros sistemas Unix, e aí começa a descrever o Linux.
A diferença de usar Linux e Windows, é que o Linux exige conhecimento básico em informática, quando eu me refiro à básico, quero dizer:
-Conhecer o hardware do computador que você usa.
-Ter conceitos básicos de rede e programação.
-Características de sistemas operacionais
etc..
Muitos usuários de Windows não sabem nem o que é sistema operacional, e nem sabem que existem outros sistemas, claro, eles não precisam saber, porém quem quer aprender usar outro sistema, é necessário aprender um pouco mais de informática. Quem usa windows não precisa configurar rede, o sistema configura o protocolo tcp/ip automaticamente e já vem habilitado o dhcp, assim, o usuário de windows não precisa especificar DNS e nada pra conectar à internet.
Quem usa windows não precisa saber o hardware que possui, o sistema detecta e instala.
Quem usa windows não precisa se preocupar com compilar nenhum programa, pelo sistema ser fechado, os programas já vem compilados (.exe).
Porém o Linux exige que o usuário tenha estes conceitos básicos e outros em mente. O guia foca Linux explica e o orienta para todos eles.
Porque usar, conhecer o Linux? Eu migrei para o Linux porque não aguentava mais os travamentos, vírus, congelamentos do sistema, peso do sistema, falta de flexibilidade, um sistema fechado e limitado, um sistema que pede que é preciso reiniciar o computador toda hora, etc.. etc.. Isto no Windows 98. Com o Windows XP, o windows tornou-se independente do DOS, porém ainda herda características do DOS e dos seus antepassados: Windows 95, 98. O grande exemplo disso é a tentativa fracassada de fazer um sistema com suporte à módulos no XP: o sistema ainda pede que ao instalar um driver ou algo do tipo, o computador precisa ser reiniciado. O conceito de tecnologia é relativo, porém se isto for tecnologia, Linux ou qualquer outro Unix é muito mais tecnologia. (Isto é fato, não é religiosidade). Hoje em dia as pessoas não sofrem tanto como no passado com o Windows, apesar do XP ser muito pesado, melhorou muito com relação ao Windows 98, ME, etc.
O uso do Windows ainda é necessário em várias ocasiões, ainda não existe o GuitarPRO para o Linux e vários jogos, isto porque Linux não é um sistema comercial e as empresas querem vender seu software. A questão é que o Linux é o sistema mais escolhido para os servidores atualmente, por ser mais seguro, robusto e estável. As pesquisas comprovam:
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI210362-EI553,00.htmlhttp://www.novell.com/pt-br/linux/truth/better_choice.html?tab=tcoAgora, falando em questão de Desktop, o assunto é outro. Como eu disse, para alguns programas ainda existem alguns programas que só existem para a plataforma Windows. Claro que estes programas podem ser rodados sobre o Wine (
www.winehq.com ), porém ainda assim existe a dependência do Windows. Todavia, esta dependência de programas não deixa o Linux em saldo negativo, muito pelo contrário, por exemplo:
Um realplayer rodado no Linux e no Windows tem desempenhos diferentes, no Linux o desempenho é superior devido à várias características citadas. Isto é fato, e é comprovado, não é religiosidade.
Aqui estão alguns sites que têm argumentos interessantes sobre o porquê de usar Linux:
http://www.linuxit.com.br/article4259.htmlhttp://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=919#Como usuário GNU/Linux, faço meu papel de apresentar o sistema, e incentivar seu uso. Quem seguir o que eu disse, terá uma ótima oportunidade de conhecer o sistema se tiver a oportunidade.
Cada um usa o sistema que quiser, ninguém obrigado a usar nada, espero que tenha ajudado quem quiser conhecer o Linux e aprender algumas coisas a mais. O Windows é um ótimo sistema para o usuário leigo, mas para quem quer conhecer realmente o que é um sistema operacional de verdade (usar um sistema aberto que não esconde nada do usuário, que quando está sendo carregado não mostra uma telinha assim: "Windows XX", escondendo do usuário o que realmente é carregado), não é recomendável o uso do Windows nestes casos.
Tentei ser imparcial o máximo que pude, apenas apresentei verdades sobre os ambos sistemas. Em hipótese alguma quis dizer: "Usar windows é pecado, pare de usar Windows!". PARA MIM, não usar software Microsoft é uma questão de ética e respeito à inteligência humana, porém ninguém é obrigado à compartilhar desta mesma idéia vinda de mim, cada um pensa de uma forma, espero que tenha ajudado.
Caso alguém tenha alguma dúvida sobre o sistema, poste, tentarei ajudar. Abraços!