Autor Tópico: Linux: Aprenda a usá-lo aqui.  (Lida 9937 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Linux: Aprenda a usá-lo aqui.
« Online: 08 de Julho de 2006, 04:22:01 »
Bom, como voluntário da comunidade GNU/Linux, vou dar algumas dicas e sugestões práticas para quem quiser aprender usar este sistema operacional e o porquê seria interessante usar e conhecer este sistema operacional. (Espero não ser religioso). Pretendo colocar aqui tudo que o usuário precisa usar e migrar para este sistema operacional que vem crescendo muito, a história do Unix, diferenças importantes entre Windows, Linux e outros sistemas operacionais, pesquisas que mostram benefícios do uso deste sistema, etc.. (Em hipótese alguma quero fazer um texto com caráter "Linux vs Windows").

O Linux é um sistema operacional feito do 0 em 1991 por Linus Torvalds, na Finlândia. Na verdade, o Linus começou fazer este sistema por hobbie, objetivo pessoal, com o propósito de fazer um sistema Unix grátis, baseado no Minix porém mais potente que o Minix (pequeno sistema Unix não-comercial da época). Após isto o Linus distribuiu o código fonte do Linux na internet, e com a ajuda e o suor de vários programadores espalhados pelo mundo, temos este sistema operacional grátis, livre, robusto eseguro que está crescendo cada vez mais.
Para que exista uma compreensão do Linux, primeiro é preciso conhecer a história do Unix e suas características, pois o Linux é um sistema baseado no Unix, um clone de Unix.

Até mesmo para os amantes do Windows é importante conhecer a história do Unix, já que até hoje a Microsoft praticamente nunca criou nada próprio, apenas copiou idéias e códigos de projetos do Unix e de outros sistemas operacionais.
A Microsoft não somente copiou e copia apenas idéias fruto do trabalho alheio, mas também copia código fonte de outros sistemas operacionais:
http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1316

Poucos sabem que a pilha tcp/ip do Windows NT é copiada do FreeBSD, e vários códigos da implementação de VM (Virtual Memory) do Windows NT também foi copiado do FreeBSD.
Quase toda e qualquer tecnologia que a Microsoft usa em seus sistemas nasceram no Unix, quase tudo veio de Unix, (quase TUDO mesmo) queira ou não. Por isto, conhecendo-se este sistema operacional você é capaz de compreender qualquer outro, pois quase tudo que existe hoje nos sistemas operacionais atuais são cópia dos projetos, imitações  e implementação de tecnologias que nasceram nos sistemas Unix.

A internet por exemplo é fruto do que foi criado no Unix, ou seja, o protocolo tcp/ip que internet usa foi criada nos sistemas BSD:
http://www.openit.com.br/?module=displaystory&story_id=655&format=html

Simplificando e antecipando um pouco a história:

"O Unix de Berkeley introduziu inúmeros melhoramentos no sistema, merecendo destaque o mecanismo de memória virtual, C shell, Fast File System, sockets e o protocolo TCP/IP. Em função dessas facilidades, vários fabricantes passaram a utilizar o BSD como base para seus próprios sistemas, como a Sun Microsystems e a Digital. Para dar continuidade ao desenvolvimento do Unix de Berkeley, foi criada a Berkeley Software Design que, posteriormente, lançaria o sistema FreeBSD."

fonte: http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=266

Um resuminho da história do Unix:
O UNIX foi criado em 1969 por Ken Thompson inicial, baseado em um projeto teórico ideal de sistemas operacionais criado nos laboratórios Bell Labs: o Multics. Inicialmente, Ken Thompson criou este sistema para que pudesse rodar alguns que gostava e programas pessoais, porém Thompson se baseou este sistema no teórico Multics. Os conceitos do Multics eram muito arrojados na época, seu principal ideal era ser multiusuário (vários usuários usando a mesma máquina), consequentemente, multitarefa. (Perceba que isto aconteceu em 1969, a Microsoft praticamente em 1982 investiu em um sistema monotarefa, o DOS. Em vez de evoluir, regrediu).
Retomando a história, Thompson criou este sisteminhas baseado para fins pessoais, e escreveu este sistema em linguagem Assembly para um computador PDP-7, inicialmente. Em 1970, Dennis Ritchie reescreveu este sistema para a linguagem C (linguagem criada por ele, e é a linguagem mais usada atualmente e que influenciou e deu origem para outras linguagens de programação: c++, java, perl, php, c#, etc), a partir daí, nascia o UNIX.
A linguagem C, por ser tão poderosa e flexível, tornou o Unix muito poderoso (muito mesmo), e o sistema pode ser portado para várias plataformas de hardware. Lembrando que quando o Dennis Ritchie reescreveu o Unix em C, o Unix se tornou efetivamente multitarefa e multiusuário. Em 1975 foi lançada a primeira versão do UNIX amplamente disponível fora dos Domínios da Bell Laboratóries, uma divisão da AT&T que até então era a responsável pelo projeto, este foi o inicio da diversidade e popularidade do UNIX, especialmente em universidades.
No período de 1977 a 1981, a AT&T mexeu no sistema, fazendo algumas modificações particulares e lançou o System III.  Em 1983, após diversas modificações, novidades e otimizações do sistema, foi lançado o famoso UNIX System V,  comercial. Porém, como o Unix já tinha sido distribuído para várias faculdades, todas as faculdades desenvolveram versões modificadas deste Unix, adicionando melhorias e novas tecnologias. Uma que se destacou MUITO foi a faculdade de Berkeley, na Califórnia, que desenvolveu o BSD Unix. Como a AT&T decidiu comercializar o Unix, todas as faculdades e organizações que desenvolveram este sistema à apartir do código fonte do Unix original criado nos Bell Labs, todas as faculdades foram obrigadas à desistir deste sistema, e se quisessem usar o Unix, teriam que comprá-lo ou desenvolver algo baseado no mesmo do 0. Isto gerou um trabalho imenso, porém a faculdade de Berkeley foi um exemplo, e reescreveu o sistema do 0 baseando-se nos conceitos do Unix.
A história é muito comprida, porém aqui está um resuminho. Aqui estão algumas características do Unix:

-Multitarefa (realiza diferentes tarefas simultaneamente).
-Multiusuário (mais de um usuário pode estar conectado a um mesmo computador).
-Gerencia e atribui prioridades quando duas ou mais pessoas querem usar o mesmo arquivo ou impressora ao mesmo tempo.
-Portabilidade (HP, IBM, Silicon Graphics, Sun, etc.).
-Redes. (O DOS nunca teve um protocolo de rede em si)
-Segurança (Sistema de arquivos em forma de árvore baseado em permissões à arquivos e diretórios. O conceito de segurança também se deve à rede, tornando o Unix um sistema ideal para servidores).

Falar toda a característica e implementação do Unix eu levaria horas, e acabaria escrevendo um livro, Links podem ajudar: http://www.laureano.eti.br/ensino/puc/asu/caracteristicas.html

Migrar de um sistema operacional não é fácil, principalmente de um sistema como o Windows: requer um pouco de tempo, leitura, praticar os conceitos e comandos aprendidos, aprender novos conceitos (o que as pessoas não querem, elas não são obrigadas). O problema da migração de sistemas operacionais se deve ao fato de que o Unix foi um sistema feito de programador para programador, e 95% dos usuários de Windows sequer sabem o que é compilação ou conceitos de programação. O problema é que o Linux é um sistema baseado do Unix, e herdou praticamente todas as características do mesmo. Todavia, entre os sistemas Unix, o Linux é o mais fácil e simples de usar, portanto, não se preocupem.

Eu trabalho com Linux vai fazer 4 anos este ano, já dei treinamento na Microlins aos 15 anos (meu primeiro emprego), e não adiantaria eu dar uma aula aqui, pois já existem ótimos materiais que vou disponibilizar aqui: O Guia Foca Linux.

Antes de disponibilizar o material, é necessário que o usuário entenda primeiramente o que é Linux:

Linux é um sistema operacional. ("Ohhhhh, não me diga!), a diferença é que ele não é um sistema como os outros, Linux é só o kernel do sistema, o núcleo do sistema operacional, e não um sistema completo. Eis o conceito simplificado de um sistema operacional:

Sistema = (Kernel) + (Programas essenciais, aplicativos)
O Linux é só o kernel do sistema, e é disponibilizado em: www.kernel.org. "Perae, se o Linux é só o núcleo do sistema operacional, então EU VOU TER QUE FAZER UM SISTEMA LINUX MEU?" Não, por isto existem as empresas que distribuem o Linux, empresas comerciais como a Red Hat, e empresas não comerciais como a Debian, e o Slackware.
Portanto, existem VÁRIAS distribuições Linux no mercado, você as pode comprar na banca de revistas ou baixar da internet.

Vamos à prática:

Escolha uma distribuição de sua preferência, eu recomendo Slackware. O Slackware pode ser baixado em www.slackware.com, ou em www.superdownloads.com.br. O slackware é a distribuição ideal (em minha opinião) para quem quer aprender a trabalhar com Linux, pois ele exige leitura e dedicação. Quem não quiser aprender usar Linux e só quiser conhecê-lo superficialmente, escolha outra distribuição. Eu só recomendo Slackware para quem quer aprender usar Linux? Não, Debian é excelente e Gentoo também, só que Gentoo exige muita leitura antes.

Manual de instalação do Slackware: http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=107

Material de estudo:
Depois de instalado, aqui estão os materiais que mencionei. Livros podem ser comprados em www.linuxmall.com.br e vários outros sites, porém para quem não quer gastar dinheiro, o Guia Foca Linux foi considerado o melhor guia gratuito e em português da internet para quem quer aprender Linux. Saudações ao Gleydson Mazioli da Silva pelo excelente material.

O site: http://focalinux.cipsga.org.br/ Comece pelo guia Básico, depois vá ao Intermediário e Avançado.
O autor começa bem do básico, explicando o básico de hardware, diferenças iniciais entre DOS/Windows e Linux, compara o Linux com outros sistemas Unix, e aí começa a descrever o Linux.
A diferença de usar Linux e Windows, é que o Linux exige conhecimento básico em informática, quando eu me refiro à básico, quero dizer:

-Conhecer o hardware do computador que você usa.
-Ter conceitos básicos de rede e programação.
-Características de sistemas operacionais
etc..
Muitos usuários de Windows não sabem nem o que é sistema operacional, e nem sabem que existem outros sistemas, claro, eles não precisam saber, porém quem quer aprender usar outro sistema, é necessário aprender um pouco mais de informática. Quem usa windows não precisa configurar rede, o sistema configura o protocolo tcp/ip automaticamente e já vem habilitado o dhcp, assim, o usuário de windows não precisa especificar DNS e nada pra conectar à internet.
Quem usa windows não precisa saber o hardware que possui, o sistema detecta e instala.
Quem usa windows não precisa se preocupar com compilar nenhum programa, pelo sistema ser fechado, os programas já vem compilados (.exe).
Porém o Linux exige que o usuário tenha estes conceitos básicos e outros em mente. O guia foca Linux explica e o orienta para todos eles.

Porque usar, conhecer o Linux? Eu migrei para o Linux porque não aguentava mais os travamentos, vírus, congelamentos do sistema, peso do sistema, falta de flexibilidade, um sistema fechado e limitado, um sistema que pede que é preciso reiniciar o computador toda hora, etc.. etc.. Isto no Windows 98. Com o Windows XP, o windows tornou-se independente do DOS, porém ainda herda características do DOS e dos seus antepassados: Windows 95, 98. O grande exemplo disso é a tentativa fracassada de fazer um sistema com suporte à módulos no XP: o sistema ainda pede que ao instalar um driver ou algo do tipo, o computador precisa ser reiniciado. O conceito de tecnologia é relativo, porém se isto for tecnologia, Linux ou qualquer outro Unix é muito mais tecnologia. (Isto é fato, não é religiosidade). Hoje em dia as pessoas não sofrem tanto como no passado com o Windows, apesar do XP ser muito pesado, melhorou muito com relação ao Windows 98, ME, etc.
O uso do Windows ainda é necessário em várias ocasiões, ainda não existe o GuitarPRO para o Linux e vários jogos, isto porque Linux não é um sistema comercial e as empresas querem vender seu software. A questão é que o Linux é o sistema mais escolhido para os servidores atualmente, por ser mais seguro, robusto e estável. As pesquisas comprovam:
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI210362-EI553,00.html
http://www.novell.com/pt-br/linux/truth/better_choice.html?tab=tco

Agora, falando em questão de Desktop, o assunto é outro. Como eu disse, para alguns programas ainda existem alguns programas que só existem para a plataforma Windows. Claro que estes programas podem ser rodados sobre o Wine ( www.winehq.com ), porém ainda assim existe a dependência do Windows. Todavia, esta dependência de programas não deixa o Linux em saldo negativo, muito pelo contrário, por exemplo:
Um realplayer rodado no Linux e no Windows tem desempenhos diferentes, no Linux o desempenho é superior devido à várias características citadas. Isto é fato, e é comprovado, não é religiosidade.

Aqui estão alguns sites que têm argumentos interessantes sobre o porquê de usar Linux:
http://www.linuxit.com.br/article4259.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=919#

Como usuário GNU/Linux, faço meu papel de apresentar o sistema, e incentivar seu uso. Quem seguir o que eu disse, terá uma ótima oportunidade de conhecer o sistema se tiver a oportunidade.
Cada um usa o sistema que quiser, ninguém obrigado a usar nada, espero que tenha ajudado quem quiser conhecer o Linux e aprender algumas coisas a mais. O Windows é um ótimo sistema para o usuário leigo, mas para quem quer conhecer realmente o que é um sistema operacional de verdade (usar um sistema aberto que não esconde nada do usuário, que quando está sendo carregado não mostra uma telinha assim: "Windows XX", escondendo do usuário o que realmente é carregado), não é recomendável o uso do Windows nestes casos.
Tentei ser imparcial o máximo que pude, apenas apresentei verdades sobre os ambos sistemas. Em hipótese alguma quis dizer: "Usar windows é pecado, pare de usar Windows!". PARA MIM, não usar software Microsoft é uma questão de ética e respeito à inteligência humana, porém ninguém é obrigado à compartilhar desta mesma idéia vinda de mim, cada um pensa de uma forma, espero que tenha ajudado.
Caso alguém tenha alguma dúvida sobre o sistema, poste, tentarei ajudar. Abraços!
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 05:20:30 por Ernane »
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Linux: Aprenda a usá-lo aqui.
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2006, 08:55:20 »
Eu não quero saber nada de programação, compilação ou configuração. Isso deve ficar a cargo de quem realmente cria programas e não para quem usa o computador para atividades corriqueiras.

Qual a distribuição do Linux mais voltada para os leigos? Que cria configurações automáticas e usa programas já compilados?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2006, 17:45:35 »
"Eu não quero saber nada de programação, compilação ou configuração. Isso deve ficar a cargo de quem realmente cria programas e não para quem usa o computador para atividades corriqueiras."
Realmente, é por isto que poucos usam Linux, pois Linux exige que você saiba o básico de informática. Se você não sabe nem o básico, use Windows.

"ual a distribuição do Linux mais voltada para os leigos? Que cria configurações automáticas e usa programas já compilados?"

Existem distribuições que estão tentando o fazer o Linux se tornar mais fácil, fazendo com que as pessoas não precisem saber conceitos básicos de protocolos de rede, programação, compilação e conceitos Unix. Particularmente eu não confio no sucesso destes projetos, pois é complicado mudar a natureza de um sistema. Porém, veremos onde isto vai dar. Exemplo destas distribuições são: Ubuntu, Kurumin, Mandriva, Conectiva, e algumas outras.

Eu tenho nojo destas distribuições, porém este é o trabalho que elas estão tentando realizar. O Kurumin por exemplo configura seu hardware automaticamente durante o boot, carrega os drivers (módulos) e não é preciso compilar nenhum programa. Por exemplo, suponhamos que você queira usar o aMSN para Linux, um programa feito em tcl/tk muito parecido com o messenger da Microsoft, basta digitar:

apt-get amsn install

Com isto, o sistema baixa o pacote do amsn, instala todas as suas dependências e o instala. Simples e fácil quando se quer algum programa. O Kurumin herdou este utilitário pois quem não sabe o Kurumin é uma cópia da distribuição Debian feita pelo Carlos Morimoto. O apt-get é um sistema muito parecido com o "ports" do FreeBSD, que é um dos projetos mais inteligentes que já vi até hoje em sistemas operacionais.

O Ubuntu também é a mesma coisa, alguns o consideram mais moderninho..

Usando-se Kurumin realmente parece que você está no Windows, pois o ambiente gráfico padrão dele é o KDE, um gerenciador de janelas muito parecido com o Windows. Praticamente você não usa linha de comando no Kurumin, muito pouco. O sistema é traduzido para o português.

Alguns screenshots do KDE e outros gerenciadores de janelas.
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/1152376892.snapshot1.png
Observe como é muito parecido com o Windows, o KDE é totalmente flexível, você pode torná-lo semelhante à vários ambientes gráficos. Neste caso, até os ícones do Windows fora usados.
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/rox3.jpg
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/1152230280.snapshot6.png (interessante)
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/1152167080.snapshot5.png
Um tema imitando o Windows Vista:
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/meu_vista.png

Existem muitos screenshots, a questão é que Linux não é um sistema baseado somente em um ambiente gráfico como o Windows, existem vários que podem ser utilizados. Aqui no clube cético até postaram um pouco sobre o projeto da Sun o Looking Glass, feito em Java totalmente em 3D. A microsoft vai levar MUITO tempo para fazer algo igual. O projeto Looking Glass ainda é beta, e já tem aproximadamente 3 anos de projeto. O windows vista não é totalmente em 3 dimensões como o Looking Glass, porém os requisitos mínimos para uso são iguais. Estranho não? Um ambiente gráfico TOTALMENTE em 3D como o Looking Glass ter praticamente os mesmos requisitos de configuração de hardware do Windows Vista.. (Para ver como o Windows é pesado e não precisava ter todo este peso.)
Espero que tenha ajudado, abraços!
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2006, 18:15:53 »
Ernane, eu não sou um leigo e não uso o básico da Informática. Mas acontece que eu não quero ter que ficar compilando ou programando só para fazer funcionar um programa de desenho. Eu tenho mais o que fazer.

Qual parte você não entendeu?

Resumindo, a melhor distro é o Kurumin então? E o melhor GUI é o KDE? Ótimo. Era o que eu precisava saber.
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 18:17:56 por Alenônimo »

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2006, 20:18:04 »
Compilar e programar não é necessário na maioria das distros, mas configuração é algo necessário em todos os sistemas, incluindo Windows. Acho que Suse e Ubuntu são as distros mais recomendadas para leigos.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2006, 21:09:00 »
Compilar e programar não é necessário na maioria das distros, mas configuração é algo necessário em todos os sistemas, incluindo Windows. Acho que Suse e Ubuntu são as distros mais recomendadas para leigos.
Tem certeza? Quando usei o LiveCD do Kurumin, me pareceu ser um sistema bem fácil também.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2006, 21:59:19 »
me parece que tem um problema de muitos desses app gets simplesmente não funcionarem em muitos casos, na prática, não sei por que (talvez por mudanças na localização dos arquivos que baixam na net?).

Achava que seria mais inteligente em vez de fazerem um "instalador genérico" que vai atrás de uma série de programas, algo que você baixasse com o programa que quer instalar, e que instalasse ele de acordo com as necessidades da distribuição

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2006, 23:31:17 »
Eu tenho o Ubuntu e o Kurumin... as ultimas distribuições.... e o Kurumin, para quem esta iniciando e/ou não esta afins de ter que ler uma bíblia para usar um alicate (no fundo é isto que um SO é... uma ferramenta, nada mais.) é o mais indicado.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2006, 23:37:00 »
me parece que tem um problema de muitos desses app gets simplesmente não funcionarem em muitos casos, na prática, não sei por que (talvez por mudanças na localização dos arquivos que baixam na net?).

Achava que seria mais inteligente em vez de fazerem um "instalador genérico" que vai atrás de uma série de programas, algo que você baixasse com o programa que quer instalar, e que instalasse ele de acordo com as necessidades da distribuição

Existe algo chamado synaptics (ou gerenciador de pacotes)  no Kurumin (imagino que em outras distribuições tambem)  que permitem instalar alguns recursos (softwares) online, automaticamente.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2006, 00:01:58 »
Tem certeza? Quando usei o LiveCD do Kurumin, me pareceu ser um sistema bem fácil também.

Como LiveCD é bom, mas não é uma distro para se instalar no PC.

Eu acho o Suse melhor que o Ubuntu, o problema é que ele é um pouco pesado, enquanto o Ubuntu dá pra instalar em máquinas mais antigas.

E os gerenciadores de pacotes funcionam bem sim, na maioria dos casos.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2006, 00:24:03 »

Como LiveCD é bom, mas não é uma distro para se instalar no PC.

Por que? É incompleto? É inseguro? é instável?
Não entendi.
A questão é que vocês já são usuários avançados, então me parece que existe um certo "ranço" com o Kurumin por ele ser uma distribuição voltada para cabações, como eu e o Alenônimo.

Calma pessoal... vamos fazer desta mutação de forma menos traumatica.  :hihi:

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2006, 04:05:41 »
Parece que o Ubuntu tem sido mais escolhido para os iniciantes. Para quem não está afim de aprender usar um sistema Linux à fundo, somente quer conhecer o sistema, o Ubuntu e o Kurumin suprem este papel. O SuSe também, bem lembrado.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2006, 09:53:37 »
O Ubuntu é baseado no Gnome. Não sei bem por que mas não me agradou. Gostei mais quando usei o Kurumin e ele usa o KDE.

Talvez eu tente o Kubuntu.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2006, 20:33:30 »
O Ubuntu é baseado no Gnome. Não sei bem por que mas não me agradou. Gostei mais quando usei o Kurumin e ele usa o KDE.

Talvez eu tente o Kubuntu.

Kurumin e ubunto são os 2 unicos linux q tenho usado.

justamente pela facilidade e praticidade.

Vc boota e tudo funciona!

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2006, 02:49:34 »
É realmente, espero que os desenvolvedores do Kurumin e do Ubuntu continuem aprimorando este trabalho. Não é nada fácil tornar prático e fácil um sistema clone de Unix, só depois de muito tempo mesmo. Exemplo disto é o MacOS, que hoje em dia é muito fácil de usar e foi feito à base de um Unix em seu kernel. Se a Microsoft tivesse investido no Xenix em vez do DOS, o windows não seria tão ruim até o Windows ME.
Como o Oceanos disse em outro tópico, Linux no fundo não tão é simples de usar como o Windows, isto se deve ao fato do Linux não esconder o que é informática como o Windows faz para ser fácil de usar, algum você dia o usuário vai se deparar com um problema e precisar conhecer funções avançadas do sistema. Espero que o Kurumin e o Ubuntu consigam resolver este problema :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2006, 08:54:00 »
Já que é assim, "professor", explica aí como eu faço para fazer funcionar um liveCD do Ubunto? Eu baixei a versão com 64 bits, mas não sei fazer funcionar. O arquivo tem uma extenção lá e eu não tenho a mínima idéia de como faze-lo funcionar. Meu PC tem instalado o Win XP (não quero retira-lo da máquina). Explica em linguagem de criança para mim entender...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2006, 09:00:07 »
Ernane, cala a boca. Pelo jeito você não entende nada de OS.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2006, 09:01:11 »
Já que é assim, "professor", explica aí como eu faço para fazer funcionar um liveCD do Ubunto? Eu baixei a versão com 64 bits, mas não sei fazer funcionar. O arquivo tem uma extenção lá e eu não tenho a mínima idéia de como faze-lo funcionar. Meu PC tem instalado o Win XP (não quero retira-lo da máquina). Explica em linguagem de criança para mim entender...
O que você baixou foi uma "Imagem ISO". Precisa usar um programa tipo o CloneCD ou o Nero para usar essa imagem para gravar um CD.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2006, 10:38:36 »

Vc não baixou o  ISO??

Vai no nero e mandar "Abrir Imagem" e seleciona o arquivo iso, e ele ja reconhece q é a imagem de um CD.
grava o CD, e mandar o seu PC bootar pelo Cd-Ror.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2006, 14:12:20 »
Se a Microsoft tivesse investido no Xenix em vez do DOS, o windows não seria tão ruim até o Windows ME.
Como o Oceanos disse em outro tópico, Linux no fundo não tão é simples de usar como o Windows, isto se deve ao fato do Linux não esconder o que é informática como o Windows faz para ser fácil de usar, algum você dia o usuário vai se deparar com um problema e precisar conhecer funções avançadas do sistema.

Ernane, lembre-se do que você mesmo disse no começo do tópico:

(Em hipótese alguma quero fazer um texto com caráter "Linux vs Windows").

Portanto, concentre-se em seguir a proposta do tópico, tirar dúvidas de linux. Não precisa (e nem deve) ficar repetindo em cada mensagem o quanto o linux é melhor que o windows, o quanto o windows copiou do FreeBSD e o quanto o windows seria melhor se tivesse investido no Xenix ao invés do DOS.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2006, 14:33:27 »

Vc não baixou o ISO??

Vai no nero e mandar "Abrir Imagem" e seleciona o arquivo iso, e ele ja reconhece q é a imagem de um CD.
grava o CD, e mandar o seu PC bootar pelo Cd-Ror.

Uhm que chiq. Ta e feito isso, dai quando reiniciar o PC, basta clicar f8? vai aparecer a unidade D e vai funcionar? Lembrando que o XP impede até um disco de boot em disquete.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Julho de 2006, 16:14:59 »
Amon, esse negócio de unidade é uma abstração que o windows faz para as partições e os drives. O padrão posix (do linux), é um pouco diferente. Tipo, de uma forma 'universal' você pode se referir aos seus hds e drives de cdrom assim: primário mestre, primário escravo, secundário mestre e secundário escravo. Essa definição fica relacionado ao jumpeamento dos drives e a ordem que os flat cables são colocados na placa mãe. Mas isso não interessa agora. :D

E então, o linux divide os drives assim: hda, hdb, hdc, hdd. E as partições dentro de um hd são dividas em números, tipo, a primeira partição do primeiro hd é referenciada como hda1.

Tá, isso só vai ser útil mais pra frente, saindo do off-topic, como você disse, é provável que dê para escolher a ordem das partições só pressionando F8 na inicialização e escolher o drive de CD. Se isso não for possível, na inicialização do seu sistema você vai precisar entrar na configuração da BIOS, e pra isso, na primeira tela basta você pressionar Delete ou F2. Quando conseguir entrar na configuração da BIOS, com muito cuidado, procure por uma opção como 'priority booting devices' ou algo que você suponha que esteja relacionado à ordem de boot dos drives :D . Tente deixar primeiro o drive de cd, e não se esqueça de deixar o hd numa prioridade menor que o drive, pra caso o computador não consiga bootar no cd ele inicie o windows xp normalmente.

E acho que é isso. :D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2006, 16:37:12 »
Tente ligar o PC com o CD dentro do Drive. Se não der o boot pelo CD, faça o que o Oceanos disse: entre na BIOS (apertando Del ou F2 na tela onde mostra o teste de memória, antes de aparece a logo do Windows XP) e procure pela opção de ordenar os drives para o boot.

Deixando o CD como opção primária e o HD como opção secundária, o boot muito provavelmente não vai demorar nenhum segundo a mais do que normalmente demora e vai te permitir dar o boot com um CD no drive. Ao contrário do que acontece com um disquete, se o CD não tiver nenhuma opção de boot (se for um CD de música que esqueceu no drive, por exemplo), o computador simplismente irá igorá-lo e tentar dar o boot pelo HD.

Se tiver o drive de disquete como opção primária no boot, ao tirá-lo o computador inicia mais rápido e pára de tentar acessá-lo em todos os boots. E caso esqueça um disquete no drive, o computador vai ignorá-lo completamente, evitando as mensagens de erros. Se souber controlar essa parte da ordem do boot no computador, caso precise iniciar pelo disquete, basta voltar lá e colocá-lo como a primeira opção do boot.

Se tiver muitas dúvidas ou medo de fazer uma cagada, saiba que geralmente pressionando ESC várias vezes, a BIOS pergunta se quer sair sem salvar nenhuma opção. Se achar que mexeu onde não devia, isso vai te permitir sair sem salvar nenhuma mudança. Se conseguiu mudar a opção do boot na BIOS, geralmente pressionando F10 lhe dá a mensagem perguntando se quer salvar as alterações e sair do menu. Basta salvar e o computador irá dar o boot de novo, com as novas opções.

Se tiver o manual da placa mãe, mais fácil para você. Lá explica tudo passo a passo como configurar cada opção dos menus.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2006, 18:15:59 »
Seja mais educado cara, eu nunca lhe faltei com o respeito. Conhecimento não se mede, se demonstra, eu apenas sei o que sei, e quero continuar aprendendo. Se você sabe muito mais do assunto do que eu, por favor, me dê uma aula sobre sistemas operacionais. Gostaria de aprender mais sobre sistemas operacionais, IPC, threading, VM, arquitetura de kernels, etc..
O Oceanos deve saber muito mais do que eu sobre arquitetura de kernels, nem assim quer humilhar ninguém.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 10 de Julho de 2006, 18:43:41 »
Seja mais educado cara, eu nunca lhe faltei com o respeito. Conhecimento não se mede, se demonstra, eu apenas sei o que sei, e quero continuar aprendendo. Se você sabe muito mais do assunto do que eu, por favor, me dê uma aula sobre sistemas operacionais. Gostaria de aprender mais sobre sistemas operacionais, IPC, threading, VM, arquitetura de kernels, etc..
O Oceanos deve saber muito mais do que eu sobre arquitetura de kernels, nem assim quer humilhar ninguém.
Ernane, você não está pegando o espírito da coisa. Eu não sou um expert em OS. Mas acontece que tudo o que você faz é falar mal do Windows, dizer que eles roubaram códigos do FreeBSD e que a Microsoft devia ter investido num sistema Unix. Isso enche o saco!

Se não vai ensinar sobre Linux (para ficar insistindo nesse maniqueísmo kernelético), então melhor nem se manifestar. Estou tentando ao máximo aprender a usar um sistema Linux e não estou nem um pingo interessado sobre esse seu proselitismo. São pessoa como você que espantam os leigos interessados em aprender a usar o Linux.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!