Autor Tópico: Linux: Aprenda a usá-lo aqui.  (Lida 9938 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Re: Linux: Aprenda a usá-lo aqui.
« Resposta #25 Online: 10 de Julho de 2006, 20:05:33 »
Ok desculpa, a inteção deste tópico foi mesmo a intenção de ensinar Linux.
"Estou tentando ao máximo aprender a usar um sistema Linux e não estou nem um pingo interessado sobre esse seu proselitismo." Pode contar comigo com o que quiser, se quiser me add no msn: ioctl2@hotmail.com
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Atheist

• Visitante
« Resposta #26 Online: 10 de Julho de 2006, 20:18:27 »
Bom, se eu parar para aprender a compilar e etc... para entender como mexer no Linux, quem vai escrever os artigos, preparar as aulas, trabalhar imagens e montar meu site? Pois não vou ter mais tempo para nada...

Deu pau? Formata.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Julho de 2006, 21:59:27 »
Você não tem que aprender a compilar nada pra mexer no Linux.

E o que você aprende (aliás, como você aprendeu a formatar?) só aprende uma vez, não precisa ficar aprendendo o tempo todo.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Julho de 2006, 02:32:05 »
Atheist, o Snake disse tudo: Você não tem que aprender a compilar nada pra mexer no Linux.
Troque a palavra "compilar" por "instalar", quem sabe muda alguma coisa? O pessoal faz muita tempestade em copo d'água, veja bem:
Existem várias distribuições já citadas aqui, onde raramente você abre um console para digitar um comando. Além do mais, várias distribuições nem trabalham mais com pacotes de códigos fontes, mas sim com pacotes já compilados (o que seriam o ".exe" do Windows). Portanto, não se preocupe.
Além do mais, caso você não queria usar nenhum pacote já pronto e bonitinho para sua distribuição Linux, você pode compilar o programa, o que na maioria o programa vem em forma de um pacote tarball: ou compactado com .tar.gz, ou .tar.bz2 (normalmente), que usam o programa make para a compilação, basta descompactar e digitar três simples comandos:

./configure
make
make install

Simples e fácil não? Você nem percebe que isto é uma compilação ;)
Linux realmente pode não ser tão simples e fácil como o Windows no uso diário, porém não é difícil e não precisa de tanto tempo disponível não ;)
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 11 de Julho de 2006, 08:53:58 »
Tente ligar o PC com o CD dentro do Drive. Se não der o boot pelo CD, faça o que o Oceanos disse: entre na BIOS (apertando Del ou F2 na tela onde mostra o teste de memória, antes de aparece a logo do Windows XP) e procure pela opção de ordenar os drives para o boot.

Deixando o CD como opção primária e o HD como opção secundária, o boot muito provavelmente não vai demorar nenhum segundo a mais do que normalmente demora e vai te permitir dar o boot com um CD no drive. Ao contrário do que acontece com um disquete, se o CD não tiver nenhuma opção de boot (se for um CD de música que esqueceu no drive, por exemplo), o computador simplismente irá igorá-lo e tentar dar o boot pelo HD.

Se tiver o drive de disquete como opção primária no boot, ao tirá-lo o computador inicia mais rápido e pára de tentar acessá-lo em todos os boots. E caso esqueça um disquete no drive, o computador vai ignorá-lo completamente, evitando as mensagens de erros. Se souber controlar essa parte da ordem do boot no computador, caso precise iniciar pelo disquete, basta voltar lá e colocá-lo como a primeira opção do boot.

Se tiver muitas dúvidas ou medo de fazer uma cagada, saiba que geralmente pressionando ESC várias vezes, a BIOS pergunta se quer sair sem salvar nenhuma opção. Se achar que mexeu onde não devia, isso vai te permitir sair sem salvar nenhuma mudança. Se conseguiu mudar a opção do boot na BIOS, geralmente pressionando F10 lhe dá a mensagem perguntando se quer salvar as alterações e sair do menu. Basta salvar e o computador irá dar o boot de novo, com as novas opções.

Se tiver o manual da placa mãe, mais fácil para você. Lá explica tudo passo a passo como configurar cada opção dos menus.

Ahn valeu, na verdade eu sei mexer na Bios mais ou menos. Vou tentar o que me disseram pra ver se funciona. Eu fiquei curioso com ezsse Ubundo devido a esta versão ser 64 bits, queria testar pra ver a diferença.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #30 Online: 11 de Julho de 2006, 10:07:23 »
Tente ligar o PC com o CD dentro do Drive. Se não der o boot pelo CD, faça o que o Oceanos disse: entre na BIOS (apertando Del ou F2 na tela onde mostra o teste de memória, antes de aparece a logo do Windows XP) e procure pela opção de ordenar os drives para o boot.

Deixando o CD como opção primária e o HD como opção secundária, o boot muito provavelmente não vai demorar nenhum segundo a mais do que normalmente demora e vai te permitir dar o boot com um CD no drive. Ao contrário do que acontece com um disquete, se o CD não tiver nenhuma opção de boot (se for um CD de música que esqueceu no drive, por exemplo), o computador simplismente irá igorá-lo e tentar dar o boot pelo HD.

Se tiver o drive de disquete como opção primária no boot, ao tirá-lo o computador inicia mais rápido e pára de tentar acessá-lo em todos os boots. E caso esqueça um disquete no drive, o computador vai ignorá-lo completamente, evitando as mensagens de erros. Se souber controlar essa parte da ordem do boot no computador, caso precise iniciar pelo disquete, basta voltar lá e colocá-lo como a primeira opção do boot.

Se tiver muitas dúvidas ou medo de fazer uma cagada, saiba que geralmente pressionando ESC várias vezes, a BIOS pergunta se quer sair sem salvar nenhuma opção. Se achar que mexeu onde não devia, isso vai te permitir sair sem salvar nenhuma mudança. Se conseguiu mudar a opção do boot na BIOS, geralmente pressionando F10 lhe dá a mensagem perguntando se quer salvar as alterações e sair do menu. Basta salvar e o computador irá dar o boot de novo, com as novas opções.

Se tiver o manual da placa mãe, mais fácil para você. Lá explica tudo passo a passo como configurar cada opção dos menus.

Ahn valeu, na verdade eu sei mexer na Bios mais ou menos. Vou tentar o que me disseram pra ver se funciona. Eu fiquei curioso com ezsse Ubundo devido a esta versão ser 64 bits, queria testar pra ver a diferença.
Se você tem um processador de 64 bits, manda bala!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #31 Online: 13 de Julho de 2006, 01:01:14 »
Como faço para colocar caracteres especiais usando o Linux (Kurumin/KDE)?

No Windows, posso usar o Alt + Números para isso. Mas isso não funcionou em nenhuma distro do Linux que eu tenha posto a mão.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Julho de 2006, 21:49:18 »
Que tipo de caracteres especiais? Coisas como °¹²³ você coloca com circumflexo + número.

Que mais caracteres especiais vc precisaria? Se for pra colcoar coisas em páginas da web, utilize o sistem &xxx; que é mais garantido. Se for pra preparar textos a serem impressos, aprenda LaTeX.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #33 Online: 13 de Julho de 2006, 22:39:10 »
Que tipo de caracteres especiais? Coisas como °¹²³ você coloca com circumflexo + número.

Que mais caracteres especiais vc precisaria? Se for pra colcoar coisas em páginas da web, utilize o sistem &xxx; que é mais garantido. Se for pra preparar textos a serem impressos, aprenda LaTeX.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Elton, eu me refiro a caracteres como Æ, Œ, », …, “, ”, ‘, ’, —, –, ©, ® e ™ que podem ser entrados em qualquer campo no Windows com a combinação da tecla “Alt” mais uma seqüência de números. Eu uso até para postar aqui! Como eu uso isso no Linux?

E quando algum sistema Linux vai ter suporte avançado de Unicode? Ligaturas, letras alternativas, caracteres estrangeiros, etc? O único programa com suporte avançado de Unicode parece ser o “Adobe InDesign CS2”.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Julho de 2006, 22:42:46 »
Que eu saiba, o suporte de Unicorde é completo no linux, não?

e pra postar aqui, vc pode usar o esquema &xxx; ....
[flame]
Assim fuinciona em máquians configuradas direito (isto é: ISO-8859-1)
[/flame]

mas você nÀo respondeu: pra quê esses caracteres arcanos?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Julho de 2006, 22:52:13 »
Não deu certo o LiveCD, será que pelo fato de meu HD ser SATA ele não permita isso? Mesmo colocando o DVD como primeiro em prioridade de boot ele não le o CD.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Julho de 2006, 22:59:47 »
Não deu certo o LiveCD, será que pelo fato de meu HD ser SATA ele não permita isso? Mesmo colocando o DVD como primeiro em prioridade de boot ele não le o CD.

Ele ignorou a existência do CD ou deu pau no meio do boot?

Provavelmente vc tem que avisar o linux que você tem SATA, na tela tem instruções sobre como fazer.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Julho de 2006, 23:09:21 »

Ele ignorou a existência do CD ou deu pau no meio do boot?

Provavelmente vc tem que avisar o linux que você tem SATA, na tela tem instruções sobre como fazer.

ele ignora a existência do CD...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Julho de 2006, 23:11:41 »
Aí eu não sei.. nunca mexi com SATA e meu próximo computador ainda vai ter HDs PATA...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Julho de 2006, 23:13:28 »
Ele é um HD barulhento, mas muito mais veloz, me parece pelo menos.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Julho de 2006, 23:28:33 »
Então.. o cabo transfere dados mais rápido que o disco pode gravar.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #41 Online: 13 de Julho de 2006, 23:53:48 »
Que eu saiba, o suporte de Unicorde é completo no linux, não?

e pra postar aqui, vc pode usar o esquema &xxx; ....
[flame]
Assim fuinciona em máquians configuradas direito (isto é: ISO-8859-1)
[/flame]

mas você nÀo respondeu: pra quê esses caracteres arcanos?

Faz o teste então. Posta caracteres especiais aqui usando esse método.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Julho de 2006, 23:58:22 »
deu certo, todavia, quando é para iniciar o Ubunto, ele diz que a maquina não é um amd64, todavia, a maquina é sim um AMD 64 3200+ . Que saco, depois vou baixar uma versão normal...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #43 Online: 14 de Julho de 2006, 10:14:11 »
Não existe nenhuma distro que não contenha coisas inúteis? Sempre que baixo vem um monte de pacotes que nunca vou usar.. só ocupam espaço. Também não gosto do KDE e do GNOME, se possível queria usar o Xfce ou fluxbox..

Achei na internet o gentoo, mas fiquei com medo quando li que pode demorar dias a instalação.. ¬¬ Também encontrei o slax que parece ser bem amigável..

Enfim, escolher a distro é um saco ¬¬

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #44 Online: 14 de Julho de 2006, 10:23:35 »
Também encontrei o slax que parece ser bem amigável..

Eu tenho um programinha que chama MySlax. No Windows, você seleciona os pacotes que quer instalar e personaliza o seu Slax para dar boot até pelo pen drive!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 14 de Julho de 2006, 12:00:18 »
Não existe nenhuma distro que não contenha coisas inúteis? Sempre que baixo vem um monte de pacotes que nunca vou usar.. só ocupam espaço. Também não gosto do KDE e do GNOME, se possível queria usar o Xfce ou fluxbox...

Em todas as distros você pode escolher quais pacotes instalar. No Slackware, por exemplo, é só escolher a opção "expert" e ir desselecionando os pacotes que não quer.

O Gentoo instala somente o que você explicitamente solicitar (e as dependêncais disso, que podem ser verificadas facilmente). O único "problema" é que, como ele compila tudo (automaticamente, você não precisa pensar muito...), a instalação demora cerca de um dia... Mas é a opção ideal pro pessoal que tem processador 64-bit.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #46 Online: 14 de Julho de 2006, 14:36:55 »
Não existe nenhuma distro que não contenha coisas inúteis? Sempre que baixo vem um monte de pacotes que nunca vou usar.. só ocupam espaço. Também não gosto do KDE e do GNOME, se possível queria usar o Xfce ou fluxbox...

Em todas as distros você pode escolher quais pacotes instalar. No Slackware, por exemplo, é só escolher a opção "expert" e ir desselecionando os pacotes que não quer.

O Gentoo instala somente o que você explicitamente solicitar (e as dependêncais disso, que podem ser verificadas facilmente). O único "problema" é que, como ele compila tudo (automaticamente, você não precisa pensar muito...), a instalação demora cerca de um dia... Mas é a opção ideal pro pessoal que tem processador 64-bit.

Bom saber! Mais algumas perguntas...

O Gentoo é todo compilado e customizado para um determinado sistema. Isso faz com que os binários finais fiquem diferentes dos binários compilados pelos distribuidores originais.. portanto, podem surgir bugs inesperados.. ou estou errado? Ouvi falar de uma interface GUI para a instalação do Gentoo, existe mesmo?

O Slackware é muito difícil de instalar, tem que mecher com muitos comandos? (é algo como PreguiçosoWare e ouvi falar que as configurações são feitas manualmente). Até gosto dessa coisa mais geek, mas não estou acostumado e muito menos minha irmã e mãe.. quero que elas tenham facilidade com o sistema. Ele fica mais user-friendly depois de completamente configurado? (Essa pergunta também vale pro Gentoo)

Quanto ao MySlax, eu baixei e vi como é... é uma pena o Slax não ter suporte nativo a amd64.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Julho de 2006, 14:49:23 »
O Gentoo é todo compilado e customizado para um determinado sistema. Isso faz com que os binários finais fiquem diferentes dos binários compilados pelos distribuidores originais.. portanto, podem surgir bugs inesperados.. ou estou errado? Ouvi falar de uma interface GUI para a instalação do Gentoo, existe mesmo?

O surgimento de novos bugs ou cosias do tipo depende de códigos-fonte diferentes e não de binários diferentes. Sim, os binários podem e serão diferentes se você compilar na sua máquina, mas as diferenças consistem em eles fazerem uso de propriedades específicas do seu processador (é claro que vocêr precisará avisar o sistema qual é seu processador). O desempenho dos programas será levemente superior (muito superior se comparar 64 contra 32 bits) e só haverá problemas se você informar um processador diferente do seu.

Sim, existe um instalador do tipo Avançar>Avançar>Avançar>OK do Gentoo¹. Nunca usei e não sei se vou usar. Prefiro fazer na mão. Opinião pessoal.

¹: aparentemente, num futuro próximo, essa vai ser a única forma de instalação à qual é oferecido suporte. Não sei se essa informação procede.

O Slackware é muito difícil de instalar, tem que mecher com muitos comandos? (é algo como PreguiçosoWare e ouvi falar que as configurações são feitas manualmente). Até gosto dessa coisa mais geek, mas não estou acostumado e muito menos minha irmã e mãe.. quero que elas tenham facilidade com o sistema. Ele fica mais user-friendly depois de completamente configurado? (Essa pergunta também vale pro Gentoo)

Muits configuraçòes são, sim, feitas manualmente, mas não é o caso de PreguiçosoWare, uma vez que as interfaces do tipo clique-e-configure são apenas interfaces para a edição dos arquivos de configuração. Eu particularmente prefiro editar os arquivos diretamente, e é isso que o slackware espera de você. É claro que existem os assistentes, prioncipalmente para configurar a itnerface gráfica (que já vem configurada com um conjunto padrão de opções que funciona na maioria das máquinas). Na prática, você só vai rpecisar configurar manualmente mesmo as coisas que dependem da configuração exclusiva da sua máquina.

O Slackware, por padrão, boota do mono texto. Para fazê-lo bootar no modo gráfico (e sua mãe poder ligar o computador, digitar a senha e usar) basta alterar um número em um arquivo.

Qualquer linux, uma vez configurado, fica user friandly. Uma imagem errada que as pessoas formam é que o usuário de linux vai tem que enfrentar uma tela preta com um cursor piscando toda vez que usar a máquina. Não é verdade. Uma vez configurado, ele está configurado de vez. QUalquer pessoa pode operar um sistema linux. Basta que alguém tenha configurado a máquina uma vez.

E para qualquer linux, basta entrar no IRC (brasnet, #linuxajuda ou irc.freenode.org #nome-da-distro) que haverá centenas de usuários para te ajudar.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Julho de 2006, 15:50:39 »
O Slackware é muito fácil de se instalar. No primeiro post eu dei um link sobre a instalação dele, com fotos e tudo:
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=107
A configuração nele para os newbies é muito simples, não é como o FreeBSD, que seria: vi file.conf, existem vários "front-ends" que facilitam a configuração, evitando-se a edição de arquivos específicos. Exemplos:

pppsetup
mouseconfig
netconfig
alsaconf (não faz parte somente do slackware, é a configuração do novo suporte à som do Linux)
etc.. etc..

Apartir do Slackware 9.1, ele vem agora com hotplug, que detecta o seu hardware e carrega os respectivos módulos. O slackware poderia ser considerado mais tradicional antigamente, não tinha hotplug, a configuração era mais "genérica", vamos por assim dizer. Hoje em dia qualquer leigo usa, nem precisa quase configurar nada ;)
« Última modificação: 14 de Julho de 2006, 15:57:22 por Ernane »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Julho de 2006, 16:12:37 »
alsaconf (não faz parte somente do slackware, é a configuração do novo suporte à som do Linux)

Alsa tem uns 3 anos, já, não?  Além disso, "a som" não tem crase.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!