O Gentoo é todo compilado e customizado para um determinado sistema. Isso faz com que os binários finais fiquem diferentes dos binários compilados pelos distribuidores originais.. portanto, podem surgir bugs inesperados.. ou estou errado? Ouvi falar de uma interface GUI para a instalação do Gentoo, existe mesmo?
O surgimento de novos bugs ou cosias do tipo depende de códigos-fonte diferentes e não de binários diferentes. Sim, os binários podem e serão diferentes se você compilar na sua máquina, mas as diferenças consistem em eles fazerem uso de propriedades específicas do
seu processador (é claro que vocêr precisará avisar o sistema qual é seu processador). O desempenho dos programas será levemente superior (muito superior se comparar 64 contra 32 bits) e só haverá problemas se você informar um processador diferente do seu.
Sim, existe um instalador do tipo Avançar>Avançar>Avançar>OK do Gentoo¹. Nunca usei e não sei se vou usar. Prefiro fazer na mão. Opinião pessoal.
¹: aparentemente, num futuro próximo, essa vai ser a única forma de instalação à qual é oferecido suporte. Não sei se essa informação procede.
O Slackware é muito difícil de instalar, tem que mecher com muitos comandos? (é algo como PreguiçosoWare e ouvi falar que as configurações são feitas manualmente). Até gosto dessa coisa mais geek, mas não estou acostumado e muito menos minha irmã e mãe.. quero que elas tenham facilidade com o sistema. Ele fica mais user-friendly depois de completamente configurado? (Essa pergunta também vale pro Gentoo)
Muits configuraçòes são, sim, feitas manualmente, mas não é o caso de PreguiçosoWare, uma vez que as interfaces do tipo clique-e-configure são apenas interfaces para a edição dos arquivos de configuração. Eu particularmente prefiro editar os arquivos diretamente, e é isso que o slackware espera de você. É claro que existem os assistentes, prioncipalmente para configurar a itnerface gráfica (que já vem configurada com um conjunto padrão de opções que funciona na maioria das máquinas). Na prática, você só vai rpecisar configurar manualmente mesmo as coisas que dependem da configuração exclusiva da sua máquina.
O Slackware, por padrão, boota do mono texto. Para fazê-lo bootar no modo gráfico (e sua mãe poder ligar o computador, digitar a senha e usar) basta alterar um número em um arquivo.
Qualquer linux, uma vez configurado, fica user friandly. Uma imagem errada que as pessoas formam é que o usuário de linux vai tem que enfrentar uma tela preta com um cursor piscando toda vez que usar a máquina. Não é verdade. Uma vez configurado, ele está configurado de vez. QUalquer pessoa pode operar um sistema linux. Basta que alguém tenha configurado a máquina uma vez.
E para qualquer linux, basta entrar no IRC (brasnet, #linuxajuda ou irc.freenode.org #nome-da-distro) que haverá centenas de usuários para te ajudar.