Autor Tópico: Linux: Aprenda a usá-lo aqui.  (Lida 9940 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Linux: Aprenda a usá-lo aqui.
« Resposta #75 Online: 27 de Julho de 2006, 11:21:16 »
Opa, funcionou.  Tive de usar o Terminal, usuário root e chmod, mas funcionou :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Temma

• Visitante
« Resposta #76 Online: 27 de Julho de 2006, 11:26:40 »
consulte a documentação da sua distro  :lol:

fedora eu não conheço. mas pelo que eu vi é isso aqui:

yum install nomedoprograma   <tecle enter>

sobre instalação de programas e pacotes.
http://classe.geness.ufsc.br//Como_obter_e_instalar_os_programas

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 27 de Julho de 2006, 13:53:06 »
Photoshop. É algo que não tem um equivalente para Linux.

Tentei usar o GIMP, e é horrível. Não tem a facilidade do Photoshop, não trabalha com CYMK, tem uma interface que é um monstro pra quem está acostumado com o programa da Adobe e os filtros retornam resultados de muito má qualidade, pouco controle... É realmente difícil, principalmente pra web.. fazer um trabalho no GIMP que chege aos pés do Photoshop. Mesmo que seja possível demoraria um bom tempo para se acostumar com a interface.

Realmente, o CYMK faz falta. Mas só isso também, o resto, não vejo problemas. Sempre me perdi com o PhotoShop. Além disso, op GIMP não almeja ser uma imitaçào do Photoshop, e sim um programa com a mesma função, não tem por que ser parecido.

Flash. O F4L não consegue todas as funcionalidades do Flash original da Macromedia pra Windows.

Pois é, flash s;o serve pra joguinho, pra dificultar a cópia do conteúdo e pra satisfazer cliente noob. Eu abomino o uso de flash para coisas que não sejam joguinhos. E qa última vez que vi o F4L, tava na versão 0.01 Beta...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #78 Online: 27 de Julho de 2006, 16:35:22 »
Realmente, o CYMK faz falta. Mas só isso também, o resto, não vejo problemas. Sempre me perdi com o PhotoShop. Além disso, op GIMP não almeja ser uma imitaçào do Photoshop, e sim um programa com a mesma função, não tem por que ser parecido.

Pra criação/edição de imagens ok.. até dá pra quebrar o galho (às vezes há problemas com filtros, principalmente qualidade e precisão). O meu maior problema é com desenvolvimento pra web, por exemplo... o photoshop tem uns esquemas de camadas que funcionam com efeitos dinamicos (sombra, emboss, cor, etc..). No GIMP dá pra fazer manualmente.. mas se eu tenho um texto escrito "Tash" com sombra, e quero mudar pra "Tassius" no photoshop basta usar a ferramenta texto e mudar o que está escrito. No GIMP tenho que mudar o texto, duplicar a camada, aplicar o blur, mover a camada de sombra, alterar a cor.. blablabla isso num exemplo simples. Um 3d dessa maneira seria um inferno! =) Já fuçei na internet inteira por algum plugin que fizesse algo parecido com essa função do Photoshop, mas não acho.

Flash. O F4L não consegue todas as funcionalidades do Flash original da Macromedia pra Windows.

Jogos, banners, hotsites, cd's de apresentação de empresas... o uso de flash pra sites inteiros é abominável mesmo, mas ainda existem alguns casos que o Flash obtém um resultado melhor. Sou entusiasta de padrões pra internet mas por exemplo, não existe solução melhor pra vídeo na internet do que o flash. O youtube é um exemplo disso, um exemplo que até o google videos seguiu (abandonou seu player próprio e começou a usar flash).

Agora com essa onda "Ajax" o flash tá perdendo espaço... (não porque ajax é mais eficiente, é porque ele é mais pop).. e com isso ESPERO que clientes começem a esquecer do flash. (Muitos ainda vem com aquela lengalenga de apresentação em flash no site).

Não é meu caso, mas por exemplo jogos são constantemente um problema pra Linux, já que os desenvolvedores dos mesmos sempre levam somente o Windows em conta no desenvolvimento. É outra barreira na popularização do sistema...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 27 de Julho de 2006, 16:51:17 »
Pra criação/edição de imagens ok.. até dá pra quebrar o galho (às vezes há problemas com filtros, principalmente qualidade e precisão). O meu maior problema é com desenvolvimento pra web, por exemplo... o photoshop tem uns esquemas de camadas que funcionam com efeitos dinamicos (sombra, emboss, cor, etc..). No GIMP dá pra fazer manualmente.. [...]  Já fuçei na internet inteira por algum plugin que fizesse algo parecido com essa função do Photoshop, mas não acho.

Faz um script, ué. Script-foo nele! (E tá aí a vantagem do GIMP. Quanto vc precisa pagar por um developer kit do photoshop?)

Jogos, banners, hotsites, cd's de apresentação de empresas... o uso de flash pra sites inteiros é abominável mesmo, mas ainda existem alguns casos que o Flash obtém um resultado melhor.

Tirando os banners, com o resto eu concordo, especialmente quanto a video (apesar de complicar a vida de quem quer salvar). No meu firefox, uso uam extensão que só toca flash quando eu mando, clicando em cima dele.

Aqueleas banners em flash que ficam flutuando na frente do site são absurdamente sacais. Eu saio do sine ta hora se vejo um desses.

Agora com essa onda "Ajax" o flash tá perdendo espaço... (não porque ajax é mais eficiente, é porque ele é mais pop).. e com isso ESPERO que clientes começem a esquecer do flash. (Muitos ainda vem com aquela lengalenga de apresentação em flash no site).

Ajax é legal porque funciona. Não foi feito rpa fazer coisa bonitinha, ams pra fazer coisa eficiente. Pode ser que nào faça gradiente, nem morph nem faça um triangulo azul percorrer um caminho torto enquantos e transforma numa ameba verde-amarela, mas é ótimo apra organizar conteúdo, e tudo o que voc6e precisa pra criar conteúdo AJAX é um editor de texto. É perfeito!

Não é meu caso, mas por exemplo jogos são constantemente um problema pra Linux, já que os desenvolvedores dos mesmos sempre levam somente o Windows em conta no desenvolvimento. É outra barreira na popularização do sistema...

ID Software pra você.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #80 Online: 27 de Julho de 2006, 17:59:03 »
O servidor lá do escritório usa este tal Fedora.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #81 Online: 27 de Julho de 2006, 20:43:57 »
Pra criação/edição de imagens ok.. até dá pra quebrar o galho (às vezes há problemas com filtros, principalmente qualidade e precisão). O meu maior problema é com desenvolvimento pra web, por exemplo... o photoshop tem uns esquemas de camadas que funcionam com efeitos dinamicos (sombra, emboss, cor, etc..). No GIMP dá pra fazer manualmente.. [...]  Já fuçei na internet inteira por algum plugin que fizesse algo parecido com essa função do Photoshop, mas não acho.

Faz um script, ué. Script-foo nele! (E tá aí a vantagem do GIMP. Quanto vc precisa pagar por um developer kit do photoshop?)

Vou pesquisar sobre o Script-foo... se for usável, por que não?! =)

Jogos, banners, hotsites, cd's de apresentação de empresas... o uso de flash pra sites inteiros é abominável mesmo, mas ainda existem alguns casos que o Flash obtém um resultado melhor.

Tirando os banners, com o resto eu concordo, especialmente quanto a video (apesar de complicar a vida de quem quer salvar). No meu firefox, uso uam extensão que só toca flash quando eu mando, clicando em cima dele.

Aqueleas banners em flash que ficam flutuando na frente do site são absurdamente sacais. Eu saio do sine ta hora se vejo um desses.

Qualquer banner é um saco pro usuário =) principalmente os internal pop-ups. Mas é assim que os sites ganham dinheiro. Eu não recusaria 500 reais pra fazer um banner em flash só porque é "chato".

Outra aplicação do flash são animações, enquanto o SVG não se populariza. Um exemplo nessa página que eu começei a desenvolver pra meu ex-patrão:

http://www.zetainternet.com/tdracon

Dá pra notar que o mascote no canto direito superior é animado (ele cai depois de um tempo na página). Em gif isso ficaria pesado demais e o flash oferece uma solução bem prática.

Ajax é legal porque funciona. Não foi feito rpa fazer coisa bonitinha, ams pra fazer coisa eficiente. Pode ser que nào faça gradiente, nem morph nem faça um triangulo azul percorrer um caminho torto enquantos e transforma numa ameba verde-amarela, mas é ótimo apra organizar conteúdo, e tudo o que voc6e precisa pra criar conteúdo AJAX é um editor de texto. É perfeito!

Ajax é somente relativo à dados. Animação, transparência e gradiente são outros javascripts e css. A graça do ajax que compete com o flash é o asincronismo na hora de transferir dados, poder carregar novas informações sem recarregar a página. Uma página em Flash equivalente à uma em ajax (simples e direta) fica mais leve e mais rápida que uma em ajax. Um exemplo: www.j3r.com

É possível criar sites em flash não obstrusivos, como o www.neave.com.. (usando técnicas como Flash Satay). Existe muito site ajax que é um assassinato aos webstandards, que por exemplo não roda uma versão alternativa sem javascript no browser. Sinceramente não vejo vantagem nesses...

Mesmo em se tratanto de dados, o flash ainda ganha do Ajax em alguns aspectos, eu por exemplo prefiro o http://www.flashearth.com/ do que o Google Maps.

Tanto Ajax quanto Flash pecam em acessibilidade, não permitem um uso prudente de recursos do browser como o botão voltar, adicionar à favoritos e etc, em uma solução 100% web standard. (As soluções existentes usam iframes e demais monstros).

Offtopic: Seria a hora de dividir o tópico?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 27 de Julho de 2006, 20:59:06 »
Outra aplicação do flash são animações, enquanto o SVG não se populariza. Um exemplo nessa página que eu começei a desenvolver pra meu ex-patrão:

http://www.zetainternet.com/tdracon

Dá pra notar que o mascote no canto direito superior é animado (ele cai depois de um tempo na página). Em gif isso ficaria pesado demais e o flash oferece uma solução bem prática.

Não funciona no Firefox. Não consigo entender isso. Tenho um primo cuja empresa de soluções de e-commerce não tem Firefox instalado em nenhuma máquina. Fala que nào precisa.

Ajax é somente relativo à dados. Animação, transparência e gradiente são outros javascripts e css. A graça do ajax que compete com o flash é o asincronismo na hora de transferir dados, poder carregar novas informações sem recarregar a página. Uma página em Flash equivalente à uma em ajax (simples e direta) fica mais leve e mais rápida que uma em ajax. Um exemplo: www.j3r.com

Esse site é bom e bem compatível.

É possível criar sites em flash não obstrusivos, como o www.neave.com.. (usando técnicas como Flash Satay).

Não funcionou at all no Firefox. Você tem Firefox? Experimente. Instale o add-on Flash Click to play e experimente.

Offtopic: Seria a hora de dividir o tópico?
Sim.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #83 Online: 27 de Julho de 2006, 21:38:58 »
O site do mascote que o Tash citou funciona no Opera e no Konqueror. Já o "não obstrusivo" não abriu em nenhum dos dois.

Edit: o segundo site também não abriu, e no Firefox disse que era necessário ter a última versão do plugin.
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 21:44:52 por Snake »
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 27 de Julho de 2006, 21:40:49 »
O site do mascote que o Tash citou funciona no Opera e no Konqueror. Já o "não obstrusivo" não abriu em nenhum dos dois.

O mascote funcionou, eu que não tive paciência de esperar carregar antes de responder. Só não funcionou a transparência. FIUcou um retângulo branco enorme com o mascote.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #85 Online: 27 de Julho de 2006, 21:45:42 »
Sim, aqui também ficou assim.
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #86 Online: 27 de Julho de 2006, 22:39:10 »

Edit: o segundo site também não abriu, e no Firefox disse que era necessário ter a última versão do plugin.

O site do mascote abriu aqui no Firefox. Ele leva um tempinho para aparecer na tela.

Por falar em Flash, precisava aprender a usá-lo de novo. Estou tentando fazer um joguinho mas, como esqueci sobre Flash, estou fazendo em JavaScript.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #87 Online: 27 de Julho de 2006, 22:47:25 »
Usar o Flash Earth é mil vezes mais fácil do que o Google Maps. Achei minha cidade em pouco tempo e o zoom é muito mais intuitivo.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #88 Online: 27 de Julho de 2006, 23:27:07 »
O site do mascote abriu aqui no Firefox. Ele leva um tempinho para aparecer na tela.

Você deve estar usando Windows.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #89 Online: 28 de Julho de 2006, 09:55:31 »

Sim, e daí? O Firefox renderiza páginas diferentes em sistemas operacionais diferentes?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #90 Online: 28 de Julho de 2006, 11:21:38 »
Era pra ele demorar "um pouco" pra cair mesmo, foi proposital, mas a demora que coloquei acabou ficando demais.. no entanto o arquivo é pequeno (5.6kb). Em gif seria no mínimo 10x isso para uma animação equivalente.

Quando fiz, ele funcionava perfeito no IE, Firefox e Opera (acima do 8). No opera abaixo de 8 aparecia o problema do retangulo branco. Isso tudo no windows.

Fiz o teste no linux mas não "pessoalmente". Uso o www.browsershots.org, ele tira screenshots do site em diversas plataformas e browsers.. e consegui um ótimo resultado.

Hoje se houvesse necessidade de publicar essa página e solucionar esse probleminha do retangulo branco, eu usaria uma solução simples: uma transparência falsa. Colocaria o fundo do flash identico ao fundo da página, o que daria ilusão de que o flash é somente o mascote.

Se quiserem dar mais opiniões tem outros trabalhos que estou desenvolvendo, inclusive mais recentes:

http://www.zetainternet.com/amss/ (Solução de layout líquido com menus popup em css puro (com workaround para o IE)
http://www.zetainternet.com/new (Layout elástico/líquido com controle de tamanho de fonte, animações em javascript)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 28 de Julho de 2006, 11:56:46 »
Sim, e daí? O Firefox renderiza páginas diferentes em sistemas operacionais diferentes?

Não, mas o Flash sim. E a interação do flash com o navegador muda, porque o linux não permite que programas fiquem com as pernas tão abertas quanto no Windows.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Atheist

• Visitante
« Resposta #92 Online: 04 de Agosto de 2006, 22:46:42 »
Já tentei fazer isso, perdi um tempão e não consegui fazer a rede funcionar... Sem falar na maravilha que é instalar um único programa...
Isso depede bastante da distribuição. Não é difícil. quinze minutos e vc domina o básico da configuração.

Além da falta de programas (que poderá se resolver um dia...)...
Fale três programas dois quais vc precisa que não rodam nem têm equivalentes pra Linux.

Adobe photoshop
Corel Draw
vários programas de estatística, como o Bioestat...
front page (pode haver similares, mas fácil de usar como o fp ainda não vi)

Atheist

• Visitante
« Resposta #93 Online: 04 de Agosto de 2006, 22:47:27 »
Eu ainda vou instalar o Slackware 10 que tenho aqui... assim que entender como fazer a formatação...

Atheist

• Visitante
« Resposta #94 Online: 05 de Agosto de 2006, 13:47:53 »
Instalei o Open Solaris... Não consigo fazer a rede funcionar, nem instalar a placa de som, nem a impressora, nem ver o outro HD que tem o windows e todos os meus documentos... Já perdi algumas horas... Windows definitivamente é bem mais intuitivo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 05 de Agosto de 2006, 14:14:31 »
Instalei o Open Solaris... Não consigo fazer a rede funcionar, nem instalar a placa de som, nem a impressora, nem ver o outro HD que tem o windows e todos os meus documentos... Já perdi algumas horas... Windows definitivamente é bem mais intuitivo.

Solaris não é linux. É um Unix "primo" do Linux
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Atheist

• Visitante
« Resposta #96 Online: 05 de Agosto de 2006, 15:50:46 »

Solaris não é linux. É um Unix "primo" do Linux

Pois é... Eu tinha ele aqui há algum tempo, resolvi ver como é...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 05 de Agosto de 2006, 17:02:19 »
alguém mais interado nessas notícias sabe dizer se essas coisas de "vantagem de proprietário" da MS está levando a um aumento de usuários de linuxes?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #98 Online: 06 de Agosto de 2006, 11:28:34 »
Eu ainda vou instalar o Slackware 10 que tenho aqui... assim que entender como fazer a formatação...

Tem um software que chama Partition Magic. Ele cria uma partição Linux prontinha pra instalar o sistema. Dá pra achar nos emule da vida.
Se eu fosse você não começava pelo Slackaware não. Precisa de algum conhecimento pra instalar algus drives que porventura não fncionam direto.
Use o Debian/Sarge, Fedora ou Ubuntu.

[]´s
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 11:31:17 por L. Duran »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Atheist

• Visitante
« Resposta #99 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:47:30 »

Tem um software que chama Partition Magic. Ele cria uma partição Linux prontinha pra instalar o sistema. Dá pra achar nos emule da vida.
Se eu fosse você não começava pelo Slackaware não. Precisa de algum conhecimento pra instalar algus drives que porventura não fncionam direto.
Use o Debian/Sarge, Fedora ou Ubuntu.

[]´s
Vou procurá-los!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!