Autor Tópico: Assassinatos em massa de homossexuais no Brasil  (Lida 8148 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Assassinatos em massa de homossexuais no Brasil
« Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2006, 11:22:37 »
Acho estas estatisticas totalmente inválidas, gostaria de ver a metodologia. É bem típico destes movimentos gays radicais. Estamos caminhando para época de trevas onde char alguém de viado pode ser considerado crime, o mesmo está ocorrendo em relação aos negros. Ou seja, não se pode brincar ou fazer comentários jocosos, nem externar nada sua opinião, como se quisessem forçar as pessoas a gostar de homossexuais e derivados. Estes movimentos buscam sim é tolher a individualidade alheia. Outra coisa, falaram de passeata/parada gay onde vai muita gente. Primeiro, estas passestas são financiadas com dinheiro público o que é um absurdo, faz de conta que isso é movimento cultural, é ridículo dar dinheiro para os homossexuais fecharem ruas para ficarem dançando e usando roupas extravagantes em boa parte e gritando o quanto eles são coitadinhos e perseguidos. Se fosse com dinheiro privado, deles mesmos tudo bem. Outra, a maioria dos que participam não estão lá para apoiar os gays nem nada, mas sim para ver o quão bizarro alguns são, é simplesmente por diversão. Além de que alguns vendedores ambulantes adoram pois circula dinheiro na cidade, além de hoteis. Outros comerciantes que suas lojas não podem fucnionar pois eles tomam as ruas ficam a ver navios. Daqui uns dias vai ter quotas para gays nas univesidades, serviço público etc, é patético.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Julho de 2006, 12:20:26 »
Não entendi o seu ponto de vista, AMON.

"Estes movimentos buscam sim é tolher a individualidade alheia."

Por que você precisa chamar alguém de macaco ou de viado para não ter a sua liberdade tolhida?

Eu não concordo com algumas coisas como já comentei em posts anteriores nesse mesmo tópico mas nenhum movimento negro ou gay jamais tolheu a minha individualidade, eles não me afetam em nada. Eu pergunto até, alguém aqui foi tolhido de sua individualidade por esses movimentos? E pergunto também, quem são as pessoas que estão se sentindo tolhidas de sua individualidade por esses movimentos e por que?

Eu, sinceramente não entendi essa.

OBS: Passeatas gays são feitas com dinheiro público? Que leis permitem isso? Isso tem alguma relação com eventos religiosos que recebem dinheiro público?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Julho de 2006, 15:42:39 »
Não entendi o seu ponto de vista, AMON.

"Estes movimentos buscam sim é tolher a individualidade alheia."

Por que você precisa chamar alguém de macaco ou de viado para não ter a sua liberdade tolhida?

Eu não concordo com algumas coisas como já comentei em posts anteriores nesse mesmo tópico mas nenhum movimento negro ou gay jamais tolheu a minha individualidade, eles não me afetam em nada. Eu pergunto até, alguém aqui foi tolhido de sua individualidade por esses movimentos? E pergunto também, quem são as pessoas que estão se sentindo tolhidas de sua individualidade por esses movimentos e por que?

Eu, sinceramente não entendi essa.

OBS: Passeatas gays são feitas com dinheiro público? Que leis permitem isso? Isso tem alguma relação com eventos religiosos que recebem dinheiro público?

Estes movimentos visam tolher a individualidade alheia no sentido de querer impor na marra o conjunto de valores que eles possuem e de impedir as pessoas de se manifestarem contra eles. Qualquer picuinha é motivo para taxar alguem de preconceituoso e criminoso, similar ao crime de racismo. Como vítimas eternas que sempre estão sendo oprimidas e por isso seria necessária uma maior proteção legal e privilégios ao grupo. É neste sentido que quis dizer.

Recibi a informação do financiamento público do Procurador daqui, segundo ele a verba vem do Ministério da Cultura, mas vou levantar mais dados a respeito.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Julho de 2006, 16:01:31 »
Estes movimentos visam tolher a individualidade alheia no sentido de querer impor na marra o conjunto de valores que eles possuem e de impedir as pessoas de se manifestarem contra eles.

Que conjunto de valores os negros querem impor? E os homossexuais?

E que tipo de manisfesto contra negros ou homossexuais que se está tentando impedir?

Qualquer picuinha é motivo para taxar alguem de preconceituoso e criminoso, similar ao crime de racismo.

Como assim qualquer picuinha? E pra que serve a justiça, não é ela quem deve julgar se houve ou não um crime de acordo com o que estiver definido na lei?

E não se esqueça que aqui no Brasil, do resto não sei, QUALQUER picuinha pode dar processo por calúnia e difamação. Já assistimos muitos "barracos judiciais" que nada tinham a ver com raça ou preferência sexual.

Como vítimas eternas que sempre estão sendo oprimidas e por isso seria necessária uma maior proteção legal e privilégios ao grupo.

Vítimas sim e por muito tempo. O racismo ainda existe mesmo que não seja o mesmo fortíssimo racismo que havia há poucas décadas. A homofobia ainda é dominante, principalmente por ser condenada como algo hediondo pela religião com mais seguidores no país. Proteção legal é meio vago para eu dizer que concordo e privilégios jamais. O que esses grupos podem e devem buscar é não ser "desprivilegiado" por raça ou opção sexual. Buscar privilégios é inverter o preconceito.

É neste sentido que quis dizer.

Entendi algumas coisas, outras não. hehehe
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 16:11:10 por Marcelo Terra »

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Julho de 2006, 10:56:15 »
Marcelo, tenho uma visão bastante simples dessa coisa toda: ninguém é obrigado a gostar de mim e, mais do que isso, deve ter todo o direito de dizer que não gosta. Uma coisa é o meu direito de ser como quiser ser, ou achar que devo ser. Outra é, sob o pretexto de combater a discriminação, querer tolher o direito alheio de criticar minhas escolhas, mesmo que a fundamentação da crítica seja tacanha, como a advinda da religião.

Como eu já disse em outra mensagem aqui no fórum, liberdade de expressão só pra dizer aquilo que não agrida ouvidos sensíveis -- liberdade de expressão desde que... -- não é liberdade de expressão. Ainda prefiro viver num lugar onde eu posso ser xingado do que num lugar onde o Estado, não importa se democrático ou não, decide o que pode e o que não pode ser dito.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2006, 11:11:26 »
Marcelo, tenho uma visão bastante simples dessa coisa toda: ninguém é obrigado a gostar de mim e, mais do que isso, deve ter todo o direito de dizer que não gosta. Uma coisa é o meu direito de ser como quiser ser, ou achar que devo ser. Outra é, sob o pretexto de combater a discriminação, querer tolher o direito alheio de criticar minhas escolhas, mesmo que a fundamentação da crítica seja tacanha, como a advinda da religião.

Como eu já disse em outra mensagem aqui no fórum, liberdade de expressão só pra dizer aquilo que não agrida ouvidos sensíveis -- liberdade de expressão desde que... -- não é liberdade de expressão. Ainda prefiro viver num lugar onde eu posso ser xingado do que num lugar onde o Estado, não importa se democrático ou não, decide o que pode e o que não pode ser dito.

Roberto, e o que você acha do conceito de "Sua liberdade termina aonde a minha começa"?

Cada caso é um caso e é MEU direito sair na rua sem ter que ficar com medo de você chegar e me ofender pelo que eu sou sem que nem ao menos me conheça.

Existe uma grande diferença entre expor sua opinião sobre uma pessoa que você conhece profundamente e a de falar sobre alguém baseado puramente em sua cor, religião ou preferência sexual... Sacou a diferença?

Generalizar não é válido como argumento pra liberdade de explressão...

Você vive em um lugar aonde você pode ser xingado com motivo e a partir do momento em que fez uma coisa estúpida que já foi provada...

E essa mesma limitação protege você do risco de no meio da rua chegar um cara que nunca te viu antes e dizer : "Seu cabelo é assim, você é o maior FDP, pedófilo e traidor que existe"...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2006, 11:53:19 »

É o que defendi. Agora, não em relação ao direito de sair xingando por aí, tudo depende muito do contexto como ocorreu. Mas mesmo assim, criminalizar a conduta é no mínimo demais. O sistema penal não pode acionado por isso. Acho que seria interessante uma sanção administrativa como multas que sempre doem no bolso e isso em casos de agressão despropositada verbal mesmo contra outra pessoa e não por qualquer coisa, com o pequenas provocações, piadinhas e coisas corriqueiras que acontecem com todos, não somente com homossexuais.

Por exemplo, na minha opinião jamais seria crime de racismo alguém falar, digamos quando indagado, que não gosta de negros/brancos etc porque nenhum presta, ou porque não gosta das pessoas desta etnia, etc etc. Poxa, podemos não concordar, mas a pessoa tem direito de não gostar de uma etnia X caramba!. Outra, pra tudo isso existe os crimes de injúria, em alguns casos calunia e difamação, jamais seria necessário o crime de racismo ou de homofobia com sanções pesadas demais para qualquer coisa como chamar o negro de preto e um homossexual de bicha.
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 11:58:36 por Amon »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2006, 12:06:18 »
Essa história de "liberdade de expressão total" é difícil. Sempre achei que tanto na relação com amigos, na criação dos filhos e na "administração" da sociedade existe uma relação entre liberdade x responsabilidade. Você pode ter o direito de não gostar de mim, você tem o direito de dizer que não gosta de mim, mas não tem o direito de me ofender com alegações falsas, por exemplo, apenas por que não gosta de mim. Como disse o Diego, os meu direitos devem ser respeitados. A questão do racismo é problemática por que vem de uma história recente de exploração de um grupo por outro, determinada por um critério que era chamado de raça (conceito que deve deixar de existir com o tempo) e após o fim dessa exploração continuou havendo uma perseguição muito forte de um grupo contra o outro sob pretexto de que essa outra "raça" seria inferior e inatamente imoral. Atualmente, o que temos visto é que esse conceito de classificar pessoas em raças faz tanto sentido quanto classificar pelo tamanho da orelha, e não há nada de inferior moral e intelectualmente em ser negro, ou índio. Mas o racismo foi muito forte em TODA a sociedade que dominava o país, descendentes de brancos, até pouco tempo, não mais que três ou quatro décadas. E em alguns lugares esse preconceito ainda existe. Não dá pra dar liberdade para uma sociedade que não tem responsabilidade. Não dá pra deixar que pessoas tenham liberdade de agredir o direito de igualdade de um grupo, baseado na cor da pele, apenas em nome de um ideal de "liberdade de expressão". O povo brasileiro não tem capacidade de receber essa liberdade sem restrições e pronto. Espero que essas leis se tornem um dia inúteis e até acredito que um dia serão mas historicamente ainda não é o momento isso.

Não vejo por que uma pessoa que tenha reais motivos para dizer que alguém é mau-caráter tenha que se expressar chamando-a de "crioulo mau-caráter" ou "viado mau-caráter" ao invés de simplesmente de "seu mau-caráter". Essas formas de se expressar estão dando conotação de que a raça ou a preferência sexual de alguém estariam de alguma forma relacionadas com seu mau-caratismo. Acho que todos tem a liberdade de se expressar sem caluniar ou difamar ninguém, o que já feriria o direito de outro indivíduo ou grupo de indivíduos.  Pra mim os exemplos acima são isso: calúnia e difamação e acho que nem seria necessário criar leis específicas relacionadas a isso.

O preconceito existe em incontáveis formas. Aliás, muitos se esquecem que preconceitos não são apenas negativos, podem ser positivos. Acredito que senão todas pelo menos quase a totalidade das pessoas tem preconceitos positivos e negativos, nãoconsigo imaginar como seria uma pessoa que não tivesse nenhum, alguns da cultura da comunidade onde vive e outros pessoais. Não é possível eliminar o preconceito, mas a pessoa tem que ter a responsabilidade de ter o bom-senso de saber lidar com seus preconceitos sem ferir os direitos alheios.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Julho de 2006, 12:24:39 »
Acho que seria interessante uma sanção administrativa como multas que sempre doem no bolso e isso em casos de agressão despropositada verbal mesmo contra outra pessoa

É com isso que concordo mas esse é um papel da justiça aqui no Brasil, não é? Existe algum outro organismo que possa fazer esse papel?

e não por qualquer coisa, com o pequenas provocações, piadinhas e coisas corriqueiras que acontecem com todos, não somente com homossexuais.

Não é meio difícil definir o que é uma agressão despropositada e um pequena provocação?

Nunca vi caso de amigos que se processassem por chamarem uns aos outros de macaco, macarrão, rolha-de-poço, pintor-de-rodapé, e coisas do genêro. Agora por que um completo estranho iria se dirigir a alguém na rua só para fazer graça com suas características? Pra aparecer pros amigos? Um sujeito desses é tão estúpido que deve mesmo ser punido.

Por exemplo, na minha opinião jamais seria crime de racismo alguém falar, digamos quando indagado, que não gosta de negros/brancos etc porque nenhum presta,

Dizer que negros não prestam sem apresentar uma base de argumentos que justifiquem essa afirmação é uma calúnia (me desculpem por não estão usando no sentido jurídico, não sei qual é o mais adequado). Veja que em uma coversa pessoal isso seria uma coisa mas alguém fazer uma declaração pública como essas está jogando sobre o grupo uma fama sem justificativa alguma, danos morais no sujeito. TEM QUE TER BASE PRA FAZER AFIRMAÇÕES DESSE TIPO.

ou porque não gosta das pessoas desta etnia, etc etc.

Pra que fazer esse tipo de declaração em veículos públicos de comunicação? Ou com estranhos? Não vejo por que defender isso. "Eu não gosto de negros" é uma afirmação idiota. Uma declaração aceitável seria "Todos os negros que conheci não prestavam", mas duvido que alguém possa afirmar isso sem estar mentido (Pelo menos aqui no Rio de Janeiro).

Poxa, podemos não concordar, mas a pessoa tem direito de não gostar de uma etnia X caramba!.

Não gosta, problema dela mas tenha o bom-senso de não prejudicar os direitos dessa etnia. Você pode não contratar negros, homossexuais, crentes, homens de cabelo grande, etc... sem deixar transparecer que o motivo é esse. Não há motivo nenhum para você dispensar um candidato a emprego dizendo a ele "Eu não vou te contratar, vocês negros não prestam", por exemplo. Como eu disse é a balança liberdade x responsabilidade.

Outra, pra tudo isso existe os crimes de injúria, em alguns casos calunia e difamação, jamais seria necessário o crime de racismo ou de homofobia com sanções pesadas demais para qualquer coisa como chamar o negro de preto e um homossexual de bicha.

Foi o que eu falei acima. Acho que já existe lei pra tratar esses casos. Mas as leis de racismo são só isso, leis redundantes para casos específicos relacionados à negros? Vou ver se consigo dar uma lida nessas tais leis... E também preciso aprender o significado jurídico de injúria, calúnia e difamação para me expressar melhor... hehehe

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #34 Online: 20 de Julho de 2006, 15:23:04 »
Abomino qualquer forma de preconceito.

Mas esses dados não especificam o motivo dessas pessoas terem sido mortas. Não diz se morreram em assaltos ou outros crimes comuns ou pelo simples motivo de serem homossexuais.

Creio que aqui no Brasil assassinato de homossexuais pelo simples fato deles não seguirem o padrão sejam raros, há alguns grupos neo - nazistas e de skinheads no paísmas a atuação desses grupos é muito pequena, sempre são reprimidos pela polícia.

Agora quanto as sátiras aos gays eu acho que são nocivas, tanto que no humor brasileiro não se vê piadas contra negros, creio que os homossexuais e os negros estejam no mesmo patamar, os dois grupos merecem respeito.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Julho de 2006, 17:20:20 »
Citação de: DiegoJaf
Roberto, e o que você acha do conceito de "Sua liberdade termina aonde a minha começa"?

Algo muito mal interpretado.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 20 de Julho de 2006, 17:25:08 »

Não respondeu à minha pergunta...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Julho de 2006, 17:32:22 »

Qual seria a interpretação correta?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Julho de 2006, 17:37:06 »

Não respondeu à minha pergunta...

Estamos falando de coisa diferentes. Eu, de liberdade de expressão, da liberdade de dizer o que pensa sobre alguém ou alguma coisa, você, do direito de não ser importunado ou caluniado.

Veja, não é proibido elogiar, nem nunca passou pela cabeça de alguém proibir elogios. Não obstante, ninguém em sã consciência defenderia o direito de um cara andar atrás de uma mulher dizendo que ela é "linda", é uma "deusa", é um "charme" (vê, nada de insultos), enfim, importuná-la, em nome da liberdade de expressão.

Do mesmo modo, se alguém chama outro alguém de pedófilo, tem que provar aquilo que diz, do contrário é calúnia ou difamação (nunca sei a diferença).

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Julho de 2006, 17:43:44 »

Qual seria a interpretação correta?

Quem ofende outra pessoa não está tolhendo a liberdade dela, pois não a está impedindo de fazer algo que queira muito menos obrigando-a a fazer algo que não queira.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 20 de Julho de 2006, 17:46:21 »
Estamos falando de coisa diferentes. Eu, de liberdade de expressão, da liberdade de dizer o que pensa sobre alguém ou alguma coisa, você, do direito de não ser importunado ou caluniado.
Não, estamos falando da mesma coisa. Seu direito de liberdade de expressão existe plenamente e do jeito que você quer. Você pode falar o que você quiser, mas se por acaso isso ofender alguém, essa pessoa está em pleno direito de acionar o judiciário.

Ou você quer uma liberdade em que, independentemente do que for dito, por mais ofensivo e estúpido que seja, não haja nenhuma sanção que vise proteger a honra do ofendido?

Veja, não é proibido elogiar, nem nunca passou pela cabeça de alguém proibir elogios. Não obstante, ninguém em sã consciência defenderia o direito de um cara andar atrás de uma mulher dizendo que ela é "linda", é uma "deusa", é um "charme" (vê, nada de insultos), enfim, importuná-la, em nome da liberdade de expressão.

Já ouviu falar em assédio?

Do mesmo modo, se alguém chama outro alguém de pedófilo, tem que provar aquilo que diz, do contrário é calúnia ou difamação (nunca sei a diferença).

Calúnia : Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
Difamação: Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
Injúria: Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 17:49:08 por DiegoJaf »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Julho de 2006, 17:57:29 »
Falaram em danos morais. Até aí tudo bem, cada um move essa ação civil se quiser ou não, agora o Estado interferir porquanto um xingou o outro via sistema penal é um exagero na minha opinião, ao ponto de tolher mesmo a liberdade de expressão. Por isso que grupos gays e tantos outros na minha opinião ameaçam a individualidade de todos com certas posições para darem "privilégios" e "proteção" as minorias.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Julho de 2006, 18:10:14 »
Se a taxa de homicídios por 100 000 habitantes por ano no Brasil é de quase 30 (vamos arredondar para 25...) e se em dez anos 2500 homossexuais foram assassinados isso quer dizer que 250 gays são mortos por ano. Num país de quase 200 milhões de habitantes, 250 gays equivalem a 0,125 pessoas em cada 100 mil. Entre 25 pessoas que são assassinadas, 0,125 são 0,5%. Já vi estimativas dizendo que a quantidade de homossexuais no Brasil está entre 5% e 10%. Conclusão: Estão matando poucos homossexuais.

Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: http://www.datagerais.mg.gov.br/int_indicadores_violencia_th.php

Segundo o Grupo Gay da Bahia a quantidade de assassinatos de homossexuais é ainda menor, eles contam 2092 mortos no período entre 1963 e 2001, um período de 38 anos. O agravante é que segundo o GGB esse número vem subindo (mas a taxa de homicídios não estaria subindo proporcionalmente?)
http://72.14.209.104/search?q=cache:gK-Uz9z6SyMJ:www.ggb.org.br/ftp/artigo1.rtf+porcentagem+de+gays+na+popula%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=5&client=firefox-a

Uma informação interessante no texto anterior é que segundo o GGB, dos 132 homossexuais mortos em 2001, em 33, ou 25% dos casos, a causa do assassinato foi identificada como homofobia.
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 18:21:59 por Willy Nilly »

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Julho de 2006, 10:05:27 »
Seu direito de liberdade de expressão existe plenamente e do jeito que você quer. Você pode falar o que você quiser, mas se por acaso isso ofender alguém, essa pessoa está em pleno direito de acionar o judiciário.

O foda é justamente o judiciário acatar esse tipo de queixa. Não há nenhum limite minimamente objetivo, menos ainda universal, entre o que é ofensivo e o que não é ofensivo. Já vi homossexuais que referem-se a si mesmos como "bichas", outros sobem nas tamancas se alguém chamá-los assim. Tem negro que se ofende em ser chamado de "macaco". Tem negro que adota "macaco", ou "urubu", ou "azulão" como apelido. Tive um colega de infância, com um olho furado, que não tinha problema algum em ser chamado de "zóinho", clara alusão à sua deficiência física. Mas não me parece que liberdade de expressão, enquanto idéia, tenha realmente a ver com isso.

A razão de ser da liberdade de expressão é permitir às pessoas expôr seus pontos de vista, suas opiniões, seus sentimentos, não importa quais sejam, sobre algo ou alguém. Se eu digo que acredito que Lula sabia das maracutaias que aconteceram debaixo do seu nariz ele pode se sentir ofendido. Mas se eu realmente acho isso, não devo ter o direito de dizê-lo? Outro pode dizer que não gosta de gays porque gays são escandalosos. Se realmente pensa assim, não deveria poder dizê-lo? E se diz o que quer, deve também ouvir o que não quer. Os gays podem dizer que ele é preconceituoso, ultrapassado, careta, homofóbico ou sei lá mais o quê.

Ou você quer uma liberdade em que, independentemente do que for dito, por mais ofensivo e estúpido que seja, não haja nenhuma sanção que vise proteger a honra do ofendido?

Liberdade de expressão, penso eu, existe para salvaguardar o direito das pessoas de ter uma opinião própria sobre alguém ou alguma coisa. Se cabe alguma sanção, ela deve ser social, não penal. Uma pessoa que julga, por exemplo, que negros são mais burros do que brancos é alguém com a qual não quero conviver, mas não é alguém que eu acho que mereça alguma sanção da Lei por defender essa idéia, a não ser, claro, em circunstâncias muito excepcionais.

Já ouviu falar em assédio?

Sim. E?
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 10:06:58 por Roberto »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 21 de Julho de 2006, 11:48:42 »
O foda é justamente o judiciário acatar esse tipo de queixa. Não há nenhum limite minimamente objetivo, menos ainda universal, entre o que é ofensivo e o que não é ofensivo. Já vi homossexuais que referem-se a si mesmos como "bichas", outros sobem nas tamancas se alguém chamá-los assim. Tem negro que se ofende em ser chamado de "macaco". Tem negro que adota "macaco", ou "urubu", ou "azulão" como apelido. Tive um colega de infância, com um olho furado, que não tinha problema algum em ser chamado de "zóinho", clara alusão à sua deficiência física. Mas não me parece que liberdade de expressão, enquanto idéia, tenha realmente a ver com isso.

Cara, tá descrito na lei, quer mais objetividade do que isso? Ofender a honra, imputar falsamente fato criminoso ou detonar a imagem pública, simples...

Cada pessoa é diferente, todos esses exemplos que você citou são formas de tratamento entre pessoas de convívio próximo. Se eles não se ofendem, ou não demonstram que se sentem incomodados com o tratamento dado (coisa que acontece muito), ótimo.

Só que nem todos aceitam esse tipo de brincadeira. Cada um é cada um e se você acha que a medida tomada pela pessoa foi acima do limite esperado, prove. Simples assim...

A razão de ser da liberdade de expressão é permitir às pessoas expôr seus pontos de vista, suas opiniões, seus sentimentos, não importa quais sejam, sobre algo ou alguém. Se eu digo que acredito que Lula sabia das maracutaias que aconteceram debaixo do seu nariz ele pode se sentir ofendido. Mas se eu realmente acho isso, não devo ter o direito de dizê-lo? Outro pode dizer que não gosta de gays porque gays são escandalosos. Se realmente pensa assim, não deveria poder dizê-lo? E se diz o que quer, deve também ouvir o que não quer. Os gays podem dizer que ele é preconceituoso, ultrapassado, careta, homofóbico ou sei lá mais o quê.

Há ressalvas com relação aos limites quando se trata de pessoa pública. A imagem daquela pessoa pode passar uma impressão diferente da real e isso é levado em conta com relação a ações desse tipo...

Já disse, pode dizer o que quiser, mas se for inverídico, ofensivo ou calúnioso, arque com as consequências...

Chumbo trocado não dói... é esse o ditado?

A ofensa em resposta a outra cabe bem nessas situações... só que nem sempre o ofendido tem a capacidade de se defender...
Liberdade de expressão, penso eu, existe para salvaguardar o direito das pessoas de ter uma opinião própria sobre alguém ou alguma coisa. Se cabe alguma sanção, ela deve ser social, não penal. Uma pessoa que julga, por exemplo, que negros são mais burros do que brancos é alguém com a qual não quero conviver, mas não é alguém que eu acho que mereça alguma sanção da Lei por defender essa idéia, a não ser, claro, em circunstâncias muito excepcionais.

Como eu disse, essa pessoa que julga, tem uma opinião própria. Mas exteriorizar essa opinião irá ofender pessoas que poderão buscar na justiça uma reparação. Se ele tem algum embasamento para o que está DIZENDO, ele deve apresentar ou arcar com as consequências de ficar falando bobagens que ofendem os outros por aí...

Sim. E?

Uma das formas é elogiar e causar transtornos e incômodos a uma pessoa

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Julho de 2006, 13:52:27 »
Cara, tá descrito na lei, quer mais objetividade do que isso? Ofender a honra, imputar falsamente fato criminoso ou detonar a imagem pública, simples...

Cara, tá na lei, concordo, o Judiciário tem que acatar por causa disso, mas a crítica na verdade era à própria lei. E não, a lei não tem o poder de "objetivar" o que é e o que não é ofensivo, tanto quanto não tem o poder de "objetivar" o que é feio ou bonito. Simplesmente faz-se uso do poder conferido de legislar para definir a, digamos assim, "opinião" do Estado, que, claro, é imposta a todo mundo.

Já disse, pode dizer o que quiser, mas se for inverídico, ofensivo ou calúnioso, arque com as consequências...

Bem, isso equivale a dizer que eu posso matar se quiser, mas terei que arcar com as conseqüências, hehehe. Ou seja, tenho, supostamente, "liberdade" (as aspas são inevitáveis) de matar. Mas a expectativa de punição não deixa de ser uma forma de coação, e onde existe coação não há liberdade (agora, sem aspas). Assim, não tenho a liberdade de matar, assim como não tenho a liberdade de dizer o que quiser.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 24 de Julho de 2006, 15:18:32 »
Cara, tá na lei, concordo, o Judiciário tem que acatar por causa disso, mas a crítica na verdade era à própria lei. E não, a lei não tem o poder de "objetivar" o que é e o que não é ofensivo, tanto quanto não tem o poder de "objetivar" o que é feio ou bonito. Simplesmente faz-se uso do poder conferido de legislar para definir a, digamos assim, "opinião" do Estado, que, claro, é imposta a todo mundo.

A "opinião do Estado", como você diz, é a sua opinião. Foi "imposta" por um dos seus representantes. O legislador não é algo separado do povo. É o representante eleito por ele através de eleições diretas.

E sim, a lei pode dar a definição que quiser para o que quiser, desde que sejam seguidos os princípios da legalidade...

Bem, isso equivale a dizer que eu posso matar se quiser, mas terei que arcar com as conseqüências, hehehe. Ou seja, tenho, supostamente, "liberdade" (as aspas são inevitáveis) de matar. Mas a expectativa de punição não deixa de ser uma forma de coação, e onde existe coação não há liberdade (agora, sem aspas). Assim, não tenho a liberdade de matar, assim como não tenho a liberdade de dizer o que quiser.

:hein:

Você QUER matar alguém?

E você realmente gostaria de ter essa liberdade? Matar sem consequência?

E você viveria tranquilamente em um lugar aonde essa liberdade absoluta é praticada?
Você pode ser responsável para usufruir dessa liberdade. Mas você acredita que todos os são?

Sendo a lei uma forma de coação do Estado para que os direitos individuais sejam respeitados e que exista um bom convívio entre os membros de uma sociedade, você preferiria que não houvessem estas restrições pra ninguém? Pois como você diz, liberdade "mais ou menos" não é liberdade. Tem que ser absoluta, e se é absoluta, é para todos...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Julho de 2006, 15:47:26 »
Diegão, desculpa a franqueza, mas você tá sofismando demais. A "opinião" do Estado é necessariamente a minha opinião? Evidente que não. Você vai encontrar não poucas pessoas que discordam do que está no texto das leis. Pergunte ao pessoal aqui da lista sobre a proibição ao aborto, por exemplo, e verá que é provável que a maioria seja a favor da descriminalização irrestrita. Independente disso, têm que acatar a proibição, mas porque serão punidos se não o fizerem, não porque seja o que eles realmente querem.

A lei pode dar a definição que quiser pro que bem entender, mas a lei não tem o poder de mudar o fato de que o que ofende ou deixa de ofender (ou seja, é ofensivo ou não para) fulano só ele quem sabe. Captou? Por isso, e só por isso, o que é e o que não é ofensivo será algo sempre subjetivo, que lei alguma pode mudar, atente ou não contra os princípios da legalidade. Seria o mesmo que dizer que a lei pode mudar o sentido da força gravitacional porque passou a chamar embaixo de em cima e vice-versa, hehehe.

Por fim, não, não quero matar ninguém, só usei um exemplo simples para mostrar que se você é ameaçado com punição caso faça alguma coisa, então você não tem liberdade pra fazer aquela coisa.  Só isso. O resto são conclusões que eu não sei bem como você chegou a elas.
« Última modificação: 24 de Julho de 2006, 15:50:00 por Roberto »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #48 Online: 24 de Julho de 2006, 16:31:35 »
Roberto, eu estou simplesmente dizendo que essa liberdade que você quer, é impossível. Sempre haverá punição, se não for pelo Estado, pelo ofendido ou por um parente deste. Só que nesse caso, assume a característica de vingança, código de Hammurabi, olho por olho, dente por dente... Ou você tem a sanção do Estado, padronizada e com o fim ressocializador, ou a vingança pessoal, punição pura e simples.

A lei busca regular o comportamento do "homem comum"... é uma média.

A representação criminal para Injúria/calúnia/difamação é mediante representação do ofendido. O
Estado somente se envolve nos casos acima se houver a denúncia por parte do ofendido, ou seja, mesmo que o que não é ofensivo para você o seja para mim, a justiça só vai se envolver no meu caso, visto que você não se interessou/ligou em denunciar a ofensa...

O seu exemplo do aborto é uma questão polêmica justamente porque existem tantos defensores de um lado quanto do outro. Olha por exemplo aqui http://www.enquetes.com.br/procura.asp?categoria=7&texto=aborto .

As coisas não são tão óbvias assim, as pessoas pensam de maneira muito diversa. Você pode ser moderado e ter noção do que é certo ou errado, mas isso não é padrão.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Julho de 2006, 17:00:57 »
Diego, veja bem, esta não é a liberdade que eu quero. Liberdade irrestrita é algo incompatível com a vida em sociedade, taí um ponto pacífico. Quero dizer, à exceção de um tipo de liberdade.

A única liberdade irrestrita que defendo é a de opinar, por mais desembasadas, tacanhas ou preconceituosas que sejam as opiniões proferidas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!