Essa história de "liberdade de expressão total" é difícil. Sempre achei que tanto na relação com amigos, na criação dos filhos e na "administração" da sociedade existe uma relação entre liberdade x responsabilidade. Você pode ter o direito de não gostar de mim, você tem o direito de dizer que não gosta de mim, mas não tem o direito de me ofender com alegações falsas, por exemplo, apenas por que não gosta de mim. Como disse o Diego, os meu direitos devem ser respeitados. A questão do racismo é problemática por que vem de uma história recente de exploração de um grupo por outro, determinada por um critério que era chamado de raça (conceito que deve deixar de existir com o tempo) e após o fim dessa exploração continuou havendo uma perseguição muito forte de um grupo contra o outro sob pretexto de que essa outra "raça" seria inferior e inatamente imoral. Atualmente, o que temos visto é que esse conceito de classificar pessoas em raças faz tanto sentido quanto classificar pelo tamanho da orelha, e não há nada de inferior moral e intelectualmente em ser negro, ou índio. Mas o racismo foi muito forte em TODA a sociedade que dominava o país, descendentes de brancos, até pouco tempo, não mais que três ou quatro décadas. E em alguns lugares esse preconceito ainda existe. Não dá pra dar liberdade para uma sociedade que não tem responsabilidade. Não dá pra deixar que pessoas tenham liberdade de agredir o direito de igualdade de um grupo, baseado na cor da pele, apenas em nome de um ideal de "liberdade de expressão". O povo brasileiro não tem capacidade de receber essa liberdade sem restrições e pronto. Espero que essas leis se tornem um dia inúteis e até acredito que um dia serão mas historicamente ainda não é o momento isso.
Não vejo por que uma pessoa que tenha reais motivos para dizer que alguém é mau-caráter tenha que se expressar chamando-a de "crioulo mau-caráter" ou "viado mau-caráter" ao invés de simplesmente de "seu mau-caráter". Essas formas de se expressar estão dando conotação de que a raça ou a preferência sexual de alguém estariam de alguma forma relacionadas com seu mau-caratismo. Acho que todos tem a liberdade de se expressar sem caluniar ou difamar ninguém, o que já feriria o direito de outro indivíduo ou grupo de indivíduos. Pra mim os exemplos acima são isso: calúnia e difamação e acho que nem seria necessário criar leis específicas relacionadas a isso.
O preconceito existe em incontáveis formas. Aliás, muitos se esquecem que preconceitos não são apenas negativos, podem ser positivos. Acredito que senão todas pelo menos quase a totalidade das pessoas tem preconceitos positivos e negativos, nãoconsigo imaginar como seria uma pessoa que não tivesse nenhum, alguns da cultura da comunidade onde vive e outros pessoais. Não é possível eliminar o preconceito, mas a pessoa tem que ter a responsabilidade de ter o bom-senso de saber lidar com seus preconceitos sem ferir os direitos alheios.