Se o patrulhamento do politicamente correto persistir a tendência é se tornar crime...
Nunca tivemos tanta liberdade de expressão como temos agora, dificilmente isso acontecerá.
Vá a uma livraria e você verá ao lado do livro do Ghandi, o Minha Luta, do Hitler. Quer mais liberdade de expressão que esta?
E como o Roberto disse, dizer que Deus não existe é ofensivo para os cristãos. Vou parar de dizer isso porque eles se sentem ofendidos?
A questão é que estão nos empurrando goela abaixo esse patrulhamento. Estão cerceando a liberdade de pensamento e expressão. Quero só ver aonde isso vai parar...
Não sei como dizer "Deus não existe" pode ser ofensivo. É contrário à crença dos deístas, mas de maneira nenhuma você está agredindo ou denegrindo a imagem daquela pessoa.
Ou imposição de regras para atender grupos organizados de pressão? Perguntaram a sociedade se ela quer falar "negão" ou "indivíduo afro-escendente de porte avantajado"?
Alguma vez você pensou em somente "Cara grande"?
É verdade. Tudo que está escrito na Constituição é feito e respeitado. Principalmente pelo Estado...
Diego, isso é muito bonito na teoria mas sabemos que não é assim funciona. A minoria organizada impõe suas idéias a revelia da maioria da população.
Só porque não é respeitado eu vou desistir de lutar pela idéia?
Duran, parábens às minorias que tiveram a competência de se organizar e lutar pelos seus direitos. Eles impuseram o direito à liberdade para os escravos, contra a maioria que preferia continuar naquele sistema... Eles impuseram o direito dos homossexuais a não serem considerados "doentes" pela OMS... contrariando todas as opiniões dos religiosos... Em alguns países eles conseguiram até o direito de se casar, contrariando a maioria conservadora...
Se a maioria está sendo dominada pela minoria é por comodismo, não por opressão. Os dois lados possuem os instrumentos legais para garantir os seus direitos...
Se você fosse processado por isso seria um ataque a sua liberdade de expressão. E se esse procsso for pra frente, aí é hora de mudar de país mesmo.
Então continue no país, isso ainda não aconteceu...
Então porque se importam agora? Pra querer impor suas idéias a força. Mesmo que a sociedade pense o contrário.
E porque não usam o BOM SENSO de separar PALAVRAS e OPINIÔES de ATOS racistas?
Por que não usam o BOM SENSO de separar ofensas de opiniões que porventura utilizem palavras chulas?
Por que não usam o BOM SENSO antes de chamar alguém de preconceituoso só por emitir uma opinião contrária?
Ou só uso o BOM SENSO quando me convém?
Desculpe, não vi na reportagem nenhuma menção a alterar termos em obras do ínicio do século passado...
E quem disse que não usam o bom senso Duran? Os exemplos dados aqui de pessoas que não se ofendem com apelidos ou coisas do tipo são o que?
E no mais, em alguns casos, usando o bom senso, uma pessoa na posição de um professor deveria estar consciente das influências que suas opiniões podem ter sobre alunos.
O que eu tô dizendo é que você falar sem ligar para as consequências do que está falando sobre o resto da sociedade como se você fosse o rei do mundo não é viável... Pensar no que vai falar é no mínimo inteligente... e se você não concorda, bem, é um direito seu...
Não precisamos de leis ou de para dizer o que podemos ou não DIZER.
Se fere a integridade, paciência. A vida em comunidade é feita de opiniões contrárias às suas e somos obrigados a aceitá-las, quer gostemos disso ou não.
Opinião contrária é diferente de ofensa gratuita... generalizar sobre um grupo sem um embasamento que comprobe esta afirmação é uma clara demonstração de pré-conceitos e de ignorância sobre o que se está falando...