Autor Tópico: Posso ser considerado um cético?  (Lida 9600 vezes)

Offline Xiru

• Nível 01
  • *
Posso ser considerado um cético?
« Online: 25 de Julho de 2006, 19:21:59 »
Olá amigos,
Acredito em Deus , creio que ele usou a Evolução para criar os seres vivos na Terra. e que temos o livre-arbítrio.Também tenho a convicção íntima de que há algo após a nossa morte física.
Porém sou bastante crítico em relação  à absurda teoria criacionista,aos videntes,astrologia,esoterismo em geral,reencarnação etc.

Obrigado.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Posso ser considerado um cético?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2006, 19:45:05 »
Olá amigos,
Acredito em Deus , creio que ele usou a Evolução para criar os seres vivos na Terra. e que temos o livre-arbítrio.Também tenho a convicção íntima de que há algo após a nossa morte física.
Porém sou bastante crítico em relação  à absurda teoria criacionista,aos videntes,astrologia,esoterismo em geral,reencarnação etc.

Obrigado.

Em uma resposta absolutamente simples? Não.

Você não questiona as suas crenças. Apesar de aplicar “ceticismo” a certas alegações (astrologia, esoterismo, criacionismo, etc), o fato de não aplicar a tudo não o torna um cético ao pé da letra.

A propósito, um cético não tem nenhuma crença, e sim opiniões que podem mudar conforme os fatos são verificados. Se você tem qualquer tipo de crença ou fé, já está deixando de usar o ceticismo.

Não que você seja obrigado a ser um cético, mas se quiser mesmo se tornar um, vai ter que abrir mão de suas crenças. Muitas pessoas não estão dispostas a isso e está tudo bem para elas. Mas ao discutir com céticos (leia-se: nós) sobre qualquer tipo de crença, vai precisar agir como um ou vai perder feio em debates.

Se quiser se tornar um cético, visando buscar uma melhor compreensão da realidade (que é o objetivo do cético), deve estar aberto a todo e qualquer questionamento. E também precisa conhecer falácias para poder argumentar melhor e evitar erros de lógica que podem acontecer sem que você perceba.

Leia mais estes textos sobre ceticismo para se inteirar da maneira como nós pensamos. ;)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2006, 19:47:34 »
Olha, certamente você é cético com relação ao criacionismo, com relação a videntes, com relação a astrologia, etc. Acreditar em Deus, que ele guiou a evolução e em vida após a morte, por outro lado, não te descredenciam como cético automaticamente também, um cético não deve ser necessariamente ateu.

O ceticismo científico é uma postura intelectual que privilegia o método científico como meio de se conhecer a verdade. Você é um cético se você é crítico (o que não significa ser radicalmente contrário) quanto a afirmações sem evidências experimentais ou com evidências obtidas de maneira questionável e não reproduzidas por equipes independentes. Em resumo, o cético procura acompanhar o pensamento científico padrão para basear suas crenças.

O caso quanto a Deus é que ele se trata de uma entidade etérea cuja comprovação está além das capacidades de investigação da ciência, por isso dizer se você deve acreditar em Deus ou não está fora do escopo do ceticismo científico, ele só se preocupa com alegações que podem ser falseadas.

Muitos céticos, porém, desprezam as questões que não podem ser falseadas, sendo críticos por default contra qualquer alegação de validade desconhecida, independente de ela ser falseável ou não.

Offline Xiru

• Nível 01
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2006, 19:59:27 »
Olá amigos,

Obrigado.

Em uma resposta absolutamente simples? Não.

Você não questiona as suas crenças. Apesar de aplicar “ceticismo” a certas alegações (astrologia, esoterismo, criacionismo, etc), o fato de não aplicar a tudo não o torna um cético ao pé da letra.

A propósito, um cético não tem nenhuma crença, e sim opiniões que podem mudar conforme os fatos são verificados. Se você tem qualquer tipo de crença ou fé, já está deixando de usar o ceticismo.

Não que você seja obrigado a ser um cético, mas se quiser mesmo se tornar um, vai ter que abrir mão de suas crenças. Muitas pessoas não estão dispostas a isso e está tudo bem para elas. Mas ao discutir com céticos (leia-se: nós) sobre qualquer tipo de crença, vai precisar agir como um ou vai perder feio em debates.

Se quiser se tornar um cético, visando buscar uma melhor compreensão da realidade (que é o objetivo do cético), deve estar aberto a todo e qualquer questionamento. E também precisa conhecer falácias para poder argumentar melhor e evitar erros de lógica que podem acontecer sem que você perceba.

Leia mais estes textos sobre ceticismo para se inteirar da maneira como nós pensamos. ;)

Olá Alenonimo,no caso de céticos famosos como  Martin Gardner(deísta) e de Guilherme de Ockan(teísta(?)católico) como acomodar essas posições contrárias?

Offline Xiru

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2006, 20:07:58 »
Olha, certamente você é cético com relação ao criacionismo, com relação a videntes, com relação a astrologia, etc. Acreditar em Deus, que ele guiou a evolução e em vida após a morte, por outro lado, não te descredenciam como cético automaticamente também, um cético não deve ser necessariamente ateu.

O ceticismo científico é uma postura intelectual que privilegia o método científico como meio de se conhecer a verdade. Você é um cético se você é crítico (o que não significa ser radicalmente contrário) quanto a afirmações sem evidências experimentais ou com evidências obtidas de maneira questionável e não reproduzidas por equipes independentes. Em resumo, o cético procura acompanhar o pensamento científico padrão para basear suas crenças.

O caso quanto a Deus é que ele se trata de uma entidade etérea cuja comprovação está além das capacidades de investigação da ciência, por isso dizer se você deve acreditar em Deus ou não está fora do escopo do ceticismo científico, ele só se preocupa com alegações que podem ser falseadas.

Muitos céticos, porém, desprezam as questões que não podem ser falseadas, sendo críticos por default contra qualquer alegação de validade desconhecida, independente de ela ser falseável ou não.

Olá Willy,meu objetivo é recolher vários posicionamentos para tentar acomodar certos conflitos internos que estou passando.Posso estar completamente errado nas minhas crenças e por isso todos os comentários serão úteis para que eu possa aos menos conciliar essas contradições.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2006, 20:15:27 »
Olá amigos,
Porém sou bastante crítico em relação  à absurda teoria criacionista,aos videntes,astrologia,esoterismo em geral,reencarnação etc.

Obrigado.

um cético "completo", não, porque crê em algumas coisas por fé apenas.

Seria cético quanto a essas coisas que diz não acreditar, se não acreditar nelas por não te parecerem comprovadas ou sequer comprováveis, ao mesmo tempo em que improváveis; por outro lado, se não crê apenas porque na bíblia tem algum trecho que condena esse tipo de coisa (se não me engano, tem), e nem no caso do criacionismo, caso aceite evolução apenas porque os cientistas dizem que foi assim, ao mesmo tempo que acredita ser possível conciliar isso com a bíblia, ou que aceite alguma faliabilidade bíblica.

Mas ao mesmo tempo acho meio bobagem esse tipo de coisa de "cético completo", qualquer um pode se dizer cético, em teoria, especialmente quando sendo mais específico quanto a algo que duvida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2006, 20:15:31 »
Xiru, o que menos importa é o nome você dá às suas crenças. Acho que seria mais proveitoso você expor quais são exatamente esses conflitos que te incomodam para podermos discuti-los. Eu mesmo, e creio que muitos outros por aqui, já passaram por conflitos desse tipo em algum momento da vida, lutei comigo mesmo por bastante tempo antes de decidir que eu não precisava acreditar em Deus. E se você reconhece que pode estar completamente errado em suas crenças, meus parabéns, isso é muito bom! Eu ambém reconheço que posso estar errado em minhas crenças. Só os fanáticos têm certezas absolutas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2006, 20:20:53 »
Olá Alenonimo,no caso de céticos famosos como  Martin Gardner(deísta) e de Guilherme de Ockan(teísta(?)católico) como acomodar essas posições contrárias?
No caso do deísmo, ele geralmente não constitui crenças. Seria algo mais como uma “opinião” da pessoa. Nada impede que se tenha uma opinião sobre a existência de um deus ou não, mas somente se este for o “Deus das Lacunas”.

Quanto a Guilherme de Ockham, este não era exatamente um cético. A “Navalha de Ockham” é algo que realmente ajuda a aplicar o ceticismo, mas este não o aplicava a sua religião. Pode ser tanto pela época em que vivia (onde podia até ser morto na fogueira se dissesse que não existia Deus) como ele podia mesmo acreditar em Deus (na época não havia muito conhecimento como há hoje).

De qualquer forma, acreditar em deus, mesmo o das lacunas, vai contra a própria Navalha de Ockham, que diz que devemos descartar qualquer coisa desnecessária para uma explicação. Mesmo que não tenhamos como saber com certeza sobre sua existência, não há realmente nada que indique que ele exista e, caso existisse, iria contra as regras básicas da teoria do Caos sobre organização (por ser um ser extremamente complicado que supostamente surgiu do nada).

De qualquer forma, sua crença em Deus é maleável? Você tem coragem de mudar de opinião se tiver argumentos suficientes? Como eu disse antes, é isso que caracteriza um cético.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2006, 20:26:59 »
VocÊ pode ser considerado cético de cristo, como eu. rsrsrs

Offline Xiru

• Nível 01
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2006, 20:41:07 »
Pessoal,gostei muito dos  comentários de vocês ,vou refletir um pouco e posteriormente voltarei para continuar esse diálogo. :)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2006, 20:44:58 »
Ah, me fala dos conflitos aí, que ajudo a por lenha na fogueira.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2006, 21:18:08 »
rapaz, não há conflito algum em sua cabeça. no caso, se você é cético ou não, é só uma questão de rótulo. não existe nenhum "cético 100%".
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2006, 21:43:05 »
O cético verdadeiro é aquele que decide o seu pensamento, o seu ponto de vista, baseado em provas...jamais na fé ou na crença religiosa.

Portanto, nenhum cético pode afirmar que Deus existe ou que não existe...atualmente não há provas para confirmar uma dessas afirmações.

Vai aqui uma dica...Stephen Hawking & Leonard Mlodinow, no livro "Uma Nova Historia do Tempo", afirmaram:...."enquanto acreditavamos que o universo teve um inicio, o papel de um criador parecia evidente. Mas, se de fato, o universo for inteiramente autocontido, não tendo um inicio nem fim, então a resposta não é tão óbvia assim:qual é o papel de um criador?"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2006, 07:04:22 »
Portanto, nenhum cético pode afirmar que Deus existe ou que não existe...atualmente não há provas para confirmar uma dessas afirmações.

E se eu disser que existem provas de que Deus não existe? Não o Deus das Lacunas, mas os das religiões mesmo? E que o Deus das Lacunas é mais improvável que achar um pedaço de macarrão alienígena intacto num meteorito que tenha caído na terra?

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2006, 10:08:13 »

E se eu disser que existem provas de que Deus não existe? Não o Deus das Lacunas, mas os das religiões mesmo? E que o Deus das Lacunas é mais improvável que achar um pedaço de macarrão alienígena intacto num meteorito que tenha caído na terra?

O onus da prova é de quem afirma...se vc está afirmando que Deus não existe, então deve apresentar provas inconteste...fico no aguardo, porque este assunto me interessa e eu não tenho argumentos definitivos sobre esta materia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2006, 10:15:42 »
Concordo com o Alê até certo ponto.  O arquétipo do Deus abraâmico comprovadamente não existe.  Tanto que os próprios cristãos vivem se perguntando como é possível haver tantas imperfeições e injustiças se Deus é tão bom e supremo.  É uma pena que tantos cristãos se sintam na obrigação de crer a qualquer preço e acabem por isso cultivando conflitos internos desnecessários.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2006, 11:01:22 »
O onus da prova é de quem afirma...se vc está afirmando que Deus não existe, então deve apresentar provas inconteste...fico no aguardo, porque este assunto me interessa e eu não tenho argumentos definitivos sobre esta materia...

Mas eu estou provando. Criei uma área na Ateus do Brasil para refutar os deuses religiosos.

Veja mais em http://ateusdobrasil.com.br/artigos/deusnaoexiste/

Estou traduzindo uma série de 47 artigos onde cada um contém uma prova de que Deus não existe. Essas provas se baseiam em observações das alegações e da realidade.

Quando se diz não poder provar que não existe, refere-se sempre a algo que foi feito para não ser falseável. No entanto, a Bíblia diz o que Deus fez e faz, e permite falseá-lo. Se a realidade não corresponde à da Bíblia ou às ações que Deus disse que faria, então isso as tornam perfeitamente falseáveis e prova que Deus não existe.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2006, 15:26:07 »
Cadê o Xiru? Sumiu...

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Julho de 2006, 17:51:26 »
Concordo com o Alê até certo ponto. O arquétipo do Deus abraâmico comprovadamente não existe. Tanto que os próprios cristãos vivem se perguntando como é possível haver tantas imperfeições e injustiças se Deus é tão bom e supremo. É uma pena que tantos cristãos se sintam na obrigação de crer a qualquer preço e acabem por isso cultivando conflitos internos desnecessários.

Tb não acredito no deus das religiões...mais eu coloquei aqui uma afirmação de um cientista sério que não tem certeza se deus, ou uma entidade inteligente, criou o universo (no caso especifico de ter existido o big bang) ou se deus nunca existiu (se considerarmos o universo eterno, sem inicio)...

Que acreditar no big bang deve analisar a hipotese de existir um criador...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Julho de 2006, 18:39:11 »
Que acreditar no big bang deve analisar a hipotese de existir um criador...

É, mas como se testa essa hipótese?

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 28 de Julho de 2006, 18:48:07 »
Quem você acha que nós somos para podermos dizer quem é cético ou não é?

A mera pergunta mostra que vc precisa ter opinião confirmada por autoridades; não duvidar de autoridade é coisa de escravo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #22 Online: 28 de Julho de 2006, 19:02:14 »
"Que(m) acreditar no big bang deve analisar a hipotese de existir um criador..."

Mas o caso é que existir um criador não é uma hipótese. Não é algo que posso testar "se existir um criador, então é assim... se não, é assado". É uma crença, mas não uma hipótese do ponto de vista científico.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 28 de Julho de 2006, 19:44:38 »
A hipótese de um deus criador do universo com certeza não merece mais crédito do que a do universo ter surgido sozinho ou de outro universo. A hipótese de deus ainda necessita de condições para seu surgimento, ou acha que um ser inteligente supremo surgiria do nada?

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Julho de 2006, 21:46:46 »
"Que(m) acreditar no big bang deve analisar a hipotese de existir um criador..."
Mas o caso é que existir um criador não é uma hipótese. Não é algo que posso testar "se existir um criador, então é assim... se não, é assado". É uma crença, mas não uma hipótese do ponto de vista científico.

Para não se perder o foco da discussão, quero lembrar que coloquei aqui um pensamento ditado por Stephen Hawking e Leonard Mlodinow. Veja abaixo com mais detalhes:

"Na teoria classica da gravidade, sé existem duas maneiras possíveis de o universo se comportar: ou ele existe há um tempo infinito ou então teve um inicio numa singularidade há algum tempo finito no passado. Acreditamos que o universo não tenha existido sempre. No entanto, se teve um inicio, precisamos conhecer seu estado inicial...como o universo começou. Deus pode ter originalmente decretado as leis da natureza, mas parece que depois disso, Ele deixou o universo evoluir de acordo com elas e, agora, não mais intervém nele. Como Ele escolheu o estado ou configuração inicial do universo? ...isto é o grande problema porque a relatividade geral clássica se desfaz no inicio do universo.
Por outro lado, surge uma nova possibilidade. Na teoria quantica, é possivel o espaço-tempo ser finito em extensão e, ainda assim, não ter singularidades que tenham formado um contorno ou beirada...as leis da ciencia deixariam de ser validas. O universo seria inteiramente autocontido e não afetado por nada fora dele. Não seria criado nem destruido. Apenas seria.
Enquanto acreditavamos que o universo teve um inicio, o papel de um criador parecia evidente. Mas se, de fato, o universo for inteiramente autocontido, então a resposta não é tão obvia assim: qual é o papel de um criador?"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!