Autor Tópico: Um problema de saúde pública  (Lida 9207 vezes)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Um problema de saúde pública
« Online: 29 de Julho de 2006, 02:19:51 »
Um problema de saúde pública

Como qualquer outro problema de saúde, a crença num Deus ou a prática de uma religião deveriam ser tratadas como uma doença.

É, de facto, uma epidemia, ou melhor, uma pandemia que paralisa as pessoas individualmente, e até as nações no seu conjunto, e as impede de agir de modo racional.
E constitui uma ameaça cada vez maior para quem pretende viver simplesmente como um homem livre.

Porque as pessoas que acreditam em Deus não se contentam em viver, elas próprias, de acordo com os cânones que imaginaram que lhes foram divinamente transmitidos e que lêem babados num livro que lhes transmite uma mensagem de morte, de raiva e de medo.

Não: pura e simplesmente desconhecem o significado da palavra tolerância, e exigem que todas as outras pessoas vivam da mesma forma.
E persistem em formatar as sociedades e todos os cidadãos, crentes ou não, de acordo com as leis de alguém que não passa, afinal, do produto da sua infantil imaginação.
E que, pobres coitados, não imaginam sequer que não existe!

Quem acredita em Deus nem sequer se apercebe de que não é livre.
Vive a sua vida com uma espécie de «câmara de vídeo» permanente atrás de si, que o vigia, que lhe espiolha os gestos e até mesmo os pensamentos.
Vive num medo constante.
E vive em constante remorso.
Vive diariamente em pânico de desagradar, de pecar, de sair dos eixos, de "cair em tentação".
E de pagar por isso na «vida eterna» que imagina que existe, sem sequer saber muito bem onde.

E, por isso, vive em constante troca de favores e em negociações abjectas com Deus, pedindo-lhe humildemente perdão de mãos respeitosamente postas e entre duas orações standardizadas, sem se aperceber da ridícula indignidade que isso representa para um ser humano.

Mas mais: quem acredita em Deus nunca saberá ao certo se é verdadeiramente uma pessoa honesta.
Porque se a honestidade é também «aquilo que as pessoas fazem quando ninguém está a ver», então um crente nunca saberá que não roubou, que não enganou, que não fez batota num jogo de cartas simplesmente por uma questão de ética ou de princípio pessoal, ou se não o fez porque algures "alguém o estava a ver" ou porque isso é "pecado".

E o "pecado" é uma coisa terrível: até o sexo é pecado!!!

E o que é mais triste, é que quem acredita em Deus nem sequer se apercebe de como tudo isto é tão ridículo, tão patético e tão pouco saudável.

Como é de facto muito pouco saudável passar a vida a pedinchar, a entoar cânticos ridículos, a auto-amesquinhar-se, a bajular e, das formas mais abjectas, a louvaminhar imbecilmente alguém que pura e simplesmente... não existe.

E tudo isto para quê?
Para endrominar Deus e comprar-lhe um lugar "no outro mundo"!

Contudo, ao longo da História dos Homens o que é verdade é que Deus tem servido de pretexto para a maior parte das guerras e como desculpa para os maiores e mais inimagináveis massacres.

Ao mesmo tempo, esse mesmo Deus, e ainda hoje assim é, tem servido de barreira e de persistente entrave ao desenvolvimento das ciências, das artes, da cultura e da civilização humanas.

Penso que já é tempo de se fazer uma verdadeira avaliação do papel que Deus desempenha nas sociedades modernas.
Porque Deus é, de facto, uma doença.
Uma doença com cura, mas uma doença.
Deus é um vírus.
Uma vírus que se espalha, que é contagioso, que infecta tudo, e corrói até a dignidade humana.

Por isso, mais ainda do que uma doença, Deus é, acima de tudo e cada vez mais, um problema de saúde pública!

Também acho.  X-D

Fonte: http://www.ateismo.net/diario/2006/07/um-problema-de-sade-pblica.php
Não deseje.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Um problema de saúde pública
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2006, 17:53:06 »
É. Mas isso só vale para a, diria pequena, parcela de pessoas que são religiosas mesmo.

Pois para a maioria basta dizer que acredita em deus e pronto. A religiosidade termina aí.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2006, 11:39:36 »
"Ateísmo = gripe da alma" e "Deus = um problema de saúde pública" não são tópicos muito diferentes - o preconceito é o mesmo, só muda de endereço.  :no:

Se os ateístas repreendem tanto e com razão a forma preconceituosa com que religiosos se portam não deveriam agir da mesma maneira - pois com isso perdem a razão. Agir dessa maneira é se igualar ao que despreza.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2006, 15:24:46 »
"Ateísmo = gripe da alma" e "Deus = um problema de saúde pública" não são tópicos muito diferentes - o preconceito é o mesmo, só muda de endereço.  :no:

Se os ateístas repreendem tanto e com razão a forma preconceituosa com que religiosos se portam não deveriam agir da mesma maneira - pois com isso perdem a razão. Agir dessa maneira é se igualar ao que despreza.

:clap: :clap: :clap:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2006, 19:30:16 »
È a mesma coisa só que de lados diferentes, só achei estranho a comparação entre os meus dois tópicos acho que ficou meio que dizendo que eu sou preconceituoso é isso ?  :/
Não deseje.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2006, 09:28:57 »
È a mesma coisa só que de lados diferentes, só achei estranho a comparação entre os meus dois tópicos acho que ficou meio que dizendo que eu sou preconceituoso é isso ? :/

Você não, mas os textos sim - são ambos preconceituosos - e indiferente do que criticam o preconceito é o mesmo, se concordamos, e você tem esse direito, estamos apoiando esse preconceito. Particularmente não sou ateísta e nem religiosa e não me sinto pessoalmente incomodada com os textos, mas com o preconceito sim - por isso discordo de ambos - mas é apenas a minha opinião - detesto preconceitos de qualquer espécie.
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 09:31:57 por Luz »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2006, 12:18:09 »
Concordo Luz. Esse texto demonstra um nível extremo de intolerância e arrogância. Lamentável!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2006, 12:25:37 »
Mais ou menos. Já vi casos onde a crença realmente criou problemas de saúde pública.

Um deles é o caso do R.R. Soares. Ele instruía seus fiéis a não irem ao hospital de maneira alguma, que podiam rezar para se curarem das doenças que quisessem.

E controle de natalidade também faz parte da saúde pública (e econômica). Igrejas instruem as pessoas a terem pencas de filhos. Isso traz problemas para as famílias, e para todas as outras pessoas quando essas crianças todas crescem e não tem onde trabalhar.

E a "superstição" de deixar um bebê recém-nascido isolado no sétimo dia? Isso também não é perigoso? Batisar um bebê com água gelada em um dia frio também não é? Comer hóstias sem mastigar não machuca a garganta?

E a Opus Dei, com suas sessões de auto-flagelação e repressão sexual extrema? E os espíritas charlatães que praticam operações espirituais com supostos espíritos encarnados?

No momento em que você não se baseia na ciência para qualquer coisa, você corre o risco de afetar a sua saúde de alguma maneira.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2006, 12:35:27 »
Ale, a gente conhece muitos casos onde isso se aplica, mas ainda assim generalizar é forma de preconceito, pois nem todo religioso/teista tem um mesmo perfil!
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 12:37:15 por Lian »
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2006, 12:49:07 »
Ale, a gente conhece muitos casos onde isso se aplica, mas ainda assim generalizar é forma de preconceito, pois nem todo religioso/teista tem um mesmo perfil!
Generalizar sempre é errado.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2006, 16:26:37 »
E os religiosos vivem mais que os ateus :P

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2006, 16:30:20 »
E os religiosos vivem mais que os ateus :P
Depende. Você fala “viver mais tempo”, né? Por que ateus não tem muita encanação quando o assunto é “viver a vida”. ;) :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2006, 16:44:08 »
De fato, mas isso também varia muito de pessoa para pessoa. Tem ateu quadradão que nem eu como também tem teísta living la vida loca por aí.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2006, 16:57:13 »
Eu sou ateu blasfemador pra caralho, nem por isso sou infeliz ou psicopata. Faço raiva até para um amigo meu, quando repito várias vezes: “Graças a Deus”. O cara fica puto comigo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2006, 17:11:41 »
È eu também sou ateu nem por isso fumo nem bebo e etc. Vou viver mais que os crentes hahahaa
Se deus quiser hahahahaha
Não deseje.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2006, 19:06:58 »
Vocês não estão sendo preconceituosos com os preconceitos? :P

Apenas concordando com o pessoal a cima, generalizando, qualquer generalização é errada, e, generalizando de novo, ideais/atitudes extremas também.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:53:39 »
Vocês não estão sendo preconceituosos com os preconceitos? :P

Eu, pelo menos, não - veja o que eu disse: (...) o preconceito é o mesmo, se concordamos, e você tem esse direito, estamos apoiando (...). Só dei minha opinião - detesto preconceitos de qualquer espécie.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2006, 00:25:18 »
Pra mim é claro que religião é uma doença mental. Pesquisem sobre histeria coletiva, e vão chegar à mesma conclusão. Ao menos é uma doença mental curável. O problema é que a maioria dos religiosos não se dá conta que está doente, por isto não se preocupam em procurar cura.
Cetamente não estou dizendo que a maioria das pessoas do mundo são loucas, pois possuir uma doença mental não é sinônimo de loucura ou incapacidade.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2006, 00:31:28 »
defina doença..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Marcelo

• Visitante
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2006, 01:26:10 »
defina doença..
Todo desiquilíbrio causado no organismo ao ponto de afetar seu funcionamento, impedindo o desenvolvimento normal de suas atividades. Sendo mais tecnico um pouco, seria a perda da homeostasia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2006, 05:56:25 »
Eu nw vejo religiosos impedidos de exercer suas atividades..... se fosse assim o Brasil nw ia pra frenter....
.
.
.
.
.
.
.
.
.
é....... quem sabe........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2006, 09:06:46 »
Pra mim é claro que religião é uma doença mental. Pesquisem sobre histeria coletiva, e vão chegar à mesma conclusão. Ao menos é uma doença mental curável. O problema é que a maioria dos religiosos não se dá conta que está doente, por isto não se preocupam em procurar cura.
Cetamente não estou dizendo que a maioria das pessoas do mundo são loucas, pois possuir uma doença mental não é sinônimo de loucura ou incapacidade.

Por que essa opinião não poderia ser fruto de uma doença mental? O ateísmo está imune a falibilidade humana?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2006, 12:05:10 »
Também não entendi a posição do Marcelo, embora imagine que seja um posicionamento típico de quem ingressou recentemente no ateísmo! Que doença é essa que se aprende e que varia entre culturas?!

Pra mim doença é algum problema que afeta o corpo ou a mente e que causa limitações temporárias e permanentes ao tecido afetado.

Vejo religião ou a falta dela como uma escolha, assim como torcer por um time X ou Y. E toda escolha tem vantagens e desvantagens. Converse com um religioso que ele lhe dará uma série de motivos para justificar sua crença, um ateu idem. Cada um tem educação e conhecimentos diferentes, e isso não é característico de alguma doença e sim de escolhas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2006, 15:00:30 »
Não diria bem que é uma escolha... eu não poderia ser teísta só um pouquinho, por 30 minutos, realmente acreditar em algum deus, mesmo que quisesse. Poderia me colocar na posição de um teísta e imaginar como seria, mas é diferente de ser.

Mas também não sei se seria exatamente doença... são culturas... cultura se assemelha a vírus em diversos aspectos, mas isso não faz com que um leitor do gibi do superman seja um doente. Vírus são comumente ligados à doenças porque é mais fácil nos darmos conta desses do que dos eventuais inócuos, que passarão despercebidos. Além de serem possivelmente raros porque o nosso sistema imunológico talvez seja meio histérico, e reaja exageradamente à qualquer coisinha inofensiva. Mas vírus são simplesmente genes soltos por aí. E os vírus culturais são apenas "memes" soltos, não necessariamente doenças... é o que eles causam como efeito e como interagem uns com os outros talvez os definisse como prejudiciais ou nocivos, talvez como doença, o que talvez seja relativo...

Marcelo

• Visitante
« Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2006, 15:40:17 »

Por que essa opinião não poderia ser fruto de uma doença mental? O ateísmo está imune a falibilidade humana?
Vc está confundindo as coisas. Eu afirmei que religião é doença e não que acreditar em deus é uma doença (ao menos na maioria dos casos  :hihi:). Ser teísta é muito diferente de ser religioso, não passa nem perto. E quando me refiro ao religioso como um doente, estou me referindo ao verdadeiro religioso e não àquele que vai à igreja uma vez por mês. Me refiro à pessoa que segue verdadeiramente uma religião e a pratica, observando todos os seus dogmas, mitologias e doutrinas. Pra mim este é o doente mental.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 17:32:44 por Marcelo »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!