Não diria bem que é uma escolha... eu não poderia ser teísta só um pouquinho, por 30 minutos, realmente acreditar em algum deus, mesmo que quisesse. Poderia me colocar na posição de um teísta e imaginar como seria, mas é diferente de ser.
Mas também não sei se seria exatamente doença... são culturas... cultura se assemelha a vírus em diversos aspectos, mas isso não faz com que um leitor do gibi do superman seja um doente. Vírus são comumente ligados à doenças porque é mais fácil nos darmos conta desses do que dos eventuais inócuos, que passarão despercebidos. Além de serem possivelmente raros porque o nosso sistema imunológico talvez seja meio histérico, e reaja exageradamente à qualquer coisinha inofensiva. Mas vírus são simplesmente genes soltos por aí. E os vírus culturais são apenas "memes" soltos, não necessariamente doenças... é o que eles causam como efeito e como interagem uns com os outros talvez os definisse como prejudiciais ou nocivos, talvez como doença, o que talvez seja relativo...