A doença nos impossibilita de exercermos normalmente nossas atividades. Veja um religioso (religioso, não um teísta) e me diga se ele exerce normalmente suas atividades enquanto organismo vivo pensante e que, teoricamente, possui vontade própria e liberdade de escolha.
Marcelo, os religiosos têm tanta liberdade de escolha como um teísta, um cético ou um ateísta, tanto que escolheram ser religiosos
Cara Luz, a liberdade de escolha de um religioso, principalmente de um que foi criado na religião, não é tanta quanto vc imagina. A manipulação mental e técnicas de lavagem cerebral, com apelação para o sentimento e o cultivo do medo, resumem a pessoa a uma marionete, que faz praticamente só o que o líder religioso manda, afinal ele domina a palavra "sagrada" de deus impressa na bíblia, só pode estar certo. Deus ilumina a mente de alguns para instruírem outros. Não é assim que funciona?
- e a prova disso é que milhares de pessoas no mundo que cresceram sob a influencia religiosa escolheram não ser religiosas, como você, por exemplo.
Sei disso, mas milhares é quase nada perto de bilhões que até hoje não conseguiram se livrar do reino encantado da ilusão que é o pensamento religioso. Ou vc conhece algum país no mundo onde existam mais ateus que religiosos?
Não preciso conversar com religiosos, visto que fui um religioso fervoroso durante muito tempo. Além disso, no meu dia-a-dia vivo rodeado por eles. Eles certamente não tem bons motivos para serem religiosos, no máximo tem motivos esfarrapados para serem teístas. Me corrijam se estiver enganado, mas acho que uma ínfima minoria aqui, pelo q pude notar, é ou já foi realmente religioso, do tipo que vivencia seus dogmas e doutrinas. Eu já fui assim e já freqüentei diversas denominações cristãs e sei exatamente como funciona a indução delas à histeria coletiva, por meio de lavagem cerebral.
Será que essa necessidade de "provar" que o caminho do outro está errado não é uma necessidade de acreditar no seu próprio caminho?
Eu sinto a necessidade de tentar alertar àqueles que se dispõem a escutar, sobre o caminho obscuro da religião. Acho que tenho o dever de avisar, já que passei por isto e sei como é.
Porque se a coisa é uma lavagem cerebral, é uma lavagem cerebral com permissão. As pessoas vão a seus cultos por suas próprias pernas e vontades, não por medo, mas por satisfação. Elas vão porque acreditam nisso, embora você não possa compreender seus motivos.
Quem pode garantir que o que leva um homem a ser ateu e outro teísta não é o mesmo motivo que leva um a gostar de azul e o outro de vermelho, um de maçã o outro de goiaba, um a torcer para o São Paulo o outro para um timizinho esfarrapado de terceira divisão? E afinal, o que será que leva um homem a ser padre, outro cientista? O que será que leva um homem a gostar de rock o outro funk? Penso eu que tudo isso não são mais que satisfação de prazeres pessoais - cada doido com sua mania. Essa doença não é privilégio de religiosos - é um bem comum da humanidade.
Pra vc entender melhor a diferença disso tudo que vc disse aí para a religião, dê uma lida no texto deste link e tenha uma noção dos métodos usados por denominações religiosas, que se dizem a voz de Deus na Terra.
www.ateus.net/artigos/charlatanismo/a_batalha_pela_sua_mente.php
A doença nos impossibilita de exercermos normalmente nossas atividades. Veja um religioso (religioso, não um teísta) e me diga se ele exerce normalmente suas atividades enquanto organismo vivo pensante e que, teoricamente, possui vontade própria e liberdade de escolha.
Marcelo, os religiosos têm tanta liberdade de escolha como um teísta, um cético ou um ateísta, tanto que escolheram ser religiosos
Cara Luz, a liberdade de escolha de um religioso, principalmente de um que foi criado na religião, não é tanta quanto vc imagina. A manipulação mental e técnicas de lavagem cerebral, com apelação para o sentimento e o cultivo do medo, resumem a pessoa a uma marionete, que faz praticamente só o que o líder religioso manda, afinal ele domina a palavra "sagrada" de deus impressa na bíblia, só pode estar certo. Deus ilumina a mente de alguns para instruírem outros. Não é assim que funciona?
- e a prova disso é que milhares de pessoas no mundo que cresceram sob a influencia religiosa escolheram não ser religiosas, como você, por exemplo.
Sei disso, mas milhares é quase nada perto de bilhões que até hoje não conseguiram se livrar do reino encantado da ilusão que é o pensamento religioso. Ou vc conhece algum país no mundo onde existam mais ateus que religiosos?
Não preciso conversar com religiosos, visto que fui um religioso fervoroso durante muito tempo. Além disso, no meu dia-a-dia vivo rodeado por eles. Eles certamente não tem bons motivos para serem religiosos, no máximo tem motivos esfarrapados para serem teístas. Me corrijam se estiver enganado, mas acho que uma ínfima minoria aqui, pelo q pude notar, é ou já foi realmente religioso, do tipo que vivencia seus dogmas e doutrinas. Eu já fui assim e já freqüentei diversas denominações cristãs e sei exatamente como funciona a indução delas à histeria coletiva, por meio de lavagem cerebral.
Será que essa necessidade de "provar" que o caminho do outro está errado não é uma necessidade de acreditar no seu próprio caminho?
Eu sinto a necessidade de tentar alertar àqueles que se dispõem a escutar, sobre o caminho obscuro da religião. Acho que tenho o dever de avisar, já que passei por isto e sei como é.
Porque se a coisa é uma lavagem cerebral, é uma lavagem cerebral com permissão. As pessoas vão a seus cultos por suas próprias pernas e vontades, não por medo, mas por satisfação. Elas vão porque acreditam nisso, embora você não possa compreender seus motivos.
Quem pode garantir que o que leva um homem a ser ateu e outro teísta não é o mesmo motivo que leva um a gostar de azul e o outro de vermelho, um de maçã o outro de goiaba, um a torcer para o São Paulo o outro para um timizinho esfarrapado de terceira divisão? E afinal, o que será que leva um homem a ser padre, outro cientista? O que será que leva um homem a gostar de rock o outro funk? Penso eu que tudo isso não são mais que satisfação de prazeres pessoais - cada doido com sua mania. Essa doença não é privilégio de religiosos - é um bem comum da humanidade.
Pra vc entender melhor a diferença disso tudo que vc disse aí para a religião, dê uma lida no texto deste link e tenha uma noção dos métodos usados por denominações religiosas, que se dizem a voz de Deus na Terra.
www.ateus.net/artigos/charlatanismo/a_batalha_pela_sua_mente.php
2 anos, acho um período recente, pelo menos pra mim era um fase em que eu ainda tinha muitas dúvidas e radicalismos!
Mas eu não passei direto de religoso devoto à ateu. Houve um intervalo razoável entre estes dois extremos. Primeiro abandonei as religiões, depois abandonei a bíblia, depois abandonei a visão "popular" de deus, depois me tornei agnóstico e só de dois anos pra cá é que me tornei ateu.
E as doenças mentais contagiosas quais?!
Depressão e alguns tipos de psicopatias, por exemplo. Claro que as pessoas contagiadas, após serem afastadas do convivio direto e prolongado do foco da doença (no caso aquele que possui fisicamente a doença), as pessoas tendem a voltar ao seu estado normal ao passar do tempo. Assim como aconteceu comigo, que era um doente, após ser afastado do foco - a religião - é que passei a voltar ao estado normal e começar a refletir lucidamente sobre a realidade, acabando por abandonar totalmente todas aquelas lendas e ilusões.
Você está descrevendo um fanático religioso, e nem todo religioso é fanático e carece de senso crítico! Podemos escolher a religião ou a falta dela, mesmo que ela nos seja imposta ainda na infância!
Podemos, mas é muito difícil, ou vc conhece muitos ateus e agnósticos por aí?
Tente entender melhor o que é doença para não sair dizendo por ai que todos que pensam ou são diferentes de você possuem uma!
Acho que é vc que deveria ter uma visão maior sobre a religião e seus métodos. A vivência da religião é muito mais complexa e interfere no comportamento social muito mais do que a tv mostra ou do que se ouve falar.
Concordo com a Luz, se essa escolha não fosse possível, nem estaríamos aqui discutindo. Eu não teria me libertado da influência católica-espírita-umbandista de minha família, nem você de seu fanatismo. Mas agora entendo teu ponto de vista. Se um dia tu foste fanático, é normal que tenha essa atitude agora, provavelmente por algum tipo de revolta. Eu opostamente, não vim de uma família fanática.
E não esqueça que o ser humano tende a contestar, nem sempre aceitamos tudo que nos é imposto, e muitas vezes essa imposição em tenra idade é seguinda de repúdio na adolescência ou vida adulta ao objeto que nos foi imposto!
Mas o que quero que você perceba é que, no momento em que você chama um religioso de doente, se compara a um deles que é incapaz de entender o posicionamento ateísta, e também denominam como uma doença da "alma". Verifique absurdos como esses, e entenderá bem o que eu digo:
../forum/topic=6033.0.html../forum/topic=6285.0.htmlÉ difícil quando uma diferença é tratada como anomalia, não?! Essa é a base de correntes racistas ou fundamentalistas!
Se você é um missionário do ateísmo, não tente provar que o ateísmo é melhor, pois possui vantagens e desvantagens, assim como qualquer religião. O que pode fazer é plantar a semente da dúvida e do senso crítico. Se tratar um religioso de forma arrogante a única coisa que conseguirá é revolta e respostas fervorosas dele. Essa cruzada ateísta será tão irracional quanto uma religiosa! Por isso, calma!
Quem te disse que ateus são menos depressivos que religiosos?! Nunca vi uma pesquisa sobre isso. A única coisa que sei é que, aqui é um dos maiores focos de depressão. Talvez porque aqui o pessoal consiga assumir isso de uma maneira mais aberta. Nesse aspecto a diferença entre nós e religiosos é que usamos prozac e eles usam seu deus, ambos são paliativos, mas aliviam os sintomas.
Meu contato com ateus e religiosos é diário, ateus, com as pessoas que conheço por aqui, e colegas de trabalho, amigos...e religiosos, amigos e alunos. No caso dos alunos, ainda convivo com um problema diário que é, mostrar que a Teoria Evolutiva não é uma birra científica em aposição à visão bíblica. Tento demonstrar a eles que, não precisam aceitar a Evolução e sim entendê-la como Ciência.