Autor Tópico: Um problema de saúde pública  (Lida 9210 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Um problema de saúde pública
« Resposta #76 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:45:34 »

Eu diria que a paixão do brasileiro pela copa acumula uma série de elementos e emoções e laços coletivos talvez até mais poderosos que religisos.
O que uma pessoa não faz para defender seu argumento...?

As Cruzadas não te diz nada não?
E as civilizações teocráticas? (E várias outras coisas. Não citarei, pois é chato demais).
Comparar isso ao futebol...
Só que a religião tem um escopo mais abrangente e é mais "útil" pra guerras
Só um pouco mais que o futebol...
Essa é uma pergunta tãããããooo...

(suspiro)

Elabora melhor a pergunta.

Em outra mensagem houve algo solicitado de sua parte, lembra?
O “pão levedado” era só para lembrar da Cisma do Oriente, lembra? (Vc pediu e eu lhe dei um exemplo)
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 17:50:17 por Mussolim Bucetê »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:55:13 »

Eu diria que a paixão do brasileiro pela copa acumula uma série de elementos e emoções e laços coletivos talvez até mais poderosos que religisos.
O que uma pessoa não faz para defender seu argumento...?
Eu estou falando sério.

As Cruzadas não te diz nada não?
E as civilizações teocráticas?
Pra responder essas perguntas eu teria que repetir tudo que eu já disse no tópico.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #78 Online: 10 de Agosto de 2006, 10:26:00 »
Gui, tenho que concordar com o MB, seu argumento foi fraquiiiinho....... É só observar a reação dos torcedores depois da copa,o time falhou e foi criticado a altura, diferente do que acontece com a religião, onde a fé impede as pessoas de enxergar os erros do seu objeto de crença.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 10 de Agosto de 2006, 10:46:07 »
Você demonstra que não entendeu meu argumento. Você pensa que eu disse "religião e futubol são muito parecidos" e tenta me mostrar uma das diferenças. Essa diferença é óbvia e eu concordo e concedo que religião e futebol são muito diferentes.

Então repetindo: Embora essa propaganda hipotética usasse a paixão do brasileiro pelo futebol como arma pra matar argentinos, perceba que nela não temos nada com "bola", "trave", "juiz", "apito" nem "gol". Foi uma coisa totalmente despida dos propósitos originais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #80 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:01:03 »
E qual é o propósito original das religiões?Nw é agradar a deus?Nw é isso que os fiéis tentam fazer quando fazem guerras?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:03:44 »
E qual é o propósito original das religiões?
Depende de cada uma. Tem religiões sem deus ou com vários deuses, tem religiões que valorizam mais os espíritos ancestrais e por aí vai.

Luz

• Visitante
« Resposta #82 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:10:26 »
E qual é o propósito original das religiões?Nw é agradar a deus?Nw é isso que os fiéis tentam fazer quando fazem guerras?

Difícil saber extamante esse propósito, mas podemos fazer várias "deduções" - a mais comum delas é a dominação política de um território ou povo. Não é por isso que as guerras são travadas?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #83 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:12:10 »

Difícil saber extamante esse propósito, mas podemos fazer várias "deduções" - a mais comum delas é a dominação política de um território ou povo. Não é por isso que as guerras são travadas?

Ja disse isso antes: Esse é o propósito dos governantes, nw do povo que luta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #84 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:12:49 »
Depende de cada uma. Tem religiões sem deus ou com vários deuses, tem religiões que valorizam mais os espíritos ancestrais e por aí vai.

Vamos facilitar, dos povos que mais comumente guerreiam em nome de deus.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 10 de Agosto de 2006, 12:16:54 »
Gui, tenho que concordar com o MB, seu argumento foi fraquiiiinho....... É só observar a reação dos torcedores depois da copa,o time falhou e foi criticado a altura, diferente do que acontece com a religião, onde a fé impede as pessoas de enxergar os erros do seu objeto de crença.

Pois é, compare o que falam do Parreira ou do Roberto Carlos com o fracasso da seleção, com o que falariam de Iavé/"Deus" no caso de digamos, a morte de um filho por doença ou acidente. Nunca falam que os dois primeiros agem corretamente por linhas tortas, enquanto essa desculpa é comum para o último :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 10 de Agosto de 2006, 12:49:28 »

Uff... Ok, criastianismo, judaísmo e islamismo?

Qual seria o propósito delas?

Judaísmo: seguir uma série de regras e esperar o Dia do Senhor?
Cristianísmo: seguir uma série de regras e pregar pra o maior número de pessoas para esperar o Dia do Senhor?
Islamismo: Sabe que nunca pensei nele?

Luz

• Visitante
« Resposta #87 Online: 10 de Agosto de 2006, 13:53:26 »

Tudo bem Lord, mas uma vez que os governantes travam batalhas qual a opção do povo? Historicamente falando, as guerras, mesmo religiosas sempre tiveram fins políticos ou estratégicos - não se luta porque se é cristão, judeu ou muçulmano - luta-se porque o povo está morrendo, luta-se porque o país está sendo devastado, luta-se porque se deseja a terra ou a riquesa de outro povo - enfim, luta-se porque se está em guerra. Quando duas partes estão interessadas na mesma coisa, mas nenhuma delas está disposta a abrir mão ou dividir - trava-se uma guerra. E nesse contexto a religião, o patriotismo, a história de um povo etc servem apenas como meio de convocação.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 10 de Agosto de 2006, 15:38:33 »

Cristianísmo: seguir uma série de regras e pregar pra o maior número de pessoas para esperar o Dia do Senhor?

E...? 

Cadê a associação?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 10 de Agosto de 2006, 15:41:19 »
Luz:
"a mais comum delas é a dominação política de um território ou povo. Não é por isso que as guerras são travadas?"

Bingo!!! É isso aí.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 10 de Agosto de 2006, 16:46:40 »

E...? 

Cadê a associação?
eu é quem pergunto!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 10 de Agosto de 2006, 20:08:43 »
Você demonstra que não entendeu meu argumento. Você pensa que eu disse "religião e futubol são muito parecidos" e tenta me mostrar uma das diferenças. Essa diferença é óbvia e eu concordo e concedo que religião e futebol são muito diferentes.

Então repetindo: Embora essa propaganda hipotética usasse a paixão do brasileiro pelo futebol como arma pra matar argentinos, perceba que nela não temos nada com "bola", "trave", "juiz", "apito" nem "gol". Foi uma coisa totalmente despida dos propósitos originais.

Futebol e religião tem algo em comum no sentido de criarem grupos de pessoas com um tipo de "fé" (ou apreço) irracional (ou de racionalidade questionavel, sendo principalmente devido à tradição e nacionalidade), que eventualmente acabam linchando uns aos outros.

Futebol em sua forma "pura", não teria violência alguma, e as guerras de torcida são realmente "deturpações" que talvez mostrem que o ser humano é meio pré-disposto a brigar por "razões" bairristas imbecis.

A religião, por outro lado, em muitos casos, acaba institucionalizando, oficializando essa aversão bairrista. Coisas como "não permitirás a uma bruxa viver", deus parando o sol para ajudar um lado a vencer uma guerra, "ódio é um valor bíblico", e etc, apenas com interpretações mais forçosas, em boa parte dos casos, podem ser desvinculados de coisas relacionadas a violência e guerra. (Claro que, apenas por ter narrações de coisas violentas e escabrosas meramente não significa nada, mas sim a aprovação que se daria a essas coisas, bem como outras mais diretas). Aí eu não vejo muito como isentar totalmente a bíblia de culpa das caças às bruxas, escravidão, ou o corão das jihads, vão sempre ter os que são ou foram capazes de justificar teologicamente as atrocidades.

Já em futebol não tem nada disso. Futebol visa ser apenas um esporte, não há gente por aí divulgando o futebol ou um time específico como o guia da Verdadeira Moral e o caminho para a Salvação, nem mesmo os estatutos dos times devem ter instruções incitando a violência contra torcidas adversárias.

Da mesma forma que não vejo as religiões como causas totais da moralidade, mas que a moralidade evolui mais ou menos independentemente na sociedade a a religião apenas reclama os créditos, não digo que as religiões são culpadas totais ou causas inevitáveis de todos os males, mas certamente são terreno fértil ou adubo para isso, se talvez sejam até em boa parte produto deles, uma consolidação.

E inclusive isso pode ser argumentado teologicamente, acho. Se deus, como dizem que diz na bíblia, é responsável por todo o mal, e a bíblia seria a palavra de deus, não há por que se defender que dela ou das religiões nela baseadas não possa provir algum mal :D  Ao menos para o cristianismo.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #92 Online: 10 de Agosto de 2006, 21:03:55 »
Quando eu vi o texto do início do tópico, eu lembrei que Daniel Dennett, um famoso filósofo da ciência, defendia que pessoas religiosas fossem vistas como fumantes.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #93 Online: 11 de Agosto de 2006, 02:11:14 »
Quando eu vi o texto do início do tópico, eu lembrei que Daniel Dennett, um famoso filósofo da ciência, defendia que pessoas religiosas fossem vistas como fumantes.
Os dois matam!...
Não deseje.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #94 Online: 11 de Agosto de 2006, 10:08:37 »

Judaismo:segir um monte de regras {para agradar ao senhor) e esperar que o Dia do Senhor (torcendo que tenham agradado o suficiente)
Cristianismo: Idem
islamismo:Idem

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #95 Online: 11 de Agosto de 2006, 10:14:44 »

Tudo bem Lord, mas uma vez que os governantes travam batalhas qual a opção do povo? Historicamente falando, as guerras, mesmo religiosas sempre tiveram fins políticos ou estratégicos - não se luta porque se é cristão, judeu ou muçulmano - luta-se porque o povo está morrendo, luta-se porque o país está sendo devastado, luta-se porque se deseja a terra ou a riquesa de outro povo - enfim, luta-se porque se está em guerra. Quando duas partes estão interessadas na mesma coisa, mas nenhuma delas está disposta a abrir mão ou dividir - trava-se uma guerra. E nesse contexto a religião, o patriotismo, a história de um povo etc servem apenas como meio de convocação.

A opção do povo é não lutar.Lutam por que acreditam nas desculpas dos governantes.Islamicos lutam sim pq são islamicos, nw sendo assim nw enfiariam aviões em prédios ou se explodiriam dentro de um cinema.O meio de comoção é o que move as massas, o povo nw entende de política ou geografia estrátégica.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:19:20 »
off-topic: porque você digita a palavra não desse jeito?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #97 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:20:56 »
Boa pergunta......... acho que vicio de digitação...... Não sei... nem tinha reparado.....

Luz

• Visitante
« Resposta #98 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:37:23 »
A opção do povo é não lutar.Lutam por que acreditam nas desculpas dos governantes.Islamicos lutam sim pq são islamicos, nw sendo assim nw enfiariam aviões em prédios ou se explodiriam dentro de um cinema.O meio de comoção é o que move as massas, o povo nw entende de política ou geografia estrátégica.

Lord, se tiver o National Geographic, convido você a assistir - está passando esse mês - dois documentários sobre o Afeganistâo:

Um é "Mulheres do Afeganistâo" - a história de duas jornalistas islâmicas que estudaram cinema e viajaram pelo país para montar um documentário, com a autorização do pai que acredita que tem que ser um exemplo para as novas gerações - nem todos os islâmicos são homens-bomba, a maioria deles têm uma visão de mundo que difere muito do que o Ocidente acredita.

O outro documentário é sobre a arte e as reiquesas arqueológicas, protegidas pelos Afegãos do regime Talibã que pretndia destruir toda a história do país. Alguns islâmicos, amantes da arte e da arqueologia que tinham sob sua proteção achados históricos como estátuas de Budas, por exemplo, arriscaram suas próprias vidas para proteger o que consideram tesouros de sua própria estória.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #99 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:39:39 »
Eu nw disse que todo islamico é terrorista, disse que todo terrorista islamico faz guerra em nome da religião.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!