Não vou ao extremo de dizer q o caos no mundo é culpa principalmente da religião, mas ela tem muuuuita contribuição nisto. Por exemplo, os maiores conflitos armados existentes no momento se devem a que? Eu mesmo respondo: religião, direta ou indiretamente. Cito: Iraque, Afeganistão, Israel e Palestina, Israel e Líbano, India e Paquistão... o problema maior é q conflitos religiosos tendem a ser muito mais difíceis de serem resolvidos do que conflitos de outras naturezas, pois nestes casos, ao menos para os religiosos, se trata de algo superior a eles, de algo divino. Se morrerem deus os vai mandar para um lugar muito bom, já que serão martiris.
Nestes exemplos as religiões são usadas como ferramentas. Pega-se um povo já religioso, usa-se a religião. Fosse um povo mais "ateu", mas fã de futebol, "usar-se-ia" o futebol de forma distorcida.
Deixa eu dar um exemplo. Digamos que no Brasil tivesse uma propaganda estúpida
"mate um argentino a queima roupa pra o Brasil ser hexa".
(poooor favor, não refutem a idéia dizendo que o cenário proposto é estútipo. Eu sei que é. Prestem atenção no meu ponto que vem a seguir: )
Embora essa propaganda hipotética usasse a paixão do brasileiro pelo futebol como arma pra matar argentinos, perceba que nela não temos nada com "bola", "trave", "juiz", "apito" nem "gol". Foi uma coisa totalmente despida dos propósitos originais.
Mas como eu disse Guinevere: "o problema maior é q conflitos religiosos tendem a ser muito mais difíceis de serem resolvidos do que conflitos de outras naturezas, pois nestes casos, ao menos para os religiosos, se trata de algo superior a eles, de algo divino. Se morrerem deus os vai mandar para um lugar muito bom, já que serão martiris." A II Guerra Mundial, que foi o maior conflito q já existiu no mundo durou cinco anos. Agora, estes q citei, envolvendo religião, a quanto tempo estão aí e não sao resolvidos!
Pra vc ter uma noção, conversando uma vez com um judeu, eu lhe perguntei: "cara, o maior problema na divisão das terras lá na palestina se deve ao fato de nao concordarem com quem fica a cidade de Jerusalém. Pq vc nao entregam logo esta merdade de cidade, fazem sua capital em outro lugar, e acabam de vez com as matanças?". Respota dele: "Jerusalém é uma cidade sagrada, é um portal para se chegar a Deus e blá blá blá... entenda como quiser" (disse esta ultima parte depois de ver minha cara de espanto). Ou seja, se fosse só um questão de território já poderia muito bem ter sido resolvido, mas a questão para eles é superior, é espiritual.