Autor Tópico: Uma pergunta simples, aceito qualquer resposta.  (Lida 10695 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Uma pergunta simples, aceito qualquer resposta.
« Resposta #50 Online: 12 de Agosto de 2006, 22:54:43 »
não há como fazer um bag-bang laboratorial, acho.

É claro que não, acho! Foi só a minha viagem - com permissão do tópico!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Agosto de 2006, 23:07:53 »
não há como fazer um bag-bang laboratorial, acho.

É claro que não, acho! Foi só a minha viagem - com permissão do tópico!

Luz, você está bem acompanhada na sua especulação! :)

Michio Kaku é professor de física teórica na Universidade da Cidade de Nova York. Este artigo, adaptado de seu livro ‘Parallel Worlds’ e publicado na ‘Prospect’, foi traduzido e divulgado no caderno ‘Mais!’ da ‘Folha de SP’:

(...)

Criar um universo-bebê

Segundo a teoria da inflação, talvez bastassem alguns gramas de matéria para criar um universo-bebê. Isso acontece porque a energia positiva da matéria zera a energia negativa da gravidade.

Se o Universo é fechado, as duas se cancelam com precisão. O Universo pode, sim, ser uma boca-livre em certo sentido, como já disse Guth.

Os universos-bebês são, em princípio, criados naturalmente, quando uma certa região do espaço-tempo se torna instável e entra num estado denominado ‘falso vácuo’, que desestabiliza o tecido do espaço-tempo. Uma civilização avançada poderia fazer isso propositalmente, concentrando energia numa região só. Para isso seria preciso ou comprimir a matéria até uma densidade de 1080 g/cm3, ou então aquecê-la até a temperatura de 1029 Kelvin.

Para criar as condições fantásticas necessárias para abrir um buraco de minhoca com energia negativa ou criar um falso vácuo com energia positiva, talvez fosse preciso dispor de um ‘quebrador cósmico de átomos’.

Os físicos estão tentando construir aceleradores ‘de mesa’ capazes, em princípio, de atingir bilhões de elétron-volts. Eles utilizaram raios laser poderosos para alcançar uma aceleração energética de 200 bilhões de elétron-volts por metro, um novo recorde.

Os avanços são rápidos, e a energia está aumentando num fator de dez a cada cinco anos. Embora problemas técnicos ainda não tenham permitido a criação de um verdadeiro acelerador de mesa, uma civilização avançada terá bilhões de anos para aperfeiçoar esse e outros artefatos.

(...)

O texto integral é bem interessante, e pode ser lido em:
Jornal da Ciência: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=27607
ou
UOL Mídia Global: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2005/01/29/ult2678u2.jhtm
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #52 Online: 13 de Agosto de 2006, 00:56:59 »
Descobrimos, enfim, como surgiu o universo.

Algum tarado curioso de outro universo, há bilhões de anos, fez um universo bebê que cresceu e expandiu-se dentro do Universo onde nosso "criador" vivia. Agora é nossa vez de prender a mão no buraco do conhecimento e criar nosso universo bebê canibal...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Agosto de 2006, 07:33:43 »

Algum tarado curioso de outro universo, há bilhões de anos, fez um universo bebê que cresceu e expandiu-se dentro do Universo onde nosso "criador" vivia. Agora é nossa vez de prender a mão no buraco do conhecimento e criar nosso universo bebê canibal...

:histeria:
Não duvido nada!
Algum cientista louco resolveu colocar a idéia em prática, perdeu o controle do experimento, e deu no que deu...
Prato cheio para um novo culto newage.  :stunned:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #54 Online: 13 de Agosto de 2006, 11:20:48 »
Haha! Papai vai comprar sapatos novos!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #55 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:06:39 »
Existem seres ao invés de nada por que papai do céu quis assim.  :cristo:

Quem manda dizer: qualquer resposta  :hihi:

Mas falando sério, essa é uma pergunta que eu adoraria ter a resposta, mas só posso dizer que uma combinação de fatores permitiu isso e... bom, aconteceu.  :umm:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #56 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:19:12 »
Um detalhe acerca dos universos-bebês: criar um universo desses não significa destruir o nosso. Pense naquela velha analogia do espaço-tempo com a folha de borracha. Criar um universo-bebê seria mais ou menos como criar uma depressão na folha até ela se "esticar" e formar uma "bolsa", ligada ao nosso universo por um "tubo". De fora, você veria a formação de um buraco negro. Eventualmente a "bolsa" se "desprenderia" da nossa folha e poderia se expandir, assim como nosso universo se expande. Ou seja: do nosso ponto de vista, veríamos a formação de um buraco negro, que depois desapareceria. (aviso: não trabalho nessa área, minha opinião é basicamente a de um leigo bem informado).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:36:24 »
Ah, sobre a pergunta do tópico...

Você pediu pra viajar? Então aperte os cintos.

Uma das interpretações da mecânica quântica é a chamada Interpretação de Muitos Mundos. Basicamente, segundo essa interpretação o universo está constantemente se bifurcando em realidades alternativas que coexistem em uma superposição. Nesse multiverso então existem todas as possibilidades de existência: em alguns você é o presidente dos EUA, em outros você está morrendo de fome na Índia. Algumas pessoas pensaram na seguinte consequência assustadora: partindo da premissa de que você só pode estar consciente se você estiver vivo, você pode concluir que, dentre todas as possibilidades do universo, você só vai estar ciente daquelas onde você está vivo. Portanto, a cada bifurcação, sua consciência vai ser "preservada" nos universos onde você sobrevive. Dito de outra forma: subjetivamente, você vai ser imortal! Do seu ponto de vista, todas as pessoas são mortais. Menos você.
Essa idéia é conhecida como "Imortalidade Quântica". Não sei de ninguem que acredite nisso de verdade, claro, principalmente porque seria algo terrível demais se fosse real[1]: estaríamos condenados à solidão eterna. Isso porque do seu ponto de vista, todas as outras pessoas, com o passar do tempo, vão morrer. Menos você. Para você, vai sempre acontecer algo, não importa quão improvável, que vai salvar sua vida. De certa forma, o universo vai se acomodar à sua existência, e vai parecer cada vez mais estranho para você conforme os séculos forem passando. Portanto, porque você existe? Porque você só pode estar ciente disso nos universos nos quais você existe[2]  :stunned:

[1] Principalmente porque só existe uma forma de testar essa hipótese: cometer suicídio. Do seu ponto de vista, isso vai ser sempre impossível.

[2] Essa é uma hipótese que é ideal para ser contada ao jovens e impressionáveis nerds ao redor de uma fogueira, numa sexta-feira 13.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #58 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:41:56 »
Uau! Empresta para mim por na minha redação no vestibular?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:44:16 »
Claro. Você pode achar mais sobre esse argumento (e refutações) na wikipedia.

Alan Watts

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #60 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:52:41 »
Na wiki?  :hein:

Perdão, mas eu tenho dificuldade para reconhecer sarcasmo :stunned:. Então eu pergunto:

Você está sendo ironico?

A. Claro que sim sua desmiolada.
B. Sim (é a opção mais educada).
C. Não.
D. Claro que não.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #61 Online: 22 de Outubro de 2006, 23:05:11 »

Não duvido nada!
Algum cientista louco resolveu colocar a idéia em prática, perdeu o controle do experimento, e deu no que deu...
Prato cheio para um novo culto newage. :stunned:

HuHuHuHu eu mesmo já viajei altas vezes pensando isso, se rolar esse culto, vou lutar pelo meu direito d propriedade intelectual  :stunned:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Outubro de 2006, 06:47:19 »
Na wiki? :hein:

Perdão, mas eu tenho dificuldade para reconhecer sarcasmo :stunned:. Então eu pergunto:

Você está sendo ironico?

A. Claro que sim sua desmiolada.
B. Sim (é a opção mais educada).
C. Não.
D. Claro que não.

D

http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_immortality

O artigo não é curto, mas não vi nada obviamente errado com ele (ao contrário de outros artigos na wikipedia).

Alan Watts

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:25:50 »
Segundo a teoria do Big-Bang: porque há cerca de 14 bilhões de anos, ocorreu uma "explosão" de espaço-tempo. Se tal evento não tivesse ocorrido, o Universo não teria existido e consequentemente nenhum ser teria existido.

Agora, na minha visão, essa pergunta não tem resposta além da vaga "pq existem", pq não ocorreu tal evento que tivesse causado o "surgimento" do Universo. Então, "existem pq existem". E não é que existam "no lugar do nada", como a pergunta parece implicar. Do ponto de vista científico, "nada" é totalmente indefinido. É como se vc quisesse dar um nome para algo inimaginável (é impossível imaginar um vazio absoluto, tente vc mesmo!) e imensurável (se conseguíssemos observar "nada", isso não seria "nada" seria alguma coisa).

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #64 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:29:28 »
"se admite que existe o nada, a pergunta inicial perde o sentido." - Buckaroo

Não é o contrário? Tipo: Se eu não adimitisse o nada, a pergunta inicial perderia o sentido.

"Por que existem seres em vez do nada?"

eu achava que esse "em vez do nada", já negava o nada.... depois você veio com esse outro nada.... quer saber, não sei de nada

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #65 Online: 24 de Outubro de 2006, 13:16:45 »
Porque  :taz: quis assim..... ;P
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #66 Online: 25 de Outubro de 2006, 20:03:11 »
Por que existem seres em vez do nada?(Why are there beings instead of nothing?)

Sintam-se a vontade para viajar.

8-)
eu poderia fazer a mesma pergunta, inversamente
 :ok:
por que existe o nada em vez de seres, vida e matéria?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #67 Online: 26 de Outubro de 2006, 07:20:41 »
Por que existem seres em vez do nada?(Why are there beings instead of nothing?)

Sintam-se a vontade para viajar.

8-)
eu poderia fazer a mesma pergunta, inversamente
 :ok:
por que existe o nada em vez de seres, vida e matéria?

Olha! A pergunta feita assim dá até para viajar....   :tchau:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #68 Online: 27 de Outubro de 2006, 11:42:44 »
Se algo existe, significa que sempre existiu. Caso contrário temos que admitir que é possível criar alguma coisa a partir de absolutamente nada. Pior, esse alguma coisa se cria sozinho, pois não há nada antes.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

danieli

• Visitante
« Resposta #69 Online: 27 de Outubro de 2006, 12:50:46 »
[modo religioso: on] se algo se cria do nada deixa criar, Deus quis [modo: off]

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #70 Online: 27 de Outubro de 2006, 13:24:54 »
Se algo existe, significa que sempre existiu. Caso contrário temos que admitir que é possível criar alguma coisa a partir de absolutamente nada. Pior, esse alguma coisa se cria sozinho, pois não há nada antes.
[modo religioso: on] se algo se cria do nada deixa criar, Deus quis [modo: off]

Mas é justamente aí que entra Deus. Como nosso universo parece não se sustentar, já que ou teria sido criado a partir de absolutamente nada ou então teria sempre existido alguma coisa. Ambas são idéias bem dificeis de conceber. A resposta seria Deus.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #71 Online: 27 de Outubro de 2006, 17:40:03 »
Eu ainda acredito no Atlas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 27 de Outubro de 2006, 18:05:29 »
Eu também.  Ele tem sido um bom Thunderbolt, apesar da baixaria com o Genis.

http://en.wikipedia.org/wiki/Erik_Josten
« Última modificação: 27 de Outubro de 2006, 18:09:29 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #73 Online: 30 de Outubro de 2006, 18:33:58 »
Qual é essa probabilidade de aparecerem seres na evolução de um universo?

Calcula-se que haja bilhões de planetas no Universo.  As chances de um deles desenvolver alguma forma de vida é de 1:1000000000.

Percebe-se então que a vida na terra de improvável não tem nada.

O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

AllannniS

• Visitante
« Resposta #74 Online: 07 de Novembro de 2006, 04:20:33 »
mais não existe os dois? ou então fui enganada a vida toda com os termos
"seres" em biologia e minha mãe dizendo
"vaaaai garota, escolhe, agora é tudo ou nada!.."

0.o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!