Cara, eu lembro que quando fui ver as informações sobre a "Universidade do Yôga" (o dele é masculino e com acento) tinha uma morena lá... linda... espetacular... mas quando falava do "Mestre De Rose" parecia que estava falando de um deus ou algo assim...
Sei que fiquei com uma baita impressão de que tava num ambiente meio "A família" do Charles Manson... ![Confused :?](../forum/Smileys/default/wave.gif)
Mas aonde eu pratiquei não tinha desse fanatismo não... pelo menos eu não pude perceber...
O negócio é sutil. Ele faz questão de enfatizar que o seu método é puramente técnico, não místico e não está ligado a nenhuma religião, podendo ser praticado por pessoas de qualquer religião ou ateus. Isto somado ao marketing eficiente e qualidade do atendimento faz parecer um paraíso para quem procura yoga.
O problema é que gradualmente começa o doutrinamento. Você deve ler certos livros (de sua autoria) e fazer uma espécie de prova escrita depois de um certo tempo. É aconselhado a se relacionar apenas com pessoas que seguem a mesma ideologia evitar as outras, a ler apenas os livros indicados e evitar os demais e não praticar outras linhas de yoga, tudo isso sob a ameaça de "choque de egrégoras", que poderiam te levar à loucura ou a acidentes. Paralelamente você é encorajado a se formar como instrutor e a seguir a esta carreira com a promessa de realização financeira profissional e maior desenvolvimento no caminho do yoga.
A parte de não misticismo também acaba com as alegações de que ele não teria tido um mestre físico, mas teria aprendido yoga de uma entidade espiritual, a história das egrégoras e demais histórias viajantes, como a de que ele teria um "escudo de força" invisível que o protege e que teria sido criado na época em que ele se dedicava à magia branca.