Refletindo sobre o pq exatamente da minha opinião de que Deus não existe, perguntei-me: pq sou ateu mesmo? Afinal, temos que, de tempos em tempos, rever nossos conceitos, re-analisar tudo. Não só sobre assuntos desta natureza, mas em tudo na vida. Sou totalmente contra o dogmatismo, acho este o fator mais prejudicial ao conhecimento. Tudo, sem exceção, deve ser passível de análise e questionamento. Muita alienação se cria justamente por isto, não parar tudo, refletir sobre o caminho tomado e procurar um norte. Só cavalos tapados é que andam em linha reta sem olhar o que está acontecendo em volta.
Penso muito na possibilidade da existência de um ser ou vários seres, criadores de tudo – deus(es). Tento manter minha cabeça o mais aberta possível. Tenho certeza que não é este Deus “popular”, dos cristãos, judeus, islâmicos... estes sei que não existem. Mas penso na possibilidade da existência de um ser(es) indiferente(s) a nós, que talvez nem saibam da nossa existência. Porém, ainda continuo mantendo minha opinião ateísta, pelo motivo de não ver onde se encaixa tal ser no contexto de tudo o que se sabe atualmente sobre o universo e a natureza.
Os geólogos comprovam por testes, que a Terra já passou por várias eras, com duração de milhões de anos. Estes testes não possuem a precisão de 100%. Mas por meio de experiências, sabe-se que é uma precisão boa, o necessário para se ter confiança na tecnologia. Por meio do estudo das camadas do solo do planeta, demonstram que ele já passou por diversas extinções em massa. Já foi dizimado, de tempos em tempos, por meteoros, cometas, secas, eras glaciais etc. Sabem disto, também, pelo estudo dos fósseis da matéria orgânica (ou a falta dela), nas várias camadas. A Lua é uma testemunha de como nosso planeta já foi bombardeado por meteoros. Ela não possui atmosfera, então tudo o que vem bate nela, e deixa crateras enormes, que demonstram a potência destruidora dos corpos celestes que já passaram por aqui. Até na própria Terra, existem crateras gigantescas em vários pontos do planeta. A Terra é muito antiga e estamos aqui só a alguns minutos. Muitos seres já passaram por aqui, antes de nós. Depois de nós, certamente surgirão outros. Já até passou muito tempo sem ter ninguém por aqui, só matéria inanimada. Talvez um dia até volte a isto, como talvez tenha acontecido com Marte.
Por meio de telescópicos, de altíssimo alcance e fotos de sondas espaciais, sabe-se que existem sóis e galáxias muito maiores do que os nossos, além de nos dar noção das distâncias gigantescas existentes no universo. Vemos de camarote o “caos organizado” do universo, com o choque de galáxias, a morte de estrelas, a formação delas. Demonstram que nossa galáxia (que não é pequena) é apenas um pontinho perdido num canto do universo conhecido. Por meio de cálculos (contribuição de físicos como Newton e Eistein), sabemos que o universo têm, no mínimo, alguns bilhões de anos. Novas descobertas apontam cada vez mais para o Big Bang, que sei ainda não estar comprovado, mas quase tudo aponta para ele no momento.
Entra também em cena, a biologia, com a sua Teoria da Evolução, que apesar de teoria, é sem sombra de dúvidas, fato comprovado. A genética também surgiu e lançou novas luzes sobre o estudo da evolução, reforçando-a.
Estudos profundos sobre sociologia e antropologia, nos dão idéia de como o ser humano se organizou ao longo do tempo, demonstrando que até agora só seguimos exatamente a lei da natureza: sobrevivência e disputa por poder no grupo. Claro que de forma mais sofisticada que os demais animais, já que possuímos algo chamado raciocínio! Raciocínio este, para mim, apenas a arma de sobrevivência “dada” pela natureza à nossa espécie. O nosso presente.
A psicologia, psiquiatria e neurologia têm desvendado mais é mais o funcionamento da nossa mente e cérebro (ou serão os dois a mesma coisa?). Estudos do cérebro, com equipamentos sofisticados de ressonância e computação, que mostram com imagens impressionantes o cérebro em funcionamento, ajudam a dar saltos gigantescos no entendimento desta máquina biológica impressionante. Agora vemos como, apesar de ser incrível, é muito frágil e pode dar “bugs” dos mais estranhos.
Então, diante deste contexto, claramente tão aleatório, pergunto a vcs: onde se encaixa Deus(es) nele? Até agora, sinceramente, ainda não consegui enxergar. Por isto, enquanto não surge nada de novo, sou ateu.