Autor Tópico: Onde se encaixa?  (Lida 9018 vezes)

Marcelo

• Visitante
Onde se encaixa?
« Online: 05 de Agosto de 2006, 23:42:02 »
Refletindo sobre o pq exatamente da minha opinião de que Deus não existe, perguntei-me: pq sou ateu mesmo? Afinal, temos que, de tempos em tempos, rever nossos conceitos, re-analisar tudo. Não só sobre assuntos desta natureza, mas em tudo na vida. Sou totalmente contra o dogmatismo, acho este o fator mais prejudicial ao conhecimento. Tudo, sem exceção, deve ser passível de análise e questionamento. Muita alienação se cria justamente por isto, não parar tudo, refletir sobre o caminho tomado e procurar um norte. Só cavalos tapados é que andam em linha reta sem olhar o que está acontecendo em volta.
Penso muito na possibilidade da existência de um ser ou vários seres, criadores de tudo – deus(es). Tento manter minha cabeça o mais aberta possível. Tenho certeza que não é este Deus “popular”, dos cristãos, judeus, islâmicos... estes sei que não existem. Mas penso na possibilidade da existência de um ser(es) indiferente(s) a nós, que talvez nem saibam da nossa existência. Porém, ainda continuo mantendo minha opinião ateísta, pelo motivo de não ver onde se encaixa tal ser no contexto de tudo o que se sabe atualmente sobre o universo e a natureza.
Os geólogos comprovam por testes, que a Terra já passou por várias eras, com duração de milhões de anos. Estes testes não possuem a precisão de 100%. Mas por meio de experiências, sabe-se que é uma precisão boa, o necessário para se ter confiança na tecnologia. Por meio do estudo das camadas do solo do planeta, demonstram que ele já passou por diversas extinções em massa. Já foi dizimado, de tempos em tempos, por meteoros, cometas, secas, eras glaciais etc. Sabem disto, também, pelo estudo dos fósseis da matéria orgânica (ou a falta dela), nas várias camadas. A Lua é uma testemunha de como nosso planeta já foi bombardeado por meteoros. Ela não possui atmosfera, então tudo o que vem bate nela, e deixa crateras enormes, que demonstram a potência destruidora dos corpos celestes que já passaram por aqui. Até na própria Terra, existem crateras gigantescas em vários pontos do planeta. A Terra é muito antiga e estamos aqui só a alguns minutos. Muitos seres já passaram por aqui, antes de nós. Depois de nós, certamente surgirão outros. Já até passou muito tempo sem ter ninguém por aqui, só matéria inanimada. Talvez um dia até volte a isto, como talvez tenha acontecido com Marte.
Por meio de telescópicos, de altíssimo alcance e fotos de sondas espaciais, sabe-se que existem sóis e galáxias muito maiores do que os nossos, além de nos dar noção das distâncias gigantescas existentes no universo. Vemos de camarote o “caos organizado” do universo, com o choque de galáxias, a morte de estrelas, a formação delas. Demonstram que nossa galáxia (que não é pequena) é apenas um pontinho perdido num canto do universo conhecido. Por meio de cálculos (contribuição de físicos como Newton e Eistein), sabemos que o universo têm, no mínimo, alguns bilhões de anos. Novas descobertas apontam cada vez mais para o Big Bang, que sei ainda não estar comprovado, mas quase tudo aponta para ele no momento.
Entra também em cena, a biologia, com a sua Teoria da Evolução, que apesar de teoria, é sem sombra de dúvidas, fato comprovado. A genética também surgiu e lançou novas luzes sobre o estudo da evolução, reforçando-a.
Estudos profundos sobre sociologia e antropologia, nos dão idéia de como o ser humano se organizou ao longo do tempo, demonstrando que até agora só seguimos exatamente a lei da natureza: sobrevivência e disputa por poder no grupo. Claro que de forma mais sofisticada que os demais animais, já que possuímos algo chamado raciocínio! Raciocínio este, para mim, apenas a arma de sobrevivência “dada” pela natureza à nossa espécie. O nosso presente.
A psicologia, psiquiatria e neurologia têm desvendado mais é mais o funcionamento da nossa mente e cérebro (ou serão os dois a mesma coisa?). Estudos do cérebro, com equipamentos sofisticados de ressonância e computação, que mostram com imagens impressionantes o cérebro em funcionamento, ajudam a dar saltos gigantescos no entendimento desta máquina biológica impressionante. Agora vemos como, apesar de ser incrível, é muito frágil e pode dar “bugs” dos mais estranhos.
Então, diante deste contexto, claramente tão aleatório, pergunto a vcs: onde se encaixa Deus(es) nele? Até agora, sinceramente, ainda não consegui enxergar. Por isto, enquanto não surge nada de novo, sou ateu.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 00:06:28 por Marcelo »

Luz

• Visitante
Re: Onde se encaixa?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:13:48 »
Marcelo, eu concordo com tudo que você disse e só não sou ateísta porque para mim "deus" se encaixa na dúvida, naquela estranha sensação de "mas posso estar enganada", acho que só por isso me mantenho cética, mas já fui teísta e ateísta e ainda oscilo entre essas duas posturas constantemente.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2006, 01:43:04 »
Luz, ainda pondero sobre a possibilidade de um Deus, apesar de para mim ser uma possibilidade somente à frente do unicórnio rosa mutante, pq às vezes fico em dúvida do que é mais inconcebível, mais surreal: partículas que surgiram do nada (ou q sempre existiram) terem “explodido” e por incríveis acasos terem originado a matéria e tudo mais; ou se um deus (seja lá o q isto signifique) que sempre existiu (ou q tenha surgido do nada) tenha criado tudo.
Mas por coisas como estas com que abri este tópico e pq a ciência nos mostra que existe a possibilidade de substâncias químicas se organizarem aleatoriamente até q se tornem mais complexas, ainda continuo firmemente ateu até o momento.

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2006, 05:16:15 »
Essas dúvidas sempre estão presentes, não é mesmo?  Como honestos, duvidamos de tudo, até de nossas (des)crenças. 0ra, isso não precisa nos deixar equilibrando-nos no arame, a colocação mais coerente é a da dúvida permanente. É complexo, mas quem disse que seria simples? Aos crentes parecemos levianos, ao nos negarmos a seguir a maioria, bovinamente, tudo aceitando sem questionar.
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2006, 09:58:43 »
O problema Luz é que vc usa esse seu ceticismo total apenas com deus, deixando de fora todas as outras criaturas mitológicas de mesmo peso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:07:54 »
O problema Luz é que vc usa esse seu ceticismo total apenas com deus, deixando de fora todas as outras criaturas mitológicas de mesmo peso.

Não Lord, o meu problema é que tenho evidência da inexistência de outros seres mitológicos ou que não veja nenhuma possibilidade deles existirem. O meu problema, é que diferente da maior parte dos membos do Clube não sou teísta e nem ateísta - sou imparcial nisso.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:09:33 »
Não Lord, o meu problema é que tenho evidência da inexistência de outros seres mitológicos ou que não veja nenhuma possibilidade deles existirem. O meu problema, é que diferente da maior parte dos membos do Clube não sou teísta e nem ateísta - sou imparcial nisso.

Substitua imparcial por indecisa... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:09:41 »

Quais as evidências que você dispõe da inexistência de outros seres mitológicos? Das fadas e dos lobisomens, por exemplo?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:15:59 »

Substitua imparcial por indecisa... :lol:

Pode - ceticismo não é isso: dúvida = indecisão?

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:19:29 »
Quais as evidências que você dispõe da inexistência de outros seres mitológicos? Das fadas e dos lobisomens, por exemplo?

Simples - a história nos conta onde e porque esses mitos foram inventados, por que povos, em que regiões, como se difundiu. Existe uma vasta literatura sobre esses mitos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:29:03 »

Simples - a história nos conta onde e porque esses mitos foram inventados, por que povos, em que regiões, como se difundiu. Existe uma vasta literatura sobre esses mitos.
Isso não prova que não existem. Prova apenas que foram inventadas histórias sobre estes seres, o que aliás, poderia ser considerado prova de sua existência.
Além disso, ainda hoje é possível encontrar pessoas que relatam encontros com fadas e lobisomens. Este último é bastante freqüente no interior de SP e Minas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:44:42 »
Isso não prova que não existem. Prova apenas que foram inventadas histórias sobre estes seres, o que aliás, poderia ser considerado prova de sua existência.

Para mim, as investigações históricas feitas por profissionais são fortes evidências - mas é claro que posso estar enganada. O fato é que esses conhecimentos me parecem menos suspeitos que os mitos, e somente por isso optei por eles. Já sobre deus, além de não conhecer qualquer investigação profissional feita, nenhuma citação científica, ainda encontro em diverosos cientistas o questionamento dessa hipótese - por isso não me ocupo em ser teísta ou ateísta. É só isso.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:51:03 »

Para mim, as investigações históricas feitas por profissionais são fortes evidências - mas é claro que posso estar enganada. O fato é que esses conhecimentos me parecem menos suspeitos que os mitos, e somente por isso optei por eles. Já sobre deus, além de não conhecer qualquer investigação profissional feita, nenhuma citação científica, ainda encontro em diverosos cientistas o questionamento dessa hipótese - por isso não me ocupo em ser teísta ou ateísta. É só isso.
Mas existem investigações históricas feitas por profissionais que mostram que o deus judaico-cristão não passa de um mito dos povos semitas que está no mesmo nível dos mitos das fadas e lobisomens.

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:57:48 »
Mas existem investigações históricas feitas por profissionais que mostram que o deus judaico-cristão não passa de um mito dos povos semitas que está no mesmo nível dos mitos das fadas e lobisomens.

Ah! Mas com relação a esse deus aí eu não tenho dúvidas! Perceba que sempre escrevo "deus" com inicial minúscula, não me referindo a nenhum "Deus" específico. Quando digo deus estou me referindo ao mesmo que Sagan, Hawking, Einstein, etc - uma possibilidade.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2006, 12:02:16 »

Ah! Mas com relação a esse deus aí eu não tenho dúvidas! Perceba que sempre escrevo "deus" com inicial minúscula, não me referindo a nenhum "Deus" específico. Quando digo deus estou me referindo ao mesmo que Sagan, Hawking, Einstein, etc - uma possibilidade.
Da mesma forma eu posso falar que em relação as fadas e lobisomens da mitologia eu não tenho dúvidas! As fadas e lobisomens não são estes seres específicos da mitologia, mas "energias" da natureza, que aparecem a pessoas com mais sensibilidade e sobre os quais se inventam as lendas. São possibilidades.

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 07 de Agosto de 2006, 13:15:22 »
Da mesma forma eu posso falar que em relação as fadas e lobisomens da mitologia eu não tenho dúvidas! As fadas e lobisomens não são estes seres específicos da mitologia, mas "energias" da natureza, que aparecem a pessoas com mais sensibilidade e sobre os quais se inventam as lendas. São possibilidades.

Angelo, eu entendo seu ponto de vista, mas penso diferente - não tenho motivos para ser teísta e nem ateísta porque se questiono, não faço deduções. O que a Ciência me diz sobre o Universo me basta - não vou além e nem aquém do que as próprias descobertas dizem. Se elas dizem que o Universo é assim, então é assim, se dizem que é assado então é assado. Da mesma forma acredito no que dizem os estudos científicos sobre os mitos e lendas, mas se eles não têm nada a dizer sobre deus, então eu também não tenho nada a dizer sobre isso - porque não sei.

Qual a grande diferença de ser teísta ou ateísta se deus não é uma hipótese falseável - isso é, científica - não havendo, portanto, qualquer evidência que embase uma postura qualquer?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2006, 15:35:34 »
o meu problema é que tenho evidência da inexistência de outros seres mitológicos
:histeria:
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2006, 15:42:28 »
Qual a grande diferença de ser teísta ou ateísta se deus não é uma hipótese falseável - isso é, científica - não havendo, portanto, qualquer evidência que embase uma postura qualquer?

A diferença externa é toda sociológica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2006, 15:54:43 »

Então, neste caso, vc leva em consideração a possiblidade da existência de Zeus ou de Afrodite?! Pois, assim como não há como provar a inexistência do deus monoteísta (bem como não há como provar q exista), também não há como provar que deuses da mitologia religiosa grega, cristã, judáica, islâmica ou hindu não existam. Pra mim todos os deuses das mitologias, tanto do presente quanto do passado, tem a mesma possibilidade de serem reais.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2006, 15:57:27 por Marcelo »

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Agosto de 2006, 19:07:53 »
Então, neste caso, vc leva em consideração a possiblidade da existência de Zeus ou de Afrodite?! Pois, assim como não há como provar a inexistência do deus monoteísta (bem como não há como provar q exista), também não há como provar que deuses da mitologia religiosa grega, cristã, judáica, islâmica ou hindu não existam. Pra mim todos os deuses das mitologias, tanto do presente quanto do passado, tem a mesma possibilidade de serem reais.

Não, Marcelo. Eu não levo em consideração a possibilidade de nenhum "deus" específico dessa ou daquela civilização ou religião. O que levo em consideração são as mesmas possibilidades que alguns cientistas, como Sagan e Hawking, mas é claro que não quero dizer com isso que eles estejam certos. Eu considero suas opiniões por se tratar de pessoas que tiveram acesso a um conhecimento científico muito superior ao que possuo e provavelmente superior que o de qualquer um de nós.

Tendo eles, entre outros, tanta intimidade com a Ciência, suas teorias e hipóteses, e dessa forma constando que não existem evidências que possam embasar nem teísmo e nem ateísmo, não vejo por que duvidar. Eu entendo que nem teístas e nem ateístas pensem assim, mas essa é minha postura - por que tanto estardalhaço em torno de algo tão simples?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #20 Online: 07 de Agosto de 2006, 20:32:58 »
O que levo em consideração são as mesmas possibilidades que alguns cientistas, como Sagan e Hawking, mas é claro que não quero dizer com isso que eles estejam certos. Eu considero suas opiniões por se tratar de pessoas que tiveram acesso a um conhecimento científico muito superior ao que possuo e provavelmente superior que o de qualquer um de nós.

Já te fiz essa pergunta e você não respondeu: em quais de seus experimentos Sagan e Hawking levaram em consideração a possibilidade de ser um deus o resonsável po qualquer coisa?

Tendo eles, entre outros, tanta intimidade com a Ciência, suas teorias e hipóteses, e dessa forma constando que não existem evidências que possam embasar nem teísmo e nem ateísmo, não vejo por que duvidar. Eu entendo que nem teístas e nem ateístas pensem assim, mas essa é minha postura - por que tanto estardalhaço em torno de algo tão simples?

Quantas vezes teremos que repetir que a deuses, fadas, gnomos e lobisomens não são hipóteses científicas?

O problema é que você leva deus em consideração em detrimento de outras possibilidades cujas evidências são as mesmas: nenhuma.
Se não existem evidências de que algo exista eu simplemente não levo isso em consideração. Como o dragão na garagem que você desconsidera em detrimento de um texto do Sagan que embasa a sua crença.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2006, 20:34:55 »
Desiste, Duran. Ela não quer entender.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:41:36 »
Já te fiz essa pergunta e você não respondeu: em quais de seus experimentos Sagan e Hawking levaram em consideração a possibilidade de ser um deus o resonsável po qualquer coisa?

Duran, estou defendendo "exatamente" isso - que não existem hipóteses ou teorias científicas que justifiquem a postura ateísta e que, portanto, essa postura não se baseia em Ciência, mas em cima de deduções pessoais feitas a partir das hipóteses e teorias científicas que não tem nennuma relação direta ou indireta com o assunto.

Talvez por isso, os cientistas escritores, sintam a necessidade de deixar muito claro que tudo o que sabemos, cientificamente falando, não justifica essa postura, pois as hipóteses e teorias científicas sobre o Universo, a vida, os planetas etc não descartam a possibilidade de um deus, pois sequer mencionam o assunto.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:44:01 »
Caramba............. de novo?

E as hipóteses e teorias cientificas tb nw descartam o saci, nem a mula sem cabeça nem o boitatá, pois sequer mencionam o assunto.

Dificil ver a semelhança?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:52:34 »
Caramba............. de novo?

E as hipóteses e teorias cientificas tb nw descartam o saci, nem a mula sem cabeça nem o boitatá, pois sequer mencionam o assunto.

Dificil ver a semelhança?

Se não considermos os estudos da origem desses mitos mais relevantes que os próprios mitos, então concordo com você. Sobre deus, no entanto, não conheço nenhum estudo, científico ou não que apresente embasamento histórico de origem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!