Erivelton, é difícil para você entender como uma pessoa pode ser ateísta, não é? Para você, Deus é uma coisa tão óbvia…
Mas o dia que conseguir entender, vai começar a abandonar a religião e, mesmo que acredite ainda em Deus, vai ter uma cabeça bem aberta a discussões.
Eu sou uma pessoa que nunca teve muito contato com religião. Nem meus pais se importavam muito com isso, pois eram católicos não-praticantes. Fiz batismo porque na minha família todo mundo fez, mas não fiz crisma e nem comunhão.
Sempre tive, enquanto ainda não me declarava ateu, um conceito bem abstrato sobre o que seria Deus e ele era algo bem lógico e racional. Para mim, Deus era um ser que teria criado o universo, mas que não seria onipotente, nem onisciente, nem onipresente. Ele não tinhas características infinitas ou absolutas, então era mais fácil para mim entender porque o mundo não era perfeito.
Não conhecia nem metade da Bíblia, mas imaginava que trazia as mesmas características. Achava que grande parte do que era dito na Bíblia o era em sentido figurado, então não acreditava nem em Adão e Eva, e nem em Jesus Cristo como sendo algo real. O conceito que tinha da religião cristã era o de algo que definia a nossa cultura de uma maneira bem abstrata e que mudava mais ou menos conforme o tempo.
Quando eu vi que não era bem assim, comecei a me interessar mais. Aprendi que cristãos acreditavam mesmo no que tava escrito na Bíblia e a consideravam um livro de história. Aprendi sobre inúmeras incongruências, atrocidades e coisas que eu nunca esperaria que um ser divino pudesse fazer. A idéia de um deus perfeito, infinito e absoluto soou ridícula pra mim, pois nada disso podia justificar o mundo como ele é ou as descrições da ciência.
Foi aí que abandonei qualquer tentativa de conciliar religiões com a realidade, mas ainda tinha o meu conceito de Deus, que vi que não era associado a nenhuma delas. Só que, com o aprofundamento da educação, e o aprendizado das matérias científicas, vi que não precisava de um Deus para explicar qualquer coisa nesse mundo. Há matérias científicas que explicam como se formaram os seres, o nosso mundo e o universo. E foram muito mais convincentes do que simplismente dizer que "deve haver alguma inteligência divina" pra ter feito tudo.
E foi aí que virei ateu. Quando me caiu a ficha, tive a impressão que o mundo mudou. Ficou tudo mais real, mais explicado. Sem enrolação ou misticismo. Tudo estava ao alcance, bastando estudar. Fiquei até feliz!
Se quiser me convencer do contrário, vai ter que me desprovar pelo caminho reverso ao que eu tomei. Precisa me mostrar que é cientificamente viável haver um Deus, que é algo mais provável do que as teorias que existem hoje e, se quiser que eu tenha uma religião, me mostrar que ela está em pleno acordo com a realidade. Recebi respostas diretas e simples da ciência, o que me agradou muito, mas se quiser me convencer, vai ter que seguir exatamente a mesma regra. Odeio enrolação de qualquer tipo e tenho conhecimento bem apurado de falácias.