Autor Tópico: Filmes com mensagens ateístas/ceticista, críticas religiosa...  (Lida 18129 vezes)

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
Re: Filmes com mensagens ateístas/ceticista, críticas religiosa...
« Resposta #50 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:37:24 »
e, “devemos acreditar em deus, somos só carbono e não podemos ir contra algo tão grandioso” não é bem isso que aparece lá...
Bem, eu dizia "algo como"...

mas tem uma diferençona...  ::)

acho eu que vale à pena abaixar nossa guarda, perceber que não somos donos da verdade, tentar ver o ponto de vista do outro e tirar suas próprias conclusões.
Particularmente eu costumo fazer isso... Mas só quando ouço coisas que fazem sentido.:P

eu não poço negar que também ouço muito opiniões diversas, e, muitas vezes elas batem, mas cada um é cada um né?!?! e muitas vezes eu fico com raiva de mim por ter ouvido alguém, então tô tentando tirar minhas próprias conclusões, sem criar barreiras para ouvir as dos outros, lógico...

:)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Setembro de 2006, 07:24:15 »
Não podemos nos esquecer dos filmes e episódios de Star Trek.No episódio-piloto The Cage (nunca exibido na TV) o antecessor de Kirk, capitão Christopher Pike (Jeffrey Hunter, que interpretou Cristo em "Rei dos Reis") é aprisionado por seres alíenigenas super avançados.Em uma cena eles querem obrigá-lo a tomar uma substância nutritiva, e como o capitão se recusa os ETs criam uma ilusão do inferno lendo as memórias de Pike, falando em seguida: "Isso foi retirado de uma fábula que ouviu na infância". :ok:

:biglol: que barato!!! será que encontro na locadora?
  Eu assisti em vídeo, mas na caixa da primeira temporada da série, em DVD, têm os dois pilotos.Esse, que não foi exibido na TV e o outro, oficial.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Setembro de 2006, 10:02:34 »
2 filmes com mensagens Darwinistas:

A máquina do tempo

Num futuro distante, nossa raça dará origem a duas outras distintas:  os Morlock e os Eloi.

Há uma versão da década de 70 (se não me engano) e uma outra de alguns anos atrás, ambas vale à pena.

300 (300 de Esparta)

Filme baseado na histórica série dos quadrinhos de Frank Miller, que por sua vez é baseada na famosa história dos 300 espartanos que enfrentaram todo o exército Persa da época.

Os espartanos acreditavam na perfeição e se “livravam” dos bebes “fracos” ou com “defeitos” para não enfraquecerem o povo e, isso tem um papel importante no desfecho...

Pena que o filme só será lançado nos meados do ano que vem. SmileyCentral.com" border="0
Mas o primeiro trailer está prometido para esse mês. SmileyCentral.com" border="0

ahhhhhhhh... e vamos contar com a super participação do “nosso” Rodrigo Santoro como o rei dos persas, um papel não muito grande, mas de muito destaque.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Setembro de 2006, 10:04:11 »
Não podemos nos esquecer dos filmes e episódios de Star Trek.No episódio-piloto The Cage (nunca exibido na TV) o antecessor de Kirk, capitão Christopher Pike (Jeffrey Hunter, que interpretou Cristo em "Rei dos Reis") é aprisionado por seres alíenigenas super avançados.Em uma cena eles querem obrigá-lo a tomar uma substância nutritiva, e como o capitão se recusa os ETs criam uma ilusão do inferno lendo as memórias de Pike, falando em seguida: "Isso foi retirado de uma fábula que ouviu na infância". :ok:

:biglol: que barato!!! será que encontro na locadora?
Eu assisti em vídeo, mas na caixa da primeira temporada da série, em DVD, têm os dois pilotos.Esse, que não foi exibido na TV e o outro, oficial.

já vi que não vou ver...   :(

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #54 Online: 05 de Setembro de 2006, 11:04:28 »
Em uma cena do filme "O Golpe" o ator Owen Wilson em uma situação complicada diz que vai pedir ajuda a deus, nessa hora, Morgan Freeman solta a seguinte frase:

- Deus é apenas um amigo imaginário dos adultos.

Mas não recomendo o filme a ninguém, é uma bosta.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Setembro de 2006, 17:44:32 »
já vi que não vou ver... :(
  Por que ? :hein:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #56 Online: 05 de Setembro de 2006, 17:49:20 »
Em 'A Ilha' há um diálogo legal entre as personagens do Ewan McGregor e Steve Buscemi:

— Deus?
— É. Deus. Sabe quando você deseja muito uma coisa, fecha os olhos e pede? Então, Deus é o cara que te ignora...

:biglol:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #57 Online: 05 de Setembro de 2006, 18:20:43 »
Em uma cena do filme "O Golpe" o ator Owen Wilson em uma situação complicada diz que vai pedir ajuda a deus, nessa hora, Morgan Freeman solta a seguinte frase:

- Deus é apenas um amigo imaginário dos adultos.

Mas não recomendo o filme a ninguém, é uma bosta.
O filme só vale essa frase.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #58 Online: 06 de Setembro de 2006, 10:32:05 »
já vi que não vou ver... :(
  Por que ? :hein:

Locadora nas minhas imediações estão meio em baixa porque abriram uma rede chamada “Locadora Popular” que conseguiu falar quase todas as concorrentes.

E quando não há concorrente a qualidade caí e o preço sobe... Elas nunca foram boas mas pelo menos o preço era legal.

A gente não acha quase nada, pra vc ter uma idéia não consegui pegar A conspiração e Contato que indicaram aqui.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #59 Online: 06 de Setembro de 2006, 10:33:42 »
Em 'A Ilha' há um diálogo legal entre as personagens do Ewan McGregor e Steve Buscemi:

— Deus?
— É. Deus. Sabe quando você deseja muito uma coisa, fecha os olhos e pede? Então, Deus é o cara que te ignora...

:biglol:

ohhh!!! Vi esse filme e não me lembro disso!!! Tô ficando velha!

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 06 de Setembro de 2006, 19:15:25 »
  Em Jornada nas Estrelas-O Filme , o sr. Spock diz que a nave V'ger quer encontrar seu criador, então o dr. McCoy diz "Encontrar o criador ? Encontrar Deus ? Ela vai ficar decepcionada".  :histeria:

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Setembro de 2006, 09:45:38 »
No filme “O novo mundo”, que chegou há pouco nas locadoras, conta a história de quando os primeiros colonizadores chegam aos USA.

Há uma parte que um dos índios é mandado para a Europa e ele diz que deve VER o deus de que eles (colonizadores) tanto falam.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #62 Online: 22 de Setembro de 2006, 11:20:15 »
trailer de 300 online:

http://mftm.blogspot.com/2006/09/300-2007-promo-trailer-scoop.html

http://www.omelete.com.br/cinema/news/base_para_news.asp?artigo=19822

nas primeiras cenas aparece um homem com um bebe, narrando que quando um garoto espartano nasce, ele é checado e se apresenta doença ou deformação, ele é “descartado”...

vale à pena conferir! um dos melhores trailers de todos os tempos!  :ok:

p.s.: não é pra quem tem coração fraco... rsrs

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 22 de Setembro de 2006, 11:43:20 »
Interessante, mas o que tem a ver com ceticismo, ateísmo ou crítica religiosa?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #64 Online: 22 de Setembro de 2006, 14:24:07 »

Darwinismo, seleção, sobrevivência do mais forte...

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #65 Online: 22 de Setembro de 2006, 14:57:19 »

epa epa epa....

nao existe sobrevivência do mais forte, e sim do mais apto. :P
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #66 Online: 22 de Setembro de 2006, 15:17:55 »

Sem querer ser chato, mas existem religiosos darwinistas. Não vejo como uma coisa possa ser incompatível com a outra, exceto para fundamentalistas que tomam o livro de Gênesis literalmente.
Who cares?

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #67 Online: 22 de Setembro de 2006, 16:28:44 »

epa epa epa....

nao existe sobrevivência do mais forte, e sim do mais apto. :P

humm… sei não!!! na maioria das sociedades atuais talvez não, ou nos desenhos e animações... (hehe)
mas quando vejo documentários de bichinhos, mostram que o menor, mais fraco, filhote ou mais velho sempre vai pro saco primeiro...

(peguei sua assinatura e enviei p/ meus contatos e uma galera ficou puta!!!  :hihi:)

Sem querer ser chato, mas existem religiosos darwinistas. Não vejo como uma coisa possa ser incompatível com a outra, exceto para fundamentalistas que tomam o livro de Gênesis literalmente.

ficou meio vaga minha resposta p/ o Luis, mas o que eu queria dizer era que a proposta desse tópico seria debatermos qualquer assunto presente em filmes que tem alguma relação com temas aqui do fórum...

...

acho que nunca vi um religioso darwinista! acho que não bate!

uma vez vi uma reportagem que um grupo nos USA queria tirar Darwin dos livros didáticos.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2006, 16:31:29 por Alexsandra »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 22 de Setembro de 2006, 18:11:50 »
Também sem querer ser chato, concordo com o Agnostic.  Religiosidade não implica de forma alguma em se opor ao Darwinismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #69 Online: 22 de Setembro de 2006, 19:47:48 »
O que acontece no filme 300 de Espártacos é eugenia, e não darwinismo ou evolucionismo.

A Teoria da Evolução visa mostrar como as espécies chegaram até aqui e diz que a seleção natural barra os seres menos aptos à sobrevivência. No momento em que estamos nós mesmos eliminando esses seres menos aptos, a seleção não é mais natural.

Pior: se os seres escolhidos pela seleção eugênica não forem aptos naturalmente, morrerão em maior número pela falta de diversidade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #70 Online: 22 de Setembro de 2006, 23:27:00 »
Marcus VBP, essa sua charge na assinatura remete, pelo menos superficialmente, a crença da seita gnóstica cainita. hehehe
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #71 Online: 22 de Setembro de 2006, 23:47:37 »
Ótimo tópico! :)
Estava precisando de dicas para filmes! :lol:

Alguns que me lembro:  :umm:

- O Nome da Rosa
- Equilibrium
- O Poço e o Pêndulo (Se me lembro bem do nome)
- O Escarlate e o Negro (A frase: "não há Deus e nem Humanidade".)

Há uma comunidade no Orkut "Recomenda-me um Filme" (algo assim): um tópico com uma lista de filmes céticos poderia ser uma boa idéia! :)
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Setembro de 2006, 11:38:24 »
Também sem querer ser chato, concordo com o Agnostic. Religiosidade não implica de forma alguma em se opor ao Darwinismo.

Acho que tenho que rever meus conceitos então pq pra mim todo religioso, ou a grande maioria, ou pelo menos todos com tive contato, são bitolados e não aceitam Darwin.

O que acontece no filme 300 de Espártacos é eugenia, e não darwinismo ou evolucionismo.

A Teoria da Evolução visa mostrar como as espécies chegaram até aqui e diz que a seleção natural barra os seres menos aptos à sobrevivência. No momento em que estamos nós mesmos eliminando esses seres menos aptos, a seleção não é mais natural.

Pior: se os seres escolhidos pela seleção eugênica não forem aptos naturalmente, morrerão em maior número pela falta de diversidade.

Pô, é mesmo! Não é natural! Então não é darwinismo!! My bad!!!

Brigadinha Ale!!!

- O Nome da Rosa

ohhhhhhhh... eu amo O nome da rosa!!! Muito bem lembrado!!!  :ok:

Há uma comunidade no Orkut "Recomenda-me um Filme" (algo assim): um tópico com uma lista de filmes céticos poderia ser uma boa idéia! :)

descolado uns nomes lá pra gente?!?! Não mexo com Orkut.  :nojo:

mais um: Os deuses devem estar loucos

Após uma garrafa de Coca-Cola ser jogada de um avião sobre uma tribo africana, seus habitantes passam a considerá-la um presente dos deuses. Logo a garrafa gera uma série de conflitos, fazendo com que um nativo seja encarregado de devolvê-la.

muito legal ver o ponto de vista de uma pessoa com pouco conhecimento de mundo.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #73 Online: 25 de Setembro de 2006, 14:58:09 »
Citação de: Alexsandra
Citação de: Luis Dantas
Também sem querer ser chato, concordo com o Agnostic. Religiosidade não implica de forma alguma em se opor ao Darwinismo.

Acho que tenho que rever meus conceitos então pq pra mim todo religioso, ou a grande maioria, ou pelo menos todos com tive contato, são bitolados e não aceitam Darwin.

Bom, é verdade que há os que rejeitam a ciência, mas meu ex-professor de biologia, que foi o primeiro a me apresentar a teoria da evolução, inclusive de uma forma muito fascinante, era um admirador da mesma e também cristão protestante batista convicto. Meu pai é cristão presbiteriano convicto e também aceita a teoria da evolução sem conflitos. Eu mesmo quando era cristão não interpretava literalmente o livro de Gênesis e não via conflito com a ciência nem mesmo em relação ao "plano divino de rendenção do homem". O papa anterior oficialmente reconheceu a teoria da evolução como "mais que uma hipótese", e não a negou... e por aí vai. :-)
Who cares?

Offline Paulo Valentino

• Nível 00
  • *
« Resposta #74 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:24:19 »
Mistérios da Bíblia - Documentário da BBC

Desvende as história mais intrigantes do Livro Sagrado (DVD I, II e III)

O que mais gostei foi DVD III/Apocalipse. Entre outras coisas é apresentado as razões que levarão a João a escrever o livro. Também, é explicado o número da besta (666 ou 616) e o verdadeiro autor do livro.
Sou ateu, cético e um bom ouvinte.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!