Autor Tópico: Filmes com mensagens ateístas/ceticista, críticas religiosa...  (Lida 18127 vezes)

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
Filmes com mensagens ateístas/ceticista, críticas religiosa...
« Online: 11 de Agosto de 2006, 13:41:13 »
O objetivo desse tópico e trocarmos idéias sobre filmes que contenham qualquer tipo de critica (por mais sutil que seja), e/ou faz a gente pensar sobre deus, cristandade, Jesus, religião, ceticismo ou qualquer coisa do gênero. Ok?!?

Clube da Luta (Fight Club) - 1999

Tyler Durden (Brad Pitt) diz para “Jack” (Edward Norton) se ele já pensou na possibilidade de deus não gostar dele...

Também há uma crítica feroz quanto à alienação e facilidade de conquista de seguidores diante de certos discursos...

Quem Somos Nós? (What the Bleep Do We Know?) - 2004

Filme que mistura documentário, interessantíssimo que questiona, e propõe questionamentos, sobre Deus, nossa origem, pontos de vistas, a realidade à nossa volta...

A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ) - 1988

A história de Jesus Cristo caso ele tivesse optado por seguir uma vida comum, com esposa, filhos e um dia-a-dia normal.

Interessante observar alguns pontos de vistas, tais como o homem que estava morto há alguns dias e Jesus o ressuscitou pobre e fedendo... (coisas que a bíblia não conta)

Matrix (The) - 1999

A crítica se passa com Neo e Oráculo conversam sobre destino e Neo diz preferir acreditar que ele controla sua vida (acho que é vida mesmo o termo que ele usa).

Dogma - 1999

Sinopse: O mundo corre o risco de desaparecer. Tudo por causa de Bartleby (Ben Affleck) e Loki (Matt Damon), dois anjos expulsos do céu e que querem retornar a qualquer custo. Para tanto, eles têm um plano: cruzar o portal de uma igreja em Nova Jersey para, absolvidos de seus pecados, poderem retornar ao paraíso. Só que tal ato provaria que Deus é falível e, como consequência, a realidade se desmancharia. Para evitar que a tragédia ocorra é montada uma equipe de combate aos anjos, formada pela última descendente de Jesus Cristo (Linda Fiorentino), um 13º apóstolo negro (Chris Rock), dois profetas (Jason Mewes e Kevin Smith) e uma Musa Inspiradora (Salma Hayek).

Entrevista com o vampiro (Interview with the Vampire) – 1994

O vampiro Louis (Pitt) pergunta para o vampiro Armand (Bandeiras) sobre deus, e ele responde mais o mais o seguinte:

Não sei nada sobre deus ou diabo, céu ou inferno, nunca tive uma visão ou presságio que me condene ou absolva.

(Nem eu...)

O Código Da Vinci (The Da Vinci Code) – 2006

Um Jesus humano acabaria totalmente com os alicerces da igreja católica...

Em nome de Deus (The Magdalene Sisters) – 2002

Filme baseado em fatos reais....

Sinopse:
Irlanda, década de 60. Margaret (Anne-Marie Duff) foi estuprada num casamento por seu primo. Bernardette (Nora-Jane Noone) é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança. Rose (Dorothy Duffy) e Crispina (Eileen Walsh) são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico que presta serviços para toda a comunidade e enriquece assim. As internas são conhecidas como "as irmãs Magdalena". Elas são humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando até mesmo castigos físicos.

Era do Gelo 2 (The Ice-Age2) - 2006

Há uma criticazinha quando as preguicinhas rapitam o Sid (a preguiça) e ele e chamado de “rei do fogo”, então elas dizem uma placa do centro da terra está subindo e derretendo o gelo que levou muitos anos para se formar (ou quase isso), aí o Sid diz que elas são evoluídas, então elas dizem que vão sacrifica-lo para isso parar, e o Sid desesperado dizem que não, e elas dizem que não custa nada tentar.... hehehe

Ou seja, os evoluídos fazem cada coisa....
« Última modificação: 11 de Agosto de 2006, 16:14:00 por Alexsandra »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: FILMES COM MENSAGENS ATEÍSTAS/CETICISTA, CRÍTICAS RELIGIOSA...
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2006, 15:58:04 »
A Conspiração

Sinopse: "Um escândalo sexual do passado atinge uma senadora americana, que acabara de ser indicada para o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos."

O filme é "ateísta" porque a citada senadora é declaradamente ateísta e numa entrevista eles fazem umas perguntas para ela do tipo: "Mas você não acredita em Deus? Você não tem religião?", e as respostas são brilhantes. Tem várias outras "tiradas" do tipo.
Who cares?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Re: FILMES COM MENSAGENS ATEÍSTAS/CETICISTA, CRÍTICAS RELIGIOSA...
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2006, 15:59:50 »
Alexsandra,

Por favor, evite colocar o título dos tópicos em letra maiúscula.
Fica ruim de ler.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
Re: Filmes com mensagens ateístas/ceticista, críticas religiosa...
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2006, 16:18:29 »
A Conspiração

Sinopse: "Um escândalo sexual do passado atinge uma senadora americana, que acabara de ser indicada para o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos."

O filme é "ateísta" porque a citada senadora é declaradamente ateísta e numa entrevista eles fazem umas perguntas para ela do tipo: "Mas você não acredita em Deus? Você não tem religião?", e as respostas são brilhantes. Tem várias outras "tiradas" do tipo.

:olheira:

Nossa! Valeu pela dica!!! E ainda é com o Gary Oldman, adoro esse homem,, pena que ele tá meio sumido...

Alexsandra,

Por favor, evite colocar o título dos tópicos em letra maiúscula.
Fica ruim de ler.

[]´s

meió agola?!?

:ok:

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2006, 16:27:13 »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2006, 16:30:37 »
A Conspiração

:olheira:

Nossa! Valeu pela dica!!! E ainda é com o Gary Oldman, adoro esse homem,, pena que ele tá meio sumido...

Por nada! Espero que você goste.
Who cares?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2006, 18:53:59 »
Contos Proibidos do Marquês de Sade.

"Esse seu deus monstruoso... Pendurou seu próprio filho como um pedaço de vitela!"

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2006, 21:09:57 »
Como é que "Contato" não está nessa lista ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2006, 00:42:57 »
acho que "what the bleep do we know" é um bleep e não deveria estar numa lista de qualquer coisa mencionada positivamente...

E "era do gelo 2", segundo alguns, tem um teor criacionista. Os animais querem fugir de uma enchente indo para um barco que alguém está construindo, e há anacronismos da fauna...

Eu ia mencionar contato também, mas já fizeram... hummm.... não me lembro de outro agora

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2006, 15:13:08 »
acho que "what the bleep do we know" é um bleep e não deveria estar numa lista de qualquer coisa mencionada positivamente...
Não passa de lixo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2006, 15:25:56 »
Até que tem seus momentos.  Mas estica para caramba vários limites.  Eu não vejo como possa ser considerado um filme cético ou afim.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2006, 16:11:52 »
Esse filme foi produzido pela JZ Knight (a mulher que diz canalizar um espírito chamado Ramtha da Atlântida) só para poder vender suas idéias new age. Puro besteirol quântico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2006, 16:32:02 »
Putz, detesto essas bobagens de canalização.  Não passam de teatro para sustentar fantasias de auto-justificação.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:59:27 »
Efeito Borboleta (The Butterfly Effect) - 2004

Filme inspirado na teoria do caos que nós faz pensar se controlamos nossas vidas, se tivéssemos a chance de mudar algo, será que conseguiríamos?

Uma simples frase dita por uma criança pode ter efeitos catastróficos em nossas vidas e nas vidas de quem nos cerca...

Footloose - Ritmo Louco - 1984

Kevin Bacon interpreta um jovem da cidade que muda para o interior onde tudo é proibido pelo pastor.

Constantine (2005)

Esse aqui era pra ser uma crítica feroz aos céus de uma modo geral, onde os anjos são inescrupulosos e deus não liga a mínima para a humanidade, demônios estão entre nós fazendo o que querem e nós somos apenas piões usados de vez em quanto por um ou outro, mas, infelizmente, Hollywood conseguiu frustrar os fãs...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:07:04 »
Alexsandra, você está me parecendo mais preocupada com crítica ao Cristianismo do que com ceticismo ou ateísmo.

Será que o que você busca não tem mais a ver com alguma religião não-cristã do que com ceticismo?  Há um tópico que talvez te sirva:

../forum/topic=504.0.html

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:18:15 »
Contos Proibidos do Marquês de Sade.

"Esse seu deus monstruoso... Pendurou seu próprio filho como um pedaço de vitela!"

Humm!! Muito bem lembrado!!!

Como é que "Contato" não está nessa lista ?

Por que foi feita por um ser umano?!?

Eu nunca vi!!! Eu queria ver mas todo mundo tava dizendo que era ruim... Então é ruim pra eles (teísta)? É bom? É bom? Posso ver? Não vou me decepcionar?

ahhh há coisa boa sim... coisas que fazem a gente pensar... confesso que fiquei muito entediada algumas vezes, e que não vi o final... hehehe... e quero ver novamente, com calma, há muito excesso de “informação”, mas acho que é um bom “bleep”...

E "era do gelo 2", segundo alguns, tem um teor criacionista. Os animais querem fugir de uma enchente indo para um barco que alguém está construindo, e há anacronismos da fauna...

A critica tá mesmo é na parte que citei.

Não passa de lixo.

Huahuahuahua... vou ter que ver novamente mesmo...

Até que tem seus momentos. Mas estica para caramba vários limites. Eu não vejo como possa ser considerado um filme cético ou afim.

Me fez pensar... pra caramba...

e vi em público: percebi que muita gente ficou ruminando... ruminando...

Esse filme foi produzido pela JZ Knight (a mulher que diz canalizar um espírito chamado Ramtha da Atlântida) só para poder vender suas idéias new age. Puro besteirol quântico.

É!!! Eu tava pensando isso!!! Com conseguiram misturar tanta coisa?!?!

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:31:36 »
Alexsandra, você está me parecendo mais preocupada com crítica ao Cristianismo do que com ceticismo ou ateísmo.

Será que o que você busca não tem mais a ver com alguma religião não-cristã do que com ceticismo? Há um tópico que talvez te sirva:

../forum/topic=504.0.html

Olha! Brigadinha pela atenção!

Mas minha "preocupação" mesmo é filme! Adoro cinema e tudo relacionado... E parece que as críticas ao cristianismo são mais comuns na sétima arte.

Ahhh vc me fez lembrar de mais um:

As Bruxas de Salem (The Crucible) – 1996

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2006, 19:37:21 »
Isso pra mim é um baita furo. O islamismo está aí, baseado num Mohamed humano e muito mais casado que Jesus, e o judaísmo tem Moisés humano falível e casado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2006, 20:40:33 »
Isso pra mim é um baita furo. O islamismo está aí, baseado num Mohamed humano e muito mais casado que Jesus, e o judaísmo tem Moisés humano falível e casado.

Também acho.  Talvez seja mais fácil para protestantes como você aceitar uma eventual descoberta de que Jesus era casado, mas acho que mesmo para católicos isso não seria o fim do mundo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2006, 21:16:58 »
Não tem sentido, Dantas. Pra nós, católicos e etc, Jesus era Deus. Como casar Deus com uma humana? Nonsense, só aceita isso quem aceita a não-divindade de Cristo, e ainda assim temos alguns problemas sérios.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 14 de Agosto de 2006, 23:37:55 »
Não tem sentido, Dantas. Pra nós, católicos e etc, Jesus era Deus. Como casar Deus com uma humana? Nonsense, só aceita isso quem aceita a não-divindade de Cristo, e ainda assim temos alguns problemas sérios.

Por que Deus NÃO seria capaz de casar com uma humana?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Agosto de 2006, 09:12:22 »
não se trata de "ser capaz" de casar, mas de existir uma relação emocional e coisa  e tals entre um ser com os atributos do Deus cristão e uma humana. Não estamos falando aqui de Thor ou Hércules, mas de um ser onisciente, que não poderia beijar/etc uma mulher e neste momento ter toda a atenção e emoções focadas nela pois estaria ao mesmo tempo "vendo" todo o universo. Quer dizer, seria muito extranho...

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #22 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:11:32 »
Constantine (2005)

Esse aqui era pra ser uma crítica feroz aos céus de uma modo geral, onde os anjos são inescrupulosos e deus não liga a mínima para a humanidade, demônios estão entre nós fazendo o que querem e nós somos apenas piões usados de vez em quanto por um ou outro, mas, infelizmente, Hollywood conseguiu frustrar os fãs...

Fans como eu! esse filme eh um insulto! usashausahu
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:12:39 »
Guerra dos Mundos - Nada de deuses, mocinhos ou bandidos, nem força e nem inteligência - apenas ação natural - as boas e velhas bactérias infectando e destruindo organismos super-desenvolvidos, mas sem imunidade.

Pug2

• Visitante
« Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:56:10 »

E Jesus não é Deus mesmo  :)

Vc é católica  :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!