Matrix (The) - 1999
A crítica se passa com Neo e Oráculo conversam sobre destino e Neo diz preferir acreditar que ele controla sua vida (acho que é vida mesmo o termo que ele usa).
Diálogo entre Morpheus e Neo, Matrix :
Morpheus: Eu imagino que, este momento, você de estar se sentindo como alice. hmmm? Despencando pela toca do coelho?
Neo: Por aí...
M: Eu vejo em seus olhos. Você tem o olhar de um homem que aceita o que vê porque esta esperando acordar. Ironicamente, isso não está longe da verdade. Você acredita no destino Neo?
N: Não.
M: Por que não?
N: Eu gosto da idéia de que eu não controlo minha minha vida.
M: Eu sei exatamente o que vc quer dizer. Deixe-me dizer por que vc esta aqui. Você esta aqui porque sabe algo. O que você sabe, não consegue explicar, mas você pode sentir. Você sentiu sua vida inteira, que algo esta errado no mundo. Você não sabe o que é, mas esta lá, como uma farpa em sua mente, te deixando louco. Foi essa sensação que o trouxe até mim. Você sabe do que eu estou falando?
N: Matrix.
M: Você quer saber o que é?
N: Sim.
M: A Matrix esta em toda parte. Ao nosso redor. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la olhando por sua janela ou quando você liga TV. Você a sente quando vai trabalhar... quando vai a igreja... quando paga seus impostos. É o mundo posto ante seus olhos para cegá-lo da verdade.
N: Que verdade?
M: Que vc é um escravo, Neo. Como todo mundo, vc nasceu em cativeiro. Em uma prisão que vc nãp pode provar ou enxergar ou tocar. Uma prisão para sua mente... Infelizmente, é impossível dizer a alguém o que é Matrix. Você tem que ver com seus próprios olhos.
Parte II
Morpheus: "A Matrix é um sistema, Neo. Esse sistema é o nosso inimigo.
Mas quando estamos dentro dele, o que vemos? Homens de negócios, professores, advogados, carpinteiros. As mesmas pessoas que queremos salvar.
Mas, até conseguirmos, essas pessoas fazem parte desse sistema e isso faz delas nossas inimigas.
Você precisa entender que a maior parte dessas pessoas não está pronta para acordar. E muitos estão tão inertes, tão dependentes do sistema, que vão lutar para protegê-lo."
Interessante não?
Fonte:
http://ateusdobrasil.com.br/forum/topic=442.0.html