Enquete

analfabetos devem ter o direito de votar? o voto deveria ser obrigatório?

sim, sim
3 (11.1%)
sim, não
10 (37%)
não, sim
0 (0%)
não, não
10 (37%)
não sei, sim
0 (0%)
não sei, não
3 (11.1%)
sim, não sei
1 (3.7%)
não, não sei
0 (0%)
outra
0 (0%)

Votos Totais: 23

Autor Tópico: o voto dos analfabetos/obrigatoriedade do voto  (Lida 5928 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
o voto dos analfabetos/obrigatoriedade do voto
« Online: 14 de Agosto de 2006, 07:08:00 »
um tópico potencialmente nazi-racista-direitista-ateísta-capitalista-extremista...

assim como menores de 16 anos, apesar de alfabetizados, em muitos casos, são proibidos de votar, apesar de constituirem grande parte da população, acreditam que analfabetos também deveriam ter esse direito restrito, ou não?

Ou, talvez, ainda, pudesse haver algo como um meio termo. Assim como as pessoas precisam de habilitação para dirigir, precisassem de alguma forma (qual?) ser avaliados em sua capacidade de votar, sua consciência de voto? (o que deveria incluir, não apenas analfabetos, mas todos, imagino)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: o voto dos analfabetos/obrigatoriedade do voto
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2006, 08:38:44 »
Sobre o voto dos analfabetos, a questão é realmente controversa, por isso pus "não sei".
Quanta à obrigatoriedade, acho que devia acabar.
Acho que assim o resultado espelharia melhor os desejos da sociedade, inclusive mostrando a proporção daqueles que não dão importância ao processo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2006, 09:10:45 »
 :ok: gostei de ambas as colocações.

Realmente acho que a parte do voto dos analfabetos é no mínimo controversa, e não gosto nem um pouco da defesa disso hasteando uma bandeira de defensor da democracia. Pela "democracia" da mesma forma poderia-se defender o voto sem restrição qualquer de idade e de presos ou procurados...

também não vejo qualquer utilidade no voto ser obrigatório.

Enveredando para o OT, acho que ainda as votações deveriam ser como nos EUA; em vez de se resumir em escolher meramente um representante, e que tudo acabe o mais rápido possível, que fosse uma vasta enquete abordando diversas questões, como se estivessem embutidos diversos referendos em cada eleição. Mas não sei se isso, nos EUA, tem qualquer poder de voto decisivo ou se tem apenas fins de pesquisa.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2006, 09:44:15 »
Votei igual ao Hsette e vou continuar enveredando pelo OT.
Não sei até que ponto esse tipo dedemocracia direta é beéfico ou não. Tenho sérias dúvidas da capacidade da sociedade brasileira conseguir formar posições pouco influenciadas por preconceitos.

E já está na hora de evoluirmos para o voto distrital. Facilitaria a cobrança dos parlamentares pela sociedade e  a representatividade seria mais ampla. Além de eliminarmos a aberração de um cara não ser eleito, mesmo tendo votos suficientes para isso, em virtude da representação do seu partido.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2006, 09:56:01 »
E já está na hora de evoluirmos para o voto distrital.

Esse para mim é o ponto principal de uma reforma política eleitoral necessária.
Do jeito que está não há representatividade nenhuma. A Câmara Federal é um balaio de gato. Um sujeito lá do Acre (nada contra o estado do Acre  :ok:) se elege com os votos da família dele, e tem o mesmo poder de decisão de um deputado de São Paulo, por exemplo, que deve precisar, sei lá, de uns 300 mil votos.

Para isso tem o Senado, para a qual a eleição é majoritária, e representam os estados.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:24:15 »
Não acho que analfabetismo seja de maneira nenhuma sinônimo de incapacidade de votar... Muitas pessoas são capazes de sustentar a família, dar uma boa base aos filhos e viver a vida inteira sem saber assinar o próprio nome...

Inadmitir o voto dos analfabetos seria como se vocês considerassem que somente nossa geração tem direito ao voto, visto que a alfabetização se tornou prioridade faz pouco tempo... 30 anos prá cá?

E nossos pais e avós? Que mesmo que possam não ter tido as oportunidades de aprender que nós tivemos, ainda assim são muito conscientes sobre a situação política...

Analfabetos são cidadãos, não são mentalmente incapazes e por isso não vejo razão para podar a única forma que eles possuem de exercer a cidadania...

Agora, quanto ao fim do voto obrigatório... ia ser interessante do ponto de vista que só iria votar quem tivesse interesse... mas no Brasil ainda falta maturidade política pra pessoa saber que um voto faz a diferença... Mas não sei o que é pior... já trabalhei em eleições e vi pessoas votando no candidato que tivesse com o "santinho" mais a mão... Isso é um voto burro de uma pessoa sem consciência da diferença que seu voto faz... Mas essa pessoa pode ser tão alfabetizada quanto nós...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:58:46 »
Concordo em tudo com o Diego.

Analfabetismo não é sinômino de burrice ou falta de consciência. Somente de falta de escolarização.

Apesar de ser a favor de se retirar a obrigatoriedade do voto, acho um pouco complicado. Se não for obrigatório, muitas pessoas nunca mais vão chegar nem perto da política, nem nesse mínimo eleitoral...
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2006, 12:17:43 »
eu acho que para o voto do analfabeto ser algo mais válido, deveria haver uma melhor regulação sobre o horário eleitoral gratuito, em vez de ser algo aproximadamente do nível de informação de um domingão do Faustão.

Fora isso, seria interessante saber por que meios os analfabetos se conscientizam, e como fazem o julgamento sem ter as ferramentas de pensamento (teoricamente :/)  fornecidas pela escolarização.

Fico imaginando: será que os analfabetos votantes não simplesmente, em muitos casos, refletem o voto de pessoas alfabetizadas com quem moram ou com quem mais convivem, por estar numa situação em que é como se tivessem filtros potencialmente tendenciosos de informação? Seria praticamente apenas como se algumas pessoas pudessem votar duas vezes.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:03:39 »
eu acho que para o voto do analfabeto ser algo mais válido, deveria haver uma melhor regulação sobre o horário eleitoral gratuito, em vez de ser algo aproximadamente do nível de informação de um domingão do Faustão.

Fora isso, seria interessante saber por que meios os analfabetos se conscientizam, e como fazem o julgamento sem ter as ferramentas de pensamento (teoricamente :/)  fornecidas pela escolarização.

Acho que não se pode confundir o analfabetismo com a dificuldade de compreensão de conhecimento oralmente transmitido... Nada impede um analfabeto de falar habilmente sobre um assunto do qual tenha aprendido de forma oral... De maneira nenhuma isso limita sua capacidade de raciocínio ou sua inteligência... Ela se conscientizará da mesma forma que outras milhões de pessoas o farão... ouvindo horários eleitorais, notícias nos telejornais ou rádios...

Fico imaginando: será que os analfabetos votantes não simplesmente, em muitos casos, refletem o voto de pessoas alfabetizadas com quem moram ou com quem mais convivem, por estar numa situação em que é como se tivessem filtros potencialmente tendenciosos de informação? Seria praticamente apenas como se algumas pessoas pudessem votar duas vezes.

Analfabetismo é pura e simplesmente a incapacidade de ler ou de se expressar através da forma escrita... não se estende de maneira nenhuma à capacidade intelectual da pessoa ou a de expressar opiniões...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:06:34 »
Ser alfabetizado não faz uma pessoa mais cidadã que outra, como já disseram. A escolarização não fornece ferramenta pra votar melhor, e deus nos livre do dia em que isso acontecer. Formação política é coisa feita pela família, pela comunidade.  E foda-se se é preconceito ou sei lá, sendo preconceito da maioria é lei.

O voto não sendo obrigatório, só os analfabetos que queiram vão às urnas, e perder um domingo só pra ir votar não vale camiseta. Acho que deixar a votação só pra quem quer é ótimo e saudável, porque ninguém, como disse, vai perder o domingo de folga sem ter algum grau de certeza sobre o que está fazendo.

Também acho voto distrital uma ótima.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:30:53 »
Eu sou contra o voto dos analfabetos apenas porque acredito que eles não tem como aproveitar todas as fontes de informação. Se eu, por exemplo, não soubesse ler, votaria no primeiro número que viesse na minha cabeça. Minhas fontes de informação seriam conversas na rua, TV e trio elétrico de candidato. E com certeza há muito mais informação sobre os candidatos nos jornais e revistas.

Quanto a obrigatoriedade do voto, sou contra também. Talvez se fosse feito nos moldes das votações nos EUA, onde você tem que passar numa prova(não sei exatamente como é, se é só redação ou tem uma parte de conhecimentos gerais) para poder votar. Uma prova que meça o quanto você sabe sobre o que acontece no teu pais, política interna, crises e similares. Não tenho idéia de como fazer isto, mas tirando a obrigatoriedade já é um avanço.

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:37:46 »
O voto do analfabeto é um cancêr, para os próprios.

Quando instituido o voto do analfabeto, automaticamente os politicos deixariam de investir na educação para arrecadar votos, pois já não seria nescessaria a escolarização de seus eleitores e é claro, seria muito mais fácil manipula-los quando os mesmos não tivessem escolaridade alguma. Pois foi exatamente isso que aconteceu.
Certo que a escola no Brasil em suas  atuais condições não faz muita diferença em termos de aculturar o cidadão a ponto dele ter a capacidade de formar uma opinião politica coesa, mas de certo qualquer forma de ensino abre portas, o que é muito importante.

Quanto a obrigatoriedade do voto, bem, o brasileiro não é um povo muito consciente de seus deveres como cidadão, muitos iam deixar de votar para fazer um churrasco no quintal, somente pelo fato de não terem noção alguma do quanto é importante o seu voto, por tanto, enquanto a educação não melhorar e a população não se concientizar, acho que tornar o voto algo não obrigatorio é inviavel.

Ca-booooom..!!!  :histeria:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2006, 13:42:41 por El Duckzin »
Vini Vid Vicious (...)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:46:31 »
Eu sou contra o voto dos analfabetos apenas porque acredito que eles não tem como aproveitar todas as fontes de informação. Se eu, por exemplo, não soubesse ler, votaria no primeiro número que viesse na minha cabeça. Minhas fontes de informação seriam conversas na rua, TV e trio elétrico de candidato. E com certeza há muito mais informação sobre os candidatos nos jornais e revistas.

Essas são as fontes de infomação a ser consideradas...

Floko, você continua considerando analfabeto como sinônimo de burrice e falta de senso crítico... Um analfabeto discutindo com amigos vai poder opinar como qualquer outro, ele não é um cordeirinho inocente que vai acreditar em tudo que houve...

E se todos buscassem essas mesmas fontes de informação, já seria melhor do que o que acontece hoje... onde o candidato que dá uma cesta básica, uma camiseta ou chaveiro ganha o voto...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:47:04 »
:?: Em quais outros países há votos de analfabetos, e quantos são os analfabetos na população?

:?: E menores de 16 anos (15, 14, 13...10, 5 anos, etc) , analfabetos ou não, acreditam que deveriam poder votar?

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:48:22 »
Ser alfabetizado não faz uma pessoa mais cidadã que outra, como já disseram. A escolarização não fornece ferramenta pra votar melhor, e deus nos livre do dia em que isso acontecer. Formação política é coisa feita pela família, pela comunidade.  E foda-se se é preconceito ou sei lá, sendo preconceito da maioria é lei.

Se vc fosse analfabeta, você se consideraria digna de votar...?! Você se sentiria segura quanto a sua formação politica, moral e civica..?!

Pelo que eu sei, você está se formando em história, tem certeza que a sua formação politica foi toda feita em casa ou você mesma criou sua ideologia embasada nos seus conhecimentos e influências...?!

Se você se indentifica com a segunda opção, então você tem de concordar que uma pessoa tem de estar preparada para filtrar as informações que recebe e conhecimentos que adquire, para formar a própria ideologia e alguém sem escolaridade tem muito mais dificuldade em fazer isso.

Porque se a formação vier de casa, então todo filho de fracassado, fracassado será. Todo filho de ignorante, ignorante será, e assim por diante; Não acho que seja assim que as coisas deveriam funcionar.
Vini Vid Vicious (...)

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:53:42 »

Essas são as fontes de infomação a ser consideradas...

Floko, você continua considerando analfabeto como sinônimo de burrice e falta de senso crítico... Um analfabeto discutindo com amigos vai poder opinar como qualquer outro, ele não é um cordeirinho inocente que vai acreditar em tudo que houve...

E se todos buscassem essas mesmas fontes de informação, já seria melhor do que o que acontece hoje... onde o candidato que dá uma cesta básica, uma camiseta ou chaveiro ganha o voto...

A única forma(pelo menos eu vejo assim) de julgar imparcialmente uma notícia é obtendo ela na forma bruta, uma reportagem, um jornal, uma entrevista, debate, etc. Conversando você vai receber apenas a opnião do seu amigo e não a verdade. Ele(o analfabeto) pode até buscar conversar com mais pessoas para tentar dedusir a verdade, mas se ele conversar com mais "lulistas" vai achar que ele é o melhor, se conevrsar com mais "alkiministas" vai achar que ele é o melhor. Não por ignorância ou insuficiência de discernimento, mas por culpa das informações que ele vai receber.

(...)
:?: E menores de 16 anos, analfabetos ou não, acreditam que deveriam poder votar?

Eu sou contra. Falta maturidade. Novamente entraria a questão da prova de conhecimentos gerais da atualidade pra poder votar e reintero que não tenho a mínima idéia de como aplicar este sistema.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:55:35 »
onde o candidato que dá uma cesta básica, uma camiseta ou chaveiro ganha o voto...

Ou uma Bolsa para a família...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:02:53 »
(...)
 E menores de 16 anos, analfabetos ou não, acreditam que deveriam poder votar?

Eu sou contra. Falta maturidade. Novamente entraria a questão da prova de conhecimentos gerais da atualidade pra poder votar e reintero que não tenho a mínima idéia de como aplicar este sistema.

Alto lá..!! Eu não me considero menos preparado que ninguém aqui nesse fórum para votar e o voto é opcional aos 16, por tanto eu acho que só quem realmente se sente obrigado como cidadão e preparado, vota aos 16.
Vini Vid Vicious (...)

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:04:44 »
onde o candidato que dá uma cesta básica, uma camiseta ou chaveiro ganha o voto...

DISSE TUDO.  :histeria:
Vini Vid Vicious (...)

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:08:55 »
(...)
 E menores de 16 anos, analfabetos ou não, acreditam que deveriam poder votar?

Alto lá..!! Eu não me considero menos preparado que ninguém aqui nesse fórum para votar e o voto é opcional aos 16, por tanto eu acho que só quem realmente se sente obrigado como cidadão e preparado, vota aos 16.

Há exeções, mas por causa de raras exeções não deve ser permitido o voto para menores de 16.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:09:20 »

Principalmente... :?

Floko, tudo o que está na forma escrita pode ser encontrada na forma oral, as reportagens, só por estarem na forma escrita não estão isentas de opinião pessoal daqueles que a escreveram. Nas entrevistas e debates, você ainda poderá ver as reações dos candidatos, seu nervosismo ou sua calma...

Vamos pensar dessa forma então... os cegos que não conseguem ler braile, podem votar? Ora, pra eles a forma de comunicação escrita não existe... Mas isso torna um cego menos cidadão porque o aprendizado dele se deu de forma oral?

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #21 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:19:38 »

Principalmente... :?

Floko, tudo o que está na forma escrita pode ser encontrada na forma oral, as reportagens, só por estarem na forma escrita não estão isentas de opinião pessoal daqueles que a escreveram. Nas entrevistas e debates, você ainda poderá ver as reações dos candidatos, seu nervosismo ou sua calma...

Vamos pensar dessa forma então... os cegos que não conseguem ler braile, podem votar? Ora, pra eles a forma de comunicação escrita não existe... Mas isso torna um cego menos cidadão porque o aprendizado dele se deu de forma oral?

Estavamos tratando de analfabetos. Eu, pelo menos, vejo muito mais coisa na imprensa escrita, mais material pesquisável, na hora que quiser, pra ler e reler, estudar com calma.

Quanto aos cegos, não vejo por que fazer diferenciação. Muito provavelmente se a votação não fosse obrigatória, uma quantidade infima de cegos votaria. Não rezultariam num prejuizo tão grande quanto o voto dos cidadãos comuns mal informados(analfabetos ou não). Mas não vejo eles numa situação muito diferente não. Os poucos que não souberem braile(não acredito que exista muito material político em braile no Brasil atualmente) estão no mesmo patamar que um analfabeto pra mim.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:50:12 »
Estavamos tratando de analfabetos. Eu, pelo menos, vejo muito mais coisa na imprensa escrita, mais material pesquisável, na hora que quiser, pra ler e reler, estudar com calma.

Quanto aos cegos, não vejo por que fazer diferenciação. Muito provavelmente se a votação não fosse obrigatória, uma quantidade infima de cegos votaria. Não rezultariam num prejuizo tão grande quanto o voto dos cidadãos comuns mal informados(analfabetos ou não). Mas não vejo eles numa situação muito diferente não. Os poucos que não souberem braile(não acredito que exista muito material político em braile no Brasil atualmente) estão no mesmo patamar que um analfabeto pra mim.

Analfabetismo = incapacidade de ler, de escrever....

Você está limitando o acesso a informação ao escrito e ignorando vídeos na internet, televisão, TV Senado, Tv Câmara, TV Justiça, debates, entrevistas em rádio e comícios... todos são maneiras de receber informações para embasar o voto. Alguns mais imparciais do que outros, mas senso crítico analfabeto pode muito bem ter... muitos alfabetizados não o têm, mas eu dificilmente acredito que um analfabeto de 50 anos de idade que seja pai de uma família, trabalhou e sustentou todos seja um incapaz que não pode ter o direito de decidir sobre o futuro político que acredita ser melhor...

Analfabetismo e cegueira agora são sinônimos de burrice? Falta de senso crítico? Atraso mental?

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #23 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:09:25 »

Analfabetismo = incapacidade de ler, de escrever....

Você está limitando o acesso a informação ao escrito e ignorando vídeos na internet, televisão, TV Senado, Tv Câmara, TV Justiça, debates, entrevistas em rádio e comícios... todos são maneiras de receber informações para embasar o voto. Alguns mais imparciais do que outros, mas senso crítico analfabeto pode muito bem ter... muitos alfabetizados não o têm, mas eu dificilmente acredito que um analfabeto de 50 anos de idade que seja pai de uma família, trabalhou e sustentou todos seja um incapaz que não pode ter o direito de decidir sobre o futuro político que acredita ser melhor...

Analfabetismo e cegueira agora são sinônimos de burrice? Falta de senso crítico? Atraso mental?

Em momento algum eu disse burrice, atraso mental ou falta de senço crítico. Não é deles a culpa por não terem contato com outra formas de informação. Alguns votam bem, muitos votam muito mal. É assim que é, mas por causa de exeções, não vou aceitar que eles são a regra.

Cara, um analfabeto usando a internet? Como ele vai digitar o endereço do domínio? Como vai ler o site pra saber aonde estão os vídeos? Nesses pontos um cego tem mais vantagens que um analfabeto, pro causa dos caras que usam aquele programa que lê os sites pra eles. Mas eu definitivamente não consigo imaginar um analfabeto com um pc em casa, internet e recursos caros para não precisar ler os sites. Uma minoría pode conseguir esse conforto, mas a maioria esmagadora não tem.

Não adianta continuar a discução, nenhum de nós vai mudar de opinião, só estamos repetindo os mesmos argumentos toda hora.  :P

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:20:26 »
burro como for, é o povo quem deve decidir por quem será governado. analfabeto [funcional] ou não...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!