Enquete

analfabetos devem ter o direito de votar? o voto deveria ser obrigatório?

sim, sim
3 (11.1%)
sim, não
10 (37%)
não, sim
0 (0%)
não, não
10 (37%)
não sei, sim
0 (0%)
não sei, não
3 (11.1%)
sim, não sei
1 (3.7%)
não, não sei
0 (0%)
outra
0 (0%)

Votos Totais: 23

Autor Tópico: o voto dos analfabetos/obrigatoriedade do voto  (Lida 5929 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: o voto dos analfabetos/obrigatoriedade do voto
« Resposta #25 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:07:20 »
Há também uma questão de fundo legal envolvida: ao Estado, por lei, cabe prover a alfabetização de todos os cidadãos.
Ao proibir o voto aos analfabetos, eles estariam sendo penalizados por algo que é responsabilidade do Estado.
Deve até haver trabalhos jurídicos a esse respeito. É uma questão de direito constitucional e eleitoral.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:20:45 »
burro como for, é o povo quem deve decidir por quem será governado. analfabeto [funcional] ou não...
E cada povo tem o governante que merece. Democracia é isso, mesmo os velhos gregos o admitiam.

Restringir o voto, seja dos analfabetos ou dos velhos ou dos cegos ou de uma pessoa que não passe em prova de conhecimentos gerais, é FASCISMO, sejamos sinceros. Jovem menor de idade não deve votar porque ainda está em formação, de acordo com as nossas convenções; um cara maior mas analfabeto já tem vivência e já fez muitas escolhas na vida. Isso devia ser suficiente pra ele poder escolher quem deve representá-lo.

falta de senço crítico (...) Cara, um analfabeto usando a internet? (...)Não adianta continuar a discução
SO TRUE :histeria:
Isso é falta de formação na escola. Não sabe escrever, tbm não sabe votar. Os direitos políticos do Floko têm que ser cassados AGORA. Discutam.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:22:41 »
Há também uma questão de fundo legal envolvida: ao Estado, por lei, cabe prover a alfabetização de todos os cidadãos.
Ao proibir o voto aos analfabetos, eles estariam sendo penalizados por algo que é responsabilidade do Estado.
Deve até haver trabalhos jurídicos a esse respeito. É uma questão de direito constitucional e eleitoral.

mas ao votar mal por não ter o mesmo acesso a informação que teriam eles são duplamente penalizados, e penalizam outros ao mesmo tempo. Talvez até produzindo mais gerações de analfabetos pelo interesse em manter uma população de voto facilmente conquistável.

Fora isso, a mesma lógica "descriminalizaria crimes" pelo estado ter sido incompetente na formação social das pessoas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #29 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:26:29 »
burro como for, é o povo quem deve decidir por quem será governado. analfabeto [funcional] ou não...
os menores de 16 anos (15, 14, 13...), não fazem parte do povo?

Fazem, mas são considerados como incapazes...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:32:50 »
o que é tão discutível quanto a capacidade dos analfabetos.

O que? A incapacidade jurídica?

Bom senso...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline El Duckzin

• Nível 05
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Agosto de 2006, 18:54:34 »
Vamos separar as coisas...

Menor de 16 nao pode votar mesmo, mas a partir dos 16 eu acho que 'e uma boa idade.

Ja os analfabetos eu jah provei por a+b na minha resposta anterior, do pq eles nao podem votar.
Vini Vid Vicious (...)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Agosto de 2006, 18:59:19 »

Exatamente. E depois, acho que seria perigoso proibir votos à analfabetos por julgar que são incapazes, pois poderia-se estender cada vez mais o argumento, proibindo cada vez mais classes de votar, chegando ao ponto de apenas uma pequena elite ter o direito de decidir por todos.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #34 Online: 14 de Agosto de 2006, 19:28:41 »
falta de senço crítico (...) Cara, um analfabeto usando a internet? (...)Não adianta continuar a discução

SO TRUE :histeria:
Isso é falta de formação na escola. Não sabe escrever, tbm não sabe votar. Os direitos políticos do Floko têm que ser cassados AGORA. Discutam.

Apoiado. :ok: :lol:
Tem horas em que baixa o semi-analfabeto em mim mesmo. Mas quem não tem horas assim?
Agora que fui ler achei fácil os dois "errinhos" de gramática, mas na frase: "Cara, analfabeto usando a internet?" não encontrei erro algum. Poderia me elucidar?

Não entendi se você teve como objetivo me corrigir, me criticar por minha opinião ser divergente da sua ou apenas tirar um sarro com a minha cara. Seja ele qual for, você deve concordar que foneticamente mesmo meus erros crassos de português passam desapercebidos. Não digo, e nunca disse que sou perfeito na escrita da língua portuguesa, mas com absoluta certeza eu sei ler perfeitamente, e essa é a diferença entre um analfabeto e eu. Para me informar sobre um candidato, não tenho que escrever nada, apenas ler e aprender.

A propósito, vou começar a usar internetês aqui. :)

Temma

• Visitante
« Resposta #35 Online: 14 de Agosto de 2006, 21:34:27 »
analfabetos poderiam ter filhos?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2006, 21:38:15 »
Bom, se não pudessem, não haveria nascido o inventor da escrita, certo?

rizk

• Visitante
« Resposta #37 Online: 14 de Agosto de 2006, 23:33:01 »
Tem horas em que baixa o semi-analfabeto em mim mesmo. Mas quem não tem horas assim?
Agora que fui ler achei fácil os dois "errinhos" de gramática, mas na frase: "Cara, analfabeto usando a internet?" não encontrei erro algum. Poderia me elucidar?

Não entendi se você teve como objetivo me corrigir, me criticar por minha opinião ser divergente da sua ou apenas tirar um sarro com a minha cara. Seja ele qual for, você deve concordar que foneticamente mesmo meus erros crassos de português passam desapercebidos. Não digo, e nunca disse que sou perfeito na escrita da língua portuguesa, mas com absoluta certeza eu sei ler perfeitamente, e essa é a diferença entre um analfabeto e eu. Para me informar sobre um candidato, não tenho que escrever nada, apenas ler e aprender.
Fofo, isso não te desmerece! Em absoluto! Foi só uma tentativa de mostrar como isso de saber escrever não mede nada (senão saber escrever). Entende que o analfabeto pode dar uma justificativa análoga à sua? "Eu não escrevo mas comunico-me oralmente e ouço perfeitamente; pra me informar sobre um candidato, basta ouvir e entender".

Horário eleitoral é outra conversa, que independe do eleitor ser analfabeto, preto ou gay.

p.s. dois errinhos de ortografia, sim, e a parte do analfabeto na internet vc deveria ter entendido como "a rizk me chamou de analfabeto" para depois sentir na pele a validade do meu argumento, mas não sei se isso funcionou, e tbm tanto faz.

p.p.s. ../forum/topic=6930.0.html#msg113392

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #38 Online: 14 de Agosto de 2006, 23:39:04 »

Fofo, isso não te desmerece! Em absoluto! Foi só uma tentativa de mostrar como isso de saber escrever não mede nada (senão saber escrever). Entende que o analfabeto pode dar uma justificativa análoga à sua? "Eu não escrevo mas comunico-me oralmente e ouço perfeitamente; pra me informar sobre um candidato, basta ouvir e entender".

Horário eleitoral é outra conversa, que independe do eleitor ser analfabeto, preto ou gay.

Horário eleitoral não diz tudo sobre um candidato, mas não vou mais discutir este assunto.

p.s. dois errinhos de ortografia, sim, e a parte do analfabeto na internet vc deveria ter entendido como "a rizk me chamou de analfabeto" para depois sentir na pele a validade do meu argumento, mas não sei se isso funcionou, e tbm tanto faz.

Gostaria de lhe pedir para que antes de tentar corrigir os outros de forma tão mal-educada, tente escrever em português. :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:18:52 »
analfabetos poderiam ter filhos?

Acho que qualquer um que pudesse legalmente adotar filhos, deveria poder ter filhos biológicos. Se isso inclui analfabetos, okay. Ao menos sem analisar melhor a questão.

rizk

• Visitante
« Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:30:11 »
Ah, meu método pedagógico definitivamente não funciona. De todo modo, "vc" e "tbm" são perfeitamente aceitos em toda a web em português, conforme-se.

Cara, sinceramente, vamos ao que interessa. Você é prova viva de que saber escrever direito (ou não) não significa nada; apesar de cometer CRIMES com as cedilhas, vc parece ter uma boa noção de cidadania.

Tentar tirar de uma pessoa o direito de votar, garantido pelo mero fato de ter nascido em território brasileiro, não faz sentido algum num contexto republicano e democrático. É, a meu ver, manobra da classe dominante monopolizar o poder decisório... e a molecada cai como pato. Por isso, menor não deve votar.

Temma

• Visitante
« Resposta #41 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:34:37 »
dislexicos podem votar?  :D

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Agosto de 2006, 08:07:37 »
Citação:El Duckzin: Ja os analfabetos eu jah provei por a+b na minha resposta anterior, do pq eles nao podem votar.

Provou como? Eu não vi nada disso não.

Se for com a comparação com a "incapacidade" dos menores de 16 anos, não tem nada a ver uma coisa com a outra.
No caso dos menores de 16, trata-se da figura legal da incapacidade jurídica. Não vejo relação entre uma coisa e outra.

A capacidade jurídica de uma pessoa física é a possibilidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil - isto é, adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio. A legislação brasileira prevê três estados de capacidade jurídica:

capacidade plena - é a possibilidade plena de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
incapacidade relativa - situação legal de impossibilidade parcial de realização pessoal dos atos da vida civil, exigindo alguém que o auxilie (assistente). Exemplos: maiores de 16 e menores de 18 anos, ébrios habituais ou viciados em drogas, excepcionais etc).
incapacidade absoluta - situação legalmente imposta de impossibilidade de realização pessoal dos atos da vida civil, senão por representante. Exemplos: menores de 16 anos, deficientes mentais, e os que por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessoa_jur%C3%ADdica

Como se vê, os analfabetos, em termos jurídicos, estão na categoria de "capacidade plena".
« Última modificação: 15 de Agosto de 2006, 13:12:53 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #43 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:27:49 »
Ah, meu método pedagógico definitivamente não funciona. De todo modo, "vc" e "tbm" são perfeitamente aceitos em toda a web em português, conforme-se.

Cara, sinceramente, vamos ao que interessa. Você é prova viva de que saber escrever direito (ou não) não significa nada; apesar de cometer CRIMES com as cedilhas, vc parece ter uma boa noção de cidadania.

Tentar tirar de uma pessoa o direito de votar, garantido pelo mero fato de ter nascido em território brasileiro, não faz sentido algum num contexto republicano e democrático. É, a meu ver, manobra da classe dominante monopolizar o poder decisório... e a molecada cai como pato. Por isso, menor não deve votar.

Ser alfabetisado não significa só saber escrever. A parte da alfabetização que interessa na hora do voto é a parte em que você aprende a ler.

Quanto ao VC e ao TBM, não encontrei em dicionário algum. Portanto não são palavras válidas na língua portuguesa.

Quanto aos dois assuntos, não vou mais me extender. Cada um tem sua opinião já formada e não vejo nenhum tipo de progresso em chocar frentes antagônicas.

dislexicos podem votar?  :D

Até onde eu sei, eles tem apenas dificuldade em ler e escrever determinadas letras, então podem sim, ler um texto(vão levar mais tempo) e aprender com ele. É isso que interessa.

Ja os analfabetos eu jah provei por a+b na minha resposta anterior, do pq eles nao podem votar.

Se for com a comparação com a "incapacidade" dos menores de 16 anos, não tem nada a ver uma coisa com a outra.
No caso dos menores de 16, trata-se da figura legal da incapacidade jurídica. Não vejo relação entre uma coisa e outra.

(...)

Como se vê, os analfabetos, em termos jurídicos, estão na categoria de "capacidade plena".

Sim, de acordo com a lei eles tem capacidade plena. Mas nada impede o povo de cojitar mudanças nas leis.

P.S.: tomei a liberdade de corrigir a citação ok?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:45:05 »
P.S.: tomei a liberdade de corrigir a citação ok?
Por curiosidade, corrigiu o quê?  :?:

Sim, de acordo com a lei eles tem capacidade plena. Mas nada impede o povo de cojitar mudanças nas leis.

Você estaria sugerindo que os analfabetos fossem listados na categoria dos incapazes, para efeitos eleitorais?

PS: é bom lembrar que eles não podem ser candidatos. Como é que fica isso em termos de coerência jurídica? Vai entender a legislação brasileira... :stunned:
"Por quê?"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #45 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:46:06 »
cogitar é com gê.   :histeria:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:47:06 »
Não saquei ainda qual a limitação na capacidade mental ou de fazer críticas à realidade social de uma pessoa que aprendeu através da forma oral...

Na verdade, não tem fundamento vocês afirmarem que pessoas que aprenderam dessa maneira são mais capazes do que as outras...

O exercício da cidadania é direito de todo cidadão. Então os analfabetos são bons o suficiente para pagar impostos que movimentam a economia mas não são suficientemente capazes de escolher seus representantes?

Já disse antes e digo novamente, uma pessoa que é responsável por uma família inteira tem sim a capacidade de saber o que as palavras "corrupto", "mentiroso" e "politiqueiro" são.

Dizer que o voto deveria ser exclusivo de quem sabe o que está fazendo, reduziria o poder de voto a uma parte mínima da população...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:51:53 »
Não saquei ainda qual a limitação na capacidade mental ou de fazer críticas à realidade social de uma pessoa que aprendeu através da forma oral...

Na verdade, não tem fundamento vocês afirmarem que pessoas que aprenderam dessa maneira são mais capazes do que as outras...

O exercício da cidadania é direito de todo cidadão. Então os analfabetos são bons o suficiente para pagar impostos que movimentam a economia mas não são suficientemente capazes de escolher seus representantes?

Já disse antes e digo novamente, uma pessoa que é responsável por uma família inteira tem sim a capacidade de saber o que as palavras "corrupto", "mentiroso" e "politiqueiro" são.

Dizer que o voto deveria ser exclusivo de quem sabe o que está fazendo, reduziria o poder de voto a uma parte mínima da população...

E pq cargase d'agua eles nw podem se candidatar?Cegos podem, mas analfabetos nw.....

Tb nw entendo pq maiores de 16 podem votar mas nw ´podem ser resposabilizados por crimes como adultos.....
Contradições........ As leis do Brasil parecem a biblia......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:05:46 »
A capacidade de críticas é em algo limitada de acordo com a capacidade de obter informações

E menores de 16 anos (15, 14...)? Atualmente, muitos deles trabalham e sustentam ou ajudam a sustentar a família. Quando não, pela responsabilidade de estudar em vez disso, para receber o bolsa família.

Muitas pessoas na faixa de 5-15 anos, ou menos, também tem essa capacidade.

E daí? Dizer que o direito de dirigir automóveis deveria ser exclusivo de quem sabe o que está fazendo, reduziria o poder de voto a uma parte mínima da população.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:12:11 »
Citação:Buckaroo Banzai: Ja os analfabetos eu jah provei por a+b na minha resposta anterior, do pq eles nao podem votar.

Eu não disse isso, foi outra pessoa.

Talvez sejam "burocracias" distintas, mas o ponto ainda vale. Não existiria absolutamente nenhuma pessoa, menor de 16 anos, mentalmente capaz de votar conscientemente?

A capacidade jurídica de uma pessoa física é a possibilidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil - isto é, adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio. A legislação brasileira prevê três estados de capacidade jurídica:

capacidade plena - é a possibilidade plena de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
incapacidade relativa - situação legal de impossibilidade parcial de realização pessoal dos atos da vida civil, exigindo alguém que o auxilie (assistente). Exemplos: maiores de 16 e menores de 18 anos, ébrios habituais ou viciados em drogas, excepcionais etc).
incapacidade absoluta - situação legalmente imposta de impossibilidade de realização pessoal dos atos da vida civil, senão por representante. Exemplos: menores de 16 anos, deficientes mentais, e os que por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessoa_jur%C3%ADdica

eu não estou dizendo que a lei permite que menores de idade votem...

E de qualquer forma.... voltando ao início da enquete, há a opção "outra". Para a qual imaginava se não poderia se fugir das generalizações de que todos os analfabetos são plenamente capazes de votar, e de que todos os menores de idade são incapazes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!