Enquete

é uma boa idéia estigmatizada pela incompetência?

sim
3 (16.7%)
não
12 (66.7%)
não sei
3 (16.7%)

Votos Totais: 16

Autor Tópico: progressão continuada  (Lida 7764 vezes)

rizk

• Visitante
Re: progressão continuada
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2006, 01:13:17 »
PC é uma coisa pra inglês ver. Noventa e tantos % das crianças na escola, blabla. Mas é a velha conversa: sem um sistema de ensino competente, não tem nem jeito de preparar o jovem pra uma carreira; e a situação ainda piora varrendo a sujeira pra debaixo do tapete.
Aí vem tucano com essa conversa de 2 professores, o que é AINDA mais revoltante.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2006, 01:41:54 »
2 professores nada.
o negócio é o seguinte; tem professor público que pode ganhar 10.000 reais mensais que vai continuar acomodado. quem estuda em universidade pública sabe como é.

ao invés de pagar 2 professores, deveriam pagar um só e pagar 300 reais mensais para um aluno espião. o aluno espião informaria ao órgão responsável (cie - central de inteligência educacional) das posturas do professor, claro, poderia gravar a aula ou filmar, pra ninguém ser injustiçado.
hehe

falando sério;
não acredito que o problema com a educação brasileira se resuma a baixo salário de professor. entre as causas, dá pra enumerar a falta de rigor na avaliação escolar, quiçá até seja a deteminante. mas alguns fatores são imensuráveis, como talvez o método pedagógico. será que parte deste péssimo cenário não são décadas de paulo freire?
há de se encarar a realidade; muita gente não estuda porque não quer mesmo. o problema então, é de motivação, algumas vezes .então, se fizéssemos como o apolinário e colocássemos a molecada em período integral, provavelmente uma boa parte iria se revoltar e ficar aprontando na escola, matando aula, dormindo, sei lá. se o rigor na avaliação escolar fosse muito grande, se, além de provas difíceis, tivessem também de realmente passar de ano, quantos não abandonariam a escola? e, se comunicados os pais, quantos se indignariam, quantos têm consciência da enorme importância da educação?
pois então, taí a chave do problema da educação no brasil, que creio poder ser resumido a dois fatores; falta de motivação e falta de avaliação. deve-se exigir da molecada e deve-se fazê-los pensar que a exigência deve ser cumprida.
como? sei lá, que os pedagogos e os gestores da máquina pública cuidem disso. a minha intenção só é apontar que quatruplicar salário de professor, dobrar tempo na escola ou colocar mais professores definitivamente não resolve a questão. pode acabar sendo dinheiro no lixo.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2006, 01:49:15 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2006, 01:58:04 »
aliás, solicito a quem tiver tempo e disposição; visite uma escola pública(não vale cefet!), primeiro ou segundo grau. assista umas aulas, e, sabendo que objetivo é científico, não deixe que a sua presença modifique o objeto de estudo, imiscua-se em meio à molecada. aposto 5 cervejas que motivação por parte dos alunos não sobrará.
nunca estive em uma escola pública. é só que sempre ouvia as queixas de uma professora minha da 8ª série que dava aula em escola pública, e era todo dia. minha mãe é professora de ensino fundamental, e entre as colegas há uma preferência geral por não pegar escola pública, não só por causa do salário, mas também pelos enormes problemas disciplinares a se enfrentar. também passava freqüentemente ao lado de uma escola pública quando morava em ribeirão, e de umas das janelas dava pra ouvir o som; não raro, o que ouvia era uma voz quase rouca de um professor tentando se fazer notar em meio à barulheira geral da classe, pedindo silêncio. 
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2006, 12:06:17 »
Bruno, jovem vai pra escola também pra aprender a ser disciplinada e viver em sociedade, né? O que fode é: vc entra na escola pública cheio de idéias, aí todo mundo lá sentado deixando eles fazendo o que querem, por preguiça. Tem muita coisa que paga menos ainda que ser professor. Salário é uma merda, não tem incentivo pra formação contínua, mas ou a pessoa gosta do que faz ou sai fora. 
Tenho muito ódio dessas normalistas velhas.

BB, se o sistema fosse competente, os jovens não repetiriam de ano no grau que costumavam, e aí não ia PRECISAR de progressão continuada. Não precisa fazer muito pras crianças passarem nos testes, sabe.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2006, 13:08:06 »
mas imagino que alguma diferença de velocidades de aprendizado seja  esperada, por melhor que for o sistema de ensino... se nivelar pela média, teoricamente alguns iriam ficando para trás... agora, imagino que esses não precisassem propriamente repetir de ano, mas repetir módulos menores.

Acho que para alguém que está indo mal em alguma matéria especificamente, ou em algum ponto crucial de uma matéria (mas não na matéria toda do ano), e tem que repetir um ano todo novamente apenas por essa, deve ser muito desanimador. Sem falar que é perda de tempo.

Ao mesmo tempo imagino se não seria interessante algo "ao contrário", "adiantar" alguns alunos conforme se dessem melhor para não ficarem enfadados, desestimulados com um ritmo que para eles é lento.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2006, 19:32:16 »
Colega, nem escola particular faz isso. Acho que o colégio Etapa divide as salas por nota: A em uma, B, em outra, e assim por diante. Acho uma coisa triste e admirável-mundo-novo, o pobre E vai vier estigmatizado para sempre.

Espera-se que aconteça de ter alunos melhores e piores na mesma sala; o professor tem que estar preparado pra isso, ter mecanismos de compensação e todas essas coisas.

Uma vez que temos noventa e tantos por cento das crianças na escola, é tempo de se preocupar em fazê-las ter boas notas nos testes do governo, e daí abolir a PC. E daí Jesus volta e vamos todos pro paraíso. Enfim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2006, 20:48:24 »
assistindo TV eu vi que em algumas escolas dos EUA há coisas como cada aluno ter o seu próprio horário.

de forma parecida, acho poderia ter "disciplina X do trimestre Y", por exemplo. Menor que isso, algo como um reforço paralelo, em outro período, porque senão acho que a estrutura necessária seria exorbitante.

Acho que algo assim poderia minimizar mais os desníveis dentro de uma turma, o que não acho de forma alguma algo que se trata de estigmatização/rotulação ou sei lá o que, apesar de sempre as coisas poderem ser interpretadas assim.

Poderia-se por exemplo, ir mais longe abolir inclusive os "anos", e ter simplesmente aulas - "o ensino puro e livre para todos, sem discriminação etária preconceituosa! Se discriminarmos o cidadão pela sua idade, abrimos precedente para depois discriminá-lo pela sua classe social, pelo seu sexo, não tarda e estarão discriminando quem pode e quem não pode aprender de acordo com a raça. Nada disso, todos têm direitos iguais".

Se trata em vez disso de uma forma de organizar as coisas de forma mais eficiente, justamente como a classificação em anos, mas dividida em fatias menores.

(mas acho que isso já nem é mais progressão continuada tal como geralmente conhecida...)

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2006, 01:02:31 »
O que acho engraçado é candidato a governador de São Paulo (Mercadante) dizendo que vai acabar com a progressão continuada... Como se fosse algo que coubesse ao governo do Estado. Se o Ministério da Educação manda ser assim, não há como mudar. Se pelo menos tivesse feito isso enquanto senador...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 01:04:10 por Atheist »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:38:48 »
O que acho engraçado é candidato a governador de São Paulo (Mercadante) dizendo que vai acabar com a progressão continuada... Como se fosse algo que coubesse ao governo do Estado. Se o Ministério da Educação manda ser assim, não há como mudar. Se pelo menos tivesse feito isso enquanto senador...

sim, esses candidatos são meio megalomaníacos. falta um candidato jurista pra chegar lá e falar: "porra, isso não tem nada a ver, é um absurdo jurídico!". cadê os acessores??

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2006, 21:44:17 »
... mas quanto ao assunto... ninguém acha que uma "unidade curricular repetível" menor que o ano ou semestre fosse algo vantajoso, e de forma modular?

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2006, 02:08:50 »
... mas quanto ao assunto... ninguém acha que uma "unidade curricular repetível" menor que o ano ou semestre fosse algo vantajoso, e de forma modular?

Concordo plenamente. É muito imbecil ter que refazer todas as disciplinas. Seria mais justo um sistema semelhante ao de faculdades, as dependências, que poderiam ser oferecidas nas férias. Se o aluno não reprovar em muitas não perde tempo.

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2006, 10:08:54 »
Tbm acho ok esse esquema de DP. Quanto à outra proposta, não acho que preste. Uma coisa é ter isso na faculdade, outra no Fundamental - onde os alunos ainda não têm noções básicas das coisas nem disciplina. Eu gosto da idéia de séries e de turmas de recuperação.
Em vez de servir pra respeitar o tempo do aluno, serve de desculpa pra professor não dar aula. SINCERAMENTE. Sem uma equipe bem formada, não tem como funcionar - e se a gente já tem tanto problema com o construtivismo, imagina assim...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2006, 10:28:53 »
Mas existem dependências nas escolas de ensino fundamental e médio. Ao menos em algumas.

Discordo da Mimi sobre a divisão das turmas por notas ou qualquer outro método de avaliação: é uma forma de salvar os interessados. Veja, há muito professor que dá aula na rede pública num turno e em escola particular em outro. Daria para manter um bom nível nas salas com as melhores notas. Uma quantidade menor de "cérebros" seria desperdiçada ano após ano. Não é questão de ser "elitista" e achar que quem tem dificuldades não merece uma educação de boa qualidade, é questão de saber que não há sentido em juntar interessados e desinteressados numa mesma sala de aula, atrapalhando qualquer plano dos poucos que ainda querem alguma coisa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2006, 10:49:51 »
Mas interesse é algo contagioso até certo ponto, Ricardo.  Bem como o desinteresse.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2006, 10:54:03 »
Mas existem dependências nas escolas de ensino fundamental e médio. Ao menos em algumas.

Discordo da Mimi sobre a divisão das turmas por notas ou qualquer outro método de avaliação: é uma forma de salvar os interessados. Veja, há muito professor que dá aula na rede pública num turno e em escola particular em outro. Daria para manter um bom nível nas salas com as melhores notas. Uma quantidade menor de "cérebros" seria desperdiçada ano após ano. Não é questão de ser "elitista" e achar que quem tem dificuldades não merece uma educação de boa qualidade, é questão de saber que não há sentido em juntar interessados e desinteressados numa mesma sala de aula, atrapalhando qualquer plano dos poucos que ainda querem alguma coisa.

também acho que pode ser desestimulante para os que estão ficando para trás, não só para os que estão acima da média

ukrainian

• Visitante
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2006, 11:06:58 »

É uma questão de seleção natural.

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 30 de Setembro de 2006, 12:30:45 »
Eu acho é que o BB surtou e só fala disso agora :D

Mimi, eu não disse que não é uma boa coisa, não ponha palavras na minha boca. Ao fim, melhor traumatizar por estar na turma "E" que não aprender nada; e ele pode trocar de sala se melhorar o desempenho, ao passo que, se repetir, fodeu-se-se.
Mas minha mãe é pedagoga e diz que não é bonito assim não, vou perguntar pra ela e volto depois.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"Progressão continuada" não é pior do que a "repetência tradicional"
« Resposta #20 Online: 10 de Março de 2010, 02:01:45 »

Mas ainda assim fazem muito uso político desse mito.

[...]

Sistema de ciclos x serial

Outro mito que vem causando polêmica na sociedade, sendo bastante impulsionado pela imprensa, é a questão da aprovação automática e a implementação do sistema de ciclos. A mídia vem adotando uma postura em relação a esse tema em que posiciona o sistema de ciclos como o cerne do problema da educacional do país, principalmente por englobar a aprovação automática dos alunos. Não obstante, índices recentes disponibilizados pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) comprovam que os alunos do regime seriado tiveram desempenho ligeiramente menor aos do regime de ciclos, numa diferença numérica estatisticamente irrelevante.

Já o estado de São Paulo, onde 65% das escolas adotam o sistema de ciclos, tem a quarta melhor média do Brasil em português, enquanto Alagoas, majoritariamente serial, obteve o segundo pior desempenho. O próprio presidente Lula ao falar que “no Brasil foi decidido que o aluno não repetiria mais e hoje 52% das crianças na quarta série não conseguem interpretar um texto” dá margem a interpretações que induzem ao erro. A fala não revela que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação não obriga a implementação do sistema de ciclos, mas confere à opção de adotá-lo em substituição ao sistema serial. Além disso, foge à verdadeira causa do problema educacional no país.

A Unesco comparou recentemente 132 países com relação à taxa de repetência. Na pesquisa o Brasil ficou em 8o lugar, com 25% de repetência dos alunos matriculados. “Esta taxa é absurda. Há que se observar que ao repetir um aluno da rede pública de ensino no Brasil a taxa de evasão cresce no ano seguinte. Não estou em defesa da aprovação automática necessariamente, mas a sociedade precisa compreender que o problema não reside no sistema de ciclos ou no serial, é muito mais amplo e engloba diversos fatores. Não se deve convergir as implicações em um só ponto – como a prévia condenação do regime de ciclos – porque isso não solucionará nada”, disse o jornalista.

Uma das variáveis da questão é a discrepância do investimento brasileiro no ensino médio e no superior. O aluno de ensino superior custa 13 vezes mais que o aluno do ensino fundamental. Em pesquisa realizada pela a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2000, onde se compararam 28 países, o Brasil ocupou a 25o posição no ranking dos maiores gastos com ensino fundamental e a 7o posição em relação ao ensino superior. Foi a segunda maior relação fundamental/superior, caracterizando uma discrepância enorme.

http://informacao.andi.org.br:8080/relAcademicas/site/visualizarConteudo.do?metodo=detalharNoticia&codigo=96

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: "Progressão continuada" não é pior do que a "repetência tradicional"
« Resposta #21 Online: 11 de Março de 2010, 10:43:54 »
Não sei não...

Já o estado de São Paulo, onde 65% das escolas adotam o sistema de ciclos, tem a quarta melhor média do Brasil em português, enquanto Alagoas, majoritariamente serial, obteve o segundo pior desempenho.
Ok, português. E as outras matérias?

Acho que fizeram besteira em nomear o sistema de progressão continuada. Sistema de ciclos é auto-explicativo e de certa forma já inclui a ideia de que as matérias serão revisadas ao longo dos anos. Até aqui, sem grandes problemas; inclusive, acho que se aprende melhor alguma coisa justamente assim: estudando o básico, dar um tempo nesse conteúdo, revisar o que já se estudou, se aprofundar um pouco mais, etc. Esse é o "método" que aplico a mim mesmo quando estou estudando alguma coisa por conta.

O problema que eu vejo é que a ideia de ciclos se transforma numa desculpa para se ensinar a mesma coisa durante os 9 anos. Vou falar sobre Matemática porque dentro do assunto “Educação” essa é a parte que mais tem me interessado. Em um “artigo” de um professor russo (artigo é apelido, o texto é um aprimoramento de uma palestra que ele deu; tem 150 páginas) que já deu aula na Rússia, nos EUA e atualmente mora aqui, ele cita o zeitgeist da educação de Matemática nos EUA como sendo "se o aluno não aprender a multiplicar no primeiro ano, não tem problema; ele vai ter os outros anos para aprender".

Como eu vejo, o sistema de ciclos deveria formar uma espiral, que vai crescendo durante o desenvolvimento do aluno, e não um círculo que nunca sai do lugar, como acontece aqui e nos EUA.

Além disso, resumir o problema da educação para "Sistema de ciclos x serial" é reducionista demais. Quem nos dera nosso problema fosse simplesmente escolher um dos dois.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 11 de Março de 2010, 11:32:33 »
Tem o link para este artigo? Parece interessante.

Anyway, aqui no Rio o sistema de ciclos virou importante ponto de campanha em 2006; tanto que um dos primeiros atos oficiais do Eduardo Paes foi extingui-lo. E de tudo quanto vi e li a respeito, acho que o problema não é o formato do sistema e sim a maneira como o conteúdo é dado. Bundalelê em ciclos é igualzinho a bundalelê seriado, afinal :cool:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #23 Online: 11 de Março de 2010, 12:22:12 »
É bem interessante sim, ele compara a situação do ensino de Matemática na Rússia, nos EUA e aqui. Atualmente ele é professor na Universidade Federal de Pernambuco.

Achei o artigo nesse link: http://letsplaymath.wordpress.com/2007/11/26/word-problems-in-russia-and-america/
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 11 de Março de 2010, 12:43:46 »
Obrigado :ok:

Lendo agora...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!