2 professores nada.
o negócio é o seguinte; tem professor público que pode ganhar 10.000 reais mensais que vai continuar acomodado. quem estuda em universidade pública sabe como é.
ao invés de pagar 2 professores, deveriam pagar um só e pagar 300 reais mensais para um aluno espião. o aluno espião informaria ao órgão responsável (cie - central de inteligência educacional) das posturas do professor, claro, poderia gravar a aula ou filmar, pra ninguém ser injustiçado.
hehe
falando sério;
não acredito que o problema com a educação brasileira se resuma a baixo salário de professor. entre as causas, dá pra enumerar a falta de rigor na avaliação escolar, quiçá até seja a deteminante. mas alguns fatores são imensuráveis, como talvez o método pedagógico. será que parte deste péssimo cenário não são décadas de paulo freire?
há de se encarar a realidade; muita gente não estuda porque não quer mesmo. o problema então, é de motivação, algumas vezes .então, se fizéssemos como o apolinário e colocássemos a molecada em período integral, provavelmente uma boa parte iria se revoltar e ficar aprontando na escola, matando aula, dormindo, sei lá. se o rigor na avaliação escolar fosse muito grande, se, além de provas difíceis, tivessem também de realmente passar de ano, quantos não abandonariam a escola? e, se comunicados os pais, quantos se indignariam, quantos têm consciência da enorme importância da educação?
pois então, taí a chave do problema da educação no brasil, que creio poder ser resumido a dois fatores; falta de motivação e falta de avaliação. deve-se exigir da molecada e deve-se fazê-los pensar que a exigência deve ser cumprida.
como? sei lá, que os pedagogos e os gestores da máquina pública cuidem disso. a minha intenção só é apontar que quatruplicar salário de professor, dobrar tempo na escola ou colocar mais professores definitivamente não resolve a questão. pode acabar sendo dinheiro no lixo.