Vejam por exemplo, como alguns mudam a clave do discurso para casos de crimes de sangue e/ou cruéis sem ser por privação de sentidos nem por coação de terceiros, quando o motivo é por inveja (tanto de dinheiro quanto de prestígio que aliais muitas vezes converge com racismo às avessas ou pelo menos é sentido assim pela vítima) falando que aumentar a pena não funciona em comparação com quando eles falam desse tipo de crimes quando feitos por motivos que consideram "homofóbos" "racistas" (só considerando os racismos tradicionalmente considerados como tais nisso) e machistas, em que subitamente aumentos de penas começam a ser eficazes na visão deles, e inclusive penas para simples declarações, ou mesmo penas para consciência ou sentimentos (como quando falam que há um "racismo oculto" que é "ainda pior do que o racismo aberto" mais ao mesmo tempo querem levar para a cadeia os que fazem declarações que eles consideram racistas).
Também, há duas claves do discurso, dois pesos e duas medidas, para casos de linchamentos (tanto mortais quanto quando simplesmente causam ferimentos e grande dor física) e/ou "justiçamentos" feitos por grupos guerrilheiros (que na verdade são embriões de Estados), em casos em que aconteçam por motivos de ser contra crimes hediondos físicos feitos por pobres ou por descendentes de ex-escravos (mesmo eles sendo os maiores algozes de si mesmos, ao fazer crimes entre si, embora também são os maiores algozes dos outros grupos) e quanto esses linchamentos são feitos contra grupos, pessoas de grupos, considerados racistas e classistas contra os pobres ou inclusive pobres considerados colaboracionistas da opressão contra os pobres, ou de quem se tem suspeitas de que fizeram crimes contra esses tipos ou contra guerrilheiros de esquerda, mesmo sem provas.
Vejam que eu não estou falando de casos de privação de sentido, que são quando são feitos só até 3 horas depois de um crime ou três horas depois de provocações verbais posteriores feitas pelos criminosos originais, feitas ou pela vitima ou por parentes bem próximos, no máximo primos de primeiro grau, no sentido popular da expressão de primos com avós em comum, ou só algum dos 5 amigos mais íntimos). Eu não estou falando disso.
Estou falando de casos, como quando uns militantes negros quase lincharam os estudantes universitários que fizeram o jornalzinho "O individuo" na PUCRJ em 1997 por que os militantes negros consideraram que era um jornalzinho "racista" e uma boa proporção de intelectuais ao ouvir falar sobre o caso, deu razão para os que queriam linchá-los (mas hoje a maioria das pessoas considera que o jornalzinho não era racista), mas não é só isso, mesmo se fosse racista de verdade....Por exemplo, ouve um caso que de eu ouvi dizer, em que um neo-nazista estava pintando uma suástica numa escola judaica, aí os alunos e professores viram e ambos saíram e lincharam o cara (eu não entendi se linchamento de morte, de mutilação, ou simplesmente de causar feridas e dor física).
E também casos, de se linchar um suspeito de ser da Klux-Klu-Klan ou um policial da ditadura suspeito de ter feito agressões contra guerrilheiros de esquerda (o chamado "justiçamento" que aliais, eles também faziam entre si às vezes). O irônico é que a Klux-Klu-Klan foi criada em grande parte com a justificativa de lutar contra crimes hediondos físicos feitos por negros e mulatos, que inclusive hoje são a maioria dos presos nos EUA, e depois da década de 1960, não me parece que se possa falar que isso acontece por motivos de discriminação) coisa que era (e é) sentida como racismo às avessas pelos da Klux-Klu-Klan.
Igualmente, aquele cara que pintou a suástica naquela escola judaica, talvez estivesse pensando que há muito dois pesos e duas medidas em relação aos crimes do holocausto em comparação aos crimes dos aliados contra os alemães, sobretudo os crimes da URSS contra os alemães étnicos da URSS (que já estavam há gerações na URSS) que na segunda guerra mundial, matou a mais de 25% deles e deixou sobreviventes de torturas à maioria dos outros. Ou talvez fosse um anti-sionista que se auto-considerava de esquerda, como o Roger Garaudy.....pensando que estava protestando contra os crimes de Israel contra os palestinos.
E há um dois pesos e duas medidas entre esses dois tipos de linchamentos ou tentativas de linchamentos ou "justiçamentos". Num caso com a indulgencia de grande parte dos "politicamente corretos" em relação a esses grupos, ou até mesmo culpar os linchados e no outro, com a condenação implacável a esse tipo de grupo.