Enquete

pobreza  leva à criminalidade?

sim
11 (45.8%)
não
13 (54.2%)
não sei
0 (0%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"  (Lida 10710 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"
« Online: 27 de Setembro de 2006, 18:05:07 »
O que acham dessa relação causal? Acho furada na maior parte do tempo.

Essa idéia me cheira como uma certa área de comum acordo entre esquerda e direita, talvez estereotipadas; uma direita classista fraseando como "o pobre é mais propenso ao crime", enquanto a esquerda colocaria que o problema não é o pobre, mas a pobreza - o que em essência não discorda da afirmação.

Acho que a classe social só "determina" os tipos de crimes mais provaveis, na maior parte do tempo. Desvios de uma igualdade de criminosos em todas as classes sociais devem ser explicáveis por razões incidentais à pobreza, e não pela pobreza em si, diretamente.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
Re: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 04:51:44 »
Acho que isso é generalizar. Tem muitos ricos que cometem crimes também.
Essa história é bem complicada, eu defendo que ninguém quer ser criminoso (pelo menos criminosos que usam armas, não canetas e papéis, entendem? =D).
Existem bons livros que mostram esse lado, miséria e crime. O último que eu li "Falcão - Meninos do Tráfico", é ótimo. Mostra o lado da criminalidade, quase sempre por necessidade. Afinal, você tem mulher, filhos e não tem comida, vai procurar emprego e todo mundo olha pra você como um criminoso e nem te da uma chance, você acaba achando que o crime é a única solução. Isso acaba virando um ciclo vicioso.
Tem muitos que vencem isso, é claro, mas muitos não. E existem aqueles que sonham em ser criminoso desde criança. Mas me digam, tudo que você vê em volta é crime e as únicas pessoas que você vê que tem dinheiro, são os criminosos, qual seria o seu sonho?

Acho que o criminalidade é resultado da falta de opção.

Obs.: Quem tiver a oportunidade de ler:
Capão Pecado - Ferréz
Estação Carandiru - Dráuzio Varela
Abusado -  Caco Barcellos
Falcão - Meninos do Tráfico - Celso Athayde e MV Bill

Eu recomendo! =]
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2006, 07:05:56 »
Acho que a classe social só "determina" os tipos de crimes mais provaveis, na maior parte do tempo. Desvios de uma igualdade de criminosos em todas as classes sociais devem ser explicáveis por razões incidentais à pobreza, e não pela pobreza em si, diretamente.

Exatamente.

Por isso que eu não acredito que, por exemplo, para resolver o problema da corrupção na polícia bastaria aumentar os salários, ou para resolver o problema da violência dos traficantes bastaria descriminalizar a venda.

As relações de poder  é que estão em jogo aqui.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:28:26 »
É lógico que sim! Pobreza faz as pessoas serem mais propensas ao crime.

As pessoas vão às últimas conseqüencias quando não têm mais saída para viver, ainda mais quem nunca teve acesso a uma boa educação, principalmente no que se refere à educação moral.

Quatro votos dizendo que não?

Certamente é mais difícil para alguém que não passa por sérias dificuldades e para quem teve acesso à educação (como as pessoas deste fórum) entender a o que pode levar a pobreza.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:37:27 »

As pessoas vão às últimas conseqüencias quando não têm mais saída para viver, ainda mais quem nunca teve acesso a uma boa educação, principalmente no que se refere à educação moral.

Certamente é mais difícil para alguém que não passa por sérias dificuldades e para quem teve acesso à educação (como as pessoas deste fórum) entender a o que pode levar a pobreza.

A pobreza em si, não leva ao crime. Tem muitas familias por ai que não tem o que comer, mas nem por isso cometem crime. A falta de estrutura ajuda sim, mas não é o motivo.
Como já me disseram, o problema é a "ostentação", ver alguém te nike no pé falando que você não é nada se não tiver um tênis daquele, é dificil.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:38:31 »
Eu acho que não, senão os países da África seriam os com maior índice de criminalidade no planeta.O que não é o caso.O que gera criminalidade é má distribuição de renda, onde pessoas pobres convivem com pessoas ricas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:43:54 »

Exatamente.

Por isso que eu não acredito que, por exemplo, para resolver o problema da corrupção na polícia bastaria aumentar os salários, ou para resolver o problema da violência dos traficantes bastaria descriminalizar a venda.

As relações de poder  é que estão em jogo aqui.
acho que deveria-se aumentar o salário ao mesmo tempo em que houvesse punições severas para os corruptos, e descriminalizar o tráfico de forma que não implicasse que os atuais traficants de drogas de repente se tornassem regularizados.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:47:41 »

E porque a maioria dos pobres e miseráveis ainda assim não recorre ao crime? E também não acho que todos não tenham tido educação moral só porque são pobres. Onde na história que a educação moral se associou a alguma faixa de renda e como exatamente?

Acho que você generaliza as experiência de vida de todos, subestima a capacidade de se colocar no lugar dos outros, ao mesmo tempo em que não indica que haja uma maior proporção de criminosos entre classes mais desfavorecidas e menos tanto mais quanto mais abastadas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:53:50 »
Vcs querem que eu comece por um cara que eu conheci que não tinha nada e com o tráfico passou a ter até lojas?

Querem que eu comece com as “bocas” de favela que dão tanto dinheiro que até policiais auxiliam?

A pobreza de conhecimento gera a pobreza financeira, onde essa propicia uma “coragem” para enfrentar a criminalidade. E em uma favela é tão fácil vender drogas (Que dá dinheiro), roubar e esconder o roubo (Que também dá lucro).

(Essa é minha opinião).

Entre viver na lama trabalhando feito um condenado, para sair da pior, e vender uns papelotes de maconha e sair dessa num instante, qual vc escolheria?
(Imagine-se sem aquele papai que te pagou colégio particular. Sem o papai que dava mesada. E sem nenhum integrante da família que tenha um conhecimento razoável para te repassar durante a vida).

E aí. Qual vc escolheria?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:54:28 »

A pobreza em si, não leva ao crime. Tem muitas familias por ai que não tem o que comer, mas nem por isso cometem crime. A falta de estrutura ajuda sim, mas não é o motivo.
Como já me disseram, o problema é a "ostentação", ver alguém te nike no pé falando que você não é nada se não tiver um tênis daquele, é dificil.

Talvez a pergunta poderia ter sido feita de outro modo, pois nada por si só leva ao crime.

Mas o fator que mais contribui para a criminalidade sem dúvida é a pobreza.

Dizer que a desigualdade social leva ao crime é o mesmo que dizer que a pobreza leva ao crime. É claro que em um país que é absolutamente pobre ninguém vai ter o que roubar de ninguém, então é mais provável que os índices não sejam tão grandes quanto os de países com forte desigualdade (Brasil).

Que a miséria leva à criminalidade é algo inquestionável!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:58:25 »

E porque a maioria dos pobres e miseráveis ainda assim não recorre ao crime?
Por incrível que pareça. Por causa de simples valores, adquiridos durante a vida. Nem todos adquirem isso. Logo...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:59:15 »

E porque a maioria dos pobres e miseráveis ainda assim não recorre ao crime? E também não acho que todos não tenham tido educação moral só porque são pobres. Onde na história que a educação moral se associou a alguma faixa de renda e como exatamente?

Pergunte-se por que a maioria dos presidiários são pobres.

Acho que você generaliza as experiência de vida de todos, subestima a capacidade de se colocar no lugar dos outros, ao mesmo tempo em que não indica que haja uma maior proporção de criminosos entre classes mais desfavorecidas e menos tanto mais quanto mais abastadas.

É verdade, eu não precisaria ter escrito isso. É que estou convicto do que digo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:03:37 »
Só concluindo: “DE CONHECIMENTO”.

(Pobreza de conhecimento).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:07:13 »
Procedure, porque a taxa de criminalidade é mair em São Paulo que no Sergipe?O estado mais rico e o estado mais pobre.Pelo seu raciocínio o mais pobre deveria ser o com maior criminalidade.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:09:02 »
Só concluindo: “DE CONHECIMENTO”.

(Pobreza de conhecimento).

De conhecimento? Não, eu me referia de dinheiro mesmo.

Uma barriga vazia sem perspectivas de enchimento é capaz de absurdos...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:12:43 »
Procedure, porque a taxa de criminalidade é mair em São Paulo que no Sergipe?O estado mais rico e o estado mais pobre.Pelo seu raciocínio o mais pobre deveria ser o com maior criminalidade.

São Paulo é mais desigual.

Como eu disse acima, dizer que a desigualdade leva à criminalidade é o mesmo que dizer que a pobreza leva. Mas em um lugar onde ninguém tem nada, quem vai roubar o que?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:17:28 »

Exato

Acho que isso é mais uma racionalização - desculpa para tornar socialmente e "auto-psicologicamente" aceitável o que seria inaceitável - talvez um tanto popularizada, talvez um tanto em moda, do que "o problema" em si.

Se fosse simplesmente um estado psicológico determinado pelo desnível, as classe média e média baixa por exemplo consideraria difícil viver sem carro, ao lado de vizinhos numa situação um pouco melhor com seus carros econômicos, na maioria usados, que por sua vez invejam os donos de carros zero (econômicos), e todos esses invejam os de um bairro mais adiante quando passam por ele ou pelas ruas das cidades, com seus modelos de carros bem mais caros e casas de luxo.

Não digo que não haja em muitos casos essa inveja nem crimes nesse sentido, que era o meu ponto todo. Eles se reduzem um pouco por outras razões que não a pobreza ou falta de pobreza diretamente, principalmente a chance de ser pego. É muito mais fácil roubar um nike e tê-lo do que um carrão e ficar com ele numa boa. Acho que talvez a "célebre" Suzane Hitchtofen (já saiu na Caras?) se enquadre mais ou menos num exemplo de um tipo de crime parecido, do que considero a coisa mais próxima de uma causa universal ou bastante geral do crime - simplesmente vontade de ter mais do que tem aliada a falta de escrúpulos e considerável baixa probabilidade de punição.

Desse jeito, não acho mais "coitado" um que mata por um nike do que a Suzane Htichtofen. Não que o primeiro não pudesse (não necessariamente também) passar necessidades mais sérias, como educação escolar ruim, não ter sempre comida na mesa, poucas roupas e daí para pior. Mas isso acaba sendo irrelevante, e é fundamentalmente diferente de aqueles casos de pessoas que roubam um remédio ou comida.

Assim não se pode ver tanto os criminosos do crime organizado e aspirantes/admiradores como vítimas da pobreza, e cair naquelas conversas dos advogados deles. Eles até "são" no sentido de que talvez guetos favoreçam alguma presença estratégica da criminalidade e causem uma certa banalização do crime e da violência, que vai sendo introduzida na educação de alguns. Mas essa situação subjetiva poderia ser considerada análoga a qualquer situação de vivência pessoal da Hitchtoffen que tenha lhe dado "falta de estrutura psicológica" ou qualquer coisa do tipo. (não estou defendendo ela!)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:21:36 »

Por que há uma maioria de pobres no Brasil, e porque os crimes mais acessíveis aos pobres são de mais difícil escapatória da lei, enquanto há uma minoria de ricos que justamente por serem ricos podem se safar de punições mais comumente. E no meio termo o meio termo.

Esse mesmo tipo de correlação, "a maioria das pessoas X é Y", embasa pensamentos de que por exemplo negros sejam intelectualmente inferiores, biologicamente condenados à pobreza e ao crime. Não é suficiente para estabelecer vínculo causal.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:39:58 »

Por que há uma maioria de pobres no Brasil, e porque os crimes mais acessíveis aos pobres são de mais difícil escapatória da lei, enquanto há uma minoria de ricos que justamente por serem ricos podem se safar de punições mais comumente. E no meio termo o meio termo.

Acha mesmo que é tudo uma questão de ter mais ou menos chances de se safar? As pessoas têm valores a seguir, mesmo as mais pobres que não tiveram acesso a uma educação formal. Mas a miséria as torna muito mais propensas a "esquecer" esses valores para tentar colocar logo algo na mesa (ou nos pés, na cabeça, no bolso).

Esse mesmo tipo de correlação, "a maioria das pessoas X é Y", embasa pensamentos de que por exemplo negros sejam intelectualmente inferiores, biologicamente condenados à pobreza e ao crime. Não é suficiente para estabelecer vínculo causal.

Realmente, há ignorantes que pensam desta forma e a usam como base para argumentações racistas, mas se eles deixarem de ser ignorantes verão que é uma questão de que a maioria das pessoas desta ou daquela etnia são mais pobres. Aí não tem vínculo casual.

Temma

• Visitante
« Resposta #19 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:44:58 »
Acho que entre as classes mais desfavorecidas, digo paupérrimas mesmo, valores, principalmente religiosos (na maioria das vezes os únicos que chegam a ter) é que os impedem de cometerem crimes. E lamentavelmente também a conformarem-se com a vida que levam.

Olha, eu acho meio óbvia essa pergunta. É evidente, ao menos pra mim,  que a pobreza torna uma pessoa muito mais propensa à criminalidade. Citar casos de pobres que sustentam uma  integridade, e usar isso como argumento para dizer que aqueles que cometem crimes o fazem porque querem, e só por isso, é que me parece desonesto. Às vezes ouço muito isso de pessoas que sempre tiveram todas as coisas que queriam, boas escolas, Ipod, educação, estrutura familiar,  viagens, e eu me assusto como essas mesmas pessoas concluem que seja tão fácil que os outros  possam abdicar completamente desses "confortos".

Obs: nenhuma apologia ao crime, claro.

Temma

• Visitante
« Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:49:34 »
Olha, claro que há exceções, mas eu vejo mais ou menos como essa formulazinha básica.

pobreza -> que evidencia os contrastes -> falta de falores/estrutura -> indignação -> criminalidade

salpique alguns casos de injustiça e certeza de impunidade e leve ao forno.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #21 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:51:59 »
(...) e descriminalizar o tráfico de forma que não implicasse que os atuais traficants de drogas de repente se tornassem regularizados.

Sem dúvida.

Parte do apelo da vida de traficante é o respeito que é imposto sobre a comunidade. As meninas - algumas até de classe média alta - morrem de amores pelo poder de quem empunha fuzis. Os garotos e jovens aspiram a ter esse poder e respeito.

Se de uma canetada legalizam-se as drogas, o que se vai fazer com esses novos comerciantes? Esperar que eles entreguem suas armas - suas masculinidades, por assim dizer - pacificamente e começar a coletar impostos? Acho que não.

As pessoas têm valores a seguir, mesmo as mais pobres que não tiveram acesso a uma educação formal. Mas a miséria as torna muito mais propensas a "esquecer" esses valores para tentar colocar logo algo na mesa (ou nos pés, na cabeça, no bolso).

Procedure, todo mundo, independente de classe social, esquece esses valores. Quem aqui nunca roubou uma caneta de escritório? Baixou livro, filme ou música de internet? É o mesmo princípio.

Pra não dizer; a polícia trata o filho da classe média com mais deferência - seja para achincalhar pedindo suborno, seja por medo da represália de algum figurão - do que com um pobre. O pobre leva cacetada, mesmo. A polícia é preconceituosa, pois.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:57:30 »
Acho que isso é mais uma racionalização - desculpa para tornar socialmente e "auto-psicologicamente" aceitável o que seria inaceitável - talvez um tanto popularizada, talvez um tanto em moda, do que "o problema" em si.

Se fosse simplesmente um estado psicológico determinado pelo desnível, as classe média e média baixa por exemplo consideraria difícil viver sem carro, ao lado de vizinhos numa situação um pouco melhor com seus carros econômicos, na maioria usados, que por sua vez invejam os donos de carros zero (econômicos), e todos esses invejam os de um bairro mais adiante quando passam por ele ou pelas ruas das cidades, com seus modelos de carros bem mais caros e casas de luxo.

Não é justificando algo, apenas mostrando um dos motivos.
O fato é que, nas classes acima do nivel de "miséria", ainda existem chances. Emrpegos (mesmo que ruins e dificeis de achar), um salário (mesmo que muito pouco), etc. Mas imagine a situação, você sem ter o que comer e vendo na televisão que os mais pobres da novela tem mais coisa no café da manhã que você tem o dia inteiro. Não vejo como comprar fome e necessidade com carros.

Não digo que não haja em muitos casos essa inveja nem crimes nesse sentido, que era o meu ponto todo. Eles se reduzem um pouco por outras razões que não a pobreza ou falta de pobreza diretamente, principalmente a chance de ser pego. É muito mais fácil roubar um nike e tê-lo do que um carrão e ficar com ele numa boa. Acho que talvez a "célebre" Suzane Hitchtofen (já saiu na Caras?) se enquadre mais ou menos num exemplo de um tipo de crime parecido, do que considero a coisa mais próxima de uma causa universal ou bastante geral do crime - simplesmente vontade de ter mais do que tem aliada a falta de escrúpulos e considerável baixa probabilidade de punição.
Ninguém pensa que vai sofrer alguma punição, porque  se fosse assim, ninguém que vive em favelas/periferias iria cometer crimes, pois todo dia morrem vários e outros tantos vão presos.
Mas muitos enxergam o crime como o único caminho pra sair daquela vida miserável. E outros seguem esse caminho mesmo sendo consciente que o crime só leva a 3 coisas: cadeia, morte ou cadeira de rodas.

Desse jeito, não acho mais "coitado" um que mata por um nike do que a Suzane Htichtofen. Não que o primeiro não pudesse (não necessariamente também) passar necessidades mais sérias, como educação escolar ruim, não ter sempre comida na mesa, poucas roupas e daí para pior. Mas isso acaba sendo irrelevante, e é fundamentalmente diferente de aqueles casos de pessoas que roubam um remédio ou comida.

Acho que crimes por necessidade/falta de opção são até que "aceitáveis", mas isso não passa de uma teoria. É como querer julgar o ruim pelo mal feito.

Assim não se pode ver tanto os criminosos do crime organizado e aspirantes/admiradores como vítimas da pobreza, e cair naquelas conversas dos advogados deles. Eles até "são" no sentido de que talvez guetos favoreçam alguma presença estratégica da criminalidade e causem uma certa banalização do crime e da violência, que vai sendo introduzida na educação de alguns. Mas essa situação subjetiva poderia ser considerada análoga a qualquer situação de vivência pessoal da Hitchtoffen que tenha lhe dado "falta de estrutura psicológica" ou qualquer coisa do tipo. (não estou defendendo ela!)

Isso eu concordo, existe uma grande diferente entre querer mais do que já tem e querer apenas o que precisa.
Mas é como diz a música, "Quem ta por baixo sonha em ser grande, quem ta por cima quer mais ouro e diamante".

Mas enfim, resumindo o que eu quis dizer no outro post. Como convencer um garoto de 15 anos que tem a chance de ter dinheiro e ser respeitado, que isso não vale a pena? Sendo que nem estudo, nem conselhos de pai ou mãe ele teve. É dificil.
No livro Falcão - Meninos do Tráfico o Celso Athayde eo MV Bill entrevistaram 17 falcões (garotos que vigiam as bocas) e só 1 sobreviveu até o livro ser publicado. Esse que sobreviveu saiu dessa vida com ajuda do MV Bill, começou a trabalhar na CUFA pra sustentar a esposa eo filho. Porém saiu da CUFA e voltou pro crime, porque o dinheiro não era o suficiente, infelizmente.

Mas quase ninguém faz nada por isso, eu vi em um fórum a noticia que o coronel Ubiratam (que comandou o massacre do Carandiru) foi assassinado, tinha comentários como: Ele matou um monte de assaltando e estupradores, deviam existir várias como ele no Brasil, quem sabe iria melhorar alguma coisa.
Eu acho ridiculo isso, querer parar a violência com mais violência, acho que pessoas assim não pensam no próximo e provavelmente não pensariam 2 vezes em roubar quando tivessem fome.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Setembro de 2006, 12:50:43 »

Acha mesmo que é tudo uma questão de ter mais ou menos chances de se safar?

Não, eu não disse que é só isso; principalmente é o fato de a maioria das pessoas no Brasil serem pobres, por si só isso faz com que a maioria dos criminosos sejam pobres. Esse é o principal motivo, na minha opinião.

Outros motivos do crime em geral - para ricos ou pobres - são: ver uma possibilidade de conseguir qualquer coisa que se queira de forma mais fácil, porém ilegal; a aparente possibilidade de fazer isso e sair impune, e como catalisador, não ter escrúpulos, moral que condene isso.

E como eu disse antes, a pobreza não está relacionada à imoralidade, nem riqueza a níveis mais altos de moral. Eu ainda mantenho todas as minhas questões anteriores:

* por que a maioria dos pobres e miseráveis não recorre ao crime?

* Onde na história que a educação moral se associou a alguma faixa de renda e como exatamente?

As pessoas têm valores a seguir, mesmo as mais pobres que não tiveram acesso a uma educação formal. Mas a miséria as torna muito mais propensas a "esquecer" esses valores para tentar colocar logo algo na mesa (ou nos pés, na cabeça, no bolso).
Acho que isso explica uma parecela minima dos crimes, como ja disse, os de necessidade "fisiológica": roubar comida, remédios, ou coisas mais diretamente ligadas às necessidades básicas - não psicológica, de status: roubar ítens de luxo especificamente, ou só querer se ter mais do que se tem, ao mesmo tempo em que outras pessoas (a maioria) estejam nesse mesmo nível social não recorrem a isso.

Realmente, há ignorantes que pensam desta forma e a usam como base para argumentações racistas, mas se eles deixarem de ser ignorantes verão que é uma questão de que a maioria das pessoas desta ou daquela etnia são mais pobres. Aí não tem vínculo casual.
Mas parte da afirmação dos racistas é que a pobreza é geneticamente determinada, que seriam geneticamente incapazes de prosperar na sociedade se não forem favorecidos por cotas e outros sistemas, ou talvez a despeito disso.

Fora isso, o cerne da questão é o que eu havia dito anteriormente: a maioria dos pobres não é criminosa; e ninguém demonstrou que é muito desproporcional o número de criminosos em classes sociais diferentes. Como existem casos de corruptos, criminosos de colarinho branco e de classe média, fica sendo a hipótese nula de que o crime é mais ou menos homogeneamente distribuido entre todas as classes, havendo apenas mais criminosos entre as classes mais baixas porque a maioria das pessoas é de classes mais baixas, além do fato de que com dinheiro é mais fácil de se safar.

Nada disso de que a pobreza ou a desigualdade social são as culpadas pela violência e criminalidade implica em que não se deveriam ter políticas para diminuir a miséria e a pobreza, para garantir que as pessoas tenham um mínimo de condições dignas. Tem mais a ver com refutar a falácia dessa aparente (e não demonstrada, tanto quanto sei) correlação, que é um tipo de terrorismo psicológico misturado com apelo à piedade, e peça de jogo político - de todos "lados", quem quer que se olhe vai usar esse argumento se tiver tempo no horário eleitoral gratuito, ainda que as respostas possam diferir um pouco.

Acho que a desigualdade social em si, não é problema algum. Se é, a Suzane é vítima da desigualdade social porque há os mais ricos que ela, e só teremos paz quando todos ganharem absolutamente igualzinho, a despeito do que quer que façam ou possam fazer para ganhar mais, que teria que ser coibido.

Mesmo se houvesse uma igualdade social imposta, ainda assim haveriam crimes porque nada me diz que ninguém nunca vai querer ter algo mais e não ter escrúpulos para fazer algo imoral para obter, a despeito de ninguém mais nessa sociedade ter esse algo mais. Exatamente como se a renda de todas as as classes sociais subisse proporcionalmente, de forma que a que hoje é a mais miserável fosse equivalente a média atual; ainda haveriam crimes "motivados pela desigualdade social", tal como há crimes cometidos pelas pessoas entre os pobres e os mais ricos. Porque não é verdadeiramente a desigualdade o problema, mas poder se ter sempre mais, que é inevitável, mesmo que se criminalizasse a desigualdade em si.

Acho mais sensato em vez de coibir a desigualdade pela desigualdade simplesmente, combater a miséria e a pobreza extrema, através de estruturas que gerem oportunidades e sei lá mais o que, ao mesmo tempo em que se combate a criminalidade, que não vai acabar simplesmente se todos fossem forçados a ganhar igualmente.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Setembro de 2006, 14:27:45 »
Talvez nós estejamos falando sobre coisas diferentes. Enquanto eu interpreto a questão de um modo mais restrito, você o faz de uma forma mais generalizada.

Parece que estamos falando sobre dois tipos de crimes principais: crimes motivados por necessidades vitais do ser humano e crimes motivados apenas por inveja.

Ricos cometem crimes por inveja, visto que não têm necessidades vitais, justamente por serem ricos, podem bancá-las todas.

Também há pobres que cometem crimes por inveja, crimes que não tem no fundo uma causa de necessidade vital, mas neste grupo também há os crimes motivados por necesidade, o que não há entre os ricos.

Por isso, pobres são mais propensos a cometer crimes, visto que podem o fazer por duas causas principais (inveja e necessidade vital) enquanto ricos apenas o fazem por uma (inveja).

Acho que a desigualdade social em si, não é problema algum. Se é, a Suzane é vítima da desigualdade social porque há os mais ricos que ela, e só teremos paz quando todos ganharem absolutamente igualzinho, a despeito do que quer que façam ou possam fazer para ganhar mais, que teria que ser coibido.

Não entendi este trecho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!