Enquete

pobreza  leva à criminalidade?

sim
11 (45.8%)
não
13 (54.2%)
não sei
0 (0%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"  (Lida 10712 vezes)

Temma

• Visitante
Re: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"
« Resposta #50 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:03:41 »
E a maioria dessas pessoas são criminosas?

Não. E a maioria dos pobres também não são criminosos. Simplesmente porque isso é errado. por simples senso comum. Claro, algum delitozinho aqui ou ali, um gato, pirataria, todos cometem, mas a maioria da população pobre, possui valores cristãos. Acho que dos que defendem que o pobre é mais propenso ao crime, nenhum vê as coisas por uma ótica tão mecânica assim. "é pobre, logo é bandido", mas consegue perceber as circunstancias que levam uma pessoa com uma vida mais sofrida a optar, erradamente, pela vida de crimes.

Da mesma forma, mulheres pobres são mais propensas a se prostituir  :ok:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 11:07:42 por Temma »

Marcelo

• Visitante
« Resposta #51 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:14:32 »
Aqueles aqui q afirmam não ter relação entre pobreza e crime, é pq não tem a experiência de presenciar no dia-a-dia a vida sofrida destas pessoas

E como é que você pode afirmar um negócio desses, sem conhecer as outras pessoas?

Insisto: a conexão entre pobreza e criminalidade é circunstancial, não causal.
Ok, ok, concordo q foi um generalização ridícula... já q nao conheço ninguém aqui pessoalmente. Mas é q pra mim é inconcebível alguém q conheça de perto uma periferia pobre argumentar q pobreza e crime não tem nada a ver.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #52 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:24:13 »
é inconcebível alguém q conheça de perto uma periferia pobre argumentar q pobreza e crime não tem nada a ver.

Definitivamente.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:50:24 »
Em levantamento a resposta para “os pobres são mais propensos (Têm tendência) ao crime”, temos: sim. Mas como mudar esse quadro?

E introduzindo um assunto cabível ao tópico: E os presídios, delegacias pioram ou não esse situação?

(Já que, na minha opinião, um presídio é uma “fábrica de regresso de humanos”).

Marcelo

• Visitante
« Resposta #54 Online: 29 de Setembro de 2006, 12:00:53 »
Temos q pensar também q não é só necessidade extrema q pode levar a pessoa ao crime. Sei q muitos dos q cometem crime até tinham um empreguinho q lhes garantia o seu arroz com feijão pra comer (de vez em quando um misturinha também) e o aluguel em alguma república ou casinha de três cômodos. Mas acho q é claro q só isto não é o suficiente para garantir uma vida digna e feliz. O ser humano precisa muito mais do q comida na pança e um teto sobre a cabeça. Lhes pergunto: sinceramente, vcs seriam felizes só com isto? Acho q ninguém. Daí o cara liga a sua televisão (quando tem) e ve um monte de comercial: o tenis q vc deve ter, o carrão q vc tem q comprar, o ipod da moda q "todo mundo" tem, a menina gostosa q o boyzinho cata da malhação etc... e olha pra ele mesmo: com uma roupa humilde, sapato gasto, um barraco q nem reboco tem, os governantes q na época da eleição o procuram pra pedir votos, mas depois o esquecem e ainda por cima o roubam, a polícia q o enquadra e lhe esbofeteia a cada 100 metros (visto ele ser preto e pobre, portanto um criminoso em potencial), no bairro onde mora não tem nenhum local de diversão como uma quadra de esportes por exemplo... acho q num caso deste o cara tem q ser muito forte mentalmente pra não se revoltar e mandar tudo a merda, ainda mais com a tentação dos bons frutos do crime desfilando todo dia na frente dele: o carinha q trafica ou rouba a mão armada, desfilando com as gatinhas, com roupa e tenis de marca no seu carro ou moto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #55 Online: 29 de Setembro de 2006, 12:21:52 »
é inconcebível alguém q conheça de perto uma periferia pobre argumentar q pobreza e crime não tem nada a ver.

Definitivamente.

Amigos, o tópico está muito extenso e talvez alguns argumentos tenham passado despercebidos.

Vamos lá: primeiro, como o Procedure observou, a pergunta talvez não esteja bem formulada. Pobres são propensos ao crime? / A pobreza gera o crime? A resposta a isso é não, porque existem comunidades muitíssimo pobres no interior do Nordeste, nos rincões da África e em várias outras partes do Brasil e do mundo em que não se observa alta taxa de criminalidade.

Como o Lord Barata mencionou, a desigualdade social extrema entre ricos e pobres, tal como se observa nas vizinhanças da loja Daslu em São Paulo e nas favelas encrustadas na Zona Sul do Rio de Janeiro gera violência, por uma série de motivos.

Resumindo: a pobreza gera o crime? Diretamente, não. Mas em grandes centros urbanos, a pobreza é conseqüência da desigualdade e isso sim gera violência.

Estamos ok agora? ;-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Setembro de 2006, 13:50:34 »

Estamos ok agora? ;-)

Não. Peraê. Vamos organizar o negócio aqui. :birra:
Vamos lá: primeiro, como o Procedure observou, a pergunta talvez não esteja bem formulada. Pobres são propensos ao crime? / A pobreza gera o crime? A resposta a isso é não, porque existem comunidades muitíssimo pobres no interior do Nordeste, nos rincões da África e em várias outras partes do Brasil e do mundo em que não se observa alta taxa de criminalidade.

Se me perguntasse: "A pobreza gera crime?".

Eu responderia:

Não tem resposta fixa, pois isso é uma generalização totalmente perceptível. Cada um aqui verá por seu ponto de vista e essa conversa não terá fim. Em alguns casos sim em outros não. Isso é totalmente variável.

Mas quando perguntado: "Pobres são mais propensos ao crime?", ou seja, têm mais tendência ao crime? Então a resposta seria sim, pois, sintetizando, é mais fácil vender uns papelotes de maconha do que dia a dia pegar vários ônibus para ganhar uma merreca.
Não é atoa que até idosos e idosas participam disso. Eu estou dizendo isso, não "porque a globo divulgou”, e sim por presenciar dia a dia isso. (E outras coisas mais...).

Concorda?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #57 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:10:55 »
Não :-)

Não concordo porque o seu exemplo se fixa numa situação de criminalidade urbana, que como já se disse é reflexo da desigualdade. Eu só aceitaria esse argumento se ficasse demonstrado que todos os pobres delinqüem, não importando seu contexto sócio-cultural.

Veja, não é que eu ache que o pobre é um coitadinho. É só que, do jeito que está, a pergunta é muito absoluta. Eu não concordo com esses termos absolutos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:29:50 »
Exclua esta mensagem. Por favor.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 15:37:14 por Mussolim Bucetê »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:31:13 »
Vai assustar alguns aqui, mas é isso aí. É melhor do que eu mentir. 

O que acha?
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 14:34:26 por Mussolim Bucetê »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #60 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:15:15 »
Bom, antes de mais nada, fico feliz por você não ter entrado para o "movimento" :-)

Quanto ao que eu acho: de novo, o seu exemplo ilustra o ponto que venho levantando -- desigualdade social gera pobreza. Desigualdade mais injustiça social mais dificuldade de ascenção levam à insatisfação, que leva ao crime.

Em algum momento você teve a escolha de se juntar ao tráfico. Não o fez - seja por causa de sua própria vontade, seja pela promoção. Hoje você não contempla essa opção.

A pobreza é, portanto, circunstancial e não determinante.

Eu não queria mencionar, para não parecer argumento de autoridade ou evidência anedótica, mas já que você foi tão cândido a respeito de sua vida, vou te contar uma história também:

Parte do meu trabalho é orientar jovens em situação de risco social. Ensinar-lhes o básico de uma profissão, como se portar em ambiente de escritório, etc. Eu conheço algumas tantas histórias de vida, algumas boas, algumas nem tanto. E portanto, sei que a pobreza não leva necessariamente ao crime ;-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:20:16 »
É.. acho que temos a mesma opinião, mas relativa uma da outra.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #62 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:24:16 »
Sim, ninguém afirmou que a pobreza leva necessariamente ao crime, apenas faz com que aumente a tendência.

Não :-)

Não concordo porque o seu exemplo se fixa numa situação de criminalidade urbana, que como já se disse é reflexo da desigualdade. Eu só aceitaria esse argumento se ficasse demonstrado que todos os pobres delinqüem, não importando seu contexto sócio-cultural.

Ora, isso já foi dito: em um lugar onde ninguém tem nada, quem vai roubar o que? Para os nossos fins, dizer que a desigualdade leva ao crime é o mesmo que dizer que a pobreza leva.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:29:25 »

Quanto ao que eu acho: de novo, o seu exemplo ilustra o ponto que venho levantando -- desigualdade social gera pobreza. Desigualdade mais injustiça social mais dificuldade de ascenção levam à insatisfação, que leva ao crime.
Êiêiêi eu não quis dizer isso não. Tanto que deixei explícito que esse tipo de idéia é uma generalização grotesca. Eu quis dizer que “propicia” ao crime e não gera o crime. :ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:33:11 »
Cara, o grande problema deste tópico é a conceituação de “PROPENSO” e “GERAR”.

Parece que cada um está levando pro seu saco...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #65 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:41:55 »
Mas eu não concordo sequer com o "propenso". Todos estão igualmente "propensos" ao crime, se for pensar assim.

Ora, isso já foi dito: em um lugar onde ninguém tem nada, quem vai roubar o que? Para os nossos fins, dizer que a desigualdade leva ao crime é o mesmo que dizer que a pobreza leva.

Eu concordaria com você, mas é só observar a parcela mais rica da sociedade para ver. Também ocorrem muitos crimes, mas de outra natureza. Isso significa que ter mais dinheiro ou ser Congressista em Brasília conduz ou propicia o crime?

Se sim (em termos não-absolutos, como já se disse antes), então não é uma questão inerente à pobreza, mas ao meio, às circunstâncias. Se não, então não teríamos tantos crimes do colarinho branco.

De novo: pobreza é circunstancial. O que gera, ou propicia, é a inclinação do indivíduo e o meio em que ele está inserido. Pode ser rico ou pobre, dá no mesmo.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 15:54:02 por Dbohr »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Setembro de 2006, 15:54:38 »
Mas convenhamos que a proporção e o grau de criminalidade, entre pobres e ricos, é beeeeeem diferente um do outro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #67 Online: 29 de Setembro de 2006, 16:03:36 »
No tipo de crime? Sem dúvida.

Em quantidade absoluta, os pobres levam, até porque são em maior número. Em quantidade relativa, não sei. Só calculando.

Temma

• Visitante
« Resposta #68 Online: 29 de Setembro de 2006, 16:58:01 »
essa discussão não me parece chegar a lugar algum. A própria definição de crime, num sentido amplo, acaba por confundir mais. sabemos que os crimes cometidos por pobres são muito diferentes daqueles cometidos por ricos. O criminoso rico, possui status social, e é bem visto por grande parte da sociedade, por razões óbvias. Já o criminoso pobre, sempre será visto como um bandido, aqui eu uso o termo bandido pra me referir às pessoas que praticam atos que podem vir a por em risco a integridade de outras pessoas (e também a delas mesmo). sequestro, roubo, assalto, etc etc etc. ou seja, ameaças em potencial.

Se a pergunta fosse colocada de outra maneira, digamos, "pobres são propensos a tornarem-se bandidos", daí, você Dbohr, e o Buckaroo, concordariam?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #69 Online: 29 de Setembro de 2006, 18:16:13 »
Prefiro apenas dizer que os crimes cometidos por pobres são geralmente diferentes dos crimes cometidos pelos ricos.

Mas sim, estamos dando voltas agora :-)
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 18:19:12 por Dbohr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Setembro de 2006, 20:39:34 »
Pra mim é claro o fato da pobreza tornar a pessoa mais propensa ao crime. Algo q mostra isto claro pra mim é o fato de q a esmagadora maioria dos criminosos são das classes baixas da sociedade.
Mas a imensa maioria dos criminosos é destro, e não canhoto, e de qualquer classe social. Logo são os destros os que são propensos ao crime, e é com eles que se deve tomar cuidado.

Se vc parar pra pensar e analisar mais profundamente a questão, verá q este tipo de comparação q vc fez não tem o menor cabimento. Envolvem situações e particularidades totalmente diferentes. O fato do cara ser destro ou não, não atrapalha nem um pouco em arrumar um emprego q ganhe decentemente.
Mas á muitos criminosos que não estão desempregados, acredito que ainda deve ser maior proporcionalmente a porcentagem de criminosos destros do que a de desempregados, mesmo que em números absolutos os mais numerosos sejam os desempregados.

Fora isso, mulheres sofrem mais com desemprego do que homens, é algo bastante divulgado; ainda assim, a maior parte dos criminosos é homem.

Já o fato do cara não possuir escolaridade tem implicações diretas nisto, e acho q é fato inegável q pobre, mesmo quando possui o segundo grau completo, é bem menos preparado para concorrer uma vaga do q quem teve a oportunidade de cursar faculdade, cursinho disto e daquilo e q sempre estudou em colégios particulares.
Mas como eu demonstrei anteriormente, o desemprego simplesmente não leva diretamente ao crime, senão haveria uma proporção maior ou ao menos igual de mulheres criminosas.

O desemprego pode ser uma justificativa/racionaliação pessoal muito comum para o crime, simplesmente porque há muitos desempregados e em parte por essa justificativa ser bastante difundida pela mídia, mas não sei se desempregados são potencialmente mais tendentes ao crime do que empregados. Citaram agora há pouco o caso de um que saiu do crime, porque conseguiu emprego, mas voltou para ganhar mais.

Além de q escrever com a mão direita ou esquerda, não influi na decisão do avaliador de RH na hora de aprovar alguém para uma vaga, mas o fato de alguém morar em uma periferia distante do local de trabalho (principalmente se não possuir veículo próprio) influi muito. Se o cara for pobre e negro ainda por cima, piora mais ainda a situação na hora de arranjar um emprego decente (já ouviu falar no PPP?).

Há tanto criminosos com bons empregos, quanto uma maioria de criminosos homens - com melhores chances de emprego e melhores salários -  o que demonstra que a correlação não é causal

E sobre a seu exemplo do playboy criminoso, isto sim é exceção. O cara q tem tudo e mesmo assim vai pra vida do crime é pq não lhe foi dado pelos pais ou quem o criou, um senso aprimorado de respeito e limites. Basta ir em um presídio e fazer uma pesquisa, verá q o número de boyzinhos presos é ínfimo comparado ao número de presos originários das classes baixas.
Os numeros absolutos sim, mas proporcionalmente, creio que não, e ninguém ainda colocou números para sustentar isso.

Mesmo que coloquem, acho que qualquer desvio da proporção de criminosos entre classes deve poder ser explicado por coisas mais indiretas do que a pobreza estar inerentemente ligada à imoralidade.

Por exemplo, quanto mais dinheiro tiver, mais fácil é sair impune dos crimes, começando já por meios legais, fiança, melhores advogados, sem contar um crime para acobertar outro - suborno e coisas do tipo. Do outro lado, se é pobre, tanto mais fácil é ser incriminado injustamente e não ter como se safar da situação, policiais corruptos podem te prender a toa só porque estava andando na rua e não parecia ser ninguém importante, etc.

Um outro desvio seria sim, de crimes por necessidade real, mas acho que esses são uma parte bem pequena do total, que a maioria dos pobres é honesta e a sua pobreza não está forçando eles contra a honestidade.

E busca por popularidade e emoção não são motivos tão fortes para entrar no crime do q passar necessidades básicas e morar em um barraco xexelento.
Isso é subjetivo.

Dentre o pessoal que pesquisa coisas relacionadas ao comportamento e sua determinação, há duas distinçoes básicas do ambiente:

ambiente compartilhado: é o ambiente que é comum a todos os indivíduos de um grupo, por exemplo, a favela, ou o bairro tal, para os habitantes, ou o domicílio para os residentes.

ambiente não compartilhado: é como a vivência pessoal. Dentro de um ambiente compartilhado, todos passam por situações diferentes no decorrer da vida, e passam pelas mesmas situações mas interiorizam de forma diferente, subjetiva, de acordo com sua vivência anterior e etc.

Eu acho que o ambiente compartilhado e os genes tem o menor grau de influência quanto a criminaliade de modo geral. Por isso há criminosos vindo de famillias honestas, tanto dentre ricos quanto pobres.

E esse negócio de dizer q quem comete crime por ser pobre só deveria roubar pão, biscoito, leite... hahahaha... sem ofender, mas é coisa de alienado q não sabe do q ta falando. Entrar na vida do crime pra sobreviver não é igual vc ir no mercado toda semana fazer compras, o cara corre muitos riscos, ele não vai ficar indo roubar todo dia pra pegar só aquilo q precisa no dia e voltar pra casa. Vai logo roubar algo q lhe dê dinheiro pra passar um tempo sem precisar roubar de novo.
E os que roubam só o básico como pão ou remédio entâo estão "errados" ou o que?

Eu acho que se ficasse miseravel de repente por qualquer razão e não tivesse como contar com ninguém, pessoalmente preferirira 1 - pedir, mendigar; 2 - roubar o básico para matar a fome sempre que necessário enquanto tento arranjar algum tipo de trabalho informal mesmo. É um tanto difícil (não impossível) imaginar um caminho daí até a opção escolhida ser cortar a garganta de alguém para pegar a carteira, ou coisa do gênero. Também não acho que numa situação mais no meio termo ficaria muito tentado a participar de assaltos, matar, só para sair da pindaíba. Ao mesmo tempo, há os casos de pitboys e etc que cometem crimes violentos apenas porque não tem escrúpulos, só porque acham divertido, porque não tem a menor empatia com os outros, e acho que é exatamente isso o essencial, tanto para o rico quanto para o pobre, um desenvolvimento psicológico individual que faça uma pessoa que não se importe ou até goste de impor sofrimento a outros. E não vejo a pobreza simplesmente como algo que gradualmente aumenta as chances disso.

E essa lógica de roubar bastante para se manter por mais tempo é igualmente válida para qualquer pessoa, independentemente da classe social. Uma pessoa que vai conseguindo levar a vida honestamente, em vez de suar para ganhar o dinheiro só para o pão de cada dia e viver meio no aperto, vai preferir roubar um banco para poder ficar confortavelmente sem trabalhar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Setembro de 2006, 20:53:41 »
Continuo achando que toda a discordância entre os que afirmam que pobreza gera crime e os que pensam o contrário se deve ao modo como cada um interpreta a questão.

Os que dizem que sim entendem que o fato do cidadão ser pobre e não ter o que pôr na mesa, não ter como sustentar filhos e família (necessidades básicas do ser humano) torna a pessoa mais propensa ao crime para suprir estas necessidades. E sinceramente, isso é indiscutível (só alguém sendo muito alienado para discordar).

Os que dizem que não estão vendo a questão toda de um modo mais amplo, analisando também os crimes que são cometidos não só por necessidades básicas do ser humano, mas por inveja (caso do político corrupto, do playboy).

Acho que o que você coloca como "crimes por inveja", eu classifico todos como crimes para melhorar de vida de forma mais fácil do que a honesta. Assim, está na mesma o político corrupto, o playboy que vende drogas, ou o cara que faz assalto à mão armada para melhorar de vida porque ganha pouco. Todos já suprem suas necessidade básicas com o quanto for que ganhem (mesmo que pouco) e roubam mais do que o necessário para isso, não se importando mais com o grau de dano que causem a outros, enquanto que acho que o ladrão de galinhas difere fundamentalmente por roubar o básico e tentar causar um mínimo de danos aos outros.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Setembro de 2006, 20:57:25 »
Não. O fator pobreza não é determinante para levar alguém ao roubo.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #74 Online: 29 de Setembro de 2006, 21:11:49 »
Quem votou em "não" ou não mora no Brasil, ou vive em regiões abastadas dos grandes centros. A violência nas periferias e em zonas industriais/portuárias é ridiculamente maior do que nos bairros nobres e grandes centros comerciais, em qualquer lugar do mundo. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!