Enquete

pobreza  leva à criminalidade?

sim
11 (45.8%)
não
13 (54.2%)
não sei
0 (0%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"  (Lida 10713 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime"
« Resposta #75 Online: 29 de Setembro de 2006, 21:27:13 »
Quem votou em "não" ou não mora no Brasil, ou vive em regiões abastadas dos grandes centros. A violência nas periferias e em zonas industriais/portuárias é ridiculamente maior do que nos bairros nobres e grandes centros comerciais, em qualquer lugar do mundo. 
A questão é quanto a criminalidade em geral, não só violência.

Mas não acho nem que pobres sejam mais violentos ou mais criminosos, ainda que os crimes das classes mais altas não necessitem tanto de violência.

A diferença de graus de vioência nessas áreas me parece ter mais a ver com a segurança pública do lugar do que pobres serem mais inerentemente violentos.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #76 Online: 30 de Setembro de 2006, 14:13:08 »
Por coincidência, recebei o link deste documentário hoje, q aborda muito bem algumas coisas q coloquei neste tópico. Dêem uma olhadinha e vejam do q falo quando me refiro à realidade das favelas e periferias pobres. Em todo o Brasil a realidade delas não foge muito a isto q é mostrado no documentário.
Qualquer discurso teórico ou demagogia q se profira sobre o assunto, se esfacela diante da realidade dos fatos. Como alguém pode dizer em sã consciência q tais pessoas não são, de certa forma, "empurradas" pra vida do crime e q isto proporciona muitos motivos para se revoltar e virar bandido?! Não q seja certo, não defendo nem um pouco isto, mas a verdade é q tem q ser forte pra aguentar este mundo cão... e nem todos são tão fortes!
Reparem em três coisas fundamentais mostradas no vídeo: as casas das pessoas, a forma como elas vivem e as opções de "lazer" q elas possuem.
www.youtube.com/watch?v=mUOY-D1ndtI&mode=related&search=

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #77 Online: 30 de Setembro de 2006, 16:33:43 »
:suspiro:

Marcelo, tudo o que esse documentário demonstra é que os delitos praticados por pobres são diferentes daqueles praticados por ricos.

Afirmar que o pobre pratica relativamente mais crimes do que o rico, baseado nesse argumento é um non-sequitur. Não tem causalidade. Pode até ser verdade, mas não por causa das razões apontadas aqui. Reveja o último post do Temma e o meu logo abaixo para entender o que estou dizendo.

Francamente, só vejo duas saídas para salvar este tópico da repetição dos mesmos argumentos: ou definimos exatamente o que é "crime" para os propósitos desta discussão, ou mudamos a pergunta inicial.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2006, 16:46:59 por Dbohr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:17:33 »
alguém saberia:

- onde se poderia obter os números/proporções, de preferência em escala mais do que nacional (para isolar fatores culturais)

- como especular que parte do desvio poderia se atribuir a esse tipo de coisa que eu disse, de corrupção e/ou "dois pesos e duas medidas"? Me parece evidente que acontece, mas acho que não dá para se avaliar o quanto aconteceria.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:27:34 »
essa discussão não me parece chegar a lugar algum. A própria definição de crime, num sentido amplo, acaba por confundir mais. sabemos que os crimes cometidos por pobres são muito diferentes daqueles cometidos por ricos. O criminoso rico, possui status social, e é bem visto por grande parte da sociedade, por razões óbvias. Já o criminoso pobre, sempre será visto como um bandido, aqui eu uso o termo bandido pra me referir às pessoas que praticam atos que podem vir a por em risco a integridade de outras pessoas (e também a delas mesmo). sequestro, roubo, assalto, etc etc etc. ou seja, ameaças em potencial.

Se a pergunta fosse colocada de outra maneira, digamos, "pobres são propensos a tornarem-se bandidos", daí, você Dbohr, e o Buckaroo, concordariam?

O Daniel Reynaldo costumava dizer o seguinte: pobre se chama de bandido, e de classe média em diante se chama de "jovens estudantes de classe média acusados de assassinar fulano de tal" e coisas do tipo, sempre eufemismos.

Eu não acho que sejam sempre eufemismos, como por exemplo, esses casos da Richtofen, o maníaco do parque, aquele ator que matou a Daniela Perez, o cara que matou a avó com a espada, os caras que incendiaram um índio (com a "desculpa" de que acharam que seria "só um mendigo").

Mas os diferentes tipos de crimes geralmente costumam determinar se o criminoso é bandido ou alguma outra coisa... como os integrantes das quadrilhas de hackers que fazem golpes na internet também geralmente não são mencionados como "bandidos", acho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:34:40 »
encontrei algo interessante:

Crise de valores leva classe média ao crime

(folha)

Uma crise de valores contribui para a participação de jovens de classe média em quadrilhas do crime organizado e em episódios marcados pela violência Essa é a opinião do antropólogo Gilberto Velho, 54, professor-titular do Museu Nacional (instituição da Universidade Federal do Rio de Janeiro) que, nas últimas três décadas, fez estudos sobre o que chama de camadas médias.

Nas últimas três semanas, três fatos fizeram a classe média carioca se perguntar se o perigo não está mais perto do que imagina. Primeiro, F.B., um garoto de 17 anos, educado em tradicional colégio alemão, foi assassinado com mais cinco jovens. Local: um morro da zona sul, para onde se mudara a fim de traficar drogas.

Depois, Maurício Chaves da Silveira, o Mauricinho Botafogo, 25, foi preso sob acusação de participar de um bando dedicado a assaltos a apartamentos de vários Estados. Filho do dono de uma agência de turismo e cambio do Rio, já cumprira um ano de prisão por assalto em Blumenau (SC).

Por último, o lutador de jiujitsu Ryan Gracie, 25, foi apontado como pivô de uma briga numa casa noturna de classe média-alta. Um homem foi ferido no tórax por uma navalha ou canivete.

Casos como esses criaram a sensação de que nunca o crime foi tão tentador a jovens de classe média. Dados parciais e obtidos com critérios pouco definidos da Justiça sugerem que há mais gente de classe média no crime, mas os levantamentos são inconclusos.

Pesquisa da Secretaria de Estado da Justiça do Rio constata que a pobreza não é fator determinante da criminalidade. Segundo os dados, 81% dos presos de 18 a 24 anos no sistema penitenciário estadual tiveram o sustento de suas casas assegurado pelo pai, a mãe ou ambos. De todo modo, os pobres continuam sendo as maiores vitimas da violência, como afirmou Gilberto Velho na entrevista à Folha

repetindo:

Segundo os dados, 81% dos presos de 18 a 24 anos no sistema penitenciário estadual tiveram o sustento de suas casas assegurado pelo pai, a mãe ou ambos.
(Pesquisa da Secretaria de Estado da Justiça do Rio)

Depois disso que copiei para cá tem uma entrevista na qual ele expressa opiniões que discordo, que isso seria problema do consumismo, falta de religião, blablabla, que eu acho que é essencialmente o mesmo erro de dizer que a pobreza dá maior propensão ao crime; tentar achar uma resposta num "ambiente compartilhado" muito amplo, quando a resposta mais provável está em ambientes mais específicos, menos compartilhados, vivências individuais.

Mais:

* O crime mora na classe média - Como gente abastada domina o tráfico de ecstasy e agora também participa de assaltos à mão armada

TRAFICANTES DE CLASSE
Como as drogas sintéticas mudaram o perfil-padrão do bandido

SÃO PAULO
 Só neste ano, a polícia prendeu 180 universitários ligados ao tráfico de ecstasy no Estado. No ano passado, os casos passaram de 60

RIO DE JANEIRO
 A classe média domina 90% do tráfico de drogas sintéticas. Os 10% restantes vão para o morro pelas mãos da classe média
 Na Barra da Tijuca, onde a renda média familiar é de R$ 5.700, estima-se que 40% dos condomínios de prédios tenham pontos de venda de droga, alguns dirigidos por moradores

GOIÁS
 A cada festa ou rave freqüentada por jovens da classe média há de 30 a 50 detenções por uso de drogas sintéticas. Em média, dois ou três desses presos são traficantes

SANTA CATARINA
 Segundo a Polícia Federal, uma investigação feita no ano passado revelou 150 pessoas de classe média envolvidas com o tráfico. Trinta foram presas

Marcelo

• Visitante
« Resposta #81 Online: 30 de Setembro de 2006, 19:36:09 »
:suspiro:

Marcelo, tudo o que esse documentário demonstra é que os delitos praticados por pobres são diferentes daqueles praticados por ricos.

Afirmar que o pobre pratica relativamente mais crimes do que o rico, baseado nesse argumento é um non-sequitur. Não tem causalidade. Pode até ser verdade, mas não por causa das razões apontadas aqui. Reveja o último post do Temma e o meu logo abaixo para entender o que estou dizendo.

Francamente, só vejo duas saídas para salvar este tópico da repetição dos mesmos argumentos: ou definimos exatamente o que é "crime" para os propósitos desta discussão, ou mudamos a pergunta inicial.
Dbohr, veja o tema do tópico: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime". Não estamos discutindo quem comete mais crimes, ricos, classe média ou pobres. Eu ao menos nao discuti isto até agora, apesar de achar q a maioria dos criminosos presos são das classes baixas. O q eu argumentei aqui desde o começo é q pobreza e criminalidade estão muito ligados, fazendo oposição ao pensamento de alguns q dizem q uma coisa não tem nada a ver com a outra. Este vídeo q coloquei aqui, só demonstra como vivem estas pessoas e como elas estão muuuuuuuito mais sujeitas a entrarem pra a criminalidade do q alguém de classe média ou superior. Além de estarem muito mais sujeitos a atos violentos, injustiças, doenças, fome etc...

Marcelo

• Visitante
« Resposta #82 Online: 30 de Setembro de 2006, 19:49:53 »
Eu acho que não, senão os países da África seriam os com maior índice de criminalidade no planeta.O que não é o caso.O que gera criminalidade é má distribuição de renda, onde pessoas pobres convivem com pessoas ricas.
Isto é claro, já q em um lugar onde só tem pobre, vão roubar o q um do outro? Não tem nada pra roubar... o máximo q podem fazer é matar um ao outro.

Temma

• Visitante
« Resposta #83 Online: 30 de Setembro de 2006, 20:53:56 »

Eu não acho que sejam sempre eufemismos, como por exemplo, esses casos da Richtofen, o maníaco do parque, aquele ator que matou a Daniela Perez, o cara que matou a avó com a espada, os caras que incendiaram um índio (com a "desculpa" de que acharam que seria "só um mendigo").

Porque acha que esses crimes chocam?  em favelas, todos os dias, acontecem barbáries desse mesmo nível. É só olhar naqueles jornalecos de cinquenta centavos que se sustentam dessas tragédias (e também os únicos que dão destaque a esse tipo de notícia). Esses crimes citado por você são a exceção.

Segundo os dados, 81% dos presos de 18 a 24 anos no sistema penitenciário estadual tiveram o sustento de suas casas assegurado pelo pai, a mãe ou ambos.

Logo eles não são pobres? Sinceramente me assusta um "antropólogo" fazer uma afirmação tão tendenciosa quanto essa, a de que "a pobreza não é fator determinante da criminalidade", isso, a partir de algo tão pouco substancial. Porque simplesmente não diz a classe econômica à que pertencem tais criminosos? Putz, e olha o quão subjetiva a palavra "sustentada" pode ser. Minha mãe cresceu numa casa pequena com sete irmãos, trabalhavam na roça, passaram por diversas dificuldades, apanhavam como cães dos pais, até atingirem a maioridade e poderem se virar sozinhos(muitos saíram antes). todos os irmãos, de um ponto de vista, foram sustentados pelos pais.

Ser "sustentado" não diz nada. isso que dizer que essas pessoas tinham o que comer, ou melhor, quem as desse de comer? logo não foi a pobreza que as levou ao crime? Buckaroo, mais uma vez, os tipos de crimes que a pobreza leva as pessoas a cometer não são só os para conseguir alimentos quando num momento de desespero, nessas horas a maioria sobrevive de restos. simples assim. deve ser algo muito bom pra auto-estima deles nao é?

mas o mais importante, quem passou fome uma vez, nunca mais quer passar.

Já que tamos falando de números, um dado interessante a se pesquisar. Qual o destino dos meninos de rua? será que tem algum estudo a respeito disso? só a espectativa de vida, e a causa mortis  já seria o suficiente.

« Última modificação: 30 de Setembro de 2006, 20:59:29 por Temma »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #84 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:00:23 »
Dbohr, veja o tema do tópico: "pobres são propensos ao crime / pobreza gera crime". Não estamos discutindo quem comete mais crimes, ricos, classe média ou pobres.

Perfeito. Eu também não estou discutindo isso. O que eu estou discutindo é que a pergunta é genérica demais.

Senhores, acho que podemos parar por aqui. Faz várias páginas que estamos dizendo as mesmas coisas. Temos que concordar em discordar. Ou mudar a pergunta do tópico.

rizk

• Visitante
« Resposta #85 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:11:44 »
Uma coisa que é bastante visível e que não foi discutida suficientemente é a questão do sucesso. O jovem pobre não tem perspectiva de se dar bem na vida. Costuma ter pais despreparados e ausentes, quando os têm, e acaba que o modelo que ele tem de sucesso e reconhecimento na comunidade é o bandido. Afiliar-se ao crime é garantir a proteção sua e da sua família, ser respeitado, ter dinheiro. Isso sem falar das meninas, além disso tudo ainda vão namorar bandido e engravidam deles.

Não sei se a pobreza em si é causa da criminalidade, mas o sentimento de desamparo que ela gera parece-me que sim.

Por isso que isso de escolinha de futebol e capoeira e arte, ações comunitárias de igreja, etc, costumam dar resultados bons: apresenta novos modelos aos jovens e dá a esperança (e às vezes a possibilidade) de um futuro legal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 30 de Setembro de 2006, 22:59:50 »

Porque acha que esses crimes chocam?  em favelas, todos os dias, acontecem barbáries desse mesmo nível. É só olhar naqueles jornalecos de cinquenta centavos que se sustentam dessas tragédias (e também os únicos que dão destaque a esse tipo de notícia). Esses crimes citado por você são a exceção.

Por simples desvantagem numérica da população mais abastada ou porque a pobreza levaria ao crime?  :erm: Não estou dizendo que há números absolutos aproximadamente iguais de crimes entre todas as classes sociais; se de certa forma ricos são exceção, e crime de modo geral é exceção (para ricos e pobres), então é claro que crimes de ricos serão ainda mais excepcionais de forma absoluta, mas nem são tanto assim tanto que há vários exemplos de casos mais ou menos conhecidos, sem contar os que tiverem menor cobertura.

O que eu acho é que deve haver uma proporção mais ou menos igual, mas não sei onde obter os números que mostrariam isso.

Logo eles não são pobres? Sinceramente me assusta um "antropólogo" fazer uma afirmação tão tendenciosa quanto essa, a de que "a pobreza não é fator determinante da criminalidade", isso, a partir de algo tão pouco substancial. Porque simplesmente não diz a classe econômica à que pertencem tais criminosos? Putz, e olha o quão subjetiva a palavra "sustentada" pode ser. Minha mãe cresceu numa casa pequena com sete irmãos, trabalhavam na roça, passaram por diversas dificuldades, apanhavam como cães dos pais, até atingirem a maioridade e poderem se virar sozinhos(muitos saíram antes). todos os irmãos, de um ponto de vista, foram sustentados pelos pais.

Bem, eu estou só passando uma notícia sobre a pesquisa, não o trabalho todo, que nem estou "defendendo", ainda que tenha mais ou menos a mesma opinião, acho que isso de achar que a pobreza leva ao crime é uma falha de lógica por causa dos tipos de crimes diferentes.

Fora isso, não vejo relevância nisso que colocou, o ponto que me parece essencial é que mesmo havendo sustento pelos pais alguns recorrem ao crime. Considero que a partir do momento em que há um sustento, o crime é igual para qualquer classe social, no sentido de não ser motivado por razões de sobrevivência, mesmo que ainda sejam consideravelmente pobres.

Se não, qual exatamente seria o limite? Qual a margem de dificuldade que se pode dizer que crimes cometidos são motivados pela pobreza? Como se distingue um crime "realmente" motivado pela pobreza de um cometido apenas por falta de escrúpulos, por simplesmente não se importar com o prejuízo causado a outro e apreciar a vantagem obtida?

Ser "sustentado" não diz nada. isso que dizer que essas pessoas tinham o que comer, ou melhor, quem as desse de comer? logo não foi a pobreza que as levou ao crime? Buckaroo, mais uma vez, os tipos de crimes que a pobreza leva as pessoas a cometer não são só os para conseguir alimentos quando num momento de desespero, nessas horas a maioria sobrevive de restos. simples assim. deve ser algo muito bom pra auto-estima deles nao é?

mas o mais importante, quem passou fome uma vez, nunca mais quer passar.
Se há tantos milhões de pessoas passando fome, e mesmo assim não recorrem ao crime para matar a fome, ou se limitam a roubos leves, não acho que se possa se dizer que a pobreza determine o crime muito além disso. Fora isso, eu consideraria como uma situação de vivência pessoal, ambiente não compartilhado que levou a uma má construção de caráter, cujo cenário maior era a pobreza. Simplesmente pela maioria dos pobres ou mesmo miseráveis não serem criminosos, não pode ser o ambiente compartilhado o fator determinante, eu acho.

Já que tamos falando de números, um dado interessante a se pesquisar. Qual o destino dos meninos de rua? será que tem algum estudo a respeito disso? só a espectativa de vida, e a causa mortis  já seria o suficiente.
Não entendi bem o ponto...

Mas eu venho repetindo o tempo todo: não é que absolutamente não hajam crimes cometidos por pobreza, mas uma coisa é meninos de rua que comem da chepa com os cachorros e que de vez em quando ou frequentemente roubem, e outra é uma pessoa que vive mesmo na favela, ganha algum dinheiro como catador de papel, vidro e lata, e um belo dia decide "bem, vou assaltar um banco", o que acho que nem é bem um "caso", acho que há mesmo dentre os pobres aqueles que simplesmente não querem fazer algum trabalho honesto que ganhe pouco e não se importam com os danos que podem causar, em tirar vidas até. Há esses entre ricos, como já foi mencionado, ainda que ter mais dinheiro já torne menos necessária a violência direta para algum crime, o que por outro lado não quer dizer muita coisa porque há os crimes de violência gratuita -  e há esses entre pobres também, e todos eu colocaria no mesmo grupo: pessoas inescrupulosas que cometem crimes que não são justificados apenas pelas necessidades de sobrevivência.

Temma

• Visitante
« Resposta #87 Online: 01 de Outubro de 2006, 00:29:38 »
Por simples desvantagem numérica da população mais abastada ou porque a pobreza levaria ao crime?  :erm: Não estou dizendo que há números absolutos aproximadamente iguais de crimes entre todas as classes sociais; se de certa forma ricos são exceção, e crime de modo geral é exceção (para ricos e pobres), então é claro que crimes de ricos serão ainda mais excepcionais de forma absoluta, mas nem são tanto assim tanto que há vários exemplos de casos mais ou menos conhecidos, sem contar os que tiverem menor cobertura.

O que eu acho é que deve haver uma proporção mais ou menos igual, mas não sei onde obter os números que mostrariam isso.

Eu também não tenho nenhum dado para mostrar o que penso, mas basicamente é isso: em termos de proporções, há uma porcentagem muito maior de criminosos entre os pobres, do que de criminosos entre ricos. separando-os os em dois grupos distintos, e não comparaando o total de criminosos pobres com o total de criminosos ricos.

acho que isso de achar que a pobreza leva ao crime é uma falha de lógica por causa dos tipos de crimes diferentes.

Já foi falado sobre isso também, o perfil dos crimes de cada classe é, quase sempre, completamente diferente. E também o combate a esses crimes também não se dá da mesma forma. É preciso motivações muito mais fortes para se matar alguém/sequestrar/assaltar do que para se sonegar impostos de uma grande empresa.

Se não, qual exatamente seria o limite? Qual a margem de dificuldade que se pode dizer que crimes cometidos são motivados pela pobreza?

condições básicas de saúde, educação, lazer, moradia, dignidade. começa por aí.

Como se distingue um crime "realmente" motivado pela pobreza de um cometido apenas por falta de escrúpulos, por simplesmente não se importar com o prejuízo causado a outro e apreciar a vantagem obtida?

Bom, o objetivo não é distinguir, ninguém deve ser tratado conforme sua posição social, ainda mais se cometer um crime inadímissivel, hediondo digamos. os criminosos devem ser punidos todos, de maneira uniforme, até para servir como exemplo. A questão é que se toda (ou pelo menos um pouco mais) da sociedade se conscientizar que a pobreza e miséria são fatores condicionantes à criminalidade(e claro, não os únicos), as pessoas possam se preocupar não só em por uma cerca elétrica na sua residência, ou se armar, mas também procurar cobrar por ações mais efetivas, da administração pública, da comunidade, para amenizar as condições de vida sofríveis a que estão submetidas uma grande parcela da população.

São pessoas que passam por situações de dificuldade extremas, e nessas situações, a vida de crimes se torna muito tentadora. Pra alguns, a única opção.

a expectativa de vida e a causa da morte eu citei porque seria um dado interessante, creio que a maioria "opta" pelo crime, e ao fazerem isso diminuem consideravelmente suas expectativas de vida, além de correrem o risco de serem mortos por armas de fogo.

Mas eu venho repetindo o tempo todo: não é que absolutamente não hajam crimes cometidos por pobreza

Sim, mas considera como "crimes cometidos por pobreza" apenas aqueles onde a pessoa rouba para se alimentar. Daí creio ser um número insignificante mesmo. Em cidades mesmo, isso dificilmente acontece.

mas uma coisa é meninos de rua que comem da chepa com os cachorros e que de vez em quando ou frequentemente roubem, e outra é uma pessoa que vive mesmo na favela, ganha algum dinheiro como catador de papel, vidro e lata, e um belo dia decide "bem, vou assaltar um banco"

não falei.

o que acho que nem é bem um "caso", acho que há mesmo dentre os pobres aqueles que simplesmente não querem fazer algum trabalho honesto que ganhe pouco e não se importam com os danos que podem causar, em tirar vidas até.

Sim. Quando estigmatizadas pelo descaso, indiferença, injustiças, condições sub-humanas.

ainda que ter mais dinheiro já torne menos necessária a violência direta para algum crime

Esse é o ponto!

há os crimes de violência gratuita -  e há esses entre pobres também, e todos eu colocaria no mesmo grupo: pessoas inescrupulosas que cometem crimes que não são justificados apenas pelas necessidades de sobrevivência.

E esses são maioria entre os crimes? acho que de maneira nenhuma. boa parte se dão até por sérios distúrbios patologicos

« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 00:39:22 por Temma »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #88 Online: 01 de Outubro de 2006, 00:55:04 »
Que tipo de crime ?

Pobre: maioria rouba porque não tem... roubam carros, bolsas, onibus, mercado e etc.

Playboy: atropela gente, rouba os pais para comprar droga, matam os pais por dinheiro e etc.

Nunca vi um playboy roubando bolsa na rua pra ganhar 15 reais...  :stunned:
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 01 de Outubro de 2006, 03:35:06 »
Se não, qual exatamente seria o limite? Qual a margem de dificuldade que se pode dizer que crimes cometidos são motivados pela pobreza?

condições básicas de saúde, educação, lazer, moradia, dignidade. começa por aí.

E o qual o limite do básico para o "extra"? Faça um gradiente de uns três exemplos que você ache que possam começar a deixar de ser crimes determinados pela pobreza e passar a ser criminalidade "pura", ou estabeleça algum limite claro, se tiver algo em mente... mas ao menos o mais ou menos, sem deixar a lacuna enorme roubar pão -> roubar dinheiro pela internet

Como se distingue um crime "realmente" motivado pela pobreza de um cometido apenas por falta de escrúpulos, por simplesmente não se importar com o prejuízo causado a outro e apreciar a vantagem obtida?

Bom, o objetivo não é distinguir, ninguém deve ser tratado conforme sua posição social, ainda mais se cometer um crime inadímissivel, hediondo digamos. os criminosos devem ser punidos todos, de maneira uniforme, até para servir como exemplo.
Bem, eu acho que um roubo de comida ou remédio por uma pessoa passando necessidades é algo bem menos grave do que de íntens não essenciais do mesmo valor, como uma caneta de luxo, ou um par de tênis, ou alguma coisa qualquer na faixa de valor do pão, por alguém que tenha dinheiro ou não para comprar essas coisas.

Acho que a pobreza e a necessidade são conjuntamente atenuantes, mais ou menos de forma análoga ao crime passional, ao matar alguém quando se perde a cabeça num acesso de fória, e o assassinato frio, planejado por qualquer motivo, ganho material ou prazer. Mas nesse nível, de necessidade; não acho que os traficantes e assaltantes de banco estejam fazendo o que fazem principalmente por "necessidade", por não terem outra opção, sejam os ricos ou os pobres.

E tanto mais isso deveria ser considerado verdade quanto mais se considerasse determinante a pobreza de modo geral como influente nos crimes, em oposição a uma causa de escolha individual. Se a pessoa não tem culpa de ser pobre para começar, e não tem culpa de ser criminoso porque a pobreza determinou isso, não faz sentido falar em "penitenciária" ou penas, teria que ser visto como uma pessoa que pegou alguma infecção porque mora onde não há saneamento básico, vítima do sistema, teria que receber tratamento; desde o ladrão de galinhas até o Fernandinho beira-mar, o Marcola, com alguma linha traçada em algum lugar dentre eles até a Suzane Hichtofen.

A questão é que se toda (ou pelo menos um pouco mais) da sociedade se conscientizar que a pobreza e miséria são fatores condicionantes à criminalidade(e claro, não os únicos), as pessoas possam se preocupar não só em por uma cerca elétrica na sua residência, ou se armar, mas também procurar cobrar por ações mais efetivas, da administração pública, da comunidade, para amenizar as condições de vida sofríveis a que estão submetidas uma grande parcela da população.
Eu acho que isso é importante totalmente independentemente da miséria pobreza hipoteticamente sererm uma causa importante para a criminalidade, não só pelo terror psicológico da pobreza representar milhares de potenciais criminosos. Mais ou menos da mesma forma que não é incomum se preocupar com políticas para saúde e saneamento de regiões pobres que podem nem ser tão próximas à sua casa para que você corra o risco de pegar alguam doença pela falta de saneamento, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

O meu interesse é principalmente "científico" mesmo, de entender as causas a despeito de posições políticas, e do lado mais "pessoal", acho isso extremamente insultante, a idéia de que pessoas pobres tem maior tendência ao crime, e acho extremamente desprezível que algo assim seja feito como um tipo de jogo político, como se os políticos que não fazem mais que a obrigação ao fornecer as oportunidades para uma vida digna sejam heróis salvando caridosamente um bando de animais irracionais que de outra forma sairiam roubando e matando como se fossem macacos ou coisa parecida, ou numa colocação um pouco menos drástica, como se fosse o responsável direto pelas pessoas serem ou não morais, o messias, salvador.

São pessoas que passam por situações de dificuldade extremas, e nessas situações, a vida de crimes se torna muito tentadora. Pra alguns, a única opção.

a expectativa de vida e a causa da morte eu citei porque seria um dado interessante, creio que a maioria "opta" pelo crime, e ao fazerem isso diminuem consideravelmente suas expectativas de vida, além de correrem o risco de serem mortos por armas de fogo.

Eu tenho curiosidade quanto a esses números. Acho que a imensa maioria dos pobres e miseráveis não recorre ao crime; alguma parte recorre eventualmente, mas acho que sem fazer disso um meio constante de vida. Uma pequena parte, resolve fazer disso um meio de vida mais lucrativo, e por culpa dessa parte principalmente, e da estrutura criada, alguma outra parte acaba sendo "sugada", vão recrutando e etc.

Mas esses já não são o que eu consideraria de crimes motivados pela pobreza, por essa característica de fazer disso um negócio mais lucrativo, ir expandindo e etc, e acho que tem análogos em quantidades bastante proporcionais em todas classes sociais. Parte do desvio da proporção se deveria à culpa desses praticamente, por oferecerem "vagas" que podem nem ter volta e etc. Esses eu acho problemático como classificar. De certa forma, as pessoas mais pobres acabam ficando mais provavelmente candidatas a essas "vagas", mas isso se dá mais do que pela pobreza por simples proximidade geográfica, e os que preenchem acabam mais provavelmente sendo pobres. Já que não considero a necessidade como algo que vai determinar absolutamente a corrupção moral, nem que a não-necessidade vai salvar disso, então teoricamente qualquer um, rico ou pobre, seria suscetível a aceitar as ofertas do crime organizado.

O único outro fator além da proximidade geográfica aí um pouco relacionado a pobreza é que para o pobre uma vantagem menor já compensaria mais; mas não acho que isso fosse o mais importante, que seja simplesmente uma relação de vantagem que se teria em praticar o crime de acordo com quanto já se ganhe ou tenha, porque isso preveria que a maioria dos pobres é criminosa simplesmente porque teria vantagem. A construção da moral individual é mais determinante.

Mas eu venho repetindo o tempo todo: não é que absolutamente não hajam crimes cometidos por pobreza

Sim, mas considera como "crimes cometidos por pobreza" apenas aqueles onde a pessoa rouba para se alimentar. Daí creio ser um número insignificante mesmo. Em cidades mesmo, isso dificilmente acontece.
(para suprir necessidades básicas de um modo geral... e alguma margem bem pequena acima, que não saberia precisar exatamente onde acaba também)

Mas qual o problema se fosse mesmo um número quase insignificante dos crimes motivados diretamente por pobreza, e que os outros crimes tivessem que ser considerados simples falta de escrúpulo individual não determinada diretamente por qualquer fator econômico?

mas uma coisa é meninos de rua que comem da chepa com os cachorros e que de vez em quando ou frequentemente roubem, e outra é uma pessoa que vive mesmo na favela, ganha algum dinheiro como catador de papel, vidro e lata, e um belo dia decide "bem, vou assaltar um banco"

não falei.

o que acho que nem é bem um "caso", acho que há mesmo dentre os pobres aqueles que simplesmente não querem fazer algum trabalho honesto que ganhe pouco e não se importam com os danos que podem causar, em tirar vidas até.

Sim. Quando estigmatizadas pelo descaso, indiferença, injustiças, condições sub-humanas.

ainda que ter mais dinheiro já torne menos necessária a violência direta para algum crime

Esse é o ponto!
Mas eu não me refiro só a crimes violentos, mas crimes em geral, como as pessoas, eventualmente decidem fazer ilegal, algo a despeito de prejudicarem outros, para obter algo que queiram, o que pode ou não envolver violência para obter.

Por exemplo, digamos que se pudesse dividir as pessoas assim, de modo bem grosseiro e com números totalmente inventados que não tenho pretensão de se aproximarem da realidade: de cada 100, 20 potencialmente cometerão um crime; 10 dessas apenas crimes que considerem que não prejudicam ninguém; as outras 10, sabe que prejudicam, mas fariam mesmo assim, dessas, 5 estão dispostas a prejudicar gravemente, inclisive matar, e 2 simplesmente não tem escrúpulo nenhum em matar.

Essas pessoas existiriam proporcionalmente em todas as classes sociais, mas os tipos de coisas que fariam seriam diferentes. Esses 5 mais potencialmente violentos nas classes mais ricas em menor freqüência precisariam para conclusão dos seus crimes serem de fato violentos, porque pode ser que fizessem falsificação, desviassem dinheiro via internet, qualquer coisa que não tivesse um grande elemento de ação. Já essas pessoas quando nas classes mais pobres, não teriam a oportunidade de crimes desse tipo, que exigem alguma estrutura pré existente, e praticariam qualquer outro crime que lhe fosse acessível, mesmo que violento. O dinheiro não está determinando o crime, mas apenas o tipo de crime "disponível".

há os crimes de violência gratuita -  e há esses entre pobres também, e todos eu colocaria no mesmo grupo: pessoas inescrupulosas que cometem crimes que não são justificados apenas pelas necessidades de sobrevivência.

E esses são maioria entre os crimes? acho que de maneira nenhuma. boa parte se dão até por sérios distúrbios patologicos
escrevi mal o que queria dizer.... o meu ponto era que a classe social é tão má preditora de criminalidade que, apesar de teoricamente as classes sociasi mais altas tornarem eles quase completamente desnecessários ou no mínimo "tercerizáveis", ainda há aqueles dentro das classes altas que cometem crimes violentos por sangue frio mesmo (sem contar os passionais, não contam para esse assunto, acho). Não estou dizendo que sejam a maioria, que pessoas que potencialmente cometeriam crimes violentos cometeriam de qualquer forma, em qualquer circunstância, pode ser algo que fique "adormecido" por não estar entre as "exigências" do crime.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #90 Online: 01 de Outubro de 2006, 04:21:30 »
Quem votou em "não" ou não mora no Brasil, ou vive em regiões abastadas dos grandes centros. A violência nas periferias e em zonas industriais/portuárias é ridiculamente maior do que nos bairros nobres e grandes centros comerciais, em qualquer lugar do mundo.

Você tem que levar em consideração que a população pobre no Brasil é a grande maioria. Então é natural que no Brasil existam mais crimes/violência oriundos da parte pobre da população, afinal quase toda a população brasileira é pobre.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:03:16 »
Mas convenhamos que a proporção e o grau de criminalidade, entre pobres e ricos, é beeeeeem diferente um do outro.

Tem dados?

Não precisa de dados.... é algo tão óbvio... é como se perguntassem: "A maioria da população brasileira é pobre ou rica?". (...)
(Agora em questão de relatividade, como o Dbohr falou, tem que ser levantado os dados sim).

Eu acho que vc, antes de dar tanta credibilidade a números, deveria dar umas voltinhas em umas favelinhas.... (Uma vez um prefeito chamado Juraci foi elevado a "o melhor prefeito do Brasil". Sabe por quê? Ele apresentava vários dados falsos, só mostrava as partes ricas da cidade, exibindo fotos em Brasília, enquanto as outras partes em total decadência. Os dados, de ele ser o melhor prefeito, foram dados oficiais... Era lógico que não era. Havia outros prefeitos bem melhores do que ele. O que eu quero dizer é que nem todos os dados que vc encontra são reais).

Às vezes dá impressão, em seus argumentos, que os crimes de classe média chega ao menos perto dos acontecidos em uma favela.... (O cara deu uma espadada... o cara queimou o índio... como se isso fosse freqüente...)

Em suma minha opinião é:

Gera o crime? Não.

Proporciona (Tendência) ao crime? Sim.

Os crimes são em maiores quantidades em relação aos ricos? Isso é óbvio. A quantidade de pobres é bem maior.

Têm mais gravidade? Na minha opinião “sim/não” (É algo relativo). Pois em relação à “desumanidade” os pobres têm crimes mais violentos. Mas se observamos a maioria desses crimes vêm de outros crimes, por exemplo, de desvio de dinheiro por parte de alguns políticos e etc. Nesse ponto de vista esses seriam os piores. É isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:49:38 »
Bucetê,

o ponto todo que eu estou fazendo é que não se trata de números absolutos... há mais crimes de pobres do que de ricos, porque há mais crimes de destros do que de canhotos, mas da mesma forma, não vejo relação causal muito forte no desenvolvimento de um indivíduo criminoso.

Só citei crimes de violentos de ricos para lembrar que existem, não estou falando que sejam tão freqüentes (de forma absoluta) quanto os de pobres porque há bem menos ricos do que pobres. Fora isso, crimes cometidos por ricos menos raramente requerem violência. Ainda assim, há um considerável número de casos, mesmo que a violência seja gratuita. Acho que esse fato de haverem esses exemplos, mesmo havendo apenas uma minoria de ricos, já demonstra bastante a falta de relação causal entre classe social e predisposição à criminalidade, já que se, supondo que crimes entre ricos fossem raríssimos, e os ricos em si já sendo raros (havendo muito menos ricos do que pobres), era de se esperar que nunca se ouvisse falar de nada do tipo. Mas em vez disso, são até bastante altos os números de crimes cometidos por ricos, então no mínimo a proporção de criminosos entre as classes deve ser mais ou menos igual, minimamente variável por fatores circunstanciais, e diferindo principalmente no tipo de crime.

Locais pobres e ricos vão ter diferentes estruturas de segurança pública, então vai haver maior possibilidade de crimes por lá, mas não significa que bairros ricos tenham proporcionalmente menos criminosos em potencial, que sejam mais seguros por haver por lá só gente "de boa família" , só gente honesta e confiável. O inverso para a favela, não é porque tenha grande influência de alguma gangue que todas pessoas de lá coadunam com o crime, e se fazem, não é necessariamente por vontade própria, por falta de escrúpulo simplesmente.

A pobreza de certa forma cria um ambiente que favorece ao crime, nesse sentido (por outro lado, propopicia crimes mais evidentes que os possíveis com maior renda também), mas não é esse tipo de coisa que estou considerando, falo mais da questão de se poder prever o caráter de uma pessoa pela sua renda, o que considero uma falácia, bastante repetida.

Temma

• Visitante
« Resposta #93 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:39:44 »
falo mais da questão de se poder prever o caráter de uma pessoa pela sua renda, o que considero uma falácia, bastante repetida.

que, claro, penso que não é o que ninguém defende aqui.

Temma

• Visitante
« Resposta #95 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:20:12 »
mas isso não fica mais ou menos implícito ao se colocar que a pobreza corrompe?

Não. ao contrário, é o seu ponto de vista, que ao desassociar a pobreza da criminalidade, atribui indiretamente somente a falta de caráter a origem dos crimes.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #96 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:54:44 »
Somente, não.

Eriol

• Visitante
« Resposta #97 Online: 02 de Outubro de 2006, 15:02:22 »
Para os materialistas, a violência é aprendida. E com a situação dos miseráveis, é algo quase inevitável...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 02 de Outubro de 2006, 16:10:34 »
O foco não é simplesmente violência, mas criminalidade, exisem crimes não violentos. E não é que a violência ou a criminalidade não sejam aprendidas (ainda que tenha alguma influência genética*), o ponto é que ser pobre não está para ser criminoso ou violento da mesma forma que ser brasileiro está para ser um falante de português.

Uma nota que talvez eu deva ressaltar se é que já não fiz é que não estou negando que a situação de pobreza permita uma certa propagação de certos tipos de crime, facilitem sua estruturação local. Estou falando mais do desenvolvimento da pessoa em si, levando em conta se ela é pobre ou não.

Numa favela, por exemplo, é teoricamente mais provável uma criança ser desde cedo aliciada pelo tráfico, por gangues, não estou pondo isso em questão, ainda que esse tipo de coisa não seja exclusividade de favelas, ainda que seja o ambiente mais clássico ou clichê, ignorando-se na maior parte do tempo que "playboys" nerds podem ser aliciados para ser uma gangue de internet em salas de chat. Pode ser que os favelados resolvam ser só pixadores, e paralelamente os riquinhos sejam só pixadores virtuais com sprays de mil reais que os pais compraram, pixando sites em vez de prédios; ou pode ser que ambos os lados se metam em crimes mais sérios.

Poderia também se ver crimes de "necessidade" (entre aspas mesmo) tanto em classes mais baixas quanto nas mais altas... a partir do momento que já tem uma certa estrutura (ainda que precária), um sustento, que não é mais um "ladrão de galinha", não acho que seja mais crime por necessidade (sem aspas), e um cara que rouba um banco, carro, ou casa ou assalta, mas conseguia se manter como catador de papel ou alguma outra atividade como costumava fazer não é mais determinado pela pobreza do que a pessoa de classe média que comete um crime qualquer para atingir qualquer objetivo que ele quisesse, para a qual não tivesse o dinheiro, que seja só ter mais porque parece um modo fácil de ganhar uma bolada.

Eu não sei bem traçar a linha exata, nem sei se é possível, mas acho que existe e está por aí, há um momento mesmo dentre os pobres em que o crime deixa de ser justificável pela necessidade, e esses crimes e os cometidos por ricos são "iguais" nesse sentido (ainda que os dos ricos menos freqüentemente necessitem violência direta), não sendo mais justificáveis pela pobreza só porque são cometidos por pobres. O que não é válido para todos os crimes cometidos por pobres, ficam fora os por necessidade mesmo, que não sei se teriam análogo entre a população rica.

* Na verdade considero que como animais somos todos predispostos à violência e à "criminalidade". Somos caçadores-coletores por instinto, e de certa forma o anti-natural seria não ser violento e não roubar, que é o que é acaba sendo moldado pelo aprendizado, pela cultura. Variações genéticas podem existir para os dois lados, mas não servem em nada para explicar a situação toda, meio como "o gene do crime" ou "gene da honestidade". Seria mais como, esses genes que dão predisposição à vício em drogas, e há também as pessoas que parecem ter mais predisposição a serem viciados em adrenalina, com menor síntese natural de endorfina e coisas do tipo. A vivência desse tipo de pessoas poderia fazer de alguém que num ambiente mais saudável fosse um praticante de esportes "radicais" se tornasse uma pessoa que busca violencia mesmo que gratuitamente, ou a usa sem remorso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 02 de Outubro de 2006, 16:16:50 »
mas isso não fica mais ou menos implícito ao se colocar que a pobreza corrompe?

Não. ao contrário, é o seu ponto de vista, que ao desassociar a pobreza da criminalidade, atribui indiretamente somente a falta de caráter a origem dos crimes.

Somente não, como o Dobhr disse. Para começar há os causados por pobreza mesmo, por necessidade de verdade, e não só os que usam a pobreza como uma justificação social.

Fora isso, não associo à pobreza ao mal-caratismo, estou repetindo o tempo todo que a maior parte das pessoas pobres é honesta; e diria que até as que cometem crime por necessidade real tem bom caráter... só não estendo isso para qualquer um que esteja dentro do que se considere "pobre", acho que o limite é razoavelmente baixo e não justifica/causa todo tipo de crime.

:idea: Vamos inverter a situação: se a pobreza é fator preponderante no desenvolvimento da criminalidade, como explicar que a maioria dos pobres e miseráveis não é criminosa? Ou isso seria mito?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!