Enquete

Em qual área você cursou, cursa ou pretende cursar?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 27 de Abril de 2005, 18:42:24

Autor Tópico: Qual área do conhecimento é a sua?  (Lida 8496 vezes)

Offline Fernando da Costa Azevedo

• Nível 00
  • *
Re: Qual área do conhecimento é a sua?
« Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2005, 14:39:21 »
Citação de: Fernando da Costa Azevedo
Citação de: Dono da Verdade
Gostaria também de comentários sobre qual curso específico faz e onde, se trabalha em alguma área e qual, etc

A minha àrea de conhecimento, é a àrea de Evolução Humana(Primatas e Hominídeos)..
Abraços...
Fernando

Faço Faculdade de Jornalismo...
Abraços....
Fernando
A Verdadeira Legião somos Nós, Fãs...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Qual área do conhecimento é a sua?
« Resposta #26 Online: 05 de Maio de 2005, 14:42:46 »
Olá "Fernando da Costa Azevedo"! Seja bem vindo ao fórum!  :dedos:

Mal que me pergunte, você é do "ateismo.net"? :fiu-fiu:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Maio de 2005, 14:51:50 »
Seja bem vindo, tocaio.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2005, 20:19:08 »
Bem-vindo, Fernando!

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Qual área do conhecimento é a sua?
« Resposta #29 Online: 05 de Maio de 2005, 23:19:24 »
Gostaria também de comentários sobre qual curso específico faz e onde, se trabalha em alguma área e qual, etc

Faço engenharia elétrica, ênfase sistemas eletrônicos na POLI - USP.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

• Nível 00
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2005, 23:19:58 »
Fala Pessoal!!!
Eun naum sou do Ateismo.net nao!!
Naum curto discutir Religião..eu sou da seguinte Teoria: Respeitar a reliigião dos outros!!
Bom...Obrigado pelas Boas Vindas!!
Me Cadastrei aqui, através, do MR Hammond, vulgo Aurélio..
Abraços a todos!
Fernando

rizk

• Visitante
Qual área do conhecimento é a sua?
« Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2005, 00:38:28 »
Sociologia é uma das áreas da ciência social, antropologia é outra, deve haver mais. Mas a CH mais cool é História, o resto é tudo "ciência auxiliar".
E é óbvio que o que a gente faz é o mais interessante e imprescindível.  :lol:

rizk

• Visitante
Re: Re.: Qual área do conhecimento é a sua?
« Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2005, 01:04:02 »
A área de humanidades, principalmente sociologia e filosofia, tem séria fama de não só ter, como incentivar o pouco rigor na busca e avaliação do conhecimento. Muitas dessas pessoas, ao invés de procurar meios de tornarem suas áres mais rigorosas e capaz de formular previsões testáveis, tendem ao invés disso a se enviesar ideologicamente e criticar a ciência (que chamam de "cartesiana", "ocidental", "mecanicista", etc). Ou seja, ao invés de procurarem "endurecer" sua área, pregam o "amolecimento" das ciências exatas.

Oras, por favor. Jamais negarei que tem gente, alguns, que pegam pesado na ideologia e acabam submetendo os fatos a ela. Mas esta NÃO É a tendência predominante na academia. Talvez um leigo que acompanhe os trabalhos, e não entenda a linguagem rebuscada daquelas pessoas - que, a meu ver, não é demonstração sem-noção de erudição, mas necessidade de deixar os conceitos MUITO claros, o que facilita a vida da pessoa do meio mas dificulta a leitura de quem não tem as manhas - não compreenda direito e ache que é amolecimento, mas, enfim, a gente tenta esclarecer.

As ciências humanas têm como objeto o homem. Homem não é maquininha. Tem uma coisa chamada ideologia que complica tudo, e que não existe na natureza - é criação nossa. O pesquisador precisa tentar elucidar isso, senão fica positivista burro. Não dá pra ser positivista nas CH - no meu caso, por exemplo, determinar se um documento ou si lá é autêntico, é muito importante, mas não é porque não é autêntico que se joga fora; na verdade, estes são os melhores, porque se alguém forja alguma coisa é porque quer esconder outra, e esta outra pode ser descoberta, e você revela como o poder se faz, então é JÓIA.

Não há maneiras de fazer "leis", queridão. Imagino que todo físico, antes de dormir, ajoelhe e reze pra algum conseguir escrever a teoria unificada. Acho que esta é uma verdade entre nós, também... cada caso é um caso, o modelo se submete ao fato, não tem o que fazer. A pessoa pode escrever: "a vida do camponês do séc IX no condado portucalense era assim", mas não dá, geralmente, pra estender pra todo mundo em todas as épocas. Mesmo o que não deu certo antes pode dar certo agora, porque o objeto de estudo NÃO PÁRA de mudar, então bobeando até dá certo. O RIGOR está nisso, em compreender que mais que isso é teologia.

E às vezes acho que as pessoas precisam superar esta mania de "pureza" . Acho que chamar as ciências exatas de "duras" é um grande erro. Que elas tenham um objeto mais "passivo" e isso facilite o enunciado de leis, ok. Mas o que determina os objetos a serem pesquisados ou não? Não tem um quezão de influência da ideologia aí? Em que coisa que a gente faz que não existe um quezão de ideologia?

O que faz a ciência exata ser mais ciência que a humana? O Popper? :P

Outra característica é a valorização do inusitado:as idéias mais extravagantes tendem a serem consideradas mais geniais

As "extravagantes" são chamadas assim porque fogem do padrão. O padrão, muitas vezes, não explica, mas reitera. E é ciência, tem que explicar. As "extravagãncias", portanto, são bem vindas para quebrar paradigmas. A gente vê disso nas exatas também... supercordas, buracos de minhoca, partículas sub-atômicas é coisa que se chama de extravagante também, e não se tira sarro delas.

e, por fim, existe uma espécie de "cavalheirismo" entre os cientistas: ao invés da crítica impiedosa às idéias e teorias, temos ao contrário uma "benevolência" para com as outras idéias, principalmente se vierem de cientistas sociais famosos e consagrados.

Imagina só. Isso não existe. Se há um autor neste mundo com quem o estudioso tem um certo "tato" é o Marx (no seu alter-ego O Profeta), mas o marxismo mudou muito dos 70 pra cá.
E tem muita gente tentando ser "trans-marxista", parar com este adventismo maluco e compreender no seu esttudo a DINÂMICA das sociedades.

Não é possível sequer ENTENDER a produção das CH se não tiver a DINÂMICA em mente: as pessoas mudam, as idéias mudam, os modos de produção mudam, tudo neste mundo muda e a eternidade é um desejo vão.
Conceito numérico é tranqüilo de trabalhar, nunca ninguém vai dizer "veja bem, a raiz de 4 só é número inteiro em cálculo diferencial, em equação de 5o grau ela é dízima"  ou sei lá o quê.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2005, 01:32:07 »
Citação de: rizk
Sociologia é uma das áreas da ciência social, antropologia é outra, deve haver mais. Mas a CH mais cool é História, o resto é tudo "ciência auxiliar".
E é óbvio que o que a gente faz é o mais interessante e imprescindível.  :lol:

Não acho que cinema seja imprescindível.

Mas vocês todos têm que admitir que é muuuuito mais interessante que o que vocês fazem.  :P
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2005, 02:03:02 »

A área de humanidades, principalmente sociologia e filosofia, tem séria fama de não só ter, como incentivar o pouco rigor na busca e avaliação do conhecimento. .

Acho que voce não deve conhecer o curso de Filosofia. A Filosofia é uma ciência do pensamento. É a ciência primeira, isto é, todas as outras ciências derivam da Filosofia. A busca do conhecimento e da possibilidade deste conhecimento, é objeto dessa ciência. O rigor científico e o método científico, foi pensado por Filósofos e não por Físicos, Matemáticos, etc... A contribuição da Filosofia para chegarmos a Verdade, é uma Verdade.
Não precisa mais dizer que faço Filosofia...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Maio de 2005, 02:09:18 »
Não é possível sequer ENTENDER a produção das CH se não tiver a DINÂMICA em mente: as pessoas mudam, as idéias mudam, os modos de produção mudam, tudo neste mundo muda e a eternidade é um desejo vão.

A dialética é algo que me fascina...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 06 de Maio de 2005, 05:30:21 »
A área de humanidades, principalmente sociologia e filosofia, tem séria fama de não só ter, como incentivar o pouco rigor na busca e avaliação do conhecimento. Muitas dessas pessoas, ao invés de procurar meios de tornarem suas áres mais rigorosas e capaz de formular previsões testáveis, tendem ao invés disso a se enviesar ideologicamente e criticar a ciência (que chamam de "cartesiana", "ocidental", "mecanicista", etc). Ou seja, ao invés de procurarem "endurecer" sua área, pregam o "amolecimento" das ciências exatas.

Oras, por favor. Jamais negarei que tem gente, alguns, que pegam pesado na ideologia e acabam submetendo os fatos a ela. Mas esta NÃO É a tendência predominante na academia. Talvez um leigo que acompanhe os trabalhos, e não entenda a linguagem rebuscada daquelas pessoas - que, a meu ver, não é demonstração sem-noção de erudição, mas necessidade de deixar os conceitos MUITO claros, o que facilita a vida da pessoa do meio mas dificulta a leitura de quem não tem as manhas - não compreenda direito e ache que é amolecimento, mas, enfim, a gente tenta esclarecer.

As ciências humanas têm como objeto o homem. Homem não é maquininha. Tem uma coisa chamada ideologia que complica tudo, e que não existe na natureza - é criação nossa. O pesquisador precisa tentar elucidar isso, senão fica positivista burro. Não dá pra ser positivista nas CH - no meu caso, por exemplo, determinar se um documento ou si lá é autêntico, é muito importante, mas não é porque não é autêntico que se joga fora; na verdade, estes são os melhores, porque se alguém forja alguma coisa é porque quer esconder outra, e esta outra pode ser descoberta, e você revela como o poder se faz, então é JÓIA.

Não há maneiras de fazer "leis", queridão. Imagino que todo físico, antes de dormir, ajoelhe e reze pra algum conseguir escrever a teoria unificada. Acho que esta é uma verdade entre nós, também... cada caso é um caso, o modelo se submete ao fato, não tem o que fazer. A pessoa pode escrever: "a vida do camponês do séc IX no condado portucalense era assim", mas não dá, geralmente, pra estender pra todo mundo em todas as épocas. Mesmo o que não deu certo antes pode dar certo agora, porque o objeto de estudo NÃO PÁRA de mudar, então bobeando até dá certo. O RIGOR está nisso, em compreender que mais que isso é teologia.

E às vezes acho que as pessoas precisam superar esta mania de "pureza" . Acho que chamar as ciências exatas de "duras" é um grande erro. Que elas tenham um objeto mais "passivo" e isso facilite o enunciado de leis, ok. Mas o que determina os objetos a serem pesquisados ou não? Não tem um quezão de influência da ideologia aí? Em que coisa que a gente faz que não existe um quezão de ideologia?

O que faz a ciência exata ser mais ciência que a humana? O Popper? :P

sei não... na história os mortos deviam governar os vivos... ocorre o contrário.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #37 Online: 06 de Maio de 2005, 08:48:48 »
Fala Pessoal!!!
Naum curto discutir Religião..eu sou da seguinte Teoria: Respeitar a reliigião dos outros!!
Abraços a todos!
Fernando
Perguntei porque lá o povo tem o hábito de colocar o nome completo no fórum... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2005, 09:52:15 »
Citação de: bruno
sei não... na história os mortos deviam governar os vivos... ocorre o contrário.

Depende do que você chama de "governar". A história serve quando a gente tem demandas a responder; o historiador faz o "meio de campo" entre os mortos e os vivos. Quem estuda a historiografia vê, com bastante clareza, que, dependendo do lugar e do tempo, os estudiosos dedicam-se a alguns temas com bastante diligência, seguindo uma determinada corrente de pensamento. Tipo, seguindo o que disseram aqui: um bom pedaço da produção historiográfica do século passado era estudos de caso de determinadas situações com viés marxista, porque eles tinham esperanças de que a revolução finalmente viesse e queriam saber quanto faltava. Tinha umas coisas como "Brasil feudal" (que disparate!), naquela época.

O conceito morreu, a revolução morreu, e agora estamos todos PELEJANDO pra superar esta tradição.  

O conceito morreu por falta de aparato científico, mesmo, porque não aconteceu nada como "feudalismo clássico" por aqui, e em Portugal também não tinha, não faz sentido dizer isso - na colônia não tinha servos, não tinha corvéia, não tinha reis, não tinha nada disso. MAS também tem que pensar que hoje todos falam de "idade média" com muito cuidado e o conceito mesmo de "feudalismo" morreu; porque, diferentemente do que se aprende na escola, não há tal coisa; os feudos com rotatividade de campo e corvéia e taxa pra uso do forno e sei lá eu o quê é uma entre mil propriedades rurais da "época"; feudalismo é mais uma coisa que os paga-pau do passado greco-romano inventaram, acho eu. Outro exemplo, hoje ninguém mais se vê como herdeiro da tradição greco-romana, a gente não é nem um tantinho assim parecido com eles.

Essa coisa de "fazer o meio de campo" é fenomenal. Vou até contar uma coisa que estou fazendo. Lembram que eu andei reclamando por aqui que tinha pedido o PEC que a STR tentou mandar pro congresso, pra acabar com a imunidade fiscal das igrejas? O Sottomaior mandou, com certo atraso, o projeto, que eu já tinha achado na internet. Nele consta que a primeira constituição da República não concedia imunidade, mas o Getúlio voltou com ela no Estado Novo. E eu tô tentando fazer uma história da imunidade fiscal das igrejas. E eu, que estava perdida na vida e não sabia em que me especializar, já tenho um projeto de vida: estudar a relação igrejas-estado nesta terra aqui. Bobeando faço os 500 anos! É o máximo.

Quando estava falando de DINÂMICA... eis que esta é a melhor e a pior coisa da área. Porque a gente destrói o trabalho dos historiadores mortos e sabe que o nosso será destruído também.  Às vezes você acha que é o trabalho de Sísifo por excelência, fica niilista, tudo será destruído e a sua atividade não tem propósito, a VIDA mesma não tem propósito e etc... mas outras vezes acha a atividade mais nobre e linda, porque está sentindo a historicidade na carne, e isso te liga aos teus seus mortos.
É uma coisa muito poética :D

p.s. e o que os mortos governarem os vivos têm que ver com a ciência?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 06 de Maio de 2005, 10:23:46 »
Imagino que todo físico, antes de dormir, ajoelhe e reze pra algum conseguir escrever a teoria unificada.

Todo físico antes de dormir ajoelha e reza para ele conseguir escrever a teoria unificada e ninguém chegar antes dele.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

• Nível 00
  • *
« Resposta #40 Online: 06 de Maio de 2005, 11:02:43 »
Nossa....
É normal haver "essas" discussões???
 :D

• Nível 00
  • *
« Resposta #41 Online: 06 de Maio de 2005, 11:46:48 »
Bom....
Vcs se interessam por Evolução Humana?? Descobertas de Fósseis de Hominídeos????
Abraços...
Fernando

rizk

• Visitante
« Resposta #42 Online: 06 de Maio de 2005, 12:35:28 »
Bom....
Vcs se interessam por Evolução Humana?? Descobertas de Fósseis de Hominídeos????
Abraços...
Fernando

Esta área tem bastante coisa, vá lá propor: http://www.alenonimo.com.br/forum/viewforum.php?f=10

Opa! Bem-vinod!

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Maio de 2005, 14:43:26 »
Citação de: Mr.Hammond
Citação de: Alenônimo
Fala Pessoal!!!
Abraços a todos!
Fernando
Perguntei porque lá o povo tem o hábito de colocar o nome completo no fórum... :P

Esse é o Fernando, da minha sala....
 :roll:  :D

oh-oh :medo:
Salve o Corinthians, o campeão dos campeões
Eternamente, dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians, de tradições e glórias mil
Tu és orgulho, dos desportistas do Brasil
...

• Nível 00
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Maio de 2005, 14:52:02 »
Ahahahahaha!!!
Dah-lhe Figueira!!!
Dah-lhe Figueira!!
Eliminado!! Eliminado!!
Ahuahahuaaua
Fernando

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Maio de 2005, 15:03:58 »
vou lhe dizer, mi. tenho uma certa desconfiança com os historiadores brasileiros. enquanto aos de outras nacionalidades, não posso dizer nada pois não os estudo na escola. mas tudo que vejo, ou tenho a impressão de ver, são historiadores que tentam justificar a própria cosmovisão através da história. bom, até aí nem heródoto se salva.. mas sob aquela ladainha de ser "imparcial". acabo não tendo dificuldade na disciplina pois sei pra onde o vento sopra, e em provas escrevo o que me foi dito na aula, apesar de não concordar. não concordar porque, veja bem, no fórum da str mesmo o acuan postou sobre a guerra do paraguai; ao que parece, o livro do chiavenato(acho que é esse o nome), altamente tendencioso, e com aquele objetivo de veias abertas da al de jogar a culpa na inglaterra pelo insucesso do "ascendente" paraguai foi desmistificado por outro, mais sóbrio. mas eis que no mesmo ano meu professor vem jogar aqueles dados, 99% da pop. aniquilada, etc. desde então sempre tive a pulga atrás da orelha, e quantas não foram as incoerências que achei no estudo da história! se tem uma coisa que aprendi é a ter rigor na hora de aceitar as coisas, e muitas vezes o cara vem e joga uns dados incríveis (incríveis de não críveis mesmo), e não dá nem pra perguntar de onde veio porque senão fica aquela impressão de aluno pedante ou pentelho. é possível que estejam passando uma versão muito simplificada das coisas por ser 2o grau? talvez. mas de qualquer maneira, incoerências e conclusões injustificadas, sempre, por exemplo, na história do brasil, a jogar a culpa do nosso insucesso em alguém que não o nosso próprio povo. "elites", inglaterra, portugal, mais recentemente os eua e as tais multinacionais. tudo se encaixa certinho, na eterna conspiração dos países ricos que tem como objetivo explorar e manter pobres a parte de baixo do equador. o que vejo é uma visão maniqueísta de mundo enfiada nas cabeças desses jovens, ainda sob o pretexto de que o examinador do vestibular quer "senso crítico". SENSO CRÍTICO PORRA NENHUMA! isso não é senso crítico, é doutrinação acadêmica!
não sei se é possível fazer da história um governo dos mortos sobre os vivos, é sim uma ciência inexata e depende muito das tendências do presente e do historiador para tomar forma, ao contrário das ciências naturais.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

• Nível 00
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Maio de 2005, 15:59:42 »
Desculpa pra Todos!!
Boiei!!
Fernando

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #47 Online: 06 de Maio de 2005, 16:10:52 »
Pô já são 3 Fernandos  e nenhuma Fernanda... :evil:  :evil:  :evil:

Saldo: -3

Offline Stern

• Nível 05
  • *
    • http://www.pesquisapsi.com
« Resposta #48 Online: 06 de Maio de 2005, 16:49:24 »
Area de Exatas - Engenharia de Sistemas e Computação (UERJ)  mas estudo as aleações de paranormal junto ao Inter Psi que apesar de ser uma área multidiciplinar é mais inclinada para humanas.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

• Nível 00
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Maio de 2005, 17:00:42 »
Fernando- Área de Estudo e Interesse: Genealogia Familiar(Origem da Familia, Histórias, etc...)
Me Interesso também, por Estudos de Genética(Estudo dos Cromossomos e Suas respectivas Doenças)..
Fernando

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!