Ô Bruno, 90% da população morta e o ASSASSÍNIO DE CRIANÇAS!!!, não te contaram?!?! hehe
O Chiavenato e o León Pomer são dois imbecis. Não lembro quem mexeu nos arquivos do parlamento inglês e encontrou tipo DUAS menções ao Paraguai em CEM LONGOS ANOS, nenhuma referente à guerra. Se eles fossem "ameaça" como dizem, ia ter NO MÍNIMO algum fiozinho solto ali. Tipo, nada a ver. Não leve a sério. E não é versão simplificada não, é professor comunistóide/desatualizado.
No quesito guerra do Paraguay, não tiro nem ponho um A no que você escreveu. Vergonhoso!!
incoerências e conclusões injustificadas, sempre, por exemplo, na história do brasil, a jogar a culpa do nosso insucesso em alguém que não o nosso próprio povo. "elites", inglaterra, portugal, mais recentemente os eua e as tais multinacionais. tudo se encaixa certinho, na eterna conspiração dos países ricos que tem como objetivo explorar e manter pobres a parte de baixo do equador.
Olha, quer saber. Muito disso não dá pra negar não. Eles exploram, sabem que exploram, e permanecerão o fazendo. Ou tenta "humanizar a globalização" ou não há futuro. Mas é o mercado, ué.
"Conspiração" é uma coisa meio complicada, e acho que é conversa de COMUNISTA DE GABINETE.
o que vejo é uma visão maniqueísta de mundo enfiada nas cabeças desses jovens, ainda sob o pretexto de que o examinador do vestibular quer "senso crítico". SENSO CRÍTICO PORRA NENHUMA! isso não é senso crítico, é doutrinação acadêmica!
Vou lhe contar, tenho uma amiga MUITO, muito querida. Ela já dá aula, começou em março. A cantina do colégio, desde abril, não vende mais coca-cola, porque a criançada só compra guaraná Dolly. Não precisa dizer mais nada, hm.
Ou não: Po-or favo-or Bete meu amo-or! Se liga! Aaaah!
Mas devo dizer, como historiadora, mesmo, que VAI PASSAR. E viva o trans-marxismo.
não sei se é possível fazer da história um governo dos mortos sobre os vivos, é sim uma ciência inexata e depende muito das tendências do presente e do historiador para tomar forma, ao contrário das ciências naturais.
Você tinha me perguntado isso outro dia, mas eu estava chateada e não quis contar, lembra? Bom, acabei contando.
Está coberto de razão, sem dúvida. Mas é aí que está o QUÊ da coisa. Os mortos estão mortos. Fodam-se. Quem importa é a gente. E a HISTORICIDADE das coisas é uma coisa muito muito bela, e muito muito deprimente, e a ciência histórica "herda" isso, das vidas de nós, que fazemos tanto a história quanto a sua ciência.
Amo muito tudo isso.