De fato, sempre que volto de uma viagem me sinto renovado, Luz. É incrível com ampliamos nossos horizontes vivenciando culturas distintas e vendo o Brasil de fora.

A Índia é um país incrível, totalmente diferente de outros que já conheci. Ela é um país único, sem similar. Tudo o que existe lá é deles e de mais ninguém. Os milhares de anos de história, o idiomas ( ou as dezenas de ), as religiões, os deuses, a comida, o arte, a música, a roupa, os rituais, os cheiros, a simpatia das pessoas apesar da pobreza...
A única coisa que distoa um pouco é o fato da maioria da pessoas falarem inglês fluentemente devido à colonização inglesa. Mas de resto é tudo original. Os templos fabulosos, os palácios dos marajás, as especiarias e massagens ayurvédicas, as cerimônias de cremação. Quase tudo lá é sagrado, plantas, animais, rios...lá é o paraíso das vacas...rs...
Você tem um deus para cada coisa. E com histórias curiosíssimas que eles interpretam literalmente. Vishnu, Shiva, Ganesh e milhares de outros deuses estão por toda parte. Por onde você andar esbarra com santuários cheios de oferendas de comida, flores e insensos.

O trânsito é caótico, sem semáforos nem faixas. Milhares de pessoas se espremem entre carros velhos, rickshaws ( taxis-bicicletas ), motos, bicicletas, elefantes, camelos, vacas e macacos. Todos buzinando sem parar, dando fechadas mas sem brigar. Até pegar a manha para atravessar uma rua, eu demorava uns dez minutos para conseguir a proeza.

O Taj Mahal é algo indescritível. É o monumento mais grandioso que já vi. E não apenas a construção é fantástica, mas a história de amor que o originou. Difícil segurar as lágrimas diante dele.

A comida é um capítulo à parte. Como sempre, fiz questão de provar de tudo um pouco, mesmo que isso tenha me custado várias horas no banheiro...rs...mas é impossível resistir a tantos cheiros e sabores diferentes. Valeu cada dor de barriga !

A higiene não é o forte deles. As ruas são imundas, cheias de lixo por toda parte. E onde tem lixo, têm todo tipo de animais por perto...cahorros, porcos, macacos, muitos insetos. Não me separei da minha garrafa de água mineral nem um minuto. E do papel higiênico, já que os banheiros sem ser dos hotéis são pavorosos. Você pensa dez vezes antes de entrar em um...rs...

A religiosidade deles é muito forte. O país tem um bilhão de habitantes, mas devem existir muito mais ateus aqui no CC do lá no país inteiro. Quando eles me perguntavam sobre minha religião, ficavam muito surpresos por eu não ter sequer um deus para venerar. Mas sempre com muito respeito, apenas curiosidade.
Os templos de Kajuraho são fabulosos, com milhares de esculturas perfeitas do cotidiano deles há vários séculos. As posições do Kama Sutra estão todas retratadas lá. Apesar da religiosidade, eles não são pudicos nem hipócritas como os católicos e encaram o sexo com muito mais naturalidade, como um dom divino.

Eles mal conhecem os filmes americanos. Praticamento só assistem suas próprias produções (do chamado Bollywood ). São horríveis, tipo dramalhões mexicanos, cheios de coreografias musicais hilárias. Eles fazem esses filmes às pencas, sem qualidade nenhuma. Eu pude ver na rua umas três filmagens distintas. É muito engraçado.
A pobreza lá é generalizada. Não existem quase diferença entre as pessoas como aqui no Brasil. Apesar da Índia ser uma potência econômica, não existe emprego para todo mundo. A maioria das pessoas sobrevive de pequenos comércios, de turismo e de caridade. Mas isto não gera um conflito de classes nem violência. A criminalidade lá é quase inexistente. O povo se divide em quatro castas principais e várias sub-castas ( sacerdotes, comerciantes, guerreiros e intocáveis ). Como isso vêm de vários séculos atrás e passa de pai para filho com um título, eles se conformam com a sua vida naturalmente.
A princípio choca um pouco ver tantas crianças e idosos esfarrapados jogados pela rua, mas é preciso ver com olhos não ocidentais para entender. É algo muito complexo de fato para entender em tão pouco tempo. De um jeito ou de outro, ninguém deixa de retribuir um sorriso na rua. Eles são muito humildes e amigáveis, principalmente com os turistas.

As cerimônias de cremação em Varanasi ( a cidade mais sagrada para os hindus ) é algo surreal. A única forma de reencarnar após a morte é sendo cremado e as cinzas jogadas no Ganges. Por isso existem milheres de peregrinos de todo o país diariamente na cidade, dormindo em qualquer canto e se banhando no rio onde ocorrem as cremações ao ar livre 24 horas por dia. A fumaça e o cheiro estão por todo lado. Existem alguns homens considerados santos que passam a vida orando e cobrem seus corpos com as cinzas dos mortos.

O budismo é originado do hinduísmo e tem muitas coisas em comum. Existem várias imagens de Buda nos templos hindus. Muitos mantras são os mesmo e escritos em sânscrito. A cerimônia de cremação budista é muito semelhante, assim como a meditação e alguns outros rituais. No Nepal pude conferir essa influência entre os templos dos budistas tibetanos.
É realmente um experiência riquíssima que eu recomendo para qualquer um que quiser conhece um mundo diferente do ocidental. Pretendo voltar de novo para explorar melhor este vasto país, tão pobre e tão rico ao mesmo tempo.